Foston FS-430 com I-Go8
- Danilokuta
- Usuario 0
Preciso de um cartao SD separado?
Eu gostaria de atualizar o meu Foston fs-430n, mas não possuo um cartão SD separado.
Eu necessito deste para tal?
att danilokuta
Eu necessito deste para tal?
att danilokuta
- fabioconchal
- Usuario 0
- cleiton-s-a
- Moderador
Foston Fs-430 + iGO8
Boa tarde senhor Danilokuta,
Somente para deixar mais claro o que o meu amigo Fabioconchal quis dizer:
O Foston Fs-430N além do slot para cartão micro-SD, que suporta até 8GB ele também possui 1,6GB de memória interna (ROM), portanto o senhor não precisa de um cartão à parte para fazer esta atualização, nem renomear o arquivo original e muito menos apagá-lo, pois na sua memória interna tem espaço de sobra para 8 navegadores!rs...
1 - Baixe a útltima versão do iGO8.3.4.102680 (13/08/2009) aqui:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1044
2 - Conecte o seu GPS ao seu computador usando um cabo USB e selecione o ícone USB para troca de dados
3 - Copie o iGO8 recém baixado para a memória interna
4 - Conforme comentado pelo nosso amigo Fabioconchal, no menu principal do aparelho, tecle na seta para a direita e por lá haverá o botão do gerenciador de arquivos
5 - Clique na "lupinha" e explore o ResidentFlash em busca da pasta que acabou de instalar.
6 - Ao encontrá-la, selecione o executável iGO8.exe e grave a operação
6.a - Se quiser rodar o novo iGO a partir de um cartão SD é só seguir os passos 4 - 5 e 6, explorando o SDMMC ao invés da ResidentFlash
7 - Ao retornar ao menu principal e clicar na navegação, o novo iGO atualizado irá inicializar.
8 - Use a ferramenta de busca no canto superior direito da página ou os tópicos específicos sobre o seu aparelho sobre como configurar a porta e a velocidade de sincronização de sinal de satélite, tamanho de tela, etc...
Espero que possa tê-lo ajudado.
Um grande abraço!
Cleiton Gomes
Somente para deixar mais claro o que o meu amigo Fabioconchal quis dizer:
O Foston Fs-430N além do slot para cartão micro-SD, que suporta até 8GB ele também possui 1,6GB de memória interna (ROM), portanto o senhor não precisa de um cartão à parte para fazer esta atualização, nem renomear o arquivo original e muito menos apagá-lo, pois na sua memória interna tem espaço de sobra para 8 navegadores!rs...

1 - Baixe a útltima versão do iGO8.3.4.102680 (13/08/2009) aqui:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1044
2 - Conecte o seu GPS ao seu computador usando um cabo USB e selecione o ícone USB para troca de dados
3 - Copie o iGO8 recém baixado para a memória interna
4 - Conforme comentado pelo nosso amigo Fabioconchal, no menu principal do aparelho, tecle na seta para a direita e por lá haverá o botão do gerenciador de arquivos
5 - Clique na "lupinha" e explore o ResidentFlash em busca da pasta que acabou de instalar.
6 - Ao encontrá-la, selecione o executável iGO8.exe e grave a operação
6.a - Se quiser rodar o novo iGO a partir de um cartão SD é só seguir os passos 4 - 5 e 6, explorando o SDMMC ao invés da ResidentFlash
7 - Ao retornar ao menu principal e clicar na navegação, o novo iGO atualizado irá inicializar.
8 - Use a ferramenta de busca no canto superior direito da página ou os tópicos específicos sobre o seu aparelho sobre como configurar a porta e a velocidade de sincronização de sinal de satélite, tamanho de tela, etc...
Um grande abraço!
Cleiton Gomes
(((GPS Super User)))
cleiton.s.a@gmail.com
viewtopic.php?f=143&t=302
OrbiterNV43BWCE5.0+SD16GB+EVA+RoadstarRS675WCE5.00.14+SD8GB+EVAHD+GalaxyS2
GT-9100+Android2.3.5ROMKI3+SD32GB+iGOMyWay8.4.2.139242+Sygic11.2.0+NDrive10.1.15
cleiton.s.a@gmail.com
GT-9100+Android2.3.5ROMKI3+SD32GB+iGOMyWay8.4.2.139242+Sygic11.2.0+NDrive10.1.15
- chfurtado
- Usuario 0
Caro Sr. Cleiton,
Sou mais um tentando instalar o iGO8 num FS-430
Tudo o que foi sugerido, aqui ou em outros fóruns, já foi tentado:
Formatação do SD, alteração dos arquivos GPS.INI e SHELL.INI usando todas as possibilidades possíveis (até alteração de letras minúsculas/maiúsculas), instalação dos arquivos na Raiz etc.
O máximo que consegui foi fazer aparecer, após clicar em "Navegação", um menu com 3 globos, abaixo do primeiro escrito "Map1", e mais nada.
Ao clicar nesta opção (Map1) a seguinte mensagem aparece:
"A system shell must be present to support executing folder paths or shell extensions"
Os dois arquivos estão na raiz e estão escritos da seguinte forma:
GPS.INI
Sou mais um tentando instalar o iGO8 num FS-430
Tudo o que foi sugerido, aqui ou em outros fóruns, já foi tentado:
Formatação do SD, alteração dos arquivos GPS.INI e SHELL.INI usando todas as possibilidades possíveis (até alteração de letras minúsculas/maiúsculas), instalação dos arquivos na Raiz etc.
O máximo que consegui foi fazer aparecer, após clicar em "Navegação", um menu com 3 globos, abaixo do primeiro escrito "Map1", e mais nada.
Ao clicar nesta opção (Map1) a seguinte mensagem aparece:
"A system shell must be present to support executing folder paths or shell extensions"
Os dois arquivos estão na raiz e estão escritos da seguinte forma:
GPS.INI
[map]
COUNT=1
[PATH]
1=\SDMMC\IGO8\IGO8.exe,
SHELL.INI
\SDMMC\IGO8\IGO8.exe
Os caminhos estão corretíssimos e os nomes das pastas e arquivos todos em Maiúsculas.
Tem surgido alguma outra solução?
É possível deixar disponível um pacote simples, já com GPS.INI e SHELL.INI já configurados, para ser instalado num SD formatado?
Acredito que, só assim, meu aparelho irá funcionar.
Desde já, muito obrigado.[/i][/map]
[PATH]
1=\SDMMC\IGO8\IGO8.exe,
SHELL.INI
\SDMMC\IGO8\IGO8.exe
Os caminhos estão corretíssimos e os nomes das pastas e arquivos todos em Maiúsculas.
Tem surgido alguma outra solução?
É possível deixar disponível um pacote simples, já com GPS.INI e SHELL.INI já configurados, para ser instalado num SD formatado?
Acredito que, só assim, meu aparelho irá funcionar.
Desde já, muito obrigado.[/i][/map]
- cleiton-s-a
- Moderador
Foston Fs-430 + iGO8
Bom dia senhor ChFurtado,
O Foston Fs-430 e o MIDI 4309 tem a mesma configuração interna de hardware, mesma versão de Windows CE e mesmo menu, portanto o senhor pode seguir as dicas tanto para Foston, quanto para MIDI em nosso índice principal.
Veja no tópico abaixo, algumas "observações" importantes sobre estes dois aparelhos e algumas dicas de como efetuar as modificações que deseja, principalmente no 3º - 6º e 11º post:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=891
Alguns aparelhos possuem um gerenciador de arquivos por onde se pode direcionar qual executável que o aparelho deverá ler, caso contrário esse caminho é indicado através de um "system shell" conforme mencionado anteriormente pelo senhor mesmo, em um arquivo de inicialização e por isso a extensão "*.ini".
Porém é importante lembrar que cada aparelho possui seu próprio arquivo "*.ini" com nomenclaturas diferentes, que pode ser: shell.ini - GpsShell.ini - engine.ini - addons.ini e no caso do seu aparelho em específico o "gps.ini" que precisa ter um texto específico, que seria:
O Foston Fs-430 e o MIDI 4309 tem a mesma configuração interna de hardware, mesma versão de Windows CE e mesmo menu, portanto o senhor pode seguir as dicas tanto para Foston, quanto para MIDI em nosso índice principal.
Veja no tópico abaixo, algumas "observações" importantes sobre estes dois aparelhos e algumas dicas de como efetuar as modificações que deseja, principalmente no 3º - 6º e 11º post:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=891
Alguns aparelhos possuem um gerenciador de arquivos por onde se pode direcionar qual executável que o aparelho deverá ler, caso contrário esse caminho é indicado através de um "system shell" conforme mencionado anteriormente pelo senhor mesmo, em um arquivo de inicialização e por isso a extensão "*.ini".
Porém é importante lembrar que cada aparelho possui seu próprio arquivo "*.ini" com nomenclaturas diferentes, que pode ser: shell.ini - GpsShell.ini - engine.ini - addons.ini e no caso do seu aparelho em específico o "gps.ini" que precisa ter um texto específico, que seria:
[map]
COUNT=1
[PATH]
1=igo1\navngo.exe, -> sem SDMMC
Portanto renomeie a pasta e o executável que baixou (iGO8 - iGO8.exe) para os nomes indicados e coloque ambos (pasta igo1 & arquivo gps.ini) na raiz do seu cartão, reinicie o aparelho e ao clicar na navegação tudo deverá estar resolvido.
Depois é só seguir as inúmeras referências no mesmo link acima, de como editar o arquivo "sys.txt" dentro do da pasta iGO para que possa obter a sincronização dos sinais de satélite.
Um grande abraço.
Cleiton Gomes
Moderador GPSInfo & Desenvolvedor da Interface E.V.A.
[/map]
COUNT=1
[PATH]
1=igo1\navngo.exe, -> sem SDMMC
Portanto renomeie a pasta e o executável que baixou (iGO8 - iGO8.exe) para os nomes indicados e coloque ambos (pasta igo1 & arquivo gps.ini) na raiz do seu cartão, reinicie o aparelho e ao clicar na navegação tudo deverá estar resolvido.
Depois é só seguir as inúmeras referências no mesmo link acima, de como editar o arquivo "sys.txt" dentro do da pasta iGO para que possa obter a sincronização dos sinais de satélite.
Um grande abraço.
Cleiton Gomes

(((GPS Super User)))
cleiton.s.a@gmail.com
cleiton.s.a@gmail.com
- chfurtado
- Usuario 0
Sr Cleiton,
Muito obrigado pela sua pronta atenção.
Fiz tudo que foi indicado. Ainda assim, me aparece os 3 globos, o primeiro indicando Map1 e, ao clicá-lo, a mensagem "A system shell must be present to support..." persiste.
Li os post recomendados, mas todos se aplicam ao navegador, ou o gps, que não funcionam.
Porém, no meu aparelho eu consigo fazer o iGO 8.3 funcionar via Windows CE, e os mapas carregam rápido, navego com excelente precisão e tudo de melhor que este programa tem.
Só que simplesmente, não consigo acionar o navegador pelas vias normais, o que prejudica um pouco a operação dentro do veículo...
A solução deve ser muito simples, muito simples. Pena que ela ainda não se revelou (rsrsrs...).
Muito obrigado pela sua pronta atenção.
Fiz tudo que foi indicado. Ainda assim, me aparece os 3 globos, o primeiro indicando Map1 e, ao clicá-lo, a mensagem "A system shell must be present to support..." persiste.
Li os post recomendados, mas todos se aplicam ao navegador, ou o gps, que não funcionam.
Porém, no meu aparelho eu consigo fazer o iGO 8.3 funcionar via Windows CE, e os mapas carregam rápido, navego com excelente precisão e tudo de melhor que este programa tem.
Só que simplesmente, não consigo acionar o navegador pelas vias normais, o que prejudica um pouco a operação dentro do veículo...
A solução deve ser muito simples, muito simples. Pena que ela ainda não se revelou (rsrsrs...).
- thiagovirgula
- Usuario 0
Re: Foston FS-430n com I-Go8
ola amigo tenho um foston fs 430 n e queria atualizar mas ja tenho o nav n go igo 8
Thundercel escreveu:Instalar o I-Go8 + Mapa Brasil 2008 + vozes + radares, no Foston FS 430
Créditos a Bluejazz.em
[Link externo oculto para visitantes]
Pessoal... Tendo em vista a idéia de colaboração, resolvi escrever este tutorial para ajudar os colegas que possuem a mesma dúvida e insegurança que eu sentia até momentos atrás.
Acabei de atualizar o navegador do meu GPS Foston FS-430 que tinha I-Go6 e agora tem I-Go8. É Muito simples o processo, sigam os passos abaixo:
1- Faça o download dos arquivos necessários:
- Navegador: I-Go8 + mapa Brasil 2008 + vozes:
- Base de radares:
- Manual de utilização:
Enquanto baixa os arquivos vamos preparando o restante:
2- Crie uma pasta dentro do seu PC com nome de Backup GPS.
3- Conecte seu GPS no computador através do cabo USB e ligue o aparelho.
4- Copie TODOS os arquivos que estão dentro do SD no GPS para a pasta que você criou Backup GPS*.
*a estrutura de pastas do FS-430 possui originalmente duas pastas (IGO e IGO1) e dois arquivos (iGO__SD_User_Manual_UK_v1_09.pdf) e GPS.ini na raiz.
5- Agora crie uma pasta dentro do seu computador com o nome de I-Go8 e descompacte os arquivos que você baixou do primeiro endereço fornecido acima.
6- Depois de descompactado copie a pasta I-Go8 para a raiz do seu SD no GPS*.
*Ainda não apague as outras pastas e arquivos
7- Clique 2 vezes no arquivo GPS.ini que esta na raiz do SD e edite a linha 1 do [PATH] como abaixo:[map] COUNT=1
[PATH]
1=igo8\igo8.exe,
8- Salve as alterações feche o arquivo GPS.ini
9- Descompacte a base de radares em algum lugar do seu PC e copies os dois arquivos para dentro da pasta:
E:\iGO8\content\speedcam
10- Remova o dispositivo USB do PC corretamente.
11- Desligue o GPS
12- Ligue o GPS e bom divertimento.
Se precisarem de alguma coisa estou à disposição. Lembrando que todo este procedimento foi realizado em um aparelho GPS da marca Foston modelo FS-430, que tinha navegador I-Go6.
Obs: se desejar liberar espaço no SD, remova as pastas IGO e IGO1, no meu caso eu preferi deixar para um possível retorno de sistema embora haja outras 2 cópias de backup (um certo exagero ne, rssss*)
Resumo da ópera: a versão 8 do I-Go é muito melhor em todos os sentidos, visual, operacional, muitas outras funções, eu curti bastante.
Espero ter ajudado.
[/map]
- cleiton-s-a
- Moderador
Atualização do Foston Fs-430 "N"
Boa tarde senhor Thiago Vírgula!
Ao contrário do seu antecessor o GPS Goston Fs-430 "N" é uma máquina muito melhor, possui memória interna e é muito diferente do que era (hardware).
O software original vem gravado na sua memória interna, porém o senhor pode baixar a versão mais atual do iGO8 aqui:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1619
Instalar no cartão SD e usar o "gerenciador de arquivos" (navi path) no próprio menu do aparelho para direcionar para rodar o navegador no cartão (SDMMC) e não o da memória interna (ResidentFlash), sem ter que configurar qualquer "gps.ini" ou qualquer outro "malabarismo" que era necessário para se fazer o software de navegação rodar, pois estes procedimentos do tutorial acima, se referem ao modelo anterior desta marca.
As dicas para se configurar a porta e a velocidade de sincronização do sinal dos satélites, permanecem os mesmos e se tiver dúvidas basta usar a ferramenta de busca do fórum para encontrar as respostas que necessita.
Um grande abraço!
Cleiton Gomes

Ao contrário do seu antecessor o GPS Goston Fs-430 "N" é uma máquina muito melhor, possui memória interna e é muito diferente do que era (hardware).
O software original vem gravado na sua memória interna, porém o senhor pode baixar a versão mais atual do iGO8 aqui:
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1619
Instalar no cartão SD e usar o "gerenciador de arquivos" (navi path) no próprio menu do aparelho para direcionar para rodar o navegador no cartão (SDMMC) e não o da memória interna (ResidentFlash), sem ter que configurar qualquer "gps.ini" ou qualquer outro "malabarismo" que era necessário para se fazer o software de navegação rodar, pois estes procedimentos do tutorial acima, se referem ao modelo anterior desta marca.
As dicas para se configurar a porta e a velocidade de sincronização do sinal dos satélites, permanecem os mesmos e se tiver dúvidas basta usar a ferramenta de busca do fórum para encontrar as respostas que necessita.
Um grande abraço!
Cleiton Gomes

(((GPS Super User)))
cleiton.s.a@gmail.com
cleiton.s.a@gmail.com
- latino_ilha
- Usuario 0
não consigo pegar sinal
por favor me ajude não consigo pegar sinal algum...minha localidade é boa! como faço?
- latino_ilha
- Usuario 0
help
no meu foston 430 n não pego sinal e não veio com windows ce...a vendedora informou q instalou uma atualização para mim...a mesma pede para eu ativar e desativar o gps mas aonde faço isto ja q não tem sinal e não tenho esta opção por favor me ajudem!!!!
- cleiton-s-a
- Moderador
Sinal de Satélite no Foston
Bom dia senhor Latino_ilha,
Sempre use a ferramenta de busca, antes de fazer uma pergunta, para evitar repetir uma questão que já possa ter sido respondida e com isso nos ajudar a manter a organização do fórum.
Se "LER" neste mesmo tópico, no 15º post da página anterior, poderá encontrar a resposta que está buscando.
Boa sorte!
Um grande abraço.
Cleiton Gomes

"GIVE man a fish and feed him for a day, but TEACH a man HOW TO FISH and feed him for a lifetime!"
Sempre use a ferramenta de busca, antes de fazer uma pergunta, para evitar repetir uma questão que já possa ter sido respondida e com isso nos ajudar a manter a organização do fórum.
Se "LER" neste mesmo tópico, no 15º post da página anterior, poderá encontrar a resposta que está buscando.
Boa sorte!
Um grande abraço.
Cleiton Gomes

"GIVE man a fish and feed him for a day, but TEACH a man HOW TO FISH and feed him for a lifetime!"
(((GPS Super User)))
cleiton.s.a@gmail.com
cleiton.s.a@gmail.com
- latino_ilha
- Usuario 0
não consigo pegar sinal
gente não consigo obter sinal no meu gps ele não veio com window ce, a vendedora disse que aualizou oq faço
- cleiton-s-a
- Moderador
Sinal de Satélite no Foston
Caro senhor Latino_ilha!
O senhor leu o post da página anterior que lhe recomendei?
Não é uma questão de atualizar o GPS, pois atualização não ajuda a sincronizar o sinal dos satélites.
O que o senhor precisa é "C-O-N-F-I-G-U-R-A-R" o seu aparelho.
Essa configuração pode ser feita no próprio iGO8, entrando em: menu -> opções -> seta para a direita -> GPS -> desclique a opção "GPS Ativado" e clique em auto-detectar.
Feito isso você irá encontrar os valores em "porta" e "velocidade em bauds" para que possa fazer as alterações no arquivo sys.txt, conforme descrevi na página anterior.
Um grande abraço!
Cleiton Gomes
MSN: mr_big_black@hotmail.com
O senhor leu o post da página anterior que lhe recomendei?
Não é uma questão de atualizar o GPS, pois atualização não ajuda a sincronizar o sinal dos satélites.
O que o senhor precisa é "C-O-N-F-I-G-U-R-A-R" o seu aparelho.
Essa configuração pode ser feita no próprio iGO8, entrando em: menu -> opções -> seta para a direita -> GPS -> desclique a opção "GPS Ativado" e clique em auto-detectar.
Feito isso você irá encontrar os valores em "porta" e "velocidade em bauds" para que possa fazer as alterações no arquivo sys.txt, conforme descrevi na página anterior.
Um grande abraço!
Cleiton Gomes
MSN: mr_big_black@hotmail.com
(((GPS Super User)))
cleiton.s.a@gmail.com
cleiton.s.a@gmail.com
- latino_ilha
- Usuario 0
AGRADECIMENTO!
MUITISSIMO OBRIGADO...FICOU MAIS CLARO PARA MIM...ACABEI DE CONSEGUIR DESTA FORMA...ULTIMA PERGUNTA É POSSIVEL EU INSTALAR O WINDOWS CE NESTE FOSTON? OBRIGADO!
- JACKEVILL
- Usuario 0
PREZADO CLEITON,
O link para baixar o IGO8 neste tópico está off, você poderia postá-lo novamente?
Estou tendo sérios problemas com a instalção do IGO no meu Foston FS-430 e gostaria de saber se acaso eu baixar este programa que está neste tópico precisarei fazer alguma alteração no seu sys ou já virá configurada para este aparelho.
Grata
O link para baixar o IGO8 neste tópico está off, você poderia postá-lo novamente?
Estou tendo sérios problemas com a instalção do IGO no meu Foston FS-430 e gostaria de saber se acaso eu baixar este programa que está neste tópico precisarei fazer alguma alteração no seu sys ou já virá configurada para este aparelho.
Grata