Garmin com mapa muito doido

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
AugustoGPS
Usuario 0
Usuario 0

Garmin com mapa muito doido

Mensagem por AugustoGPS »

Olá pessoal,

Sou muito inexperiente em GPS. Comprei um Garmin Zumo 390, pois ando e viajo muito de moto.

Moro no Rio de Janeiro em um um subbairro chamado Barra Bonita no Recreio dos Bandeirantes. Minha casa fica à 100 metros da Av. das Amérias, porem, quando saio de casa com o GPS, ele manda eu entrar em várias ruas, seguir até a praia e voltar por outro caminho para pegar a Av. das Américas. O detalhe é que eu acabo pegando a Av. das Américas em um ponto mais distante do que se eu pegasse ao lado da minha casa. Outro detalhe é que a minha rua que inicia na AV. das Américas, existe no mapa do GPS e se eu não sigo o que o GPS manda e sigo diretamente para a AV. das Américas, o GPS recalcula e segue o trajeto normalmente a partir daí.

O meu GPS antigo era um Foston comprado em um camelô com mapas IGO, e nunca deu esse problema.

Será que fiz besteira em comprar um Garmin?

Alguém sabe o que posso fazer para corrigir isso?
Alguém sabe me dizer se isso é normal ou é defeito do GPS?

Grato,

Augusto
Quinca
Moderador
Moderador

Re: Garmin com mapa muito doido

Mensagem por Quinca »

Olá Augusto,

Confira se as opções marcadas na configuração "A evitar" não tá causando toda a zica. Porque, por exemplo, se marcares para evitar "estradas de terra" e no mapa contar um metro que seja de estrada do tipo, o GPS (atendendo a SUA solicitação) vai te levar por caminhos asfaltados/pavimentados, nem que tenhas que andar muito mais. Isso foi só um exemplo de uma marcação equivocada. Confira as configurações criteriosamente.

Abs.
AugustoGPS
Usuario 0
Usuario 0

Fala Quinca,

Obrigado pela dica, mas não é configuração. Pelo menos não em relação a "A Evitar", pois depois que vi sua resposta desmarquei tudo, ou seja, o GPS não está evitando nada.
Anexei uma foto de quando estava voltando para casa, veja que o GPS manda eu fazer o retorno, mas ao invés de mandar eu entrar na primeira rua a direita, logo após o retorno, que já é a minha rua, ele manda eu entrar na segunda rua e me faz dar uma volta grande para chegar em casa. A mesma coisa acontece quando saio de casa, ele não entra direto na Av. Das Américas.
IMG_2962.JPG
Será que isso é problema do mapa? Mas eu acabei de comprar e atualizar o GPS.

Aconteceu outro problema. A Av. das Americas tem ligações entre a pista principal e pista secundária, que serve para os carros passar de uma pista para outra sem sinal, mas também existe cruzamentos que servem para fazer retorno e, além de ter sinal (semáforo), não pode ser usados para passar de uma pista para outra no mesmo sentido. Pois bem, o GPS pediu para eu sair da pista secundária e ir para a pista principal por uma ligação, mas como eu não entrei, o GPS mandou eu passar para a pista principal por um retorno. Isso acontecendo em um trajeto que você conhaque não é um problema, mas imagina se eu não conhecesse.

Estou ficando preocupado com o Garmin.

Alguém tem uma dica?

Augusto
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Quinca
Moderador
Moderador

Mensagem por Quinca »

Augusto, qual o mapa que você está usando? E está somente com UM mapa habilitado?

Aguardo.
AugustoGPS
Usuario 0
Usuario 0

Quinca,

Estou usando o mapa "CN South America NT 2015.40 Brazil". Só tem esse mapa, que foi atualizado pelo Garmin Express.

Valeu!
Quinca
Moderador
Moderador

Mensagem por Quinca »

AugustoGPS, andei fazendo uns exercícios investigativos. Vamos lá, observe a imagem e preste atenção nas cores das setas e detalhes:

Imagem

Setas vermelhas --> NO MAPA não tem continuidade a via. O GPS simplesmente não "vê" como caminho...

Setas Verdes ------> NO MAPA, a linha preta limitante marginal da Av das Américas não permite acesso a Av. José Luis Ferraz, a sua rua...

Setas Fúcsia ------> NO MAPA as linhas pretas limitantes estão corretas, e servem de exemplo de como deveriam estar nos
locais apontados pelas setas verdes, para que o roteamento fosse eficaz.

Finalizando:
É de minha opinião que o mapa em questão necessita, ainda, de alguns ajustes em futuras atualizações (Voce pode sugerir isto!). E, como costumamos dizer aqui no Fórum, nenhum mapa é perfeito em todos os locais. Uns são melhores aqui, outros são melhores acolá. O negócio é experimentar, e, ao mesmo tempo, informar diretamente nos sites dos "fabricantes", alguma irregularidade encontrada, como neste seu caso.

Por oportuno, me permito sugerir a você experimentar o mapa (Free) Cocar-Brasil, que tem por base o OpenStreetMap(OSM), e que é atualizado - diretamente e pelos próprios usuários - quase que diariamente. Tem link para download dele aqui no fórum, no local apropriado.

Aguardo seu comentário.

Abs.

--------------------------------
Em tempo: O seu aparelho é inocente, e é ótimo. Como todo Garmin.
-----------------------------------------------------
jpgon

Mensagem por jpgon »

Quinca,
Boa noite.

Também estive investigando e reparei que o City Navigator South America NT 2015.40 não tem algumas vias conectadas.
Verificando os outros mapas disponíveis, pude constatar que o TRC, Autoguia e Cocar_OSM tem todas as vias conectadas.
Deduzo que o nosso colega AugustoGPS esteja usando o CNSA.
Talvez se ele trocasse de mapa, pudesse fazer novos testes e verificar este problema e se as soluçoes são viáveis.
Abs
AugustoGPS
Usuario 0
Usuario 0

Quinca e jpgon,

Valeu pela ajuda. Ajudou muito!!!

Pelo visto vou ter que trocar de mapa. Estou lendo a respeito e acho que o TRC é muito bom, pois ando muito em pequenas e mádidas cidades do interior do Rio e de São Paulo.

Vocês concordam com o TRC ou recomendam outros que acham melhores?

Vou baixar outros mapas para testar, mas antes vou comprar um micro SD para não correr o risco de danificar algum arquivo na memória do GPS. Isso eu aprendi lendo os postes da GPSInfo.

Com a ajuda de vocês entender o funcionamento do GPS fica fácil.

Valeu!!!
Responder