RENAULT MEDIA NAV

robsonsp10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Mai 2014, 16:11

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por robsonsp10 »

brunobhz escreveu:olha ai um video q fiz [Link externo oculto para visitantes]
O seu medi@skin instala muito rápido, o meu demorou uns 5 min pelo menos. Deve seu o seu medi@skin que você baixou, qual o tamanho do medi@skin que você baixou?
vea100
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 14 Out 2014, 00:03

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por vea100 »

brunobhz escreveu:olha ai um video q fiz [Link externo oculto para visitantes]
Agora leva o pen no pc e apaga o arquivo upgrade.lgu

Depois leva o pen para o carro.
Fabricio capua
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 06 Out 2014, 22:37

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por Fabricio capua »

Alguém poderia me auxiliar com a habilitação da câmera de ré? Eu segui os passos do post do amigo primexs, mas não rolo a câmera do medianav.
robsonsp10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Mai 2014, 16:11

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por robsonsp10 »

Alguém já colocou alguma skin no medi@skin? coloquei o gurjon e aparentemente ficou muito bom, coloquei pra avisar o radar por voz, amanhã irei ver se funciona tudo certinho andando, eu desisti de tentar falar os nomes das ruas, consegui de jeito nenhum, se alguém conseguir me avise...
brunobhz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Jun 2014, 16:46

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por brunobhz »

Galera muito obrigado mais uma vez. Nem acredito que descobri o problema. Era o antivírus q deletava alguns arquivos e eu não sabia.

Agora minha dúvida eh outra. Qual eh a resolução ideal para o player de vídeo funcionar bem? Qual melhor codec de áudio e vídeo? Qual programa vcs usam?
LeonardoHB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 71
Registrado em: 23 Ago 2012, 10:57

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por LeonardoHB »

Bruno. Dá uma lida uns posts atrás que mandaram não só as configurações, mas também o software.
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por neodarkman »

Resumindo o que sei sobre o MediaNav e câmera de ré:

1 - Processador MIPS
2- Sistema Operacional WindowsCE 6.0
3 - Em alguns modelos de Logan/Sandero/Duster ele vem travado quanto à câmera de ré.
4 - Versões 1.0 e 1.2 (marketing da Renault quanto à câmera de ré) em nível de hardware são iguais.
5 - Pinos da câmera de ré no conector do MediaNav:
pino 10 - entrada de vídeo
pino 22 - terra (negativo)
pino 3 - habilita a função via +12VDC (vindos da luz de ré ou pino 40 UCH)


Destravar entrada da câmera de ré

Mesmo quando se coloca +12VDC no pino 3 a entrada da câmera não aciona, pois a Renault desabilitou via software a entrada. Daí pode-se conseguir destravar:

1- via clip na concessionária Renault (algumas se recusam a fazê-lo ou cobram um valor absurdo);
2- usando o Menavrus (instalação temporária);

Destravar usando o Menavrus


1- baixe o Menavrus.
2 - atualize via toolbox (programa da Renault) o MediaNav para a versão 4.0.3;
3 - copie o Menavrus num pendrive vazio (pelo menos 4GiB)...
4 - no carro com a chave de contato desligada (totalmente) espete o pendrive com o Menavrus no MediaNav. Então ligue a chave (apenas no 1º estágio, não precisa ligar o motor do carro). Deixe a chave ligada até terminar o processo de "instalação" o Menavrus leva dois passos.
5 - Finalizado a instalação do Menavrus, desligue o carro.
6 - retire o pendrive;
7 - apague o conteúdo do pendrive (onde estava o Menavrus);
8 - descompacte o arquivo do leonardoHB (GPS.zip) no pendrive;
9 - espete no MediaNav e proceda como no Menavrus.... vamos agora desinstalar o Menavrus e reinstalar a atualização 4.0.3. O Menavrus habilita a entrada da câmera e mesmo desinstalado, essa entrada continua habilitada.
10 - Pronto. MediaNav sem Menavrus mas com a câmera de ré habilitada.

Testando a câmera de ré.

Antes de mais nada é necessário ter acesso ao conector traseiro do MediaNav. Para tal, com uma lâmina (faca pequena) force (a moldura do MediaNav é encaixada) nos pontos em amarelo, enfie a faca - sem trocadilho rs... - entre a moldura do MediaNav e o painel do veículo com muito cuidado (para não marcar o plástico):

[Link externo oculto para visitantes]

Comece pelo lado inferior direito.... depois veja os encaixes...

[Link externo oculto para visitantes]

Pronto. Agora é só usar uma chave torx 30 (ou 20 não lembro bem) e retirar com cuidado o MediaNav.

Olha a pinagem do conector que iremos modificar:
[Link externo oculto para visitantes]
Observe os pinos 3, 10 e 22...

Curioso com a pinagem do outro conector? Pois bem....só se refere ao áudio:
[Link externo oculto para visitantes]

O conector menor se refere ao comando satélite (controle que há na coluna do volante para controlar o MediaNav).

Agora vamos acrescentar os fios no conector de 24 pinos.

[Link externo oculto para visitantes]

1 - para facilitar a instalação da câmera eu utilizei um cabinho de áudio de cdrom para ligar no conector original do MediaNav: pinos 10 e 22:
[Link externo oculto para visitantes]

Observe que iremos usar os conectores que estão fora do suporte plástico, eles são finos e cabem perfeitamente nos buracos do conector original do MediaNav.
[Link externo oculto para visitantes]

2 - Porém é preciso, ao colocá-los, puxar um pouco a "gaveta" indicada na figura abaixo. Muito cuidado com essa ligação, o conector não ajuda muito e ele tem que chegar até o final para que haja contato quando for plugado no MediaNav.
[Link externo oculto para visitantes]

3 - ligue um plug também no pino 3 do conector do MediaNav, certifique-se que chegue até o final do conector.

4 - ligue a câmera de ré nos pinos 10 e 22; sendo que o pino 10 no pino central do conector da câmera e o 22 no terra da mesma.

[Link externo oculto para visitantes]

Se for instalar a câmera de ré no veículo vai precisar de um cabo (fio blindado) de +/- 6 metros com conectores RCA macho nas duas pontas.
[Link externo oculto para visitantes]

E para automatizar o acionamento, ligue o pino 3 do MediaNav no pino 40 da UCH que fica embaixo do painel do carro, ao lado do pedal da embreagem. É uma caixa preta com três conectores. Use o pino 40 (fio marrom) do conector preto. Veja a foto abaixo:
[Link externo oculto para visitantes]

Não se esqueça, caso da instalação definitiva da câmera de ré no veículo, de ligar a alimentação da mesma nos fios da luz de ré. Puxando a fiação do cabo da lanterna traseira (eu usei a da esquerda, lado do motorista). Fazendo isso ao acionar a marcha ré, a alimentação da luz de ré liga a câmera de ré. Observe que o pino 40 fornece um pulso (+12VDC) de baixa intensidade que ativa a entrada da câmera de ré no MediaNav, mas não tem corrente suficiente para alimentar a câmera de ré propriamente dita, daí essa ligação na luz de ré.
No caso do Novo Logan eu liguei a alimentação da câmera de ré assim:

[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

Passei o fio seguindo trajetória:
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]




5 - ligue o MediaNav;

6 - ligue o pino 3 em 12VDC, se tudo ocorreu bem com os passos anteriores, na tela do MediaNav aparecerá a tela:
[Link externo oculto para visitantes]

7 - pronto. Câmera de ré habilitada.

8 - Se não aparecer a tela, revise os passos "Destravar usando o Menavrus".

Links úteis:

Menavrus utilizado: [Link externo oculto para visitantes]

GPS.zip: [Link externo oculto para visitantes]

Pelo menos comigo funcionou seguindo esses passos.
Editado pela última vez por neodarkman em 18 Fev 2015, 16:03, em um total de 13 vezes.
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por neodarkman »

Medi@Skin

O MediaNav de navegador de media nada tem. Não reproduz vídeos... a atualização do Gps embutido é cara.... é um adendo ao carro CARO e quase inútil....

Bom podemos usar um workaround e acrescentar algumas funções:

- gps com mais facilidade de atualização;
- player de vídeo
- navegador das pastas etc.
- nova interface de acesso;

Mas temos que ter em mente que: o MediaNav embora use o windowsCE 6.0 como sistema operacional, o seu processador é de arquitetura MIPS o que limita em muito o acréscimo de novos programas e funcionalidades. Isso sem contar que a memória flash interna é limitada também.

Daí surgiu o Medi@Skin que nada mais é que o WolfNCU (muito conhecido dos sites/forums de gps dedicados (PDAs)).

O WolfNCU é apenas uma interface gráfica (menu) para que seja possível executar outros programas em gps.

O Medi@Skin em particular, foi concebido para o MediaNav. Daí a versão do WolfNCU que vem nele já foi compilada para rodar sob processador MIPS, o mesmo ocorre com as versões do iGO, CorePlayer e TotalCommander que vem no pacote.

No site original do Medi@Skin temos duas versões uma completa (que vem com os mapas no iGO, mas os mapas só cobrem parte da Europa) e outra sem os mapas lite (daí tem que procurar os mapas na net). E ainda temos as subversões que dependem da versão do software do MediaNav se 4.0.2 ou se 4.0.3.

Para nós brasileiros é melhor baixar a versão lite (sem os mapas) e a subversão, bom, vai de acordo com a versão do MediNav de cada um.

Uma vez baixado o arquivo (é um pouco grande +/- 760MiB, pois vem com um vídeo francês na pasta video que pode ser apagado posteriormente...), procure pelos mapas para iGO (há diversos sites na net com links) a versão mais recente é a

Nokia HERE 2014.rar.

Baixou os mapas...

Agora descompacte o Medi@Skin e copie os mapas descompactados para a pasta:

mediaskin/Igo8/content/MAP/

Nessa pasta coloque os arquivos:

Brazil.fbl (tem +/- 141MiB)
Brazil.fda (tem +/- 179,5KiB)
Brazil.ph (tem +/- 20,2MiB)
Brazil.poi (tem+/- 26,3 MiB)
Brazil_base_ext.poi (tem +/- 39,1MiB)

Se quer habilitar os radares, vá em [Link externo oculto para visitantes] e importe o arquivo de radares para o iGO. Você vai "pegar" um arquivo chamado:

maparadar.txt

Copie esse arquivo para: mediaskin/Igo8/content/SPEEDCAM/

e não se esqueça de habilitar isso no iGO (sendo executado).

Pronto.

Agora copie tudo que tiver na pasta onde descompactou o Medi@Skin num pendrive vazio (com pelo menos 4GiB). O pendrive ficará assim (na raiz):

[Link externo oculto para visitantes]


Observe que há duas pastas Video e mp3, nessas pastas eu coloco os videos que desejo reproduzir e as músicas que desejo ouvir. O tamanho do pendrive (acredito que o máximo aceito pelo MediaNav é de 32GiB, não tenho certeza) vai depender do que colocar nessas pastas.

Proceda a instalação do Medi@Skin agora espetando o pendrive no MediaNav com o carro desligado. Ligue a chave (não precisa ligar o motor), aguarde.. os dois passos da instalação. Quando terminar apague o arquivo (usando o pc)

upgrade.lgu

do pendrive, não precisamos mais dele.

Pronto. Espete o pendrive no MediaNav e ligue.
Aparecerá um botão vermelho. Perto do relógio. Se tu botar o dedo em cima desse botão (sem tirar) poderá arrastá-lo para onde quiser na tela.
[Link externo oculto para visitantes]

Mas se apenas clicar em cima:
[Link externo oculto para visitantes]
Aparece uma nova tela de menu.

Observe que há um outro iGO: iGO_Bidru isso é uma versão customizada do iGO muito usada no leste europeu.... a que nos estamos acostumados é o iGO "normal".
Você pode apagar essa pasta e editar a tela principal para tirar o ícone do Bidru. Para isso aconselho ir no site original do WolfNCU:

[Link externo oculto para visitantes]

Putz tá em russo???? Não se desepere, a sua esquerda tem um menu para selecionar o idioma:

[Link externo oculto para visitantes]

Escolha português e leia esse tutorial. Ele te ensina a configurar tudo no WolfNCU e personalizar.
Minha personalização:

[Link externo oculto para visitantes]

Tirei o iGO_Bidru e coloquei o 7Ways com mapas do projeto Tracksource....

Bom, o IGO pode não funcionar de primeira... pois ele não sabe ONDE está o gps (hardware) tu terá que configurar isso.Basta clicar no botão:

[Link externo oculto para visitantes]

ir na aba:

[Link externo oculto para visitantes]

Clique em FIND GPS...

E pronto.

Videos são vistos no Coreplayer:

[Link externo oculto para visitantes]

.

Links:

Medi@Skin lite: [Link externo oculto para visitantes]

Medi@Skin sem o video, esse é lite mesmo (68.3MiB): [Link externo oculto para visitantes]

Medi@Skin minha personalização com 7Ways
(sem mapas, pegue-os em [Link externo oculto para visitantes] -
por regiões: [Link externo oculto para visitantes];" onclick="window.open(this.href);return false;
Todo o país: [Link externo oculto para visitantes]);

arquivo mediskin_lite_ND-fixed2.rar com 292.4MiB :

[Link externo oculto para visitantes]

Md5sum para checar se o arquivo foi baixado corretamente: e04e2289c518646ddece6fb7835907be

Considerações:
1 - lembre-se a arquitetura é MIPS, logo programas feitos para gps dedicado não rodarão no MediaNav pois a maioria (99% eu acho) dos gps dedicados (xing-ling ou não) usam a arquitetura ARM e essas duas arquitetura não são compatíveis entre si.

2 - programas para MIPS (sob windowsCE) são extremamente difíceis de se achar na net.

3 - não adianta copiar os mapas para a pasta de mapas do navegador original do medianav. Embora o mesmo seja uma versão do iGO feita sob medida para a Renault, os mapas baixados na net são crackeados... daí o navegador original não os reconhece.

4 - há uns probleminhas em relação ao áudio... às vezes o Medi@Skin não reproduz áudio algum... daí clicando-se no mute e soltando o áudio aparece. Isso quando não se tem que tocar uma música via usb pelo tocador original do Medianav, e depois sair e voltar para o Medi@Skin.... daí o áudio no coreplayer/iGO aparece... ISSO não é defeito do Medi@Skin em si, é problema de implementação do MediaNav.

5 - com relação ao formato dos vídeos.... eu não tive problema algum (ainda).... todos os que baixei na net, rodaram principalmente se codificados em XVID/DIVX. Rodei algums mp4 (x264/AAC) numa boa... o coreplayer é que é chato para usar... (ah se tivesse o vlc para MIPS...)

6 - O site original do Medi@Skin é francês e é um "saco" ir lá tem que se cadastrar, espera aprovação...etc... então um outro lugar com muita informação também é esse site aqui (já citado em posts anteriores):

[Link externo oculto para visitantes]

está em espanhol, mas é possível entender muita coisa.

7- quase me esqueço: para o Medi@Skin funcionar o pendrive tem que ficar espetado no MediaNav, caso contrário não funciona. Mas o MediaNav funciona normalmente, como se nunca tivesse "instalado" nada nele.

Bom acho que paro por aqui. Espero ter elucidado algumas coisinhas... se esqueci de algo, por favor não deixe de me alertar.
Obrigado a todos que me ajudaram nesse fórum e aos que compartilharam conhecimento em outros fóruns também.
O conhecimento só tem valor, quando compartilhado.
Seja livre use Linux.
Editado pela última vez por neodarkman em 18 Fev 2015, 16:13, em um total de 7 vezes.
robsonsp10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Mai 2014, 16:11

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por robsonsp10 »

Só não entendi uma coisa lá daquele site, quando eu baixei o medi@skin é de 124 MB e funciona muito bem, ainda tem neste foroclio que é versão 4.0.3 lite, mas em mirrors é uns 760 MB, existe alguma diferença de um pra outro?
LeonardoHB
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 71
Registrado em: 23 Ago 2012, 10:57

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por LeonardoHB »

O lite não tem mapas... Edifícios... Pois... Só o programa do Igo. Pelado e limpo. Por isso tem 124mb. O outro tem mais porque tem isso tudo de outro país. Vai demorar mais pra baixar à toa.
Avatar do usuário
bguedespinto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Jul 2010, 00:00

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por bguedespinto »

Eu baixei os dois e achei um filme francês muito chatinho. Acho que é a única diferença.
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por neodarkman »

bguedespinto escreveu:Eu baixei os dois e achei um filme francês muito chatinho. Acho que é a única diferença.
É exatamente o filme francês que vem. A versão França_Mônaco tem 1,2GiB!!!! Mas vem com os mapas, pois.... da Europa...é como escreveu o leonardoHB.
Fabricio capua
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 06 Out 2014, 22:37

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por Fabricio capua »

Boa tarde neodarkman,

Primeira mente gostaria de lhe parabenizar pelo tutorial, muito bom mesmo, porém, eu realizei o procedimento pelo menos 3 vezes, mas não funcionou.

O que você sugere, meu Medianav é:

Part Code 2811-53168R
HW ver 1.6.2
SW ver 2.0.9
LAN5200WR3
Data 2013-07-04


Eu já havia testado o precedimento do primexs segue a mesma linha do seu, mas também não havia funcionado.

É possível que o meu medianav não seja compatível com a câmera?

Obrigado.
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por neodarkman »

Olá...

O teu MediaNav é igual ao meu... exceto pelo SW (firmware)
O teu é a versão 2.0.9.... o meu:

[Link externo oculto para visitantes]

Hummm se tentou tudo e... nada?

Bom aí eu desconfio que o problema seja essa versão do SW (firmware), pois no manual de serviço que tenho todas as versões do MediaNav tem o hardware para a entrada de vídeo... então o teu problema é o bloqueio por software mesmo. E o Menavrus, não está desbloqueando...
Bom, tu atualizou o MediaNav para 4.0.3???

O meu quando comprei era o 3.0.5, daí eu passei para o 4.0.3 via toolbox ([Link externo oculto para visitantes])
Acho, não lembro ao certo, quem, mas alguém aqui no fórum tinha um MediaNav com o mesmo SW que o teu e conseguiu desbloquear...
Dá uma olhadinha nos posts anteriores...
E com muita calma tenta refazer os passos para o desbloqueio...

1 - atualiza com o toolbox
2 - instala p menavrus
3 - aplica update do leonardoHB;
4- testa as entradas d câmera de ré.

Ah, quase me esqueci, não consegui habilitar a câmera de primeira não... aliás consegui sim, mas não tinha percebido. Depois descobri onde estava errando: minhas conexões não chegavam aos respectivos pinos.... daí meio que desmontei o conector do MediaNav através desses pontos:

[Link externo oculto para visitantes]

O retângulo contornado de amarelo vem um pouco para fora, como se fosse uma gaveta, daí o conector fêmea (aproveitado do cabo de cdrom) consegue chegar até o final do conector do Medianav. Depois eu "fechei" essa "gaveta" e fui testar... daí funcionou.

Dê uma olhada nas conexões.
Editado pela última vez por neodarkman em 01 Nov 2014, 13:52, em um total de 1 vez.
Fabricio capua
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 06 Out 2014, 22:37

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por Fabricio capua »

Obrigado pelo retorno,

A única coisa que estava diferente do seu procedimento era que meu medianav estava na 4.0.3 do leonardobh, mas acho q não seria o caso. Ou sim, isso influencia?

É possível eu baixar os arquivos originais do medianav em algum site, tipo restauração de fábrica? Talvez isso resolva, pois aí estarei na 4.0.3 original, sem nenhuma alteração.

O que acha, é possível conseguir os arquivos de recuperação.

Tentei espetar o pendrive com menavrus instalado para tentar atualizar novamente pelo tollbox, mas como eu não ativei ele, os mapas o Dé temos que ir para gerar os dados para atualizar estão bloqueados.
Responder