Mapas IGO no Garmin é possível?

Forum do Software de Navegação Garmin
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Opa Marcio!
A intenção era justamente alertar para esse detalhe já que você sempre é o mais requisitado do forum...
Eu reparei que te passou despercebido mesmo. rsrs
Abraço
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Corazza
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Corazza »

Thundercel escreveu:Corazza,

nos de retorno do resultado please.

[]s
Boas, Márcio!

Baixei os dois mapas (TRC 06 e CNBR+poi´s) e + os poi's do forum. Como já conhecia o TRC, preferi testar o CNBR inicialmente, e realmente a precisão da numeração dos endereços e a qtd de poi´s é absurda! Quando não chego exatamente na porta dos clientes, chego a questão de 10/20mts, isso no máximo.

Uma coisa muito bacana que achei tb foi o cálculo de rota dele, muito menor, mais lógica e até mais rápida do que no oferecido pelo TRC.

Salvei o Cnbr com o nome de "gmapprom.img" direto na memória do aparelho. Inicialmente iria salvá-lo no cartão de memória que tenho (microSD), mas o adaptador que possuo acredito que tenha quebrado internamente a trava de proteção, deixando-o somente protegido para qualquer gravação

Pelo que pude peceber anteriormente, os mapas do Brasil e dos States, ambos estavam selecionados, e por isso acredito que travava com uma certa constância

Ainda sinto a "falta de rapidez" (nada comparado como antes) para que o mapa me acompanhe ao mudar de direção ou de rua, mas acredito que seja uma limitação do próprio GPS. Com o mapa IGO de um GPS de um colega meu esse delay é bem + rápido, por isso minha dúvida inicial

A interface de ambos os mapas (TRC e CNBR) são exatamente as mesmas (com exceção da seleção das cidades, o qual vem cidades com o mesmo nome do Brasil todo), mas mesmo assim não tive nenhuma dificuldade de adaptação

Ainda não copiei os demais arquivos do GPS do meu pai para o meu, para checar se por ventura apaguei algum arquivo da pasta Garmin por engano, mas percebi que pelo menos no inicio dessa semana ainda não travou, como era de praxe anteriormente, mas fiz a atualização do firmware dele pelo programa que baixei do site da Garmin

Aproveitei e entrei no site da Garmin e baixei diversos modelos de carros disponíveis gratuitamente

Para quem tiver interesse, caso não seja já sabido do pessoal, peço sua licença para postar o link aqui neste tópico

O único "senão" é justamente quando a vóz de orientação da rota se sobrepõe a vóz de algum POI (radar, etc), e quando isso ocorre, fico somente com a vóz da rota orientando, e perco a vóz de alerta dos poi´s; e se por ventura toco no display para inserir/buscasr alguma informação, a voz de orientação do Poi volta, mas fica travada em uma unica sílaba, repetindo-á como se fosse um gago (rsr), pelo menos até a vós da rota se sobrepor a ela novamente, e aí cessa a gagueira momentaneamente, mas mesmo assim fico sem a vóz do poi, tendo que obrigatóriamente reiniciar o GPS, o que ainda não encontrei solução inicialmente
Editado pela última vez por Corazza em 13 Jul 2010, 18:44, em um total de 1 vez.
Corazza
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Corazza »

acleite escreveu:Só para esclarecer uma coisa, pela imagem postada, os arquivos gmapbmap.img e gmaptz.img não estavam zipados não. Eles estavam no formato correto, que é img.
O que ocorre é que o winzip está associado com a extensão .img no windows e por isso eles aparecem com o ícone do mesmo.
Desta forma, qualquer arquivo com extensão .img fica com esse ícone.
Se quiser corrigir isso, tem que entrar nas opções do winzip e retirar essa associação com arquivos img. (fica na parte de extensions se não me engano)
Boas, Alexandre

Acabei de corrigir esse problema após sua orientação

Segue caminho feito:

Options / Configuration / System / Archives / Asociations e retirar a seleção do IMG
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Corazza,
agradecemos seu "feedback".
Baixei os dois mapas (TRC 06 e CNBR+poi´s) e + os poi's do forum. Como já conhecia o TRC, preferi testar o CNBR inicialmente, e realmente a precisão da numeração dos endereços e a qtd de poi´s é absurda! Quando não chego exatamente na porta dos clientes, chego a questão de 10/20mts, isso no máximo.
Não se impressione pelo teste de numeração de porta realizado usando o CNBr. Encontrará em algumas regiões erros de numeração de alguns quarteirões.
Também não se impressione com a quantidade de POIs. Infelizmente a NavTeq se valeu dos dados do IBGE e alguns POIs não são encontrados porque foram nomeados pela razão social e não pelo nome fantasia popularmente conhecido.
Uma coisa muito bacana que achei tb foi o cálculo de rota dele, muito menor, mais lógica e até mais rápida do que no oferecido pelo TRC.
Não sei a região avaliada, mas para o Rio de Janeiro o roteamento do TRC é muito superior ao do CNBr.
Ainda sinto a "falta de rapidez" (nada comparado como antes) para que o mapa me acompanhe ao mudar de direção ou de rua, mas acredito que seja uma limitação do próprio GPS. Com o mapa IGO de um GPS de um colega meu esse delay é bem + rápido, por isso minha dúvida inicial
Na minha opinião não existe muita diferença de processamento entre o iGO e Garmin uma vez que li ser o processador (Sansung) igual para quase todos os aparelhos.
Esse processador ainda é limitado e a velocidade depende muito da quantidade de dados a serem processadas em determinado momento.
Tudo depende do mapa e da área onde se está navegando.
A interface de ambos os mapas (TRC e CNBR) são exatamente as mesmas (com exceção da seleção das cidades, o qual vem cidades com o mesmo nome do Brasil todo), mas mesmo assim não tive nenhuma dificuldade de adaptação
Existe pequena diferença na interface porque o CNBr é criado pelo compilador da Garmin e o TRC pelo cGPSmapper.
O único "senão" é justamente quando a vóz de orientação da rota se sobrepõe a vóz de algum POI (radar, etc), e quando isso ocorre, fico somente com a vóz da rota orientando, e perco a vóz de alerta dos poi´s; e se por ventura toco no display para inserir/buscasr alguma informação, a voz de orientação do Poi volta, mas fica travada em uma unica sílaba, repetindo-á como se fosse um gago (rsr), pelo menos até a vós da rota se sobrepor a ela novamente, e aí cessa a gagueira momentaneamente, mas mesmo assim fico sem a vóz do poi, tendo que obrigatóriamente reiniciar o GPS, o que ainda não encontrei solução inicialmente
Pois é... o sistema prioriza a instrução em voz de manobra à frente da instrução de alerta e no fundo acredito ser isso o correto.
Quanto a travamento pode ser algum bug do sistema ou dele no seu aparelho.
Possuo 4 nuvi's e por enquanto nenhum apresentou esse problema.
[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Corazza
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Corazza »

Obrigado pelos esclarecimentos

Realmente para a cidade de Sampa, o CNBR (pelo menos para mim até o momento) o Cnbr se mostro superior ao TRC. Hoje rodarei Santo André e São Bernardo, já rodei por Diadema e pelos bairros da Vl Mariana e Z. Norte de São Paulo, e a precisão realmente me surpreendeu. Imagine eu que rodo uma média de 120km por dia, e a numeração da rua está computada invertida (como já peguei no TRC), ou o calculo de rota me insiste em passar por uma rua contra mão, não me dando outra alternativa de caminho.

Mesmo que erros surjam no decorrer, pelo que pude perceber, o aferimento é melhor, pelo menos por onde trafego

Com relação aos Bug´s de vóz, não sei como é a quantidade de radares e informações dos POI´s do Rio de Janeiro, mas aqui em Sampa é absurda a quantidade de radares. Na minha rua existem 4 localidades de radares móveis, isso pq ela tem apenas 2 km de extensão somente, fora os semaforos com camera.

O que percebi por exemplo é que se tenho que virar em uma determinada rua e nessa esquina tem um radar, ao chegar a questão de uns 50mts a vóz de rota me pede para virar a direita, e a vóz do POI me tenta avisar do radar, e é aí que ocorre o Bug

Na minha opnião, deve ser algum problema em alguma determinada linha de programação, o qual deveria ser considerada que a vóz do POI e/ou da Rota não deveriam ser sobrepor, ou se em determinado ponto elas se cruzarem, priorizar a Rota e bloquear por alguns segundos a do POI.

Outra coisa que percebi é que se estou em velocidade maior, o POI me avisa com mais antecedencia sobre o radar". Quando em velocidade menor, ele me avisa mais próximo dele, e com relação a rota, me avisa somente a cerca de 50/100/200/300 mts para eu tomar uma ação, quando dentro do limite de velocidade da via. Em determinado momento considerando velocidadeXdistância do POI para aviso e distância para aviso da Rota, essas linhas de programação se cruzam, criando o Bug. Falta uma linha de programação para determinar a ação a ser seguida quando a rota ou do POi, se sobrepuserem, do tipo (não sou programador, apenas estou citando uma suposição): Se o start da voz da Rota for igual ou iniciar por sobre a voz POI, priorizar a Voz Rota e determinar a ação de bloquear vozPOI por 3 segundos, retornando a posição inicial quando a vozRota finalizar informação

Um exemplo de um dos Bugs que ocorrem comigo é o seguinte: Minha rua tem cerca de 2km, e acesso a ela por uma rodovia de velocidade de 90KM/h. Determinei a posição Casa bem sobre essa alça de acesso da rua o qual moro. Passando a entrada da rua, ainda na rodovia, a questão de 50 mts tem um POI de radar móvel, e sempre quando estou dentro do intervalo de 80/100km/h e a questão de 100/200 mts da entrada da minha rua, ocorre o BUG

Se for o caso, depois de mando o mapa por MP para ter uma idéia
Thundercel
Fundador
Fundador

Corazza,

o algoritmo garmin é ainda uma incógnita para todos nós. O que sabemos dele advém de testes, e muitos testes.

Quem compila os POIs de alerta em arquivo GPI reconhecido pelo sistema é o programa POI Loader da propria Garmin e por isso acreditamos que esses arquivos GPI, compilados pelo programa da propria Garmin, estão em consonância com o algoritmo dela.

Por testes já identificamos que as instruções em voz das manobras tem prioridade sobre as de alertas, porém também já identificamos que por vezes ocorre o travamento citado por você e nessas situações devemos analisar onde ocorre o travamento para tentar fazer algo que minimize esse problema.

Recentemente, na região do RJ, um usuário de nossos arquivos de alerta nos reportou um fato semelhante em uma via usada por ele frequentemente e, por coincidência, o alerta era de um radar movel.
Sabendo do problema, e considerando que configuramos os radares moveis para tivarem o alerta a 15oo mts do ponto, decidimos nesse caso arrastar o ponto do radar para 50 mts do real o que não é significativo para a ativação desse a 1500 mts.
BINGO!
Ele retornou informando que deu certo.

Visando a organização deste forum, se você desejar comentar algo a respeito, solicitamos que poste seu comentário em
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1717

Nesse link (tópico) estamos debatendo sobre os alertas e recebendo colaborações para serem inseridas nos arquivos GPI de alerta que disponibilizamos em nossa área de downloads.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Corazza

Como já disse o Thunder, obrigado pelo feedback!
Um grande abraço.

Chiarotto
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Chiarotto »

Após ler todo o conteudo deste, quero lembrar que o "pacotão" existente na web, só serve para dar trabalho para descarregar.
Como está na forma de "arquivo não sei do que", simplesmente não se consegue fazer nada com ele.
É uma pena que pessoas (claro! com boa vontade) não testam seu produtos antes de fazer uploads para outros.
Acho este forum excelente para aprender, reciclar e entender melhor novas tcnologias.
Porem, as pessoas deveriam "pensar" um pouco melhor antes de "jogarem" informações, algumas irrelevantes, outras que não servem para nada!!!!
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Chiarotto

Após ler todo o conteudo deste, quero lembrar que o "pacotão" existente na web, só serve para dar trabalho para descarregar.
Como está na forma de "arquivo não sei do que", simplesmente não se consegue fazer nada com ele.

O tal "pacotão" existente na web que você fala, geralmente está compactado no formato 7z, que é de um compactador chamado 7zip.
Se você tem o 7zip instalado, pode abrir numa boa, desde que tenha baixado as 2 partes que compões o pacote.

É uma pena que pessoas (claro! com boa vontade) não testam seu produtos antes de fazer uploads para outros.
Acho este forum excelente para aprender, reciclar e entender melhor novas tcnologias.
Porem, as pessoas deveriam "pensar" um pouco melhor antes de "jogarem" informações, algumas irrelevantes, outras que não servem para nada!!!!

Acredito que uma pesquisada no Google teria resolvido suas dúvidas.
Porém quero lembrar que aqui neste forum a política é de não divulgar este tipo de arquivos protegidos por direitos autorais.
Um abraço!

Thundercel
Fundador
Fundador

Chiarotto escreveu:Porem, as pessoas deveriam "pensar" um pouco melhor antes de "jogarem" informações, algumas irrelevantes, outras que não servem para nada!!!!
Não me alinho a esse seu pensar.

Novas tecnologias trazem junto consigo novos termos lançados para pessoas que não tem intimidade com a NET e menos ainda com GNSS.
Se sabe você o que vem a ser GNSS parabéns!

Muitas informações são irrelevantes para alguns, mas não podemos esquecer que um forum é frequentado por grupo heterogêneo, frequentado por elementos de variadas culturas e conhecimento.

Toda informação, se bem explorada, servirá para alguma coisa, portanto não diria que uma informação não serve para nada, pois depende muito do nivel de conhecimento do leitor para identificar nela algo de importância.

Não podemos e não devemos criticar a informação, pois isso fazendo iremos intimidar aos iniciantes a não postarem suas dúvidas.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder