Instalar MapSource - Primeira Instalação

Forum do Software de Navegação Garmin
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

O procedimento a seguir foi pensado para auxiliar os colegas que adquiriram de forma genuí­na o MapSource original, mas que por perda, descuido ou esquecimento, não disponham do CD de instalação do programa.

Apesar da Garmin amarrar a instalação do programa aos CDs de instalação, existem situações onde usuários legí­timos precisam instalar o programa em emergências, sem o uso do CD de instalação, seja porque o usuário perdeu o CD ou foi roubado, teve o CD danificado ou arranhado por qualquer motivo, ou precisa instalar o programa em seu notebook no meio da rua, ou em outro lugar, onde o CD de instalação não esteja disponí­vel, ou tenha sido esquecido em casa. Este procedimento exige conexão com a internet, antes ou no momento da instalação, para baixar o programa no site da Garmin.

Antes de mais nada, vale obeservar alguns conceitos adotados pela Garmin em termos de licenciamento:

- A Garmin controla o licenciamento de seus "produtos" através de uma chave que é gerada durante a compra. Essa chave pode ser salva em um arquivo, para recuperação posterior. Esses "produtos" na verdade são conjuntos de mapas, cada um com sua chave.

- Muitos GPS coloridos vem com um CD entitulado "Trip & Waypoint Manager". Esse CD inclui uma cópia do MapSource. Muito embora alguns pensem que essa cópia do MapSource seja diferente das outras vendidas no mercado, ela é idêntica. Na verdade, o "produto" que contém a licença é um mapa chamado "Trip & Waypoint Manager", que é um mapa não-detalhado que é instalado por padrão nessa versão. Ao comprar outros mapas, o programa é o mesmo, apenas sendo adicionado o mapa correspondente na lista de "produtos instalados".

- Portanto, para ter o MapSource registrado e original, basta usar um dos mapas que foram comprados na Garmin e instalar no programa. Os mapas contém informação de licenciamento, que podem permitir ou restringir funções nos programas da Garmin. Por exemplo, o mapa que vem no CD "Trip & WAypoint Manager" permite o uso do programa nRoute, que serve para acompanhar deslocamento em tempo real, contudo não permite o uso do recurso "turn-by-directions" existente no nRoute.

Observados os pontos acima, vamos ao procedimento:

1. Vá ao site da Garmin, na seção de Downloads do MapSource, e pegue a versão mais recente do programa. Esse procedimento foi testado com a versão mais recente, que no momento em que escrevi esse texto era a 6.15.7, que pode ser baixada clicando-se [Link externo oculto para visitantes]. Apesar da versão de atualização exigir a presença de uma versão anterior, ela contém informações para uma nova instalação, como veremos a seguir;

2. Ao invés de clicar no executável (MapSource_6157.exe) para instalar a atualização, use um programa de extração de arquivos compactados que reconheça arquivos ZIP dentro de executáveis, tal como o WINRAR, e descompacte o executável em uma pasta qualquer. Lembre o caminho da descompactação ou abra a pasta assim que finalizar o WINRAR;

3. Dentro da pasta recém-criada, clique em MSMAIN.msi, que é um pacote do Windows Installer que acompanha todas as versões, e serve para atualizar os arquivos básicos do MapSource. Após a finalização, que não deve exibir mensagem alguma se tudo estiver OK;
Nota:
O MapSource não se abrirá sem a existência de algum mapa instalado, portanto não se assuste se clicar nele e esse não abrir.

4. O MapSource foi instalado. Para ter sua cópia registrada e original, basta instalar um dos mapas da Garmin que você comprou, usando o arquivo de licença gerado após a compra, pelo UnlockWizard.

Para a instalação em campo, recomendo que o arquivo seja baixado antes e guardado na máquina para instalação posterior, ou que seja usada uma conexão banda larga 3G ou Wifi, dependendo de onde você esteja. Também é necessário dispor de um mapa da Garmin para instalar após a execução do procedimento. Não me pergunte onde conseguir um, recomendo que você compre, afinal vale lembrar que o software NÃO É GRÁTIS.

Assim, os colegas que porventura tenham perdido seu CD do MapSource não precisam entrar em pânico. O mapa e a licença comprados constituem direito legal concedido pela Garmin para uso do programa MapSource.

Outro ponto importante a ser lembrado é que o MapSource também vem nos mapas que são comprados em CD. Assim se você perdeu o CD original, e comprou um CD de mapas, provavelmente terá uma cópia do MapSource nele.

Simples, não? :)

Créditos:

Luzemario em PortalGPS
Editado pela última vez por Thundercel em 22 Mai 2010, 18:35, em um total de 1 vez.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
brunilds
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por brunilds »

Olá

Eu tive esse probelma.
Perdi o CD do meu GPS da Garmim modelo 265 W.
Consegui fazer a instalação do MapSource mas depois, como citado por vc anteriormente, eu não consigo abrir o programa pois recebo uma msg dizendo que não tenho nenhum mapa instalado.
Mas eu não tenho interesse em adquirir mais nenhum mapa. Como faço para habilitar o programa então? Serei obrigado a comprar um mapa para instalar no pc para depois poder utilizar o map source?

Obrigado pela atenção
gcpeixoto
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por gcpeixoto »

brunilds,
Intale o mapa gratuito do brasil, no mapsouce que ele funciona normalmente. É somente fazer o download e instalar
Botão MAPSOUCE em:
[Link externo oculto para visitantes]
brunilds
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por brunilds »

Muito obrigado Peixoto!!!

Funcionou direitinho!

Obrigado e feliz 2010.
xxxvinixxx
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por xxxvinixxx »

um tópico a altura do Nimrag
sergiomeirelles
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por sergiomeirelles »

Meu prezado, me encontro numa situação parecida. No final do mês de janeiro voltei dos EUA com um gps nuvi205w e por ignorancia, nem sabia que vinha um cd de instalação do programa mapsource, provavelmente quando abri o cd deve ter caído e nem percebi lá mesmo em Orlando. Portanto já cheguei aqui no Brasil sem o mesmo. Será que tenho como conseguir instalar o mapsource? Nem a nf de compra eu guardei e agora estou desapontado com a situação, pois não consigo instalar os mapas que me interessam.
Thundercel
Fundador
Fundador

sergiomeirelles

procedendo com descrito conseguira instalar o MapSource.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
sergiomeirelles
Usuario 0
Usuario 0

Erro na instalação do tracksource TRC-v0912.exe

Mensagem por sergiomeirelles »

Muito obrigado pelas informações, funcionou perfeitamente, porém quando tento instalar o TRC-v0912.exe que baixei do site no finalzinho da instalação dá uma mensagem que houve um problema na comunicação com o Cartão de dados, Não foi possível encontrar o identificador de idioma do recurso de imagem. O gps desliga e não instala. Como posso resolver este problema?
joanim
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joanim »

A minha dica pra quem quiser instalar o mapsource sem muita complicação é a seguinte :

Primeiro instale o Trainning Center for Windows_323 no site da Garmin versão 3.5.1 (www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=835) e depois instale o mapsource.

Fazendo isso o mapsource não pede versão anterior.

Simples assim. Pra mim deu certo.

Espero ter ajudado.
Thundercel
Fundador
Fundador

sergiomeirelles escreveu:Muito obrigado pelas informações, funcionou perfeitamente, porém quando tento instalar o TRC-v0912.exe que baixei do site no finalzinho da instalação dá uma mensagem que houve um problema na comunicação com o Cartão de dados, Não foi possível encontrar o identificador de idioma do recurso de imagem. O gps desliga e não instala. Como posso resolver este problema?
Sérgio,
o TRC-v0912.exe é um executável para ser carregado no PC e não no cartão de dados.

Instalado poderemos visualizar o TRC pelo MapSource e, se desejarmos, executar o procedimento no MapSource para carregamento de mapa no GPS ou cartão.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
jalard
Usuario 0
Usuario 0

AJUDA PARA BAIXAR O MAPA

Mensagem por jalard »

Senhores,

Já tentei várias vezes baixar o mapa da tracksource, todavia no download nunca conclui. Sempre dá erro. Tentei em todos os quatro sites.
Minha velocidade de navegação é de 300Kbps.
Alguém pode ajudar?

Obrigado
Thundercel
Fundador
Fundador

Jalard,

qual mapa do TrackSource quer baixar?

O TRC Brasil para MapSource ou o arquivo IMG dele para ser inserido direto no aparelho?
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Schmidt
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Schmidt »

jalard,
Se você estiver tendo problemas de conexão tente usar um gerenciador de downloads, eu uso o [Link externo oculto para visitantes]
Os links do TrackSource são:
Versão para GPS (img): [Link externo oculto para visitantes]
Versão para MapSource: [Link externo oculto para visitantes]
jalard
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por jalard »

Schimdt,

Muito obrigado pela atenção.
Em razão da minha inexperiência com aparelhos GARMIN, estou com algumas dificuldades, ou melhor, estou seguindo o tutorial lançado pelo amigo thunder, portanto nao sei se posso baixar a versão para SD CARD.

Estou tentando baixar a versão para PC, MAPSOURCE, para depois colocá-lo no GPS, acho que é assim que se faz. Estou correto?

A versão para GPS tem 120mb, e o máximo que consegui baixar foi 40mb.

Se tiver uma forma mais prática e rápida, por favor, oriente-me.

Agradecido.
Thundercel
Fundador
Fundador

Jalard,

o tracksource disponibilizou 2 versões do TRC Brasil. Uma versão em arquivo EXE que executado se instala no PC e pelo MapSource pode ser carregado no GPS. A outra versão, visando facilitar aos com menos intimidade com MapSource, é a a versão em arquivo gmapsupp.img para ser carregada diretamente no GPS ou no cartão.

Pode também baixar essa versão para carregamento direto, sem problema.

Caso continue com dificuldade para download em um dos 4 mirros indicados pelo TrackSource poderemos fazer o upload do mapa que desejar em uma conta que temos no Megaupload ou aqui mesmo em nosso servidor.
Editado pela última vez por Thundercel em 30 Mai 2010, 12:32, em um total de 2 vezes.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder