Mapas no Oregon 650
-
- Usuario 0
Mapas no Oregon 650
Boa tarde a todos!
Com a intenção de fazer trilhas de bike e de motocicleta, bem como ter uma ferramenta que pudesse me auxiliar nos meus acampamentos, de forma que não mais me perdesse em meio a mata fechada, adquiri recentemente um GPS Oregon 650 da Garmin, o qual veio de brinde com o "Mapa Rodoviário do Brasil" (City Navegator) e o "Mapa Topográfico da Região Nordeste", os quais são unidos no cartão de memória de 2GB que veio com o GPS.
Como sou novato no assunto, comprei um cartão de memória maior, de 8GB para transferi os mapas para ele e poder instalar mais algum. Daí copiei os dados do cartão de 2GB e colei no de 8GB e coloquei no GPS, e nada, os mapas não aparecem.
1) como devo fazer essa cópia?
Outrossim, pesquisando na net me deparei com o Projeto TrackSource, o que achei muito interessante, até me arrisquei baixar o mapa "TRC Brasil" e instalei no computador, o qual aparece no "Basecamp" da Garmin, daí usando o mesmo programa instalei no GPS e deu tudo certo, achei bacana porque no meu GPS tem agora os três mapas, os dois que vinheram e mais esse, porém, percebi que o "TRC Brasil" não funciona em conjunto com o "Mapa Rodoviário do Brasil" (City Navegator) e o "Mapa Topográfico da Região Nordeste", tenho habilitar um ou outro. Achei uma aparente solução, seria baixar o mapa topográfico da região nordeste do site "MoGeo" e unir ele ao "TRC Brasil", aí surge a dica do programa "GmapTool" para fazer esse serviço.
2) poderiam me orientar como fazer essa unificação dos mapas? já baixei os arquivos de setup do "TRC Brasil" e do "TopoBR" do MoGeo.
Desde já agradeço pela ajuda.
Com a intenção de fazer trilhas de bike e de motocicleta, bem como ter uma ferramenta que pudesse me auxiliar nos meus acampamentos, de forma que não mais me perdesse em meio a mata fechada, adquiri recentemente um GPS Oregon 650 da Garmin, o qual veio de brinde com o "Mapa Rodoviário do Brasil" (City Navegator) e o "Mapa Topográfico da Região Nordeste", os quais são unidos no cartão de memória de 2GB que veio com o GPS.
Como sou novato no assunto, comprei um cartão de memória maior, de 8GB para transferi os mapas para ele e poder instalar mais algum. Daí copiei os dados do cartão de 2GB e colei no de 8GB e coloquei no GPS, e nada, os mapas não aparecem.
1) como devo fazer essa cópia?
Outrossim, pesquisando na net me deparei com o Projeto TrackSource, o que achei muito interessante, até me arrisquei baixar o mapa "TRC Brasil" e instalei no computador, o qual aparece no "Basecamp" da Garmin, daí usando o mesmo programa instalei no GPS e deu tudo certo, achei bacana porque no meu GPS tem agora os três mapas, os dois que vinheram e mais esse, porém, percebi que o "TRC Brasil" não funciona em conjunto com o "Mapa Rodoviário do Brasil" (City Navegator) e o "Mapa Topográfico da Região Nordeste", tenho habilitar um ou outro. Achei uma aparente solução, seria baixar o mapa topográfico da região nordeste do site "MoGeo" e unir ele ao "TRC Brasil", aí surge a dica do programa "GmapTool" para fazer esse serviço.
2) poderiam me orientar como fazer essa unificação dos mapas? já baixei os arquivos de setup do "TRC Brasil" e do "TopoBR" do MoGeo.
Desde já agradeço pela ajuda.
- Thundercel
- Fundador
Re: Mapas no Oregon 650
Se os mapas são oficiais eles estão vincluados ao ID do SD Card que vieram. Dái só conseguirá copiar esses mapas para outro SD card se desbloquear os mapas e isso não podemos ensinar como fazer aqui no site.Como sou novato no assunto, comprei um cartão de memória maior, de 8GB para transferi os mapas para ele e poder instalar mais algum. Daí copiei os dados do cartão de 2GB e colei no de 8GB e coloquei no GPS, e nada, os mapas não aparecem.
èlo que pude ler voce ainda não foi apresentado ao mapa COCAR BRASIL que na minha opinião servirá mais a voce do que o mapa Tracksource porque as informações nesse mapa poderão ser incluidas por voce mesmo e desfruta-las quando navegando pelo gps.Outrossim, pesquisando na net me deparei com o Projeto TrackSource, o que achei muito interessante, até me arrisquei baixar o mapa "TRC Brasil" e instalei no computador, o qual aparece no "Basecamp" da Garmin, daí usando o mesmo programa instalei no GPS e deu tudo certo, achei bacana porque no meu GPS tem agora os três mapas, os dois que vinheram e mais esse, porém, percebi que o "TRC Brasil" não funciona em conjunto com o "Mapa Rodoviário do Brasil" (City Navegator) e o "Mapa Topográfico da Região Nordeste", tenho habilitar um ou outro. Achei uma aparente solução, seria baixar o mapa topográfico da região nordeste do site "MoGeo" e unir ele ao "TRC Brasil", aí surge a dica do programa "GmapTool" para fazer esse serviço.
De qualquer forma respondendo a sua pergunta de uma olhada em viewtopic.php?f=213&t=1132
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
-
- Usuario 0
Olá Thundercelo!
Grato pela dicas.
Vou pesquisar sobre o COCAR Brasil.
No tocante ao programa GMapTool, eu já instalei no meu computador, porém minha dificuldade é encontrar os arquivos "gmapsupp.IMG", pois quando baixo os mapas vem o instalador ".exe", daí instalo no Basecamp e transfiro para o GPS, mas não consegui localizar os arquivos "gmapsupp.IMG" dos mapas para uni-los.
É meu primeiro contato com GPS Outdoor, por isso tamanha dificuldade.
Att,
Grato pela dicas.
Vou pesquisar sobre o COCAR Brasil.
No tocante ao programa GMapTool, eu já instalei no meu computador, porém minha dificuldade é encontrar os arquivos "gmapsupp.IMG", pois quando baixo os mapas vem o instalador ".exe", daí instalo no Basecamp e transfiro para o GPS, mas não consegui localizar os arquivos "gmapsupp.IMG" dos mapas para uni-los.
É meu primeiro contato com GPS Outdoor, por isso tamanha dificuldade.
Att,
- Thundercel
- Fundador
Compreenda que pelo programa gmaptool pode voce unir diversos mapas diferentes em um unico arquivo, mas não pode selecionar mais de um mapa de mesma região para navegar pelo gps.
Qual mapa voce não encontra em formato IMG? Até onde sei todos os maps para Garmin estão sendo fornecidos em formato IMG. O em formato EXE serve somente para voce instalar o mapa no computador e por meio dos programas mapsource ou basecamp da garmin transferir esse mapa, em formato IMG, para outro dispositivo de armazenamento de memoria que pode ser o proprio PC, gps, pendrive, etc.
Qual mapa voce não encontra em formato IMG? Até onde sei todos os maps para Garmin estão sendo fornecidos em formato IMG. O em formato EXE serve somente para voce instalar o mapa no computador e por meio dos programas mapsource ou basecamp da garmin transferir esse mapa, em formato IMG, para outro dispositivo de armazenamento de memoria que pode ser o proprio PC, gps, pendrive, etc.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
-
- Administrador
Reforçando o que o Thunder disse: os mapas "unidos" pelo Gmaptool nao permite que voce selecione todos ao mesmo tempo. Na realidade, essa ferramenta apenas aglutina vários mapas em um unico arquivo, o gpmapsupp.img, mas nao "funde" os mapas como voce esta imaginando. Como já mencionei em outro forum, para poder usar um mapa ao mesmo tempo que o outro, por exemplo, um topografico e o TRC, um desses mapas tem que ter uma propriedade conhecida como "transparencia", que permite a sobreposiçao de um a outro mapa. Se nao tiver tal propriedade um mapa encobrirá outro, isto é, só irá aparecer um mapa na tela. Voce necessitará de ferramentas de ediçao que suportem mapas vetoriais Garmin (formato img), existem várias, mas recomendo o Gpsmapedit. Mas para usar os mapas topograficos da Mogeo nao é necessário ferramenta alguma, porque todos eles já são transparentes. Dessa forma, se voce nao consegue visualiza-lo junto com o TRC é por outro motivo.
Entenda que voce pode adicionar mapas vetoriais Garmin diretamente e individualmente na memoria interna ou no cartao SD do seu gps. Basta copiar tais mapas para a pasta Garmin e nomear cada um com um nome qualquer que o identifique, exemplo: mogeotopo.img, TRC14_30.img, CityNavigator2015.10, etc.. Os mapas aglutinados no arquivo gmapsupp.img eram padrão para gps Garmin antigos e deve ser evitado nos novos. Para nao ter conflitos sugiro que voce tente separar os mapas que estão nesse arquivo (que vieram com o gps) e usa-los separadamente. Esse arquivo fica na pasta Garmin do cartao SD ou da memoria interna do gps. Baixe a versao para cartao SD do TRC, descompacte, renomeie e coloque na pasta Garmin, faça o mesmo com o Mogeo. A vantagem do TRC em relaçao a todos os outros é a grande quantidade de trilhas de trekking e off-road que o mapa possui. O Cocar também poderá ser util, pois voce mesmo poderá inserir seus caminhos e fazer alteraçoes que serao uteis para si e outros usuários. Os demais mapas sao para uso rodoviário on-road, principalmente.
Por fim, em etapas posteriores pesquise na net sobre a utilizaçao de mapas escaneados georefenciados no gps e uso de fotos de satélites navegáveis (padrão birdseye original ou paralelo).
Entenda que voce pode adicionar mapas vetoriais Garmin diretamente e individualmente na memoria interna ou no cartao SD do seu gps. Basta copiar tais mapas para a pasta Garmin e nomear cada um com um nome qualquer que o identifique, exemplo: mogeotopo.img, TRC14_30.img, CityNavigator2015.10, etc.. Os mapas aglutinados no arquivo gmapsupp.img eram padrão para gps Garmin antigos e deve ser evitado nos novos. Para nao ter conflitos sugiro que voce tente separar os mapas que estão nesse arquivo (que vieram com o gps) e usa-los separadamente. Esse arquivo fica na pasta Garmin do cartao SD ou da memoria interna do gps. Baixe a versao para cartao SD do TRC, descompacte, renomeie e coloque na pasta Garmin, faça o mesmo com o Mogeo. A vantagem do TRC em relaçao a todos os outros é a grande quantidade de trilhas de trekking e off-road que o mapa possui. O Cocar também poderá ser util, pois voce mesmo poderá inserir seus caminhos e fazer alteraçoes que serao uteis para si e outros usuários. Os demais mapas sao para uso rodoviário on-road, principalmente.
Por fim, em etapas posteriores pesquise na net sobre a utilizaçao de mapas escaneados georefenciados no gps e uso de fotos de satélites navegáveis (padrão birdseye original ou paralelo).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
-
- Usuario 0
Vlw pelas dicas Angelone!
-
- Usuario 0
Hj instalei o Mapa Topográfico da Região Nordeste do site MoGeo pelo "MapInstall" e deu tudo ok na instalação. No entanto, o mapa da MoGeo não está aparecendo no GPS, já verifiquei as configurações no aparelho e nada, o estranho é que o "TRC Brasil" instalei da mesma forma e aparece normalmente e o topográfico não. Sobre o arquivo "gmapsupp", consegui localizar, é porque estava em uma pasta OCULTA do cartão de memória, inclusive os arquivos "MoGeo Topo BR Nordeste" e "TRC-Brasil 14.05 2014-05-01" estão lá na pasta instalados.
Obs: A pasta Garmin fica oculta no SD Card.
Alguém poderia sugerir o que pode ser? o pq do mapa topográfico, apesar da instalação ter sido concluída normalmente, o mesmo não aparecer?
Obs: A pasta Garmin fica oculta no SD Card.
Alguém poderia sugerir o que pode ser? o pq do mapa topográfico, apesar da instalação ter sido concluída normalmente, o mesmo não aparecer?
-
- Administrador
Primeiro confira se o mapa esta selecionado em configuracoes de mapas. O topo mogeo tem a prpriedade de ser transparente, isto é, poder ser sobreposto a outro. Se TRC e Mogeo estiverem selecionados, o Mapinstall retirou a propriedade de transparência do Mogeo.
Recomendação: use o Mapinstalln somente para mapas oficiais da Garmin. Todos os mencionados tem versões para cartão SD, basta descomprimir e copiar para a pasta onde ficam os mapas.
Recomendação: use o Mapinstalln somente para mapas oficiais da Garmin. Todos os mencionados tem versões para cartão SD, basta descomprimir e copiar para a pasta onde ficam os mapas.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
-
- Usuario 0
O problema é justamente pq o "topo da mogeo" não aparece nas configurações de mapa para selecioná-lo.
Vou desinstalá-lo pelo "MapInstall" e baixar a versão para Sd Card.
Vlw,
Vou desinstalá-lo pelo "MapInstall" e baixar a versão para Sd Card.
Vlw,
-
- Usuario 0
Boa tarde!
Só pra deixar o registro que consegui fazer a migração para um cartão maior de 8GB. tudo indica que o motivo era alguns arquivos e pastas que estavam ocultos e não eram copiados para o novo sd card. Copiei todos os arquivos do cartão de 2GB que veio no GPS, inclusive os ocultos, e instalei o cartão de 8GB no GPS e ficou tdo blz, até o mapa City Navigator South America, que veio no aparelho.
Vou correr atrás agora do mapa da Topográfico, pois o da MoGeo meu aparelho não ler.
Vlw,
Só pra deixar o registro que consegui fazer a migração para um cartão maior de 8GB. tudo indica que o motivo era alguns arquivos e pastas que estavam ocultos e não eram copiados para o novo sd card. Copiei todos os arquivos do cartão de 2GB que veio no GPS, inclusive os ocultos, e instalei o cartão de 8GB no GPS e ficou tdo blz, até o mapa City Navigator South America, que veio no aparelho.
Vou correr atrás agora do mapa da Topográfico, pois o da MoGeo meu aparelho não ler.
Vlw,