Garmin 1300 comprado Brasil não aceita Tracksource

Forum de Mapas para Garmin
Responder
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Garmin 1300 comprado Brasil não aceita Tracksource

Mensagem por alexmelo »

Prezados amigos, deparei-me com o seguinte problema curioso. Comprei um Garmin 1300 na Saraiva há uns 3 anos e é claro que ele veio com o mapa Brasil na memória interna, aquele arquivo gmapprom na pasta System, mais os arquivos auxiliares de praxe do Garmin. Tudo funciona e tenho regularmente baixado os alertas do nosso prezado Thundercell e usado este Garmin. Tudo OK. O mapa tem 2-3 anos e não querendo mais comprar o City Navigator atual, baixei o último Tracksource, coloquei numa pasta Map no cartão micro SD, 4 GB, Sandisk, renomeei TRCBR1410.img. O mapa está lá. É visto pelo aparelho. Mas sempre que o seleciono o Tracksource o mapa original de fábrica Brasil City Navigator se impõe. É este que abre para navegar. Eu o desmarquei mas ele se marca automaticamente. Não tem jeito. Ou seja, marco o TRC, desmarco o City Navigator e vou navegar. O City Navigator é o mapa que aparece na tela e lá no Mapas/Info o City Navigator está marcado de novo (por si só - eu tinha acabado de desmarcar).
Aí, tenho um 1390 LMT comprado nos EUA com o mapa North America na memória interna, pasta System, gmapprom, a mesma coisa, similar. Neste Garmin americano, se eu colocar o mapa Tracksource no cartão pasta Map, aquele mesmo cartão micro SD que tentei no 1300 brasileiro, tudo a mesma coisa, consigo marcar o Tracksource e o mapa americano não incomoda nem aparece nem se marca automaticamente. Fico navegando no Tracksource... Ou seja, eliminei defeito do cartão. , Notei que em geral os tutoriais no site são para o Garmin importado, comprado nos EUA ou na Europa, e muita gente pergunta como botar mapa brasileiro. A minha pergunta é: como botar mapa brasileiro Tracksource e fazer com que o Garmin comprado no Brasil pare de forçar /impor o City Navigator e desconsiderar o Tracksource ? (quando volto em Mapa/ Info, os 2 estão marcados - o Tracksource que eu marquei e o City que eu tinha desmarcado e o aparelho marca sozinho. Muito grato,
alexmelo
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 1300 comprado Brasil não aceita Tracksource

Mensagem por Thundercel »

Mas sempre que o seleciono o Tracksource o mapa original de fábrica Brasil City Navigator se impõe. É este que abre para navegar. Eu o desmarquei mas ele se marca automaticamente.
Isso ocorre quando inadvertidamente é retirado do aparelho o mapa base. Com isso o sistema elege o arquivo de mapa mais antigo como mapabase e não permite ser retirado a seleção desse.

O mapabase se encontra em arquivo gmapbmap.img na pasta .system
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Re: Garmin 1300 comprado Brasil não aceita Tracksource

Mensagem por alexmelo »

Thundercel, você acertou na mosca. Eu tinha tirado o gmapbmap.img da pasta .system tempos atrás quando fiz uma substituição do gamapprom.img (Brasil) original por um mais novo (que já está ultrapassado também), sem saber o que estava fazendo, na verdade. Felizmente, guardei tudo o que tirei numa pasta ("Tirados do Garmin 1300 na data XX"). Botei de volta o gmapbmap.img em system e, voilà, agora marco o Tracksource e o gamapprom.img ultrapassado lá de system não se impõe. Também está lá, é visto em Map\Info, porém permanece desmarcado. Muito grato, Alexandre Melo
Responder