RENAULT MEDIA NAV

neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por neodarkman »

2rbrasil escreveu:Obrigado, pelas orientações então tenho que ligar um fio que não acompanha o kit da câmera entre o medianav e o PINO 40 DA UCH, correto? E para testar posso usar o 12V da tomada de acendedor de cigarros?
Pode sim.

[câmera]-------------------video------------> [pino 10 MediaNav]
| |---------------------------massa----------->[pino 22 do MediaNav]
|------------------energia (positivo fio vermelho)-------------------> [positivo luz de ré]
|------------------energia (negativo fio preto)----------------------->[chassi do veículo]

[PINO 40 UCH]--------------ligação extra-------------------------------->[PINO 3 do MediaNav]
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

Pessoal boa noite, não tive sucesso na instalação da câmera, fiz a ativação pelo minicon, até ai tudo certo, instalei a fiaçao conforme o tutorial, mas ela não esta acionando com a rè mas sim quando ligo a chave e apenas por alguns segundos mesmo sem acionar nada, fiz o teste tanto com a câmera ligada no 12v ou desligada(neste caso aparece a tela da câmera sem imagem.
Alguem pode me ajudar.
Obrigado

Ricardo
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

2rbrasil escreveu:Pessoal boa noite, não tive sucesso na instalação da câmera, fiz a ativação pelo minicon, até ai tudo certo, instalei a fiaçao conforme o tutorial, mas ela não esta acionando com a rè mas sim quando ligo a chave e apenas por alguns segundos mesmo sem acionar nada, fiz o teste tanto com a câmera ligada no 12v ou desligada(neste caso aparece a tela da câmera sem imagem.
Alguem pode me ajudar.
Obrigado

Ricardo
revise as ligações, há algo errado nelas.
ptincipalmente o pino 40 da uhc.
Fabricio capua
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Fabricio capua »

2rbrasil escreveu:Pessoal boa noite, não tive sucesso na instalação da câmera, fiz a ativação pelo minicon, até ai tudo certo, instalei a fiaçao conforme o tutorial, mas ela não esta acionando com a rè mas sim quando ligo a chave e apenas por alguns segundos mesmo sem acionar nada, fiz o teste tanto com a câmera ligada no 12v ou desligada(neste caso aparece a tela da câmera sem imagem.
Alguem pode me ajudar.
Obrigado

Ricardo
Lhe aconselho a ligar a câmera no positivo da ré na lanterna traseira, eu instalei a minha neste ponto e ficou ok.

Quando vc diz que funcionu por alguns segundos, gerou imagem na tele?
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

Boa noite sim gerou imagem na tela, mas fica apenas uns 5 segundos e some, mas apenas no acionamento da chave e no acionamento da ré nada acontece.
neodarkman a foto do conector pino 40 da UCH , do meu carro é diferente mas possui o mesmo fio marrom onde liguei no medianav o meu carro é um sandero tech run 2013/14, será que o pode ser ligando em outro fio?
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

2rbrasil escreveu:Boa noite sim gerou imagem na tela, mas fica apenas uns 5 segundos e some, mas apenas no acionamento da chave e no acionamento da ré nada acontece.
neodarkman a foto do conector pino 40 da UCH , do meu carro é diferente mas possui o mesmo fio marrom onde liguei no medianav o meu carro é um sandero tech run 2013/14, será que o pode ser ligando em outro fio?
É possível postar uma foto da tua uhc?
Talvez a UCH do Sandero (modelo antigo) seja diferente da do modelo novo.... daí a confusão.
A UCH no Novo Logan (e creio que no novo sandero) fica ao lado do pedal da embreagem... ela possui três conectores.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

2rbrasil escreveu:Boa noite sim gerou imagem na tela, mas fica apenas uns 5 segundos e some, mas apenas no acionamento da chave e no acionamento da ré nada acontece.
Se tua central se parecer com essa figura :
Tipo 1
[Link externo oculto para visitantes]

esqueça o pino 40. Terá que puxar mais um fio direto da luz de ré. O fio positivo da luz de ré, servirá para ser ligado ao pino 3 do MediaNav.
A referência ao pino 40 da UCH só vale para as centrais tipo 2 que vem no Novo Logan (creio que no Novo Sandero também):

Tipo 2
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

Neodarkman obrigado pela atenção vou fazer a foto da central mas creio que é do tipo 1 mesmo pois o conector tem uma alça vermelha como trava e sao dois conectores na central, um branco maior e um preto menor. Se for isso vai ser muito fácil pois o cabo de vídeo da câmera que comprei tem um fio a mais passando na malha. Até logo
Ricardo
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

2rbrasil escreveu:Neodarkman obrigado pela atenção vou fazer a foto da central mas creio que é do tipo 1 mesmo pois o conector tem uma alça vermelha como trava e sao dois conectores na central, um branco maior e um preto menor. Se for isso vai ser muito fácil pois o cabo de vídeo da câmera que comprei tem um fio a mais passando na malha. Até logo
Ricardo
Tu pode puxar o fio direto da cebolinha da ?e (que fica na caixa de marcha ou da caixa de fusíveis... mas teria que identificar o fio que leva os 12VDC à lâmpada de ré... dá um trabalhinho...

Olha, vendo a documentação que tenho (logan antigo) e que o sandero é praticamente o mesmo carro, tu pode se basear por ela:
em vermelho é o cabo onde tem a fiação das luzes traseiras (incluindo a luz de ré)

Nesse diagrama aqui, as cores dos fios (salmão, bege, laranja)

Tu pode com um multímetro comparando e testando para ver se o fio que precisa (12VDC da luz de ré) é de fato o fio laranja (entre R2 e R212) que é ligado no pino 1 do conector da lanterna traseira. Veja que é apenas uma referência, essas imagens se referem ao Logan antigo....embora o Sandero seja apenas o hatchback do Logan, a Renault pode ter mudado as cores dos fios... eu acho.
Judiniz
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Judiniz »

Bom dia a todos!

Primeiramente, agradecimentos a neodarkman e LeonardoHB pelo tutorial presente nas páginas 54 e 55 deste tópico.
SENSACIONAL.
"Conhecimento só é bom quando compartilhado".
Vocês são os caras :)

Fiz a instalação do Medi@skin no meu MediaNav.
Versão do Medi@skin: mod do neodarkman com o 7Ways.
Versão do FW do meu MediaNav: 4.0.3.

Deu tudo certo, exceto:
1. IGO trava após escolha da linguagem. Não há mapas... vi que foi disponibilizado um link com os mesmos (arquivo Nokia algo), mas o link não funciona...Há outro? Vi que alguém indicou procurar por HERE_NAVTEQ 2014 Q2_141020.rar. Até achei outras fontes, mas todos os links quebrados... alguém poderia auxiliar? Achei. Aqui: [Link externo oculto para visitantes]. Tem que registrar no forum pra acessar.
2. 7Ways não roda. É exibida uma mensagem mais ou menos como "#ND#7Ways#7Ways.exe is does not execute". (sim, inglês analfabeto ou de google tradutor). Como corrigir?
3. Instalei o Medi@skin com o intuito de ver vídeos (check!) e de deixar o MediaNav mais bonitinho. (eu sou menina, gente... gosto de coisinhas bonitinhas). No entanto, a tela fica, inclusive no player de video, meio "seca", tipo a do MediaNav sem nenhuma atualização. Como instalar skins? Tbm já consegui. A versão mod do neodarkman vem somente com a base. Na completa vem pelo menos 4. Extraí apenas as pastas com as skins (base, base2, compteurs e multifonctions) para a pasta WolfNCU/Skin/ dentro do pendrive. Alguém sabe onde baixo alguma outra? Ou como colocar uma foto como background, como ilustrado no site do medi@skin? ([Link externo oculto para visitantes])?

Em tempo, como usuária bem antiga de fóruns e afins,sei o SACO que é ficar respondendo o pessoal que nem sequer usa a ferramenta de busca... li tudo (agora sim até a página 73) antes de me manifestar, mas não encontrei resposta para as perguntas acima. Vou continuar pesquisando, mas se puderem ajudar, agradeço.
Próximo passo: habilitar a câmera de ré no MIDCOM de acordo com o valiosíssimo tutorial de vocês. Já adquiri o equipamento e vou aproveitar a instalação do alarme novo, para providenciar a fiação e o cabinho bizurado do drive de CD :)

Abraços e, mais uma vez, obrigada
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

[quote="neodarkman"] Realmente minha UCH é o modelo antigo como a foto que você postou, hoje vou tentar novamente, o fio 12v vou retirar da lanterna trazeira mesmo, acho mais fácil pois o cabo de vídeo que acompanha minha câmera já possui um fio sobrando, mas poderei retirar os dois pontos do mesmo lugar? (um para o medianav e o outro para alimentação da câmera)
vilmarfuchter
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por vilmarfuchter »

Pessoal, boa tarde, li todas as 73 paginas, comecei as 09:30 hrs e terminei agora 18:37, e tenho algo muito importante pra dizer, vcs são fod@sticos. Estão de parabéns, tenho um sandero expression 2012 veio com aquele radio dine nesse final de semana acabei comprando um medianav por 300 dilmas, ta zerado, fiquei muito triste quando soube das limitações, muitas alterações fiz no domingo mesmo, como colocar mediaskin, consegui uma versão espanhola com 100 skin diferentes, bem top, porem falta só mudar os mapas para os do Brasil, no qual providenciarei ainda esta semana, proximo passo é instalar a camera de ré, que farei logico com os tutoriais aqui passados. Só tenho a agradecer o tempo e a dedicação de todos aqui presentes.

Estão realmente de parabéns.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

2rbrasil escreveu:
neodarkman escreveu: Realmente minha UCH é o modelo antigo como a foto que você postou, hoje vou tentar novamente, o fio 12v vou retirar da lanterna trazeira mesmo, acho mais fácil pois o cabo de vídeo que acompanha minha câmera já possui um fio sobrando, mas poderei retirar os dois pontos do mesmo lugar? (um para o medianav e o outro para alimentação da câmera)
Se for do positivo da lâmpada de ré, pode sim.

Positivo da luz de ré ----------> Pino 3 do MediaNav.

O conector R2 da figura fica logo abaixo da borracha da porta do lado do motorista... então não seria tão difícil assim, mas já que tua câmera de ré tem um fio sobrando...

Tenha certeza que realmente está sobrando. Eu nunca vi câmera de ré assim... normalmente são:

essa é a minha câmera de ré;
Editado pela última vez por neodarkman em 09 Fev 2015, 19:30, em um total de 2 vezes.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Judiniz escreveu:Bom dia a todos!

Primeiramente, agradecimentos a neodarkman e LeonardoHB pelo tutorial presente nas páginas 54 e 55 deste tópico.
SENSACIONAL.
"Conhecimento só é bom quando compartilhado".
Vocês são os caras :)
Obrigado pelos elogios.
Fiz a instalação do Medi@skin no meu MediaNav.
Versão do Medi@skin: mod do neodarkman com o 7Ways.
Versão do FW do meu MediaNav: 4.0.3.

Deu tudo certo, exceto:
1. IGO trava após escolha da linguagem. Não há mapas... vi que foi disponibilizado um link com os mesmos (arquivo Nokia algo), mas o link não funciona...Há outro? Vi que alguém indicou procurar por HERE_NAVTEQ 2014 Q2_141020.rar. Até achei outras fontes, mas todos os links quebrados... alguém poderia auxiliar? Achei. Aqui: [Link externo oculto para visitantes]. Tem que registrar no forum pra acessar.
Te enviei uma mp sobre os mapas.
2. 7Ways não roda. É exibida uma mensagem mais ou menos como "#ND#7Ways#7Ways.exe is does not execute". (sim, inglês analfabeto ou de google tradutor). Como corrigir?
Tu baixou a versão antes de eu corrigir, mas tudo bem é só fazer o seguinte:
Observe o arquivo WolfNCU.ini na pasta WolfNCU; observe se o trecho [Skin] deve estar como abaixo:

Código: Selecionar todos

[Skin]
SkinFolder=\MD\WolfNCU\Skin
SkinName=base
BgndAutoChange=N
BgndChangeTime=10
Optimization=High 
troque: SkinName=base para SkinName=moca
3. Instalei o Medi@skin com o intuito de ver vídeos (check!) e de deixar o MediaNav mais bonitinho. (eu sou menina, gente... gosto de coisinhas bonitinhas). No entanto, a tela fica, inclusive no player de video, meio "seca", tipo a do MediaNav sem nenhuma atualização. Como instalar skins? Tbm já consegui. A versão mod do neodarkman vem somente com a base. Na completa vem pelo menos 4. Extraí apenas as pastas com as skins (base, base2, compteurs e multifonctions) para a pasta WolfNCU/Skin/ dentro do pendrive. Alguém sabe onde baixo alguma outra? Ou como colocar uma foto como background, como ilustrado no site do medi@skin? ([Link externo oculto para visitantes])?
Mudar o background não é tão fácil... infelizmente. Não basta apenas trocar a imagem e pronto. Tudo na tela do Medi@Skin é uma imagem estática, inclusive os botões.
Trocando a imagem de fundo, esta tem que ter novos "botões" e redefini-los também (posição). Tipo uma imagem de fundo já com o desenho dos botões, e no próprio WolfNCU redefinir os atalhos, fazendo com que as imagens dos "botões" se comportem como botões de verdade. O tutorial :
(no menu à esquerda há como traduzir do russo para o português...)
explica melhor.

Ah, o Medi@Skin é o WolfNCU personalizado.

Mais skins? Vá na página do desenvolvedor do WolfNCU:

Em tempo, como usuária bem antiga de fóruns e afins,sei o SACO que é ficar respondendo o pessoal que nem sequer usa a ferramenta de busca... li tudo (agora sim até a página 73) antes de me manifestar, mas não encontrei resposta para as perguntas acima. Vou continuar pesquisando, mas se puderem ajudar, agradeço.
Próximo passo: habilitar a câmera de ré no MIDCOM de acordo com o valiosíssimo tutorial de vocês. Já adquiri o equipamento e vou aproveitar a instalação do alarme novo, para providenciar a fiação e o cabinho bizurado do drive de CD :)

Abraços e, mais uma vez, obrigada
Leia bem os tutoriais: o de instalação física da câmera de ré, e o de desbloqueio (MICOM). Leia bem, e só quando se sentir segura e ter todos os materiais exigidos (fios, câmera, etc.), decida-se em fazer ou não.
Isso evita erros bobos no início.

No mais estamos aqui para ajudar.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

vilmarfuchter escreveu:Pessoal, boa tarde, li todas as 73 paginas, comecei as 09:30 hrs e terminei agora 18:37, e tenho algo muito importante pra dizer, vcs são fod@sticos. Estão de parabéns, tenho um sandero expression 2012 veio com aquele radio dine nesse final de semana acabei comprando um medianav por 300 dilmas, ta zerado, fiquei muito triste quando soube das limitações, muitas alterações fiz no domingo mesmo, como colocar mediaskin, consegui uma versão espanhola com 100 skin diferentes, bem top, porem falta só mudar os mapas para os do Brasil, no qual providenciarei ainda esta semana, proximo passo é instalar a camera de ré, que farei logico com os tutoriais aqui passados. Só tenho a agradecer o tempo e a dedicação de todos aqui presentes.

Estão realmente de parabéns.
Agradeço os elogios. São muito importantes.
Dá- nos força e alegria.
Responder