PACOTE DE RADARES, Polícia.... + alertas de voz [01-08-2010]
- Schmidt
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O post do Thundercel que você está procurando é: http://www.gpsinfo.com.br/modules.php?n ... pic&t=1880
Segue abaixo um resumo do que todos os nüvis reconhecem:
Na memória interna:
- gmapbmap.img -> Base Map (não selecionável, está sempre ativo)
- gmapprom.img -> Preprogrammed Maps (selecionável)
- gmapsupp.img -> Supplementary Maps (selecionável)
No SD card:
- gmapsupp.img -> Supplementary Maps (selecionável)
Os outros mapas (gmapsup1.img, gmapprom1.img, gmappoem.img) só funcionam na memória interna, em alguns modelos não são selecionáveis (ficam sempre ativos) e em outos podem nem ser reconhecidos.
Quanto a lentidão, tente deixar apenas o mapa base e o City Navigator Brasil. O City Navigator usa uma tecnologia da Garmin chamada NT que segundo dizem melhora o desempenho do mapa e TrackSource não usa, pois é compilado por um programa não Garmin.
Segue abaixo um resumo do que todos os nüvis reconhecem:
Na memória interna:
- gmapbmap.img -> Base Map (não selecionável, está sempre ativo)
- gmapprom.img -> Preprogrammed Maps (selecionável)
- gmapsupp.img -> Supplementary Maps (selecionável)
No SD card:
- gmapsupp.img -> Supplementary Maps (selecionável)
Os outros mapas (gmapsup1.img, gmapprom1.img, gmappoem.img) só funcionam na memória interna, em alguns modelos não são selecionáveis (ficam sempre ativos) e em outos podem nem ser reconhecidos.
Quanto a lentidão, tente deixar apenas o mapa base e o City Navigator Brasil. O City Navigator usa uma tecnologia da Garmin chamada NT que segundo dizem melhora o desempenho do mapa e TrackSource não usa, pois é compilado por um programa não Garmin.
- Thundercel
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Amigos,
prefiro analisar um pouco mais o que vem ocorrendo para emitir uma opinião.
Não só nos GPS estão ocorrendo coisas estranhas como no MapSource também.
Assim que tiver uma posição informo.
prefiro analisar um pouco mais o que vem ocorrendo para emitir uma opinião.
Não só nos GPS estão ocorrendo coisas estranhas como no MapSource também.
Assim que tiver uma posição informo.
Marcio M Soares
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Meus caros,
Depois de 1 semana testando pacotes de POI e Mapas ( apagando e montando conjuntos diferentes com TRC / CNBr, Poi Thundecel e POi Schmidt), cheguei a uma triste conclusão final.
O problema de lentidão no trajeto em 3D está de fato relacionado aos POis de alerta, como o amigo Schmidt havia denunciado.....
E ao que pareceu, está relacionado ao tamanho dos arquivos.
Li sobre o problema em outros foruns, sobre tudo em portugal e o problema por lá é da mesma natureza - POIs!
Como recebi o aparelho com POI Schmidt de março, fiz vários testes com esse, com o POI Schmidt de Maio, e o POi Thundercel de Maio, alternando esses com mapas TRC / CNBR ( e deletando o mapa dos EUA - ou seja, memória quase livre).
O problema realmente está relacionado com o processamento de informações - até porque - se eu não traçar rota - usar o GPS só para monitorar o caminho - não há lentidão! A lentidão aparece apenas quando traço a rota.
O Zoom é automático mesmo....tanto no TRC quanto no CNBr. Mesmo que eu ajuste, em instantes ele retorna a algum ponto que ele acha melhor....Não sei com qual critério..rs - então não dá para contornar o problema ajustando o zoom como eu havia pensado ( em uns posts anteriores).
Sendo assim, eu estava usando 2 pacotes ao mesmo tempo - Schmidt e Thundercel. Realmente fica impossível nessa configuração.
Usando somente o pacote Thundercel, funciona uma maravilha..
Usando somente o pacote Schmidt ( de março) funciona uma maravilha também.
Porém, usando o pacote Schimidt de maio, funciona razoável. Não chega a ser lentidão absurda, mas..é visivel que não está normal....
Acredito que pelo tamanho do arquivo, pois cresceu bastante e ao que li, por causa de um silencio no final das falas.
Como a tendência dos pacotes é crescer, acredito que seria razoável termos em mente esse detalhe ( o tamanho dos arquivos).
Com base nessa premissa ( que o tamanho do arquivo POI vai afetar o desempenho final do GPS, ao menos para alguns modelos), segue minha opnião pessoal de novato!
1) Pessoalmente não vejo sentido em avisos de Pedágios...que aliás conseguimos ver de loooonge...e as placas nós vemos bem antes dos alertas...talvez dê para economizar um espacinho por aqui...
2) Fica muito legal, por exemplo, as frases do pacote POI Schmidt, porém são longas....As frases do pacote Thundercel são curtas e cumprem da mesma forma o sentido de alerta.
3) eu não entendi bem sobre o silencio ao final das frases ( POi Schmidt). As vezes recebo duplicidade desse pacote - mesmo com o silencio ao final.....então pode ser que para economizar espaço, seja mais viável deixar sem o silêncio....
Outro detalhe é que, pela metodologia diferente entre esses 2 pacotes, o resultado final ficou também diferente. E eu estou me preparando para gerar meu pacotinho!
E meu próximo passo será usar os arquivos do POi Schmidt e tentar gerar algo com mensagens mais curtas...E essa opção se deu pelo fato de que a metodologia Schmidt ter sido mais acertiva na região em que circulo mais.
No demais, muito obrigado a todos que me socorreram nas dúvidas até aqui, em especial ao Thundercel e ao Schmidt.
Depois de 1 semana testando pacotes de POI e Mapas ( apagando e montando conjuntos diferentes com TRC / CNBr, Poi Thundecel e POi Schmidt), cheguei a uma triste conclusão final.
O problema de lentidão no trajeto em 3D está de fato relacionado aos POis de alerta, como o amigo Schmidt havia denunciado.....
E ao que pareceu, está relacionado ao tamanho dos arquivos.
Li sobre o problema em outros foruns, sobre tudo em portugal e o problema por lá é da mesma natureza - POIs!
Como recebi o aparelho com POI Schmidt de março, fiz vários testes com esse, com o POI Schmidt de Maio, e o POi Thundercel de Maio, alternando esses com mapas TRC / CNBR ( e deletando o mapa dos EUA - ou seja, memória quase livre).
O problema realmente está relacionado com o processamento de informações - até porque - se eu não traçar rota - usar o GPS só para monitorar o caminho - não há lentidão! A lentidão aparece apenas quando traço a rota.
O Zoom é automático mesmo....tanto no TRC quanto no CNBr. Mesmo que eu ajuste, em instantes ele retorna a algum ponto que ele acha melhor....Não sei com qual critério..rs - então não dá para contornar o problema ajustando o zoom como eu havia pensado ( em uns posts anteriores).
Sendo assim, eu estava usando 2 pacotes ao mesmo tempo - Schmidt e Thundercel. Realmente fica impossível nessa configuração.
Usando somente o pacote Thundercel, funciona uma maravilha..
Usando somente o pacote Schmidt ( de março) funciona uma maravilha também.
Porém, usando o pacote Schimidt de maio, funciona razoável. Não chega a ser lentidão absurda, mas..é visivel que não está normal....
Acredito que pelo tamanho do arquivo, pois cresceu bastante e ao que li, por causa de um silencio no final das falas.
Como a tendência dos pacotes é crescer, acredito que seria razoável termos em mente esse detalhe ( o tamanho dos arquivos).
Com base nessa premissa ( que o tamanho do arquivo POI vai afetar o desempenho final do GPS, ao menos para alguns modelos), segue minha opnião pessoal de novato!
1) Pessoalmente não vejo sentido em avisos de Pedágios...que aliás conseguimos ver de loooonge...e as placas nós vemos bem antes dos alertas...talvez dê para economizar um espacinho por aqui...
2) Fica muito legal, por exemplo, as frases do pacote POI Schmidt, porém são longas....As frases do pacote Thundercel são curtas e cumprem da mesma forma o sentido de alerta.
3) eu não entendi bem sobre o silencio ao final das frases ( POi Schmidt). As vezes recebo duplicidade desse pacote - mesmo com o silencio ao final.....então pode ser que para economizar espaço, seja mais viável deixar sem o silêncio....
Outro detalhe é que, pela metodologia diferente entre esses 2 pacotes, o resultado final ficou também diferente. E eu estou me preparando para gerar meu pacotinho!
E meu próximo passo será usar os arquivos do POi Schmidt e tentar gerar algo com mensagens mais curtas...E essa opção se deu pelo fato de que a metodologia Schmidt ter sido mais acertiva na região em que circulo mais.
No demais, muito obrigado a todos que me socorreram nas dúvidas até aqui, em especial ao Thundercel e ao Schmidt.
- Schmidt
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elmernet,
Excelente seu feedback, encontrar erros é fácil, investigar as causas como você fez que é difícil.
Vou estudar uma maneira pra diminuir o tamanho arquivo, mas ainda tenho minhas dúvidas se é o tamanho em MB do arquivo ou número de POI's que causa a lentidão.
O principal culpado pelo tamanho do meu arquivo é o áudio embutido. Lá no site coloquei os arquivos fonte e os arquivos de áudio também, inclusive arquivos com frases curtas e sem faixa de silêncio, talvez valesse a pena você baixar e testar.
Explicando o motivo da faixa de silêncio: Em algumas situações os alertas disparavam repetidas vezes seguidas incomodando muito, com a faixa de silêncio eu obrigo o GPS a dar um tempo entre um alerta e outro.
Quanto as diferenças entre os POI's de cada base, eu e o Thunder estamos conversando para convergir para uma metodologia única, brevemente teremos os mesmos POI's.
Obrigado pelo seu retorno.
[]'s
Excelente seu feedback, encontrar erros é fácil, investigar as causas como você fez que é difícil.
Vou estudar uma maneira pra diminuir o tamanho arquivo, mas ainda tenho minhas dúvidas se é o tamanho em MB do arquivo ou número de POI's que causa a lentidão.
O principal culpado pelo tamanho do meu arquivo é o áudio embutido. Lá no site coloquei os arquivos fonte e os arquivos de áudio também, inclusive arquivos com frases curtas e sem faixa de silêncio, talvez valesse a pena você baixar e testar.
Explicando o motivo da faixa de silêncio: Em algumas situações os alertas disparavam repetidas vezes seguidas incomodando muito, com a faixa de silêncio eu obrigo o GPS a dar um tempo entre um alerta e outro.
Quanto as diferenças entre os POI's de cada base, eu e o Thunder estamos conversando para convergir para uma metodologia única, brevemente teremos os mesmos POI's.
Obrigado pelo seu retorno.
[]'s
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Schmidt,
Boas noticias essas! Trabalho de equipe ( vc e o Thundercel) certamente resultará em um trabalho melhor do que o que já temos oferecido por vocês dois em separado!
Quanto a razão, eu acho mesmo que é o tamanho em MB, e explico.
1) O pacote Thundercel de maio, embora diferente do pacote Schmidt de maio, não é tão diferente assim, no entanto o PS (Pacote Schmidt) de maio torna a navegação lenta, e com o PT ( Pacote Thundercel) fica muito bom.
E além dessa observação, tem a segunda que confirma a tese
2) O seu pacote PS de março, tem 23MB e roda muito bem. Já o seu pacote PS de maio tem cerca de 40 MB e roda razoável no meu nuvi 255. Por mais que tenha acrescentado pontos no pacote de maio, não deva ter tanto a mais assim, em relação ao de março para prejudicar a navegação...
Por isso acho que é mesmo o tamanho, ou o tanto de processamento de voz embutido neles ( que diretamente gera mais MB, e aumenta o tamanho do arquivo....)
Outra alternativa seria gerar pacotes - talvez - por estado....isso poderia reduzir o tamanho, sem prejuizo do formato bacana que já existe - com mensagens de voz longas.
no aguardo do próximo pacotão GPSINFO ( Thundercel + Schmidt)
Boas noticias essas! Trabalho de equipe ( vc e o Thundercel) certamente resultará em um trabalho melhor do que o que já temos oferecido por vocês dois em separado!
Quanto a razão, eu acho mesmo que é o tamanho em MB, e explico.
1) O pacote Thundercel de maio, embora diferente do pacote Schmidt de maio, não é tão diferente assim, no entanto o PS (Pacote Schmidt) de maio torna a navegação lenta, e com o PT ( Pacote Thundercel) fica muito bom.
E além dessa observação, tem a segunda que confirma a tese
2) O seu pacote PS de março, tem 23MB e roda muito bem. Já o seu pacote PS de maio tem cerca de 40 MB e roda razoável no meu nuvi 255. Por mais que tenha acrescentado pontos no pacote de maio, não deva ter tanto a mais assim, em relação ao de março para prejudicar a navegação...
Por isso acho que é mesmo o tamanho, ou o tanto de processamento de voz embutido neles ( que diretamente gera mais MB, e aumenta o tamanho do arquivo....)
Outra alternativa seria gerar pacotes - talvez - por estado....isso poderia reduzir o tamanho, sem prejuizo do formato bacana que já existe - com mensagens de voz longas.
no aguardo do próximo pacotão GPSINFO ( Thundercel + Schmidt)

- Thundercel
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Ainda não observei essa lentidão citada, mas em ela existindo não creio que esteja relacionada a tamanho de arquivo de POI. Meu raciocínio se prente a função TourGuide que pelo seu princípio gera arquivos muitos maiores que o nosso e funciona bem no Garmin.
Por vezes um pequeno arquivo fragmentado ou muitos registros desnecessários geram lentidão de processamento e em nossos PCs, muitas vezes, resolvemos formatar o disco para voltar ao seu status quo de desempenho.
Na minha opinião lentidões estão relacionadas mais a mapa do que a POI.
Como já citado pelo Schmidt estamos trabalhando juntos, ele desenvolvendo programas em C++ para análise automatica dos dados contidos nas bases TrackSource e MapaRadar e eu emprestando meu tempo disponivel de aposentado para o trabalho de análise fina, de revisão e não automática.
Acreditamos que em muito breve contaremos com uma única base de dados contendo os pontos radar melhor georeferenciados.
[]s
Por vezes um pequeno arquivo fragmentado ou muitos registros desnecessários geram lentidão de processamento e em nossos PCs, muitas vezes, resolvemos formatar o disco para voltar ao seu status quo de desempenho.
Na minha opinião lentidões estão relacionadas mais a mapa do que a POI.
Como já citado pelo Schmidt estamos trabalhando juntos, ele desenvolvendo programas em C++ para análise automatica dos dados contidos nas bases TrackSource e MapaRadar e eu emprestando meu tempo disponivel de aposentado para o trabalho de análise fina, de revisão e não automática.
Acreditamos que em muito breve contaremos com uma única base de dados contendo os pontos radar melhor georeferenciados.
[]s
Marcio M Soares
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Thunder, faz-me um favor - quando tiver tempo!
DO meu GPS, retirei o Mapa dos EUA, POI dos EUA, e testei com City Navigator 2010.30 e também com TRC 10.05, juntos (habilitados um ou outro, nunca os 2 juntos) e separados (instalados um ou outro).
Ainda testei jogando os mapas no cartão e na memória do GPS, e alternando sempre como dito acima ( com os 2 e apenas 1, memória e cartão)...então demorei porque isso gera muitas combinações.
em todas tive o mesmo resultado.
Então te peço, quando puder, junte ao seu GPS 255w que já está com o seu pacote - junto o pacote PS ( Pacote Schmidt) - , e trace uma rota. Não obeça e deixe ele recalcular.
Depois disso, acredito que você também notará a mesma lentidão que eu e alguns outros também notaram...Se não notar lentidão, vai ver o 255w além da tela wide deva ter outra coisa melhor em relação ao 255.
Em pesquisa no Google, achei vários post indicando lentidão com o 255 e pacotes de alertas...
Se tiver como, teste, talvez você vendo o problema possa ter alguma outra ideia que ainda não tivemos....
Abraço
DO meu GPS, retirei o Mapa dos EUA, POI dos EUA, e testei com City Navigator 2010.30 e também com TRC 10.05, juntos (habilitados um ou outro, nunca os 2 juntos) e separados (instalados um ou outro).
Ainda testei jogando os mapas no cartão e na memória do GPS, e alternando sempre como dito acima ( com os 2 e apenas 1, memória e cartão)...então demorei porque isso gera muitas combinações.
em todas tive o mesmo resultado.
Então te peço, quando puder, junte ao seu GPS 255w que já está com o seu pacote - junto o pacote PS ( Pacote Schmidt) - , e trace uma rota. Não obeça e deixe ele recalcular.
Depois disso, acredito que você também notará a mesma lentidão que eu e alguns outros também notaram...Se não notar lentidão, vai ver o 255w além da tela wide deva ter outra coisa melhor em relação ao 255.
Em pesquisa no Google, achei vários post indicando lentidão com o 255 e pacotes de alertas...
Se tiver como, teste, talvez você vendo o problema possa ter alguma outra ideia que ainda não tivemos....
Abraço
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Meus caros, estou encafifado com esse assunto da lentidão.
Mesmo os testes apontando o que o Schmidt havia denunciado e o mesmo que o rmatsuoka também havia dito, que a lentidão está relacionada ao POi, fiquei pensando "o que mais poderia ser???"
Então, mesmo tendo feito o Update pelo my.garmin.com , espetei o webupdater e vi alguns arquivos ainda por atualizar:
Data Base for MSN Direct Flight status
Firmware Update for GTMxx Traffic Receiver Type 3
nuvi 2x5 Help Files
Text, nuvi 2 series, All languages
Text, Poximity Alerts, All languages
Traffic, Text, All languages
Voice, Brazilian Portuguese
Voice, Brazilian Portuguese-Raquel (TTS)(v)
Aos amigos pergunto:
Será que essas duas atualizações interfereriam no resultado? (sobre tudo as em negrito)
Não sei o que é Traffic Receiver, por isso não fiz ainda o update. Devo fazer?
A Voz da Raquel, enquanto atualizava pelo my.garmin.com estava na lista no rodape, mesmo assim, pelo webupdater ainda indica mais atualização ( e não indica mais pelo my.garmin.com)....Será que há melhorias na performance??
Mesmo os testes apontando o que o Schmidt havia denunciado e o mesmo que o rmatsuoka também havia dito, que a lentidão está relacionada ao POi, fiquei pensando "o que mais poderia ser???"
Então, mesmo tendo feito o Update pelo my.garmin.com , espetei o webupdater e vi alguns arquivos ainda por atualizar:
Data Base for MSN Direct Flight status
Firmware Update for GTMxx Traffic Receiver Type 3
nuvi 2x5 Help Files
Text, nuvi 2 series, All languages
Text, Poximity Alerts, All languages
Traffic, Text, All languages
Voice, Brazilian Portuguese
Voice, Brazilian Portuguese-Raquel (TTS)(v)
Aos amigos pergunto:
Será que essas duas atualizações interfereriam no resultado? (sobre tudo as em negrito)
Não sei o que é Traffic Receiver, por isso não fiz ainda o update. Devo fazer?
A Voz da Raquel, enquanto atualizava pelo my.garmin.com estava na lista no rodape, mesmo assim, pelo webupdater ainda indica mais atualização ( e não indica mais pelo my.garmin.com)....Será que há melhorias na performance??
- Thundercel
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Firmware Update for GTMxx Traffic Receiver Type 3 está relacionado ao receptor de tráfego ainda não operacional no Brasil para Garmin. Me consta que por enquanto só o GPS da marca mio está tendo isso para a região de São Paulo.
Voice, Brazilian Portuguese-Raquel (TTS)(v) é a atualização do arquivo de voz da Raquel e normalmente quando tem a atualização de um compenente que a usa essa também é atualizada. No caso o receptor de tráfego utiliza a voz para as instruções de transito congestionado à frente.
Voice, Brazilian Portuguese-Raquel (TTS)(v) é a atualização do arquivo de voz da Raquel e normalmente quando tem a atualização de um compenente que a usa essa também é atualizada. No caso o receptor de tráfego utiliza a voz para as instruções de transito congestionado à frente.
Marcio M Soares
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- Schmidt
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Caro Schmidt,
quando fui baixar (do freehostia), esse link retornou erro.
Arquivos fonte de imagens e áudio (Frases curtas): Arquivos de imagens (ícones) e arquivos de áudio (vozes) para quem quiser customizar o pacote com frases curtas.
[download (*.bmp e *.wav)] - [download (*.bmp e *.mp3)]
Será que poderia verificar ?
eu vou experimentar esse de frases curtas, para verificar se o meu nuvi 255 apresentará lentidão.
Caso apresente, a solução será retirar o pedaço sem som do final das falas. Nesse caso, é provavel que seja mais fácil gerar novas falas do que cortar o final de todas. Então se puder me dar a dica, o Gerador de voz da Raquel, usa um texto? Ou seja, jogamos um texto e ele gera a voz, é isso? Eu posso escolher o texto?
Outra coisa, você deixou seus arquivos fontes disponíveis para o caso de alguém querer personalizar. Ao que entendi, a informação do local do .wav e o .bmp está no .gpx, correto? Ou seja, como deve ser a estrutura dos arquivos para que o POILoader os encontre na hora de compilar?
Grato!
quando fui baixar (do freehostia), esse link retornou erro.
Arquivos fonte de imagens e áudio (Frases curtas): Arquivos de imagens (ícones) e arquivos de áudio (vozes) para quem quiser customizar o pacote com frases curtas.
[download (*.bmp e *.wav)] - [download (*.bmp e *.mp3)]
Será que poderia verificar ?
eu vou experimentar esse de frases curtas, para verificar se o meu nuvi 255 apresentará lentidão.
Caso apresente, a solução será retirar o pedaço sem som do final das falas. Nesse caso, é provavel que seja mais fácil gerar novas falas do que cortar o final de todas. Então se puder me dar a dica, o Gerador de voz da Raquel, usa um texto? Ou seja, jogamos um texto e ele gera a voz, é isso? Eu posso escolher o texto?
Outra coisa, você deixou seus arquivos fontes disponíveis para o caso de alguém querer personalizar. Ao que entendi, a informação do local do .wav e o .bmp está no .gpx, correto? Ou seja, como deve ser a estrutura dos arquivos para que o POILoader os encontre na hora de compilar?
Grato!
- pedrolopes665
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Ponte Rio-Niterói poderá ganhar quatro novos radares de velocidade
em O Fluminense em 07JUN2010
Medida faz parte de estudo ainda não aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Previsão é de dois aparelhos em cada sentido da via
A Ponte-Rio Niterói pode ganhar quatro radares fixos para monitorar a velocidade dos cerca de 144 mil veículos que passam pelo local todos os dias. A medida faz parte de um estudo ainda não aprovado da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A previsão é de dois aparelhos em cada sentido. As multas seriam emitidas pela Polícia Rodoviária Federal, baseadas no Código de Trânsito Brasileiro.
Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que monitora a velocidade na Ponte através de radares móveis. Segundo a PRF, os medidores ficam em tripés instalados na mureta central, que divide as duas pistas.
De acordo com o inspetor César Augusto Pereira Castro Júnior, da 2ª delegacia de policiamento, a fiscalização é feita de duas a três vezes por semana, e os principais pontos são a grande reta (no meio da ponte), a Ilha do Mocanguê (próximo à praça do pedágio) e na agulha próximo ao acesso à Perimetral.
“Se forem instalados radares fixos só continuaremos com os móveis se ficar constatada a necessidade de mais pontos monitorados. O benefício do radar fixo é que ele monitora a ponte 24 horas por dia. A previsão é que sejam colocados dois em cada sentido”, disse.
Ainda de acordo com o inspetor, a praça do pedágio é o local onde há mais colisões, devido à redução repentina de velocidade e ao desrespeito da distância entre os veículos. Além disso, a grande reta, no meio da ponte, é outro ponto crítico, sobretudo, durante a madrugada, quando motoristas dormem ao volante.
Segundo Castro Júnior, acidentes graves correspondem a 20% do total de casos registrados na ponte.
“O limite de velocidade é 80km/h, mas há uma tolerância de 7 km. Por isso, o radar só multa motoristas que trafegam com velocidade a partir de 88km/h. Quando vem na multa consta 81km/h é porque, na verdade, a pessoa estava a 88km/h e o radar descontou. Muitas pessoas só reduzem a velocidade quando chegam perto do radar, mas o aparelho tem um alcance de dois quilômetros antes e depois”, alerta.
Opinião – A medida divide a opinião de quem passa pela ponte todos os dias. O advogado José Carlos da Costa, de 32 anos, gasta cerca de duas horas de Pendotiba à Barra da Tijuca e conta que perde 40 minutos só na Ponte Rio-Niterói.
Para ele, os radares poderiam aumentar ainda mais o tempo da viagem pois, o que normalmente acontece em rodovias controladas por radar, é que os motoristas andam em velocidade alta e freiam próximo aos pontos de fiscalização, prejudicando o fluxo.
Mesma posição defende o comerciante Fabiano Duarte, de 34 anos. Para ele, os radares vão congestionar ainda mais o trânsito. Morador do Fonseca, ele enfrenta, todas as manhãs, o fluxo intenso em direção ao Rio de Janeiro e defende obras para melhorar o tráfego.
“A melhor opção é investir em obras nas vias de acesso, como a Avenida do Contorno, onde o trânsito é crítico”, disse.
Já a fisioterapeuta Dayse Christine Ferreira, de 57 anos, acredita que o controle de velocidade vai impedir barbeiragens na Ponte, além de diminuir o número de acidentes.
Ela passa pela ponte semanalmente e conta que sempre é fechada de forma indevida por motoristas que andam em alta velocidade.
“Muitas pessoas dirigem de forma irresponsável colocando em risco a vida dos outros. O radar pode acabar dando uma freada nos motoristas. Sou a favor da medida e acredito que quem anda com responsabilidade não precisa temer as multas”, opina.
Contorno – Devido à greve no Ibama, que começou no dia 12 de abril, ainda não foi concedida a licença ambiental para as obras de duplicação da Avenida do Contorno, uma das vias onde o trânsito é mais intenso, em Niterói. De acordo com a concessionária Autopista Fluminense, as obras deverão ser concluídas em 2012.
O Fluminense
em O Fluminense em 07JUN2010
Medida faz parte de estudo ainda não aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Previsão é de dois aparelhos em cada sentido da via
A Ponte-Rio Niterói pode ganhar quatro radares fixos para monitorar a velocidade dos cerca de 144 mil veículos que passam pelo local todos os dias. A medida faz parte de um estudo ainda não aprovado da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A previsão é de dois aparelhos em cada sentido. As multas seriam emitidas pela Polícia Rodoviária Federal, baseadas no Código de Trânsito Brasileiro.
Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que monitora a velocidade na Ponte através de radares móveis. Segundo a PRF, os medidores ficam em tripés instalados na mureta central, que divide as duas pistas.
De acordo com o inspetor César Augusto Pereira Castro Júnior, da 2ª delegacia de policiamento, a fiscalização é feita de duas a três vezes por semana, e os principais pontos são a grande reta (no meio da ponte), a Ilha do Mocanguê (próximo à praça do pedágio) e na agulha próximo ao acesso à Perimetral.
“Se forem instalados radares fixos só continuaremos com os móveis se ficar constatada a necessidade de mais pontos monitorados. O benefício do radar fixo é que ele monitora a ponte 24 horas por dia. A previsão é que sejam colocados dois em cada sentido”, disse.
Ainda de acordo com o inspetor, a praça do pedágio é o local onde há mais colisões, devido à redução repentina de velocidade e ao desrespeito da distância entre os veículos. Além disso, a grande reta, no meio da ponte, é outro ponto crítico, sobretudo, durante a madrugada, quando motoristas dormem ao volante.
Segundo Castro Júnior, acidentes graves correspondem a 20% do total de casos registrados na ponte.
“O limite de velocidade é 80km/h, mas há uma tolerância de 7 km. Por isso, o radar só multa motoristas que trafegam com velocidade a partir de 88km/h. Quando vem na multa consta 81km/h é porque, na verdade, a pessoa estava a 88km/h e o radar descontou. Muitas pessoas só reduzem a velocidade quando chegam perto do radar, mas o aparelho tem um alcance de dois quilômetros antes e depois”, alerta.
Opinião – A medida divide a opinião de quem passa pela ponte todos os dias. O advogado José Carlos da Costa, de 32 anos, gasta cerca de duas horas de Pendotiba à Barra da Tijuca e conta que perde 40 minutos só na Ponte Rio-Niterói.
Para ele, os radares poderiam aumentar ainda mais o tempo da viagem pois, o que normalmente acontece em rodovias controladas por radar, é que os motoristas andam em velocidade alta e freiam próximo aos pontos de fiscalização, prejudicando o fluxo.
Mesma posição defende o comerciante Fabiano Duarte, de 34 anos. Para ele, os radares vão congestionar ainda mais o trânsito. Morador do Fonseca, ele enfrenta, todas as manhãs, o fluxo intenso em direção ao Rio de Janeiro e defende obras para melhorar o tráfego.
“A melhor opção é investir em obras nas vias de acesso, como a Avenida do Contorno, onde o trânsito é crítico”, disse.
Já a fisioterapeuta Dayse Christine Ferreira, de 57 anos, acredita que o controle de velocidade vai impedir barbeiragens na Ponte, além de diminuir o número de acidentes.
Ela passa pela ponte semanalmente e conta que sempre é fechada de forma indevida por motoristas que andam em alta velocidade.
“Muitas pessoas dirigem de forma irresponsável colocando em risco a vida dos outros. O radar pode acabar dando uma freada nos motoristas. Sou a favor da medida e acredito que quem anda com responsabilidade não precisa temer as multas”, opina.
Contorno – Devido à greve no Ibama, que começou no dia 12 de abril, ainda não foi concedida a licença ambiental para as obras de duplicação da Avenida do Contorno, uma das vias onde o trânsito é mais intenso, em Niterói. De acordo com a concessionária Autopista Fluminense, as obras deverão ser concluídas em 2012.
O Fluminense
Marcio M Soares
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