jeansl500,
muitas duvidas em um unico post nos obriga a particionar as duvidas e comentar separadamente sobre cada uma delas.
Lembro que disponibilizamos os arquivos de alerta para garmin tratados, compilados e prontos em formato GPI para serem carregados no SD card. Baixe os aarquivos em http://gpsinfo.com.br/downloads.phpEm primeiro lugar gostaria de agradecer por disponibilizar o conteúdo de alertas já tratado para o Garmin.
Mapas do Brasil para garmin, precisos, atualizados e corretos discordo porque até o presente momento não existe mapa com essas qualidades citadas. Existe sim, aquele mapa com menos erros em uma determinada área/região.comprei esta semana meu 1º Garmin, um 55LM, o GPS é bastante preciso, mapas bem atualizados e corretos, e é bem rápido na recepção de sinal e com bastante intensidade,
Não comentou onde adquiriu o seu 55LM, mas a Garmin fornece o aparelho com o mapa City Navigator do continente onde foi adquirido desde que no país exista um representante dela. Os Garmin vendidos no Brasil vem com o mapa City Navigator South América produzido pela Nokia.
O utilizador que desejar testar mapas do Brasil de outros provedores deve carregar no SD card os mapas AutoGuia, Tracksource e CocarBR.
Com isso ele testa os 4 por onde mais trafega e opta ficar empregando aquele com menos erros.
Por essa razão que no Gpsinfo tratamos manualmente, onde possivel, ponto por ponto de alerta e disponibilizamos os arquivos de alerta para garmin no link apontado acima.a questão dos radares ainda é bem diferente em relação ao antigo IGO Primo, o Garmin não reconhece sentido o que faz com que ele avise radares que estão apenas no sentido contrário da via
Para melhor entender essa situação assista ao video tutorial que fizemos e se encontra em http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=216&t=6080
O icone e o aviso em voz faz parte do arquivo de alerta em formato GPI. Eles são diferenciados sim e pode se certificar disso testando os alertas fornecidos no Gpsinfo.ele não tem diferenciação de ícone ou aviso de fala diferente entre radar fixo e móvel (o que eu considero bem ruim)
Isso é característica garmin.o aviso dos pontos de alertas são estranhos, quando a posto policial, o Garmin avisa diversas vezes seguidas com bip e voz (em torno de 8 vezes)
Existem dois tipos de formatação de ponto de alerta no garmin: proximidade e velocidade
A formatação por proximidade sempre deve existir porque ela estabelece a que distancia do ponto o alerta deve ser ativado no GPS.
A formatação por velocidade só deve existir, na minha opinião, nos pontos de alerta de velocidade (radares fixo e móveis).
Todos os tipos de alerta devem ter seus pontos formatados por proximidade, entretanto os de radar devem, além dessa formatação, serem formatados por velocidade.
Quando o ponto é formatado por velocidade o alerta é ativado da distancia da proximidade formatada e se estiver o condutor a uma velocidade igual ou superior a aproximadamente 90% da velocidade máxima permitida e monitorada pelo radar. Exemplo: para um radar 80 o alerta só é ativado a 72 km/h ou acima.
Os pontos formatados somente por proximidade ativam o alerta na distancia ali programada e ativam o aviso em aproximadamente 30 segundos de intervalo. Assim, se o condutor estiver trafegando dentro da área da proximidade programada, terá repetição do alerta a cada 30 segundos. Infelizmente essa é uma característica garmin de quando o ponto é formatado só por proximidade. Ainda bem que com o carro parado o cronometro dos 30 segundos para, mas andando, em especial com transito pesado, as repetições por vezes incomodam.
Para os programados também por velocidade essa repetição só ocorre quando estiver o condutor acima da velocidade programada para o ponto.
isso não ocorre se tem corretamente os arquivos de alerta em seu GPS.entretanto quando há radar ele dá apenas um ou dois bips, mas só fala "radar + velocidade" as vezes
Em que pese que o Tracksource estampa os icones de alerta em seu mapa e esse, inseridos no mapa, não ativam alertas, os icones de alerta devem e estão inseridos no arquivo GPI de alerta.meu GPS não mostra os ícones de alerta no mapa até que se coloque uma rota,
Cada modelo de gps garmin tem sua característica. Meu 1490 não mostra os icones quando não roteado, mas meu 3597 mostra em qualquer situação.
para não ser surpreendido com falsos alertas no garmin recomendo sempre trafegar roteado.em vezes que se conhece o caminho e não se quer as instruções de rota, mas se quer os avisos do POI para ser lembrado de cada radar e não se um distraído multado.
O garmin tem uma característica interessante que é, quando não roteado, ativar pontos de alerta existentes dentro do raio de valor da proximidade configurada para o ponto. Assim pode estar voce trafegando em uma via onde no quarteirão ao lado exista via paralela com um radar e receber o alerta daquele ponto.
diferencia sim, em icone e fala desde que carregue o arquivo de alerta certo e bem feito.o GPS não diferencia o radar fixo de móvel,
sempre recomendamos carregar arquivos de mapas e alertas no SD card evitando assim o travamento do Gps por carregamento de arquivo corrompido na memoria interna dele. par destravar é uma grande dor de cabeça.resolvi retirar o arquivo de radar móvel da pasta POI que está dentro da pasta GARMIN no cartão de memória, mas mesmo depois de retirar o arquivo o GPS permanece a dar os tons de aviso onde há radar móvel, ele apenas não põem mais o ícone na tela do mapa, tem algum procedimento correto para remoção dos arquivos da pasta POI?
Quando arquivos de alerta são carregados no SD card, na inicialização existe a mensagem do sistema de reconhecimento deles e a pergunta se deseja copia-los para a memoria interna.
Se o utilizador responde SIM os arquivos serão copiados para a pasta POI da memoria interna do GPS e sendo asim de nada adianta só excluir o arquivo do cartão porque ele foi copiado para a memoria interna. tem de excluir de lá também, ou melhor, em identificando pasta POI na memoria interna e empregando alertas na pasta POI do SD Card, a pasta POI da memoria interna deve ser excluida com tudo que existir dentro dela lembrando que quando da inicialização do GPS deve-se sempre responder NÂO a pergunta para que aquela pasta e arquivos não retornem a memoria interna.
É chato, mas prudente ficar respondendo NÂO a toda inicialização. Alguns modelos, além da pergunta, existe a opção de seleção de não perguntar novamente (meu 3597), mas outors modelos não tem essa opção e tenho de ser repetitivo na resposta NÃO (meu 1490).
Atualização vitalícia de mapa e não de mapa"S". Ele só é LM para um mapa: o mapa City Navigator que veio de fábrica nele.meu GPS tem atualização vitalícia de mapas,
A garmin não atualiza pontos de radar e nem pode fazer isso por não ter uma base de dados com esses pontos e tampouco os colhe no Brasil e no restante do mundo.quando eu conecto ele ao Garmin Express, não é carregado junto pontos de radar?
O que ocorre e que muitos desconhecem é que aqueles aparelhos adquiridos no Brasil vem com uma pasta POI na memoria interna e dentro dela o arquivo de nome MapaRadarBrazilSample.gpi.
Esse arquivo se refere a uma parte da base de dados daqui do maparadar de NOV 2011. Isso ocorreu quando fizemos um contrato de parceria com a garmin e em novembro de 2011 fornecemos nossa base de radar a eles, porém não contratamos manter atualizações disso.
Por isso que no nome do arquivo existe o Sample (simples). Ele serve só para que o usuário identifique como funciona os alertas no garmin. Esse arquivo deve ser excluído da pasta POI da memoria interna junto com a pasta.
Com certeza deve apagar (sem dó) a pasta POI da memoria interna junto com os arquivos de alerta nela contidos.Teria que apagar os POIs da memória do GPS, pergunto, pois tem radares que aparecem com o ícone da placa limpo, mas tem alguns pontos que tem junto um ponto azul, parecendo que há duplicidade de registro, pois quando apaguei o arquivo radar móvel, mesmo os ícones sumindo da tela os pontos azuis onde tinham o registro permanecem na tela e dão o aviso sonoro.
Essa situação toda descrita por voce nos parágrafos anteriores se deve a isso. Deve ter carregado voce os arquivos de alerta na pasta POI do SD Card sem excluir os lá existentes, pode ter respondido SIM na pergunta quando da inicialização fazendo com que os arquivos de alerta se somassem aos já existentes na pasta POI da memoria interna. Duplicação geral de pontos de alerta e um balaio de gato no resultado navegando.

Solução simples para tudo isso é:
1 - carregar arquivos de alerta somente na pasta POI do Sd Card;
2 - Excluir a pasta POI e todo o seu conteudo da memoria interna do GPS;e
3 - responder sempre NÂO na inicialização se o GPS não tiver a opção de não perguntar novamente na mensagem.