Sistema de Transito Garmin - FM Traffic/ Smartphone Link
- joelsobrinho
- Moderador
Re: Sistema de Transito Garmin - FM Traffic
Acredito que vc deu a chave para "abrir o baú"! rsrsrsrsrs .
O Waze esta se tornando uma rede muito eficaz. A base da eficácia eh o custo aparente zero, pois tem assinatura do 3G ou 4G, aliada a facilidade do uso de hardware, pois esta integrada aos smartphones.
Muitos já usam o GPS "google".
Um fato que eu estranhei tb, eh a Garmin não lançar nenhum produto novo já a algum tempo. Isto faz pensar, ou ela vai tentar bater na tecla da linha dela e tentar artifícios para aumentar a base consumidora de mapas e hardware, coimo o mercado anunciou novoso tipos de proteção aos mapas , ou ela dará um "pulo do gato" e sai com um produto novo com novas ideias. Estaríamos vendo um efeito Blackberry ou um Nokia ou até mesmo um Nextel ? Onde a resistência a mudança ou a perda do norte leva a ineficácia empresarial?
Apesar da linha garmin ser muito grande e se dedicar tb a outros segmentos ligados ao GPS, pode ocorrer que neste segmento de navegação " no varejo" esteja ocorrendo alterações significativas do mercado, alterações estas que devem ser consideradas
Acredito que o tempo nos dirá, primeiro a curto prazo com os novos lançamentos e depois a longo prazo com a fixação das novas tecnologias.
Vamos viajar um pouco...
o lançamento de um GPS, 4G, alimentado por firmware dedicado para Waze, ou
Um sistema de mapa que receba atualizações via Wi-FI através de uma conta "PAGA", que permita vc rodar on/off line, ou
Mapa de GPS em "Nuvem" ou
outra maluquice qq!!!!
PS: estava com saudades de um bom papo com vcs amigos.
O Waze esta se tornando uma rede muito eficaz. A base da eficácia eh o custo aparente zero, pois tem assinatura do 3G ou 4G, aliada a facilidade do uso de hardware, pois esta integrada aos smartphones.
Um fato que eu estranhei tb, eh a Garmin não lançar nenhum produto novo já a algum tempo. Isto faz pensar, ou ela vai tentar bater na tecla da linha dela e tentar artifícios para aumentar a base consumidora de mapas e hardware, coimo o mercado anunciou novoso tipos de proteção aos mapas , ou ela dará um "pulo do gato" e sai com um produto novo com novas ideias. Estaríamos vendo um efeito Blackberry ou um Nokia ou até mesmo um Nextel ? Onde a resistência a mudança ou a perda do norte leva a ineficácia empresarial?
Apesar da linha garmin ser muito grande e se dedicar tb a outros segmentos ligados ao GPS, pode ocorrer que neste segmento de navegação " no varejo" esteja ocorrendo alterações significativas do mercado, alterações estas que devem ser consideradas
Acredito que o tempo nos dirá, primeiro a curto prazo com os novos lançamentos e depois a longo prazo com a fixação das novas tecnologias.
Vamos viajar um pouco...
Um sistema de mapa que receba atualizações via Wi-FI através de uma conta "PAGA", que permita vc rodar on/off line, ou
outra maluquice qq!!!!
PS: estava com saudades de um bom papo com vcs amigos.
-
- Administrador
Joel, segue meus comentários. Os assuntos que nao se referem a Traffic podemos continuar em outros tópicos..
Agora gps Garmin rodoviário com wifi e Android a Garmin já lançou na Asia (além do Fleet corporativo no ocidente), que permite instalaçao de aplicativos e com as vantagens tipicas. Provavelmente deve estar na fase de teste de mercado e assim q estiver devidamente madura será lançado no ocidente (Estados Unidos e Europa).
Eficaz? Faz tempo q usei o Waze e nao gostei. A eficacia das informaçoes de transito depende diretamente da qualidade e numero de informaçoes dos usuários, que eu saiba, o que implica em considerável imprecisão, erros e numero de usuários trafegando por determinadas vias. Já li vários relatos de usuários relatando inumeras falhas, vias nao monitoradas, etc.. Quando o Smartphone Link da Garmin esta funcionando normalmente garanto é que muito superior, em numero de vias monitoradas e na qualidade e atualizaçao das informaçoes do trafego. Isso porque quem alimenta o provedor dessas informaçoes (Here, ex Navteq, entre outros) são várias fontes, que vão da CET (cia de engenharia de tráfego em sp) e outras agencias estatais e particulares, aos próprios usuários conectados via smartphones, com seus deslocamentos gerenciados por softwares bem sofisticados que compilam as informaçoes das várias fontes. Seria interessante conhecer quais sao os provedores de informaçoes de transito da Garmin; pelo que sei é, ou era, a Navteq/Here, mas essa esta presente somente em 11 cidades ([Link externo oculto para visitantes]) enquanto a Garmin diz ter 44 monitoradas em todo o Brasil (pelo Smartphone Link), logo deve dispor de outros provedores. Acho que poderiamos fazer um teste comparativo do Smartphone Link com o Waze, assim que o sistema da Garmin voltar a funcionar normalmente. Duvido que o Waze seja melhor que o Smartphone Link.. Esse diferencial é fundamental para sustentar os gps rodoviários da Garmin, se ela nao investir nessa área mata seus gps rodoviários, apesar que tem novidades, como mostrarei abaixo..joelsobrinho escreveu:Acredito que vc deu a chave para "abrir o baú"! rsrsrsrsrs .
A Garmin, ao contrário, tem lançado vários produtos novos.. Talvez voce esteja referindo-se a gps rodoviários, mas mesmo assim ela lançou vários modelos (2xx8, 2xx9, Flet 660, etc..) mas que nao foram devidamente noticiados no Brasil, e nisso acho que nosso forum poderia contribuir um pouco mais (auto crítica). Com certeza somente hardware de gps e mapas nao garantirao a sua sobrevivencia frente a concorrencia, por isso ela tem relacionado muito seus produtos com serviços embutidos, muitos deles pagos. Nos Estados Unidos e Europa o Smartphone Link oferece inumeras opçoes informativas além do tráfego (localizaçao de postos de combustivel mais baratos, imagens on line de cameras, etc..) mas que são pagos. Por isso é um equivoco pensar que eles deixarão de investir nessa área que é estrategicamente uma das mais promissoras relacionadas com uso de gps rodoviário e que também pode ser estendida a outros produtos seus, que nao hardware, como os navegadores Garmin Street Pilot, Viago, ou seja, serviços como fonte importante de receita...Um fato que eu estranhei tb, eh a Garmin não lançar nenhum produto novo já a algum tempo. Isto faz pensar, ou ela vai tentar bater na tecla da linha dela e tentar artifícios para aumentar a base consumidora de mapas e hardware, coimo o mercado anunciou novos o tipos de proteção aos mapas , ou ela dará um "pulo do gato" e sai com um produto novo com novas ideias. Estaríamos vendo um efeito Blackberry ou um Nokia ou até mesmo um Nextel ? Onde a resistência a mudança ou a perda do norte leva a ineficácia empresarial?
Na Europa a TomTom lançou um gps com chip 3G que sintoniza diretamente com seus servidores para sincronizar informaçoes de transito e outras, e esta fazendo muito sucesso por lá. A vantagem é grande, pois nao necessita de um smartphone pareado com o gps, como no caso do Smartphone Link da Garmin. Nao deve demorar para ela lançar algo semelhante. Agora ser 4G nao vejo necessidade alguma, a nao ser que eles resolvam incluir navegadores da Web, bom ai já seria um tablet, smartphone ou misto de ambos, o q acho improvável.Vamos viajar um pouco...
outra maluquice qq!!!!
Agora gps Garmin rodoviário com wifi e Android a Garmin já lançou na Asia (além do Fleet corporativo no ocidente), que permite instalaçao de aplicativos e com as vantagens tipicas. Provavelmente deve estar na fase de teste de mercado e assim q estiver devidamente madura será lançado no ocidente (Estados Unidos e Europa).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
- seggia
- Moderador
Só para informações para vcs.
Aqui no RIo de Janeiro, neste momento, temos as informações de transito pelo smartphone funcionando a contento.
Qto ao serviço via Fm, testarei mais tarde e informo.
Aqui no RIo de Janeiro, neste momento, temos as informações de transito pelo smartphone funcionando a contento.
Qto ao serviço via Fm, testarei mais tarde e informo.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
- joelsobrinho
- Moderador
Angelone,
Estou focando somente o segmento rodoviário.
Eu tenho uma felicidade e uma dificuldade...rsrsrsrs
Onde moro não tem congestionamento e tb não tenho smartlink nem FMT.
Tenho vários amigos que fazem uso intenso do Waze e gostam. Eu tenho o FMT e qdo passo por Sampa, ele geralmente me deixa na mão.
Só posso intuir que para ambos sistemas de trafego alguém tem que pagar a conta e acho que somente a assinatura do cabo não cobre esta despesa.
Hoje em Sampa a Transamérica transito resolve o problema em tempo real, porem... para quem conhece a cidade, caso contrario não adianta nada.
Outro fato tb é a concorrência dos aparelhos chineses, que entram no mercado de carona nos modelo existentes. Não acredito que eles vão investir em mapas, e não teriam a cara de pau de hackear algum mapa decente e muito menos um sistema de transito em tempo real.
Mas não podemos esquecer do google, porque do sistema de mapas e roteamento. Deve-se ter um projeto de gaveta excelentemente bem estruturado.
Mas com certeza teremos novidades.
Interessante, o Fleet 660 tem tecnologia embarcada do Android e parece que tem todos os acessórios nativos dele, porém tem um sistema de trafego FMI e não smartlink, estão tb com uma venda bem limitada. Mas podemos considerar que eh mais do mesmo. Aparentemente não introduziu nenhuma novidade no mercado.
Eh bom dialogar com vc, gosto muito de seus posicionamentos.
Um grande abraço.
Joel
Estou focando somente o segmento rodoviário.
Eu tenho uma felicidade e uma dificuldade...rsrsrsrs
Onde moro não tem congestionamento e tb não tenho smartlink nem FMT.
Tenho vários amigos que fazem uso intenso do Waze e gostam. Eu tenho o FMT e qdo passo por Sampa, ele geralmente me deixa na mão.
Só posso intuir que para ambos sistemas de trafego alguém tem que pagar a conta e acho que somente a assinatura do cabo não cobre esta despesa.
Hoje em Sampa a Transamérica transito resolve o problema em tempo real, porem... para quem conhece a cidade, caso contrario não adianta nada.
Outro fato tb é a concorrência dos aparelhos chineses, que entram no mercado de carona nos modelo existentes. Não acredito que eles vão investir em mapas, e não teriam a cara de pau de hackear algum mapa decente e muito menos um sistema de transito em tempo real.
Mas não podemos esquecer do google, porque do sistema de mapas e roteamento. Deve-se ter um projeto de gaveta excelentemente bem estruturado.
Mas com certeza teremos novidades.
Interessante, o Fleet 660 tem tecnologia embarcada do Android e parece que tem todos os acessórios nativos dele, porém tem um sistema de trafego FMI e não smartlink, estão tb com uma venda bem limitada. Mas podemos considerar que eh mais do mesmo. Aparentemente não introduziu nenhuma novidade no mercado.
Eh bom dialogar com vc, gosto muito de seus posicionamentos.
Um grande abraço.
Joel
- carigui90
- Usuario 0
Tenho um 1490T que parou de mostrar o transito e sumiu no menu configuração do transito. Estou com a versão 6.2. Será que é isso?
carigui90,
Boa noite.
Estamos lendo algumas notícias sobre mal funcionamento do Traffic na capital São Paulo.
Não conseguimos até o momento diagnosticar o que está ocorrendo com este serviço fornecido pela Garmin aos possuidores de navegadores que possuem assinatura do serviço em seus cabos veiculares com antena FM.
Quanto ao firmware do seu navegador GPS Garmin nüvi 1490T, a última versão disponibilizada pela Garmin é a 6.20
Alguns de nossos colegas estão empenhados em descobrir se as falhas estão ocorrendo somente em São Paulo, ou nas outras capitais onde o serviço é disponibilizado.
Abs
Boa noite.
Estamos lendo algumas notícias sobre mal funcionamento do Traffic na capital São Paulo.
Não conseguimos até o momento diagnosticar o que está ocorrendo com este serviço fornecido pela Garmin aos possuidores de navegadores que possuem assinatura do serviço em seus cabos veiculares com antena FM.
Quanto ao firmware do seu navegador GPS Garmin nüvi 1490T, a última versão disponibilizada pela Garmin é a 6.20
Alguns de nossos colegas estão empenhados em descobrir se as falhas estão ocorrendo somente em São Paulo, ou nas outras capitais onde o serviço é disponibilizado.
Abs
- carigui90
- Usuario 0
Boa noite jpgon,
sabe se tem alguma maneira de testar se o cabo esta funcionando? Acabei de chegar do RJ e infelizmente lá também não funcionou.
sabe se tem alguma maneira de testar se o cabo esta funcionando? Acabei de chegar do RJ e infelizmente lá também não funcionou.
-
- Administrador
Tem sim, com o cabo conectado no acendedor veicular e no gps, voce tem que entrar na Diagnostic Page e conferir as telas de status do Traffic. Exemplos dessas telas e como acessa-la voce encontrará explicaçao detalhada nesse tópico, inclusive como postar imagens das mesmas, caso queira. Estou sem tempo para pesquisar em qual pagina esta, mas basta voce dar uma geral no tópico que encontrará facilmente as respostas.. Se nao entender, poste novamente suas duvidas..carigui90 escreveu:Boa noite jpgon,
- pepeu5
- Usuario 0
Angelone, boa tarde.
Hoje eu sai de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro de manhã por volta das 0900 hs. Consegui sinal de trafego apenas na Marginal Tiete informando retenção de transito bastante precisa, e chegando ao Rio de Janeiro peguei sinal forte desde a Serra das Araras, ( acredite se quiser!!! ) e dentro da cidade do Rio que por sinal está com transito caótico. Portanto, o problema deve estar em Sampa, de qualquer maneira bom seria ter informações de outras cidades.
pepeu5,
Hoje eu sai de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro de manhã por volta das 0900 hs. Consegui sinal de trafego apenas na Marginal Tiete informando retenção de transito bastante precisa, e chegando ao Rio de Janeiro peguei sinal forte desde a Serra das Araras, ( acredite se quiser!!! ) e dentro da cidade do Rio que por sinal está com transito caótico. Portanto, o problema deve estar em Sampa, de qualquer maneira bom seria ter informações de outras cidades.
pepeu5,
-
- Administrador
Pepeu, obrigado por reportar. Uma pena esse problema do traffic aqui em SP, faz uma falta terrível. Liguei e mandei email para a Garmin do Brasil e nada, nem sabem o que esta acontecendo. O pior é que eu fui a unica pessoa a reclamar, logo nao darao a minima bola, mesmo porque isso depende da central que fica nos states, o pessoal do Brasil nao tem controle de nada, triste... Já estou me preparando para usar o Waze..pepeu5 escreveu:Angelone, boa tarde.
pepeu5,
Quem quiser alguma soluçao tem que colaborar enviando reclamações em massa para o suporte@garminbrasil.freshdesk.com
- pepeu5
- Usuario 0
Angelone, boa tarde.
Realmente é preocupante o descaso da Garmin com o consumidor do Brasil. Ela esquece que não está sozinha no mercado, e que o cliente Garmin de hoje pode ser o cliente da concorrente amanhã e, é o que poderá acontecer num curto espaço de tempo se ela não valorizar seu cliente que compram aparelhos que por sinal custam bem caro!
Assim que voltar pra Sampa vou mandar mensagem para o suporte reclamando e peço a todos do fórum que também o façam para chamar atenção da Garmin para o problema, demonstrando que não é um caso isolado.
abraços, pepeu5
Realmente é preocupante o descaso da Garmin com o consumidor do Brasil. Ela esquece que não está sozinha no mercado, e que o cliente Garmin de hoje pode ser o cliente da concorrente amanhã e, é o que poderá acontecer num curto espaço de tempo se ela não valorizar seu cliente que compram aparelhos que por sinal custam bem caro!
Assim que voltar pra Sampa vou mandar mensagem para o suporte reclamando e peço a todos do fórum que também o façam para chamar atenção da Garmin para o problema, demonstrando que não é um caso isolado.
abraços, pepeu5
- joelsobrinho
- Moderador
Trafico FMT na marginal Interior sentido Santos na sexta feira e no domingo no sentido Santos interior. Nem sinal do FMT.
Diria-se escafedeu-se!!!!! Nem sinal da informação. Quebrei meu galho com a Transamérica transito.
Amigos, talvez seja o momento de ativarem o Wase!!!!!
Abraços a todos.
Joel
Diria-se escafedeu-se!!!!! Nem sinal da informação. Quebrei meu galho com a Transamérica transito.
Amigos, talvez seja o momento de ativarem o Wase!!!!!
Abraços a todos.
Joel
-
- Usuario 0
Olá, tenho um nuvi 2555 LMT comprado nos EUA. Consigo utilizar o traffic no brasil? o que preciso fazer?
obrigado,
obrigado,
-
- Administrador
Voce tem q instalar uma assinatura no receptor de trafego, que pode estar embutido no gps ou no cabo veicular que o acompanha, que deve ser modelo GTM 25, 26, 35, 36 ou outro da série. As instruçoes estão no post 1 desse tópico. Caso tenha duvida pesquise ao longo do tópico que certamente ela já deve ter sido respondida, mas se nao encontrar resposta em nenhum lugar poste aqui q tentaremos ajudar. Outra forma de receber sinais de trafego é pelo Smartphone Link. Se o seu modelo de gps tiver Bluetooth que permite conexao de um celular conectado a internet, instale o aplicativo no smartphone android ou iphone e pareie ambos. Nesse tópico e em outros do forum voce encontrará mais informaçoes sobre o Smartphone Link da Garmin (confira se tem instalado no seu gps também).
- Carroamaro
- Usuario 0
Alem do Waze temos o aplicativo HERE Maps para Smartphones androide e Windows Phone. Muito interessante, para fazer o download basta visitar o site oficial: [Link externo oculto para visitantes]
Fonte: [Link externo oculto para visitantes]
Fonte: [Link externo oculto para visitantes]
Sérgio Paulo Costa
"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" [Córa Coralina]
Oregon 550 - Nuvi 3790T - Motorola Moto X1º - Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C com Garmin StreetPilot v2.37 e iGo Primo 2.4 Black Edition
"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" [Córa Coralina]
Oregon 550 - Nuvi 3790T - Motorola Moto X1º - Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C com Garmin StreetPilot v2.37 e iGo Primo 2.4 Black Edition