Rota no Mapa Tracksource

Forum de Mapas para Garmin
botelhoj
Usuario 0
Usuario 0

Rota no Mapa Tracksource

Mensagem por botelhoj »

Amigos, de algum tempo para cá, as rotas que defino no Tracksource são definidas por trajetos totalmente sem nexo. Como exemplo, tracei uma rota de minha residência (em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro), até um endereço no bairro da Pampulha em BH e o Tracksource define que eu vá por São Paulo, num trajeto de 970 km, enquanto que o trajeto sugerido (corretamente) pelo City Navigator é pela BR 040, num total de 450 km. Isso tem ocorrido com diversas outras viagens que tento traçar pelo Tracksource. Vocês saberiam dizer o que pode estar ocorrendo, tendo em vista que anteriormente o Tracksource funcionava corretamente? Agradeço a quem puder ajudar.
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Rota no Mapa Tracksource

Mensagem por Thundercel »

botelhoj,
que versão do mapa TRC Brasil está voce empregando?

Verificou em seu gps se somente um mapa está selecionado para navegação?

Pergunto porque verificando pelo Mapsource a rota de Jacarépaguá para Belo Horizonte essa se dá normalmente pelo mapa TRC 14.06. É pego a BR-040.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Quinca
Moderador
Moderador

Mensagem por Quinca »

Botelho, Boa Noite.

Essa questão envolve uma certa complexidade pois depende, principalmente, de 2 fatores que tanto podem ser a "favor" do usuário (você, no caso) ou "contra". Vejamos com calma e por etapas para uma boa assimilação:

-> Suponhamos que seu GPS esteja com as configurações " A evitar" com a opção "vias não pavimentadas" setada. Com essa marcação, sempre que um trecho - de qualquer tamanho - da provável rota estiver cadastrado no mapa como "não pavimentada", o GPS, cumprindo religiosamente as SUAS instruções e a precisão (ou não...) do mapa, fará busca por outras rotas que alcancem o destino sem percorrer nenhum tipo de estrada sem pavimento.

-> No caso apresentado, tanto pode (e acredito que seja) a grande precisão do TRC fazer constar como via "não pavimentada" algum pequeníssimo trecho de estrada de fato existente e que estaria na rota mais lógica. Isso faria acontecer a procura de uma alternativa que atenda aos requisitos configurados. Na mesma linha de pensamento, podemos supor que o cadastramento da rodovia no City Navigator, ignore o tal "pequeno trecho não pavimentado" e apresente o traçado como totalmente pavimentado. Aí, é óbvio, não haveria empecilho para lhe apresentar uma rota bem mais curta, não é mesmo? Fato que só seria de gravidade corretamente avaliada com a verificação "in loco".

Penso que seja isso, salvo melhor juízo.

Se não me fiz muito claro, por favor, retorne.

Abs.
Thundercel
Fundador
Fundador

Quinca,
não pavimentada não acredito uma vez que a rota se dá normalmente simulada no mapsource e empregando o mapa TRC, entretanto se estiver com a evitar via pedagiada pode ocorrer.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Quinca
Moderador
Moderador

Mensagem por Quinca »

Marcio, confesso que não fiz nenhuma "prévia" no Mapsource ao elaborar a resposta, e concordo com você quanto à rodovia pedagiadas. Mas o fato relevante que eu quis ilustrar, é que não é a performance do aparelho em si que deixa a desejar por apresentar resultados diferentes numa e noutra situação, e sim o tipo de atualização a que está atrelado o mapa em uso na ocasião, e nas configurações impostadas no GPS pelo usuário.

Agradeço a oportuna intervenção.

Abs.
botelhoj
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por botelhoj »

Thundercel e Quinca primeiramente obrigado pelos comentários, mas vamos às respostas. Estou utilizando a versão 14.06 do Tracksource e somente um mapa está selecionado. Em resposta ao Quinca, também respondo que o GPS não está com nenhuma configuração "a evitar". Está configurado para utilizar a rota mais rápida. E como mencionei anteriormente, quando coloco essa mesma rota pelo City Navigator ele dá a alternativa correta, ou seja, pela BR 040. Meu GPS é o Garmin 2757. O engraçado é que fiz alguns testes adicionais para São Paulo e a rota foi bem parecida com a sugerida pelo City Navigator, mas para Minas Gerais (tanto na rota para BH como para a Serra da Canastra) o Tracksource manda ir por São Paulo. Também fiz alguns testes para locais do Rio de Janeiro e a rota foi correta. Apenas para Minas está dando esse problema. Estranho, não?
Thundercel
Fundador
Fundador

botelhoj,
nesses anos experimentando modelos de Garmin e desenvolvendo mapas pude constatar que os roteamentos entre modelos nem sempre ocorrem da mesma maneira. O pior que muitas vezes os resultados que obtemos no mapsource ou basecamp são estampados diferentemente nos aparelhos.

Não deveria ser assim em se tratando de Garmin, mas sabemos que cada modelo tem seu determinado firmware e esses não são idênticos.

O Tracksource adquiriu o código do compilador cGPSmapper e vem trabalhando nele objetivando aperfeiçoar sua performance.

Se o utilizador carregou corretamente o mapa em seu aparelho e tem o bem configurado para navegação, sou levado a deduzir que aquele mapa tem pequenos erros que são reconhecidos por determinado modelo e não por outro.

Sugiro que reporte essa situação a administração técnica do Tracksource.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador

Mensagem por Adilon P Barbosa »

Bom dia a todos.
Amigos do Fórum, quando fazemos o download do TRC, temos que escolher um dos instaladores através de seu link: Tessi Tecnologia, Mega ou Cursos de Gps.
Será que, se nosso amigo botelhorj desinstalar o TRC e reinstalá-lo por outro instalador, não resolveria o problema?
Hoje, uso o Mega, mas já houve época deste mesmo instalador apresentar erros.
Espero ter ajudado.
Abraços.
botelhoj
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por botelhoj »

Marcio, mais uma vez obrigado por sua ajuda. Vou seguir seu conselho e fazer contato com o pessoal do Tracksource. Depois, caso eu resolva o problema, reportarei.
pvezu
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por pvezu »

Ola
Por curiosidade fiz a simulação:
GPS Garmin 3460 LT
Mapa: TRC-Brasil 14.06
Trajeto: Jacarepaguá (bairro RJ) até Aeroporto da Pampulha BHorizonte
Realizou rota pela BR 040 e acusou uma distância de 464 km.

Portanto, tudo normal com o roteamento pelo TRC 14.06
Eder Abreu
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Eder Abreu »

botelhoj, tudo bem? Obteve resposta do pessoal do Projeto Tracksource? Problemas com roteamento têm ocorrido comigo também, mas não só com o TRC-Brasil, também com o Autoguia.

Fiz umas simulações com um caminho, que é totalmente pavimentado, da minha casa no Rio de Janeiro à casa da minha mãe em Belo Horizonte:

Simulando no BaseCamp configurado para usar o caminho mais rápido e evitar somente estradas não pavimentadas:
TRC-Brasil 14.09: 977 km
Autoguiagps v3.36: 1097 km
CN South America NT 2015.20: 453 km

Simulei novamente no BaseCamp desmarcando o "evitar estradas não pavimentadas" e nada mudou.

Simulando no Nüvi 3597LMT configurado para usar o caminho mais rápido e evitar somente estradas não pavimentadas:
TRC-Brasil 14.09: 550 km
Autoguiagps v3.36: 1094 km
CN South America NT 2015.20: 453 km

Simulando no Nüvi 765T configurado para usar o caminho mais rápido e evitar somente estradas não pavimentadas:
TRC-Brasil 14.09: 449 km
CN South America NT 2015.20: 452 km

Todos os softwares e firmwares estão 100% atualizados.

Resumindo: o único que deu resultados coerentes em qualquer aparelho ou software Garmin é o mapa oficial (CN South America NT), os outros mapas são o samba do nerd doido.

Grande abraço

Éder
Thundercel
Fundador
Fundador

Eder,
desconheço o ponto de partida e de chegada e por essa razão lhe solicito que, por gentileza, faça o mesmo teste empregando o mapa COCAR.

Acabei de fazer o teste aqui com o mapa COCAR BRASIL v14.09, empregando o mapsource. Do Rio para BH acusou rota de 446 km.

O instalador do mapa COCAR v14.9 para mapsource/Basecamp é baixado em [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Eder Abreu
Usuario 0
Usuario 0

Obrigado, Thundercel, tentarei sim e darei retorno aqui.

Deveria ter dito no post anterior: sou usuário antigo dos mapas do Projeto Tracksource, já fiz algumas colaborações com dinheiro justamente como reconhecimento do esforço da galera e, como ando por esses buracos do interior do Brasil na condição de montanhista, de amante da natureza, sei que o TRC-Brasil é de longe mais completo que os Autoguia e os CN.

Porém, tenho notado problemas de roteamento com os TRC-Brasil há algum tempo, acho que já tem mais de ano. E foi o que, junto com a recente oferta de atualização dos mapas CN South America NT incluída na compra do aparelho, levou-me a comprar o Nüvi 3597LMT brasileiro (também viajo muito para a América do Sul). Preciso bastante de GPS rodoviário... E, realmente, onde há cobertura do mapa CN não há problema de roteamento.

Estou chutando: parece-me que, intencionalmente ou não, por maldade ou não, há algo desconhecido ainda nos novos algoritmos usados pela Garmin que estão passando uma rasteira nos concorrentes. Estaria a Garmin dando um chute no saco do adversário?

Abraço
Thundercel
Fundador
Fundador

Deveria ter dito no post anterior: sou usuário antigo dos mapas do Projeto Tracksource, já fiz algumas colaborações com dinheiro justamente como reconhecimento do esforço da galera e, como ando por esses buracos do interior do Brasil na condição de montanhista, de amante da natureza, sei que o TRC-Brasil é de longe mais completo que os Autoguia e os CN.
Nada tenho contra o Projeto Tracksource por considera-lo ambicioso e de grande valia.
Minhas críticas aquele projeto se resumem a sua gestão que na minha análise deixa muito a desejar acarretando erros no mapa por simples falta de uma padronização eficaz. Até existe uma padronização eficiente naquele Projeto, mas não é eficaz.
Passei anos desenvolvendo mapas para o Tracksource e tenho orgulho em comentar que desenhei o arruamento de inumeros municipios desse imenso Brasil.
Agora fui apresentado ao Open Street Map cujo Projeto é muito mais abrangente que o do Tracksource e a sistemática de inclusões, alterações e/ou exclusões de dados no mapa é muito inteligente permitindo a qualquer um fazer a propria correção e compilar seu mapa com aquela correção inserida e compartilhada com todos.
Para facilitar a vida dos brasileiros criamos o Projeto COCAR ( http://cocardl.com.br ) onde orientamos aqueles que desejam ingressar no Projeto OSM ou compilar seus proprios mapas para garmin.
Voce que é montanhista e amante da natureza seria interessante se familiarizar com esse Projeto OSM e identificar que por ele terá a capacidade de inserir no mapa qualquer detalhe que considere util na navegação quando em sua atividade. Esse detalhe inserido naquele mapa será visto em seu GPS com o mapa COCAR nele carregado.
Porém, tenho notado problemas de roteamento com os TRC-Brasil há algum tempo, acho que já tem mais de ano. E foi o que, junto com a recente oferta de atualização dos mapas CN South America NT incluída na compra do aparelho, levou-me a comprar o Nüvi 3597LMT brasileiro (também viajo muito para a América do Sul). Preciso bastante de GPS rodoviário... E, realmente, onde há cobertura do mapa CN não há problema de roteamento.
NO COCAR também estamos disponibilizando gratuitamente o mapa COCAR America do Sul e com isso só temos a concorrencia do CNSA.
Estou chutando: parece-me que, intencionalmente ou não, por maldade ou não, há algo desconhecido ainda nos novos algoritmos usados pela Garmin que estão passando uma rasteira nos concorrentes. Estaria a Garmin dando um chute no saco do adversário?
Na minha opinião não é isso e sim o processo de compilação em não NT. Tanto o mapa CNSA/CNBR quanto o AutoGuia são compilados em NT com o proprio compilador da garmin. O Tracksource emprega o compilador cGPSmapper (NÃO NT).
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Eder Abreu
Usuario 0
Usuario 0

Thundercel, não conhecia esse projeto Cocar...

Vamos lá, usando o mapa COCARDL Brasil v.14.09:

No BaseCamp versão 4.3.4 configurado para usar o caminho mais rápido e evitar somente estradas não pavimentadas: 450 km a distância entre os mesmos pontos testados acima;

No Nüvi 765T configurado para usar o caminho mais rápido e evitar somente estradas não pavimentadas: 448 km;

No Nüvi 3597LMT configurado para usar o caminho mais rápido e evitar somente estradas não pavimentadas: 448 km.

Então, alguma pista, algum diagnóstico?

Obrigado e abraço
Responder