Problema de atualização Garmin 255w

Forum do Software de Navegação Garmin
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0

Re: Problema de atualização Garmin 255w

Mensagem por RodmanRunner »

Fiz a atualização pelo WebUpdater. Após disso o aparelho voltou a ficar "doido".
Está em inglês na sua tela inicial , não reconhece o mapa TRC Brasil (informa que está sem mapas) e para minha surpresa dentro da pasta Garmin têm apenas uns poucos arquivos ( Diag, GPX, GarminDevice e mt.nvm) tudo isto com apenas com 2,8 MB de tamanho ocupado. O windows me informa( em propriedades) que a memória interna que possuí um espaço total de 1,7 GB , agora tem disponível apenas 116MB de espaço livre.
Se eu tiver que repor na pasta Garmin aqueles arquivos básicos que vc me passou e mais o mapa TRC Brasil será impossível, pois não há mais espaço.
O que posso entender é que o restante da memória interna está "ocupada" por algum arquivo/fragmento que não é possível ver, mesmo com a opção de visualização de pastas ocultas ativada.
E agora o que pode ser feito?
Rodrigo Amaral
Quinca
Moderador
Moderador

Mensagem por Quinca »

Rodrigo...que coisa, hein? Como pode? Voltou tudo à estaca zero! Olha, te confesso que minha munição acabou. Logo agora que estava indo tudo razoávelmente bem... me parece que o hardware está comprometido. Nada opera com a mínima lógica. Problemas como esse de "espaço fantasma ocupado" sempre consegui resolver com o Check-Disk, sem problemas.

Agora, resta aguardar a intervenção do Mago dos Magos - nosso colega e Administrador Alexandre (Acleite) - ou do não menos capaz Angelone prá ver se dá prá descascar esse abacaxi.

Pena. Mas...fazer o quê, né? Tentar nós tentamos...

Estarei sempre de olho prá ver o que acontece. Afinal, nunca é tarde para aprender mais e mais.

Abs.
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0

Boa tarde!
Pessoal será que uma formatação da memória interna poderia resolver o problema do meu GPS?
Rodrigo Amaral
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador

Mensagem por Adilon P Barbosa »

Bom dia, Roadman.
Olha, faça o seguinte para verificar a memória do seu GPS, pode ser que ajude:
Conecte o equipamento, no modo "mass storage", ao computador;
Clique em "meu computador", ou "computador", na área de trabalho (bem, o meu fica na área de trabalho).
Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de drive do dispositivo;
Clique, com o botão esquerdo do mouse, em "propriedades";
Na nova janela, clique, com o botão esquerdo, em "ferramentas".
Em "ferramentas", clique em "verificar agora".
Boa sorte.
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0

Bom dia Adilon.
Como faço para conectar o aparelho no modo "mass storage"? Procurei na internet como faz , fiz aqui os procedimentos ,porém não vi diferença.
Meu PC usa o win XP. Pode me dar uma luz?
Faço a verificação com correção de erros? O que faço depois?
Obg.
Rodrigo Amaral
seggia
Moderador
Moderador

Mensagem por seggia »

Amigo
Saudações
O modo "mass storage" não existe no seu gps , mais antigo.
Dê o maior número de dados que puder sobre o problema atual.
Eu sempre faço um backup completo do gps , quando está funcionando, para evitar o que ocorreu com vc.Se tivesse o backup era só copiar e tudo voltaria a funcionar.
Outra sugestão, embora discutível, se seu gps está funcionando redondo é melhor esquecer as atualizações. As vezes ocorre o que ocorreu com vc. podemos , na verdade, criar mais problemas que soluções com esta conduta.
Para sua informação eu ainda tenho um Nuvi 660, o primeiro que adquiri. Nunca o atualizei , só coloco mapas novos e poi no cartão e o bicho funciona até hoje .
Aguardamos seu dados para ver se lhe podemos ajudar.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador

Boa tarde, Seggia.
Obrigado por sua intervenção. Pra mim, todos os GARMIN possuíam este recurso.
Só uma pergunta: Como ele faz para transferir dados de um PC para o GPS e vice-versa, se não possui a função MASS STORAGE?
Abraços.
jpgon

Mensagem por jpgon »

Adilon P Barbosa,
Boa Tarde.

Quando voce conecta o cabo USB entre o PC e o navegador, o Sistema Operacional do Win, através do Win Explorer reconhecerá um ou dois novos drives, caso se tenha o cartão de memória instalado no navegador.
Depois é somente verificar os arquivos e pastas internos instalados no drive memoria interna do navegador e os arquivos e pastas existentes no cartão de memória.
Isto estava já configurado nos navegadores antigos, tal qual o da série 255W
A configuração do MassStorage surgiu posteriormente, entre 2011 e 2012, e nos atuais navegadores, quando a Garmin criou na estrutura de pastas e arquivos, os arquivos e pastas ocultas . Ex.: a pasta .System.
Isto para proteger contra manipulações indevidas dos usuários, com riscos de alterações sem o devido conhecimento, e também para evitar que os usuários apagassem arquivos do SO do navegador GPS imprudentemente.
Em 2010 e 2011 já passou a existir a pasta oculta .System, mas não era necessário configurar o MassStorage, pois vinha configurado de fábrica para que o usuário pudesse visualizar algumas pastas e arquivos.
Atualmente a maioria dos navegadores GPS Garmin estão sendo fornecidos com o MassStorage desabilitado, e mesmo o usuário configurando o seu próprio computador para ver pastas e arquivos ocultos, e pastas e arquivos de sistema, não é possível ver estes sem antes habilitar no próprio navegador o MassStorage Single.
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0

RodmanRunner escreveu:Fiz a atualização pelo WebUpdater. Após disso o aparelho voltou a ficar "doido".
Está em inglês na sua tela inicial , não reconhece o mapa TRC Brasil (informa que está sem mapas) e para minha surpresa dentro da pasta Garmin têm apenas uns poucos arquivos ( Diag, GPX, GarminDevice e mt.nvm) tudo isto com apenas com 2,8 MB de tamanho ocupado. O windows me informa( em propriedades) que a memória interna que possuí um espaço total de 1,7 GB , agora tem disponível apenas 116MB de espaço livre.
Se eu tiver que repor na pasta Garmin aqueles arquivos básicos que vc me passou e mais o mapa TRC Brasil será impossível, pois não há mais espaço.
O que posso entender é que o restante da memória interna está "ocupada" por algum arquivo/fragmento que não é possível ver, mesmo com a opção de visualização de pastas ocultas ativada.
E agora o que pode ser feito?
Não consigo ver esses supostos "arquivos" que estão ocupando quase que praticamente toda a memória interna.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Rodrigo Amaral
jpgon

Mensagem por jpgon »

RodmanRunner,
Boa tarde.

Existem duas séries de navegadores GPS Garmin nüvi 255W disponibilizadas pela Garmin: HWID 0827 e HWID 1091
Nos informe se possível qual o HWID do seu navegador GPS Garmin nüvi 255W

Na extrutura de pastas, na raiz da memória, e dentro da pasta Garmin, na memória interna, voce tem atualmente, após os procedimentos feitos sob orientação do nosso colega Quinca, quais pastas e arquivos visíveis??

PS. Me desculpe: já verifiquei em uma postagem anterior feita por voce.
Boa noite Thundercel. A informação que obtive foi esta: PartNumber>006-B1091-00</PartNumber. Ou seja, HWID 1091, certo?
PS. Estou lendo o tópico desde o início, para tomar conhecimento do que está ocorrendo e do que já foi feito até o momento.
Quanto a formatação, é um processo de alto risco, pois o navegador deverá estar com a bateria totalmente carregada, e o usuário ter um backup de todos os arquivos e pastas deste modelo e série disponíveis em seu computador, para proceder a reinstalação dos mesmos, sem desconectar o navegador do seu computador.
É uma operação de alta complexidade, e o risco é por conta do usuário.
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0

Obrigado pela atenção Julio.
Vamos a situação atual do aparelho:
- Não tenho o backup dos arquivos originais do aparelho. Tenho algumas pastas fornecidas pelo thudercell e o Quinca para o meu tipo de aparelho.

- O problema que o aparelho está apresentando começou depois que fui realizar uma atualização dr firmware utilizando o GARMIN EXPRESS. Já tentei realizar a atualização através do GARMIN WEBUPDATER, porém sem sucesso. Percebi que a cada tentativa estava perdendo espaço na memória interna.

- Ativei a visualização de pastas ocultas, e no momento a única pasta oculta que visualizo na memória interna é a pasta FOUND.000. A esta pasta fica na mesma "janela" juntamente com as pastas GARMIN e a Reports.

- Quando dou 2 cliques na pasta FOUND.000 para abrí-la, aparece uma mensagem dizendo que está "corrompida e ilegível". Se eu coloco o ponteiro do mouse sobre a mesma, aparece uma mensagem dizendo que está vazia.

- A pasta GARMIN está com 2,79 MB. Dentro da mesma tenho as pasta GPX ( 774 KB), Diag ( 2 MB) e os arquivos GarminDevice (21,1 Kb) e mt.nvm ( 7,57 KB).

- A pasta Reports está com 24 bytes e dentro possui um arquivo chamado scores.bin .

- Já foi realizado verificação de disco através dos 3 procedimentos disponíveis: "verificação normal" , "verificação com correção de erros do sistema de arquivos automaticamente" e "verificação procurando setores defeituosos e tentando recuperá-los".

- Consegui realizar 2 procedimentos de verificação de disco com sucesso. Só não consegui fazendo a "verificação com correção de erros do sistema de arquivos automaticamente". Aparece uma mensagem do windows dizendo que não pode concluí-la.

- A memória interna que possui 1.8 GB de memória total, só está me disponibilizando um espaço de 116 MB.

Eu estava pensando na possibilidade realizar uma desfragmentação de disco ou em último caso a formatação.

Agradeço a sua ajuda.
Rodrigo Amaral
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador

Bom dia, Júlio.
Muito obrigado, mais uma vez por sua atenção e belíssima explanação!
Deus seja louvado por ter dado a você o dom de adquirir conhecimento e de ensinar.
Caro Roadman, desfragmentação e formatação têm finalidades diferentes:
Desfragmentar, pra ser bem conciso, e organizar os arquivos dentro das trilhas e setores do disco, otimizando sua leitura, o que ajuda a tornar seu equipamento mais veloz.
Já a formatação e um procedimento delicado, como disse nosso sábio Julio.
Caso opte pela desfragmentação, faça a verificação de disco novamente.
Abraços.
RodmanRunner
Usuario 0
Usuario 0

Boa tarde Adilon.
Como eu havia dito na postagem anterior, já fiz várias vezes a verificação de disco pelos opções disponíveis e não obtive nenhum resultado.
Há alguma "coisa" na memória interna que está impossível de ser visualizada e que está ocupando um espaço absurdo.
Rodrigo Amaral
jpgon

Mensagem por jpgon »

RodmanRunner (Rodrigo),
Boa tarde.

Um de nossos colegas com bastante experiencia quanto a formatação da memória interna é o Alexandre (acleite).
Só que nestes dias ele tem estado ausente por motivos de provas na Universidade.
Ele poderá orientar melhor quais os procedimentos que deverão ser seguidos, para que não haja zebras.
Outro colega com bastante experiencia é o Angelone.
Também tem conhecimento sobre o assunto.
seggia
Moderador
Moderador

Mensagem por seggia »

Rodrigo
Não formate o gps sem antes falar com os outros colegas citados.
Tente mensagem privada para eles.
Vou tentar contato com um deles no fim de semana e , se conseguir, peço que venham lhe ajudar.
ë possível com a juda deles conseguir resolver seu problema.
Aguarde.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Responder