Nuvi 205W problema com instalação de voz português

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
jgag
Usuario 0
Usuario 0

Nuvi 205W problema com instalação de voz português

Mensagem por jgag »

Bom dia. Baixei o arquivo compactado Voice, BrazilianPortuguese-Raquel_TTS_140 para instalar a voz em português no Garmin de um amigo (veio com texto, mas sem arquivo de voz). Consigo acessar o gps no computador normalmente, ver os arquivos, etc..., mas ao tentar acessar o arquivo de voz (descompactar), aparece uma mensagem de que não há um gps conectado. Já troquei a conexão nas 3 entradas USB e nada. Existe uma solução para isso? Obrigado desde já.
Angelone
Administrador
Administrador

Re: problema com instalação de voz português

Mensagem por Angelone »

Faltam dados para entender o problema. Qual o modelo do gps? Você baixou o arquivo de voz por algum atualizador da Garmin, como Webupdater ou Garmin Express? Nesses casos o arquivo vai direto para a pasta correta do gps. Nao tem como "acessar" esses arquivos .vpm, ou seja, abri-los pelo computador. Se for a versão correta da Raquel basta configurar o gps com essa opção de voz. Algumas versões asiáticas ou mais antigas de garmin necessitam de alteração no firmware..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jgag
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por jgag »

garmin 205w, software versão 7.60. fiz download do arquivo na página [Link externo oculto para visitantes].
eu não quis visualizar o arquivo, só tentei instalá-lo. como disse, o que baixa é um arquivo compactado que está no computador. ao clicar nele, aparece a mensagem que não tem um gps conectado. não adianta mudar de porta...a mensagem se repete ou diz que aquela porta não existe. no entanto, o gps está corretamente conectado à entrada USB, tanto que consigo visualizar todas as pastas e arquivos que estão nele. ainda não consegui fazer isso pelo garmin express (só atualizar o software) porque não encontrei onde. espero ter me explicado melhor.
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Editamos o titulo do topico e ali inserimos o modelo 205W.

Até onde seu o nuvi 205W não suporta TTS.

Para que ele suporte é necessário se modificar o firmware. Veja em [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jgag
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por jgag »

Thundercel escreveu:Editamos o titulo do topico e ali inserimos o modelo 205W.

Até onde seu o nuvi 205W não suporta TTS.

Para que ele suporte é necessário se modificar o firmware. Veja em [Link externo oculto para visitantes]

Obrigado, Thundercel, mas na página recomendada, ao acessar o link "[Link externo oculto para visitantes]" aparece "file not found" e o link "[Link externo oculto para visitantes]" não abre.

não sei se ajuda, mas, ao abrir a pasta "voice"no gps, os arquivos de voz em inglês, francês, alemão e espanhol tem a extensão ".vpm" e ".sum". TTS é outro tipo ou a mesma coisa?
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Nuvi 205W problema com instalação de voz português

Mensagem por Thundercel »

jgag,
se o link não abre na pagina indicada recomendo lá postar e informar isso.

Minha intervenção foi só para lembrar que o 205w original não reconhece TTS. Para reconhecer deve o firmware ser trocado por conta e risco do utilizador.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jgag
Usuario 0
Usuario 0

Re: Nuvi 205W problema com instalação de voz português

Mensagem por jgag »

Thundercel escreveu:jgag,
se o link não abre na pagina indicada recomendo lá postar e informar isso.

Minha intervenção foi só para lembrar que o 205w original não reconhece TTS. Para reconhecer deve o firmware ser trocado por conta e risco do utilizador.

Acho que resolvi o problema do modo mais simples. Como disse, o gps sem o arquivo de voz em português pertence a um amigo. Assim, abri a pasta "voice" do meu gps (garmin nuvi 50) e copiei de lá os arquivos ".vpm" e ".sum" relacionados à língua portuguesa. Colei estes arquivos na pasta "voice" do 205w e pronto: tudo funcionando. Por isso eu havia perguntado se este TTS seria a mesma coisa que estes arquivos (.vpm e .sum). De qualquer forma, obrigado mais uma vez pela ajuda.
Responder