nogueirabot escreveu:Pessoal, boa tarde!
Sou novo no fórum e gostei muito das respostas que vi em alguns tópicos, bem profissionais... Outro dia desses eu perguntei no Yahoo respostas sobre exatamente essa questão que irei expor aqui e o idiota me falou que em tempo de waze e google maps eu estava no século passado.
Enfim, para fugir de idiotas, venho aqui expor minha questão:
Eu sou biólogo, botânico e trabalho com plantas dos mais diversos biomas, desde a Amazônia, Cerrado, Floresta Atlântica e Caatinga, porém nunca tive meu GPS. Sempre usei o do laboratório, do orientador, ou da empresa em que trabalhava. Já usei os Ethrex 10/20 e 30; Colorado 400c, e ultimamente, GPSmaps64s.
Quando vim pesquisar, sabia que o preço não seria muito convidativo tanto pelo custo Brasil quanto também pelo tipo de aparelho que eu queria. Quero algo que não me de dor de cabeça no campo, e, que, também possa me apresentar um novo mundo com GPS. Costumo fazer trilhas de dias, onde faço o track no earth e exporto para o gps via tracksource, Tanto trilhas a pé quanto também em estradas não pavimentadas. Farei uma grande viagem agora em março e gostaria de saber se vocês podem me ajudar a escolher o melhor GPS, tendo em vista que são aparelho que ainda não conheço, porém meus olhos encheram.
Gostaria de um touch screen, sempre senti falta disso nos aparelhos que manuseei e acho que talvez possa ser interessante:
ETHREX 35
OREGON 650T
Caso alguém tenha alguma dica, mesmo não sendo da marca garmin, espero indicações! Quero comprar ainda essa semana para dar tempo de chegar pelo correio.
Muito obrigado e já estou me sentindo bem vindo!!
Matheus Nogueira
Tenho um etrex 30x e já tive vários gps outdoors, sempre da Garmin. Para esse tipo de gps, esqueça o de outros fabricantes, os garmin superam em qualidade, de longe.. Além do que tem uma infinidade de mapas disponiveis, rodoviários, nauticos, topograficos.. do Brasil e de qualquer lugar do mundo, Garmin é padrão mundial com mapas próprios ou de terceiros.
Primeiro, descarte modelos que nao tenham bussola eletronica, muito util para posicionamento do mapa no terreno qdo nao estiver em movimento, situaçao comum qdo temos duvida de localizaçao. Os modelos sem bussola só posicionam trilha e mapa (qdo instalado) com o movimento do usuário, o q nao é nada prático. Os Etrex e map 62/64 nao sao touchs e tem telas menores do que as versoes touch, mas em compensaçao a bateria dura mais. Para o meu tipo de uso esse "detalhe" é fundamental, e nesse item o etrex 30x tem a maior duraçao de bateria, até 25hs, o q representa quase 3 dias de uso (+- 8 hs por dia), nos novos Oregons e Etrex 35 são 16 horas. Dos touch já tive o 600, mais moderno, tela bem maior que os etrex e processamento de imagens e respostas mais rápidas. Usei 1 vez em trilha e nao me adaptei. A bateria nao durou como eu previa e tive algumas dificuldades em me adaptar, mas é gosto pessoal, questão de adaptaçao mesmo, mas vendi e preferi ficar com meu etrex 30x e um smartwatch Garmin Epix (q aceita mapas de todo tipo, tem bussola de 3 eixos, etc..) como backup. Entre os touch, descartaria o Etrex 35, tela pequena e nenhuma vantagem em relaçao aos oregons 600 e superiores (se tiver recurso invista em um 700 ou 750). A versão T desses modelos é mais cara e dispensável, por vir com mapa Topografico dos USA ou Europa (talvez o vendido oficialmente no Brasil venha com a versão Brasil, mas duvido um pouco disso) e de escala nao muito aproveitável. De qq forma, se consegue um ótimo mapa topográfico OSM (Open Street Map), com curvas de nível + viário, gratuitamente, além de mapas rodoviários (4 diferentes do Brasil), náutico, personalizados georeferenciados (tipo escaneados do IBGE), além de imagens de satélite navegáveis, tanto as da própria Garmin (Birdseye, serviço pago), como gratuitas de terceiros, como as do Google Earth (o q exige uma alteraçao no firmware para abrir a leitura de arquivos jnx, padrão dessas imagens, mas nada do outro mundo).
Os touchs, dizem que são "desobedientes" na chuva, molhados ou no uso com luvas (ambientes muito frios, por exemplo), nesse caso botão é melhor. Com tela muito sensivel, mudam de pagina facilmente quando transportados e em atrito com algo, como partes do case, mas basta acionar a funçao travar a tela. Esses modelos touch mencionados tem tela de alta resoluçao e de visibilidade total sob o sol direto, diferente dos touch mais antigos (oregons 400, 450..) Dakota..
Os modelos maiores como os Montanas, para o meu gosto são trambolhos, telas maiores, gastam mais energia e exigem mais pilhas, tres, se nao me engano, nada práticos em trilhas. Normalmente carrego o Etrex 30x (tem o 30 puro, fora de linha, cuidado!) ou o Oregon 600 dentro de um pequeno case preso na alça da mochila, muito prático, protege totalmente o gps, que funciona perfeitamente, sem perder o sinal, mesmo dentro do case.
Enfim, pelo q vc expos, sugiro investir em algum Oregon 600 ou superior (que por sinal, permitem recarregar as pilhas diretamente no gps, atraves da conexao usb, util para recarregar com baterias power packs ou painél solar). Normalmente a Garmin vende um par de baterias proprietárias recarregáveis, envoltas em uma pequena estrutura que aciona um botão interno que permite o carregamento, mas basta colocar uma pequena base plana entre pilhas recarregáveis genéricas, que o botão será acionado e as pilhas recarregadas internamente, se necessário.
Basicamente é isso, qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar..