Garmin Nuvi 2565LT - Trânsito

Forum do Software de Navegação Garmin
celio_f
Usuario 0
Usuario 0

Re: Garmin Nuvi 2565LT

Mensagem por celio_f »

Era o que eu imaginava... mas não custava acreditar.
Obrigado por compartilhar a informação. Nos resta a informação do cabo que já é de grande ajuda.

Observação 1:
Ao tentar usar o mapa TRC+TYP, notei mudanças de desempenho, resolvi mudar para o TRC tradicional, que já estava habituado, e achei melhor - pode ser apenas impressão minha.
Observação 2:
Precisava ir a um determinado local e, como sempre, busco no Google Mapas as opções de rotas: uma curta de 15km, outra de 17km passando pelo transito de Madureira e outra mais longa pela Av. Brasil.
Simulação pelo CNSA em rota mais rápida: me indicou a rota de 17km, não posso criticar a questão do tráfego pois era apenas uma simulação.
Os mesmos pontos pelo TRC me indicava exatamente a minha opção do Google, rota de 15km com uma pequena diferença do ponto de chegada que aqui era no inicio da rua e no CNSA, com numeração de porta, no final da rua.

Abs
Celio
celio_f
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por celio_f »

Observação 3:
Tenho usado o mapa TRC e observei que ícone Traffic continua habilitado; como não enfrentei congestionamento na rota utilizada não posso garantir que esteja realmente operante, ainda que quando pressionado mostrou não haver problemas na minha rota. Vou procurar observar melhor e se realmente o sistema Traffic estiver funcionando no TRC vai ser muito bom.
Observação 4:
O TTS está se mostrando melhor no TRC quanto as orientações de navegação. No CNSA nem sempre sou avisado das mudanças de rua.
celio_f
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por celio_f »

Sei não mas acho que sistema Traffic continua funcionando no mapa gratuito TRC... O sinal é recebido e as informações de transito são disponibilizadas.

homemprimata
Se possível, faça este teste no seu gps: mude o mapa para TRC e desmarque o mapa CNSA, utilize o cabo/antena de alimentação e trace sua rota normalmente, depois reporte o resultado. Atente se as informações de transito estão fluindo normalmente. Obrigado, vai nos ajudar.
homemprimata
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por homemprimata »

Assim que der testarei.
Abs
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

celio_f escreveu:Sei não mas acho que sistema Traffic continua funcionando no mapa gratuito TRC... O sinal é recebido e as informações de transito são disponibilizadas.

homemprimata
Se possível, faça este teste no seu gps: mude o mapa para TRC e desmarque o mapa CNSA, utilize o cabo/antena de alimentação e trace sua rota normalmente, depois reporte o resultado. Atente se as informações de transito estão fluindo normalmente. Obrigado, vai nos ajudar.
O Traffic funciona com o Tracksource, assim como em outros mapas rodoviários, mas em modo restrito. As informaçoes de transito somente sao disponibilizadas na forma texto, isto é, vias congestionadas nas proximidades e informaçoes do genero. A função mais util para a utilizaçao prática que é a visualizaçao dos congestionamentos diretamente no mapa, nao funciona, além dos avisos de voz da Raquel (pelo q me recordo). Essa funçao e outras gráficas somente estão disponíveis no City Navigator da Garmin, isso porque os outros mapas não tem os códigos necessários embutidos. Essas limitações referem-se aos modelos 1xxx e 2012 (2xx5, 34/35xx). Nos modelos 2013 (2xx7/8 e 3597) nem as informaçoesde transito na forma texto aparecem com mapas nao originais..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
homemprimata
Usuario 0
Usuario 0

Testei hoje, e logo hoje não peguei trânsito na minha rota (só um pouco), vai entender, rsrs
O que notei foi mais ou menos isso que o amigo Angelone postou, mas, no TRC o uso é bem restrito.
Vou citar um exemplo:
Pelo TRC teve uma via (Juntas Provisórias) que acusava trânsito parado no sentido contrário ao meu, a via estava vermelha no mapa, a informação estava CORRETA e como eu estava no sentido contrário não houve aviso.
Já em outro ponto, perto da Radial Leste sentido bairro-centro a função de trânsito + mapa TRC não acusavam trânsito na Radial, mas, pude trocar o mapa (estava parado no trânsito numa rua pararela, que não constava como congestionada, nos dois sistemas, rsrs) e pelo mapa City Navigator a Radial (bairro-centro) estava em vermelho, coisa que é comum para o horário, não pude ter um visual da Radial, pois eu estava numa pararela, sem visão da via, mas, como disse, lá tem trânsito parado, dia sim e o outro também.
Resumindo: A função de trânsito vai muito melhor com o mapa City Navigator.
celio_f
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por celio_f »

Obrigado, homemprimata
Hoje também não peguei congestionamento. Havia um aviso - ícone amarelo - de um pequeno engarrafamento à 7km da minha posição, que logo mudou para verde pois não havia mais nada, só transito fluindo numa boa. Fica pra próxima.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Precisao e rapidez na atualizaçao das informaçoes de transito e abrangencia de vias do Traffic da Garmin só podem ser avaliados com o mapa compatível, isto é, com o City Navigator, pois somente ele mostra graficamente e e de forma completa as informaçoes de transito recebidas pelo receptor embutido no cabo. Se consta uma rua como congestionada e ela está livre, ou o oposto, isso nada tem a ver com o mapa, e sim com as informaçoes recebidas pelo receptor. Os mapas nao originais, como o Tracksource, nao tem os códigos para plotar essas informaçoes graficamente no mapa, até onde sabemos. Eles, e os usuários, bem q gostariam dessa funcionalidade, mas ela nao existe até o momento, a nao ser que estejam tentando implementar (o que duvido). Em suma, nao se pode comparar o fucionamento do Traffic com esses mapas nao originais, o máximo é conferir se algum dos paralelos poderá apresentar alguma informaçao gráfica (se acontecer ou é alguma anomalia ou eventual experimento por parte do desenvolvedores). Infelizmente essa é a realidade, quem quiser usar o Traffic da Garmin e tem a detecçao do transito como prioridade, tem que usar o City Navigator. Mas para quem quer usar na plenitude as informaçoes de transito, o melhor sistema da Garmin, que abrange mais cidades e vias, é o SmartPhone Link, um serviço que utiliza Internet on line do celular em conexao bluetooth com o gps para atualizar informaçoes de transito com muito maior rapidez, precisao e abrangencia..
celio_f
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por celio_f »

Obrigado, Angelone, por suas preciosas explicações.
A "plenitude" das informações de transito através do Smartlink, para este modelo, não está disponível; o homemprimata fez o teste e não foi possível aplicar ao gps as informações recebidas pelo smartphone.
A ideia seria saber, na prática, até que ponto podemos contar com o serviço em mapas TRC, mais atualizados, em casos de erro ou de rota no mapa original. Por exemplo, precisei de uma rota e comparei entre os dois mapas mais o google e a rota mais adequada e mais curta, sem perigo, foi a disponibilizada no TRC; é claro que eu já conhecia a área e as rotas traçadas por isso escolhi a rota indicada pelo TRC e sugerida pelo Google em detrimento às sugestões do CNSA. Bem que gostaríamos, quem não gostaria, que este recurso funcionasse em mapas TRC em sua totalidade assim como, futuramente, saber da disponibilidade de atualização de mapas em modo "lifetime".
Valeu, e, mais uma vez, obrigado.

Abs
Célio
homemprimata
Usuario 0
Usuario 0

Achei o Smartlink muito bom, e é uma pena que não seja compatível com esse 2565LT (já testei), mas, gostei muito desse app e já até indiquei pra um ou outro colega que não utiliza gps no carro, mas que estão sempre no trânsito.

Testei pouco o mapa TRC pois gostei do City Navigator e o estou testando por mais tempo, ainda tem lá suas falhas mapa+software, nada que não possa ser corrigido com um pouco de atenção (rotas).
Como disse antes, estou muito satisfeito com o aparelho.
seggia
Moderador
Moderador

Mensagem por seggia »

Célio
Não entendi o que vc quis dizer com mapa lifetime do TRC.
Este mapa é gratuito, bem como, o Openstreet.
Adicionar o sistema de trafego em outras mapas não vai funcionar já que le fo feito, especificamente, para o mapa Citynavigator.
E esta é uma diferencial para casar a venda deste mapa e o Garmin que eles querem vender.
Questão mercadológica , esta é a razão.
qto a rotas diferentes em diferentes mapas, isto deve-se a muitos fatores inerentes ao mapa e ao gps.
Se vc quiser poderei lhe ar melhores explicações posteriormente.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
celio_f
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por celio_f »

Seggia, boa tarde.
Desculpe se não me fiz entender, na realidade estava falando do CNSA e não do TRC.
Entendo perfeitamente que é uma venda casada do Traffic com o mapa CNSA. Contudo devo considerar se o que o sistema pode me oferecer em mapas TRC me satisfaz ou se devo considerar, mais adiante, a possibilidade de adquirir, caso disponível, atualização vitalícia do mapa CNSA para obter a plenitude do sistema Traffic. É uma questão de custo x benefício.
A questão de rotas diferenciadas, pelo que pude perceber, tenha relação mais com o mapa do que com o aparelho, já que a configuração era a mesma.
Quanto à sua oferta de maiores explicações... é claro que aceito. Quanto mais informação melhor.
No mais, agradeço a todos a paciência com o velhinho.
Abs
Celio
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

homemprimata escreveu:Achei o Smartlink muito bom, e é uma pena que não seja compatível com esse 2565LT (já testei), mas, gostei muito desse app e já até indiquei pra um ou outro colega que não utiliza gps no carro, mas que estão sempre no trânsito.

Testei pouco o mapa TRC pois gostei do City Navigator e o estou testando por mais tempo, ainda tem lá suas falhas mapa+software, nada que não possa ser corrigido com um pouco de atenção (rotas).
Como disse antes, estou muito satisfeito com o aparelho.
Caro h.primata, voce afirma que o 2565LT nao é compatível com o SmartPhone Link, mas esta equivocado. O fato de voce ter testado e nao ter funcionado nao permite, necessariamente, chegar a essa conclusao, pois o problema pode estar relacionado ao celular, ja que o funcionamento do sistema depende de 2 dispositivos. O 2565LT, assim como todos os Nuvis 2012 e posteriores da série intermediaria e superior, são compatíveis com o SmartPhone Link, desde que o modelo tenha Bluetooth nativo. Segundo, para funcionar corretamente nao pode haver incompatibilidade, defeito ou má configuraçao em ambos dispositivos. Supondo q esta tudo ok com seu gps novo, vamos focar no celular: o pré-requisito básico do smartphone é ter: sistema operacional Android ou IOs, app SmartPhone Link instalado, estar corretamente configurado para o pareamento via bluetooth com o gps e ter uma conexao com a Internet disponível (3G, 4G ou wi-fi).
99% dos casos de insucesso são devidos a nao conexão bluetooth em 2 vias e menos de 1% à incompatibilidade entre o hardware bluetooth do CELULAR e gps. Em outras palavras, a conexão nao é tão facil, simples e automatica como poderia ser devido às limitações do SmartPhone Link em lidar com distintos hardwares de bluetooth e limitaçao dos usuários em saber configurar a conexao e diblar as limitaçoes do app.
Supondo que nunca tenha sido feito, o primeiro passo é conectar (parear) o gps com o celular. Android e IOs tem procedimentos diferentes, mas o básico é habilitar o celular para ser reconhecido (detectável) por outros dispositivos bluetooth (e no gps deixar habilitada essa opçao) e em seguida "pesquisar dispositivo". Quando encontrado ela ficará registrada nos aparelhos.
Tambem tenho tido dificuldades na conexao, mas o caminho que quase sempre funciona comigo é o que segue:
primeiro mantenho o celular DESLIGADO (e nao em standby). Começo o processo da conexao pelo celular, antes de ligar o gps. Confiro se a conexao com a Internet esta ok (pode ser wi-fi para testar em casa/trabalho). Na sequencia clico no app Smartlink e depois habilito o Bluetooth (BT), ou habilito o BT que carrega automaticamente o SmartPhone Link. Verifico se o SmartPhone do celular esta recebendo dados da internet (temperatura local, informaçoes de transito..). Se estiver tudo ok, passo para o gps que deve estar em local onde ele possa captar sinal de satélites, o q é importante pois os dados passados pelo SmartPhone Link a partir da Internet (infos de transito, temperatura..) são geograficamente localizados, por isso é necessário coordenadas, normalmente vindas do gps (deixo o gps do meu celular desligado, pois gasta muita bateria). Assim que termina a inicializaçao do gps, no canto superior direito da tela inicial vai aparecer o icone do smartlink. Se o pareamento estiver ok, isto é, em duas vias, vai aparecer a temperatura na parte superior central da tela. Clicando do mapa rapidamente deverá aparecer os indicativos de transito diretamente no mapa*. No smartphone Android, tela principal do SmartPhone Link, na parte inferior, aparecerá "Ligado a Nuvi xxxxxxx " (ou outro nome). Na parte superior esquerda o icone do SmartPhone Link fica azul (no Android) qdo a conexão esta ok. No geral, esse foi o melhor caminho q encontrei para o correto pareamento.

ps.: É bom lembrar que q o app SmartPhone Link do celular e do gps tem interfaces bem diferentes. As funcionalidades desse app no celular nem chegam perto das oferecidas no gps, o q é compreenssível, pois o objetivo da Garmin é vender gps e nao apps, pelo menos até o momento.
celio_f
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por celio_f »

Angelone, boa noite
Muito interessante a sua colocação. Eu havia entendido que este modelo não habilitava este serviço por não estar na lista disponibilizada pela Garmin: [Link externo oculto para visitantes]
Quem sabe assim eu troco meu WP por um Android... mas só se funfar! Vou aguardar novos testes do homemprimata agora com as suas orientações.
O pareamento com o WP foi indolor; mais difícil foi deletar essa conexão pois já a utilizo na Central.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

celio_f escreveu:Angelone, boa noite
Muito interessante a sua colocação. Eu havia entendido que este modelo não habilitava este serviço por não estar na lista disponibilizada pela Garmin: [Link externo oculto para visitantes]
Quem sabe assim eu troco meu WP por um Android... mas só se funfar! Vou aguardar novos testes do homemprimata agora com as suas orientações.
O pareamento com o WP foi indolor; mais difícil foi deletar essa conexão pois já a utilizo na Central.
Voce me assustou, rs.. Sendo muito complacente com a Garmin percebemos q existem discrepancias em informaçoes q ela disponibiliza, provavelmente porque muitas vezes consultamos paginas de paises em que os modelos q procuramos nem sequer sao comercializados, por isso nao aparecem na lista de compatibilidade. Felizmente eu nao estava errado, ufa! rss...
[Link externo oculto para visitantes]

Android™

Available for download in the Google Play™ store. Android is a trademark of Google Inc. You can also find it in the Play store on your smartphone by searching for "Smartphone Link".

Android™ Smartphone Link works with select Bluetooth®-enabled Garmin nüvi® models, including:

nüvi 2465
nüvi 2577
nüvi 2565
nüvi 2495
nüvi 2595
nüvi 3490
nüvi 3590
nüvi 3590
nüvi 2418
nüvi 2518
nüvi 2467
nüvi 2567
nüvi 2568
nüvi 2497
nüvi 2597
nüvi 2598
nüvi 2797
nüvi 2798
nüvi 3597
nüvi 3598
dezl 760

iPhone® Smartphone Link works with select Bluetooth®-enabled Garmin nüvi® models, including:

nüvi 2418
nüvi 2518
nüvi 2467
nüvi 2567
nüvi 2568
nüvi 2497
nüvi 2577
nüvi 2597
nüvi 2598
nüvi 2797
nüvi 2798
nüvi 3597
nüvi 3598

P.S.: observem que é dito que o "Smartphone Link works with select Bluetooth-enabled Garmin nüvi® models.." incluindo os modelos mencionados, isto quer dizer que outros modelos da série 2012 e superiores que tenham bluetooth e nao foram citados (talvez por nao serem vendidos nesse mercado, GB) também devem funcionar, caso do 2415LT e 34/3560LT (Brasil). Para conferir basta saber se o modelo tem instado no gps o Smartphone Link (em Aplicativos), além de bluetooth.
Responder