RENAULT MEDIA NAV

Marcelo Veit
Usuario 0
Usuario 0

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por Marcelo Veit »

2rbrasil escreveu:Bom pessoal vou começar do início, a minha intenção é habilitar a câmera de Ré, é possivel fazer sem instalar o menavrus ou mediaskin?

2rbrasil escreveu:Pessoal Boa Noite estes tòpicos foram essenciais para o sucesso na instalacao do mediaskin no meu sandero, agora estou com uma dùvida com relacao a instalacao da camera de re, li um topico que um usuario disponibiliza uma atualizacao de 4.2 para 4.3 com a funcao ja habilitada isso procede? E o meu usando o mediaskin vai funcionar? Alguem sabe?
Grato

Ricardo
Sim.
Eu instalei a minha sem o menavrus e sem o mediaskin. Instalei através do minicom.
Minicom não é um programa, mas sim um "menu secreto" do medianav.
Para entrar nele você precisa:
-Ligar a chave na ignição até o segundo estágio(não precisa ligar o motor).
-Desligar o medianav no botão power(vai ficar na tela do relógio).
-Pressionar o botão volume +(por um segundo e soltar), em seguida o botão volume -(por um segundo e soltar), e então rapidamente plugar um pendrive qualquer no medianav.
Fazendo isso ele irá iniciar o minicom. Então você vai precisar entrar no modo teste(você vai encontrar esta opção na tela).
Já no modo teste, clique em RVC_SWRC #1(se você tiver o controle atrás do volante da versão velha, um meio arredondado) ou sem RVC_SWRC #2(se você tiver o controle atrás do volante da versão mais nova, o com os cantos quadrados).
Se você não tiver controle atrás do volante, tanto faz em qual clicar.

Feito o procedimento o medianav irá reiniciar. Então você pode testar, engatando a marcha ré e vendo se ele puxa a tela da câmera.(claro que para isso acontecer, você precisa já ter plugado todos os fios da câmera no medianav, principalmente o 12V da ré.)
É quase certo que você não vai mais conseguir entrar na navegação e nem no gps, então vai precisar usar o arquivo navigation_restore, que postaram a alguns tópicos atrás, para restaurar a navegação.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Mensagem por neodarkman »

2rbrasil escreveu:Bom pessoal vou começar do início, a minha intenção é habilitar a câmera de Ré, é possivel fazer sem instalar o menavrus ou mediaskin?

2rbrasil escreveu:Pessoal Boa Noite estes tòpicos foram essenciais para o sucesso na instalacao do mediaskin no meu sandero, agora estou com uma dùvida com relacao a instalacao da camera de re, li um topico que um usuario disponibiliza uma atualizacao de 4.2 para 4.3 com a funcao ja habilitada isso procede? E o meu usando o mediaskin vai funcionar? Alguem sabe?
Grato

Ricardo
Olá....
Olha a confusão... o Medi@Skin não habilita a câmera. Só permite usar um player de vídeo, outros navegadores de GPS e acrescenta algumas funcionalidades ao MediaNav.

O Menavrus sim, habilita a câmera hackeando alguns arquivos do MediaNav.

Sim é possível: levando na concessionária e, talvez, pagando.... ou usando o método do minicom (alguns posts atrás...).
Mas leia primeiro os posts:

viewtopic.php?f=230&t=7113&start=795#p49234

viewtopic.php?f=321&t=7113&start=1020#p50867

Mas se optar pelo método Minicom fique atento quanto ao tipo de controle:

Tipo 1[Link externo oculto para visitantes] Tipo 2 [Link externo oculto para visitantes]

Em breve irei unificar os dois....
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

:D
Obrigado vou tentar desta forma e posto o resultado meu controle de som é o arredondado.

Marcelo Veit escreveu:

Grato

Ricardo
Sim.
Eu instalei a minha sem o menavrus e sem o mediaskin. Instalei através do minicom.
Minicom não é um programa, mas sim um "menu secreto" do medianav.
Para entrar nele você precisa:
-Ligar a chave na ignição até o segundo estágio(não precisa ligar o motor).
-Desligar o medianav no botão power(vai ficar na tela do relógio).
-Pressionar o botão volume +(por um segundo e soltar), em seguida o botão volume -(por um segundo e soltar), e então rapidamente plugar um pendrive qualquer no medianav.
Fazendo isso ele irá iniciar o minicom. Então você vai precisar entrar no modo teste(você vai encontrar esta opção na tela).
Já no modo teste, clique em RVC_SWRC #1(se você tiver o controle atrás do volante da versão velha, um meio arredondado) ou sem RVC_SWRC #2(se você tiver o controle atrás do volante da versão mais nova, o com os cantos quadrados).
Se você não tiver controle atrás do volante, tanto faz em qual clicar.

Feito o procedimento o medianav irá reiniciar. Então você pode testar, engatando a marcha ré e vendo se ele puxa a tela da câmera.(claro que para isso acontecer, você precisa já ter plugado todos os fios da câmera no medianav, principalmente o 12V da ré.)
É quase certo que você não vai mais conseguir entrar na navegação e nem no gps, então vai precisar usar o arquivo navigation_restore, que postaram a alguns tópicos atrás, para restaurar a navegação.
Fabricio capua
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Fabricio capua »

Bom dia a todos,

Gostaria de compartilhar com vocês que ontem a noite consegui habilitar a câmera de ré no medianav 1.0 logan 13/13. Para ativação foi utilizado o procedimento do neodarkman, mas também contei com os testes realizados pelo Marcelo Veit, sendo assim agradeço a ambos pelo apoio e pelos testes realizados que possibilitou a ativação desta função.

Agora precisamos trabalhar para ativação do sistema ECO, mas para isso precisamos saber se além da ativação via minicom o medianav precisa de mais alguma conexão com a central do carro além das que já possui.

Obrigado.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Fabricio capua escreveu:Bom dia a todos,

Gostaria de compartilhar com vocês que ontem a noite consegui habilitar a câmera de ré no medianav 1.0 logan 13/13. Para ativação foi utilizado o procedimento do neodarkman, mas também contei com os testes realizados pelo Marcelo Veit, sendo assim agradeço a ambos pelo apoio e pelos testes realizados que possibilitou a ativação desta função.

Agora precisamos trabalhar para ativação do sistema ECO, mas para isso precisamos saber se além da ativação via minicom o medianav precisa de mais alguma conexão com a central do carro além das que já possui.

Obrigado.
Eco²??? Esquece... pois o MediaNav é ligado ao módulo em vermelho (2152) na figura e este é ligado a UCH do veículo.
O nome desse módulo é "CALCULATEUR CLIMATISATION" código Renault: 285259850R. aqui no Brasil, dificilmente o encontrará para vender.... mas na Europa ele custa cerca de €2000,00. Essa informação eu obtive nos diversos fórums (franceses/italianos/romenos/russos/alemães e até argentinos que eu faço parte.)

[Link externo oculto para visitantes]

Então ativar o ECO² em veículos que não o tem de fabrica... é difícil.
Marcelo Veit
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Marcelo Veit »

Só para constar...

Eu falei ontem que minha câmera parou de funcionar.
Pois bem, pude constatar que o problema está na câmera. Revisei toda a fiação, liguei outra câmera pra testar e funcionou.

Pena que eu comprei na internet, quero ver conseguir trocar.

Vou deixar de aviso pro pessoal, comprei a câmera deste anúncio:
h t t p://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611847867-cmera-re-automotiva-luz-placa-renault-sandero-logan-march-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Vi um pessoal falando sobre o medianav nos comentários do produto e mencionando este fórum e este tópico.
Entrei em contato com o vendedor, vamos ver se ele vai querer trocar. Caso não queira, vou ter que comprar outra ou tentar arrumar essa.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Marcelo Veit escreveu:Só para constar...

Pois bem, pude constatar que o problema está na câmera. Revisei toda a fiação, liguei outra câmera pra testar e funcionou.

h t t p://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611847867-cmera-re-automotiva-luz-placa-renault-sandero-logan-march-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Vi um pessoal falando sobre o medianav nos comentários do produto e mencionando este fórum e este tópico.
Entrei em contato com o vendedor, vamos ver se ele vai querer trocar. Caso não queira, vou ter que comprar outra ou tentar arrumar essa.
Eu até pensei em comprar essa no futuro... pois a minha é estilo borboleta...ficou esteticamente feio, muito embora o kit da Renault seja essa tipo borboleta.
E o kit, pasmem, vem essa câmera, um adaptador de conector e mais nada. Pelo um preço ente R$380-500 reais...claro, mais o desbloqueio (via minicom eu acho).

Mas tentou ligar a câmera na TV (entrada de vídeo composto)?
Se ela pifou, será que ela era realmente 12VDC????
Tinha visto a mesma no e-bay, na Dealextreme mais barata (mesmo com o dolar alto) mas o fróids é que demora muito....
Fabricio capua
Usuario 0
Usuario 0

neodarkman escreveu:
Marcelo Veit escreveu:Só para constar...

Eu até pensei em comprar essa no futuro... pois a minha é estilo borboleta...ficou esteticamente feio, muito embora o kit da Renault seja essa tipo borboleta.
E o kit, pasmem, vem essa câmera, um adaptador de conector e mais nada. Pelo um preço ente R$380-500 reais...claro, mais o desbloqueio (via minicom eu acho).

Mas tentou ligar a câmera na TV (entrada de vídeo composto)?
Se ela pifou, será que ela era realmente 12VDC????
Tinha visto a mesma no e-bay, na Dealextreme mais barata (mesmo com o dolar alto) mas o fróids é que demora muito....

Marcelo,

Caso o vendedor não queira trocar a sua câmera, da uma olhada no Aliexpress, eu comprei a minha lá e gostei, ela é adaptada na lente da luz de plada, basta retirar a lente original e instalar a nova.

abaixo segue o link do vendedor que comprei a minha.

Se tu não tem muita pressa de instalar outra, ta valendo comprar na china mesmo, paguei pela minha $16, a mesma no ML sai por R$90.
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

Estou pensando em usar o minicon para habilitar a câmera então o melhor é já ter em mãos o navigation_restore, alguem pode postar o link para baixa-lo?

Obrigado

Ricardo Brasil
Goiânia
Fabricio capua
Usuario 0
Usuario 0

2rbrasil escreveu:Estou pensando em usar o minicon para habilitar a câmera então o melhor é já ter em mãos o navigation_restore, alguem pode postar o link para baixa-lo?

Obrigado

Ricardo Brasil
Goiânia
seguem o tutorial do neodarkman.

viewtopic.php?f=321&t=7113&start=1020

É o penúltimo poste desta pagina, nele tem todo o procedimento e os links para download do navigation_restore.
Murilo Falcão
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Murilo Falcão »

Pessoal, Boa noite!!

Alguém tem o medi@skin com a imagem parecida como a foto do link abaixo ou parecida? Gostaria de colocar em meu carro uma skin assim...

desde já agradeço,
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

Bom dia pessoal, estou com duas dúvidas no processo de instalar a câmera de ré,
[*]O arquivo do arquivo do leonardoHB têm alguma alteração ou é o mesmo do Renault Toolbox?
[*]A ligação do pino 3 no fio marrom do soquete preto interno(pino 40), é apenas para o teste na instalação? (fiquei com esta dúvida após ver que o cabo que acompanha a minha câmera possui um fio vermelho(um pedaço pequeno) saindo junto do conector de vídeo.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

2rbrasil escreveu:Bom dia pessoal, estou com duas dúvidas no processo de instalar a câmera de ré,
[*]O arquivo do arquivo do leonardoHB têm alguma alteração ou é o mesmo do Renault Toolbox?
[*]A ligação do pino 3 no fio marrom do soquete preto interno(pino 40), é apenas para o teste na instalação? (fiquei com esta dúvida após ver que o cabo que acompanha a minha câmera possui um fio vermelho(um pedaço pequeno) saindo junto do conector de vídeo.
NÃO LIGUE A CÂMERA NO PINO 40 DA UCH!!!! ESSE PINO SERVE APENAS PARA AUTOMATIZAR O ACIONAMENTO DA ENTRADA DE VÍDEO DO MEDIANAV.

Essa ligação pode ser definitiva, mas apenas para PINO 40(UCH) para PINO 3 (MediaNav)

A alimentação de energia da câmera pode ser feita em paralelo com a a alimentação da luz de ré, assim como está no tutorial.

O arquivo do leonardoHB é a atualização 4.0.3... do toolbox. Serve apenas para "desinstalar" o Menavrus...
Editado pela última vez por neodarkman em 05 Fev 2015, 07:50, em um total de 2 vezes.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Murilo Falcão escreveu:Pessoal, Boa noite!!

Alguém tem o medi@skin com a imagem parecida como a foto do link abaixo ou parecida? Gostaria de colocar em meu carro uma skin assim...

desde já agradeço,
Veja no site do WolfNCU...
2rbrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por 2rbrasil »

Obrigado, pelas orientações então tenho que ligar um fio que não acompanha o kit da câmera entre o medianav e o PINO 40 DA UCH, correto? E para testar posso usar o 12V da tomada de acendedor de cigarros?
Responder