Alerta Velocidade nos Nuvis 3597 e 2xx7
- rlcasarin
- Usuario 100
Alerta Velocidade nos Nuvis 3597 e 2xx7
Prezados, possuo um Nuvi 3597 LMT comprado aqui no Brasil.
Estou com uma dúvida: -Como faço para ativar o alerta sonoro de excesso de velocidade permitido em uma via?
No meu caso, somente o ícone que demonstra a velocidade (no canto inferior a esquerda) fica vermelho quando ultrapasso o limite. Gostaria de receber também um aviso sonoro.
Já procurei por todos os menus, não encontro (se é que isso é possível).
Saliento que estou utilizando a base de POI´s do GPS Info.
Se alguém puder me ajudar agradeço!
Estou com uma dúvida: -Como faço para ativar o alerta sonoro de excesso de velocidade permitido em uma via?
No meu caso, somente o ícone que demonstra a velocidade (no canto inferior a esquerda) fica vermelho quando ultrapasso o limite. Gostaria de receber também um aviso sonoro.
- Thundercel
- Fundador
Re: Alerta Velocidade
Até onde sei o garmin não tem alerta sonoro de excesso de velocidade como o navegador iGO tem.Estou com uma dúvida: -Como faço para ativar o alerta sonoro de excesso de velocidade permitido em uma via?
A indicação de alerta de velocidade existe quando se empregando tão somente o mapa city navigator, mas não em todos lugares.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
-
- Administrador
Particularmente considero a opçao de alerta de velocidade muito util para se evitar multas em momentos de distraçao ao volante. Infelizmente esse recurso nao está disponivel normalmente.rlcasarin escreveu:Prezados, possuo um Nuvi 3597 LMT comprado aqui no Brasil.
O Thunder tem razão, portanto, quando diz que nao há essa opçao, considerando as versões de gps Garmin que temos acesso, ou seja, as direcionadas para o mercado das Américas. Entretanto todos os modelos 2012 e 2013 como os 34/35xx, incluindo o 3597, direcionados para o mercado europeu e asiáticos oferecem a opçao habilitar o Alerta de Velocidade da via. No tópico sobre "Visualizar o nome de ruas nos 34/35xx, modelos 2012, explico o procedimento em que além de habilitar a visualizaçao do nome de ruas nessas versoes, oferece também a opçao do Alerta de Velocidade nas vias em que se trafega.
No 3597 (e 2xx7), incrivelmente, existem diferenças entre as versoes para Américas e Européias. Se for selecionado um país qualquer de lá aparecerá a opçao de alerta de velocidade em Configuraçoes/Mapa e Veiculo.
Para que tenhamos essa opçao nos nossos gps, teremos que limpar a memória nao volátil (o mesmo q dar um reset no gps) e escolher um país como Portugal, por exemplo. Esse reset vai apagar Lugares Salvos, Recentes e outros favoritos. Se forem importantes faça um backup pelo Basecamp ou Garmin Express antes do reset.
Procedimentos:
1. A partir da tela principal entrar na funçao "Volume", pressionar e manter o canto superior DIREITO da tela até aparecer a janela "Diagnostics Page"
2. Clicar em "Clear all user data" ou se preferir um método mais radical: em Developer Info na tela "Nonvol Statistics" e a partir das barras do canto superior esquerdo em "Clear Nonvol"
3. O gps será reinicializado. Escolher Portugal (por facilidade e por ser o idioma q testei)
4. Em "Configuraçoes", a partir da tela inicial, navegue até "Idioma e Teclado" e escolha a opçao Portugues-Brasil em "Idioma do Texto". O Idioma de Voz devera automaticamente ir para Portugues Brasileiro-Raquel e o "Idioma do Teclado" estar em Portugues.
5. Em "Configuraçoes", a partir da tela inicial, em "Mapa e Veiculo", rolando a tela aparecerá a opçao "Alertas de velocidade sonoros" (habilitar)
6. Em myMaps deixe somente os mapas City Navigator da Garmin habilitados (CNSA, 3D, Dem), caso tenha outros
7. Desligue completamente o gps pressionando e mantendo o botao power ate'o aviso de Desligamento.
8. Após reinicializar, dirija-se a um local com ampla visão do céu e aguarde a sintonia completa dos satélites (pode demorar alguns minutos)
9. A partir da tela inicial em "Aplicativos" teste o Comando de Voz e confira se faz todas as pesquisas corretamente, inclusive por endereços.
Pronto, basta usufruir!
ps.: O icone de velocidade que aparecia nesse modelos ficou mais bonito e destacado. Na versão américas era quadrado em branco e preto, agora redondo e ressaltado com um circulo em vermelho.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
- Thundercel
- Fundador
Angelone,
lembro que para se ter alerta de velocidade no aparelho se faz necessário que o desenvolvedor do mapa tenha no mapa inserido as velocidades máximas nos trechos das vias nele desenhadas. Sem isso o sistema não tem base de interpretação.
Lembro também que estamos tratando de alerta em voz e não em texto na tela.
A maioria deve saber que há alguns anos a Navteq iniciou a inserção de velocidade máxima em algumas vias de grandes cidades brasileiras. Pelo que observo a empresa não evoluiu nesse processo e até acredito que isso se deve a bagunça generalisada de velocidades máximas permitidas em trechos de vias brasileiras.
Por enquanto, os mapas brasileiros produzidos pela Multispectral (autoguia), Tracksource (TRC) e OSM (OSM Brasil) não contemplam a velocidade máxima inserida nas vias neles desenhadas. O Navteq (Cnbr) contempla, mas em pouquissimas vias e com significativos erros que nos conduz a desacreditar na informação.
lembro que para se ter alerta de velocidade no aparelho se faz necessário que o desenvolvedor do mapa tenha no mapa inserido as velocidades máximas nos trechos das vias nele desenhadas. Sem isso o sistema não tem base de interpretação.
A maioria deve saber que há alguns anos a Navteq iniciou a inserção de velocidade máxima em algumas vias de grandes cidades brasileiras. Pelo que observo a empresa não evoluiu nesse processo e até acredito que isso se deve a bagunça generalisada de velocidades máximas permitidas em trechos de vias brasileiras.
Por enquanto, os mapas brasileiros produzidos pela Multispectral (autoguia), Tracksource (TRC) e OSM (OSM Brasil) não contemplam a velocidade máxima inserida nas vias neles desenhadas. O Navteq (Cnbr) contempla, mas em pouquissimas vias e com significativos erros que nos conduz a desacreditar na informação.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
-
- Administrador
Thunder,Thundercel escreveu:Angelone,
A maioria deve saber que há alguns anos a Navteq iniciou a inserção de velocidade máxima em algumas vias de grandes cidades. Pelo que observo a empresa não evoluiu nesse processo e até acredito que isso se deve a bagunça generalisada de velocidades máximas em trechos de vias brasileiras.
Por enquanto, os mapas brasileiros produzidos pela Multispectral (autoguia), Tracksource (TRC) e OSM (OSM Brasil) não contemplam a velocidade máxima inserida nas vias neles desenhadas. O Navteq (Cnbr) contempla, mas em pouquissimas vias.
Estou ciente q o mapa tenha que ter nele inseridas as velocidades máximas, por isso indiquei claramente habilitar o City Navigator da Garmin, pois ele tem. Sinceramente não testei com outros mapas, porque nunca os utilizo na cidade, por nao habilitarem o Traffic da Garmin o q uso 100% do tempo. Utilizei bastante esse recurso de alerta e posso afirmar em que em São Paulo ele abarca inumeras vias, até residenciais totalmente insignificantes. Nesses casos o alerta incomoda, mas em vias importantes de fluxo rápido é utilissimo. De qq forma pode ser habilitado e desabilitado facilmente.
O nosso amigo referiu-se a alerta sonoro de velocidade máxima e nao de voz. O sonoro, algo como blim blim, é o que indiquei. O via voz creio que somente os alertas de radar e personalizados como os disponíveis pelo gpsinfo. Sao uteis, mas nao funcionam nos locais afastados dos POIs ou em vias q nao os tem..
- Thundercel
- Fundador
Re: Alerta Velocidade nos Nuvis 3597 e 2xx7
Angelone,
resido no Rio e testei essa funcionalidade aqui.
Para o Rio de Janeiro afirmo que por enquanto é impraticavel seu uso uma vez que nem todas as vias são contempladas com velocidade máxima permitida e as que são, a grande maioria, estampam velocidades máxima erradas para determinados trechos.
Como desenvolvedor de mapa compreendo esses erros porque para se configurar no mapa a velocidade máxima deve-se empregar na via uma TAG VEL não visivel para o utilizador.
As autoridades de transito demonstram não terem planejamento uma vez que constantemente trocam a velocidade máxima permitida na via, sem considerar que muitas vezes trocam somente a máxima permitida em determinado trecho da via.
Nesse cenário fica dificil a um desenvolvedor manter seu mapa atualizado no tocante a velocidade.
Para o Rio de Janeiro afirmo que por enquanto é impraticavel seu uso uma vez que nem todas as vias são contempladas com velocidade máxima permitida e as que são, a grande maioria, estampam velocidades máxima erradas para determinados trechos.
Como desenvolvedor de mapa compreendo esses erros porque para se configurar no mapa a velocidade máxima deve-se empregar na via uma TAG VEL não visivel para o utilizador.
As autoridades de transito demonstram não terem planejamento uma vez que constantemente trocam a velocidade máxima permitida na via, sem considerar que muitas vezes trocam somente a máxima permitida em determinado trecho da via.
Nesse cenário fica dificil a um desenvolvedor manter seu mapa atualizado no tocante a velocidade.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
-
- Administrador
Re: Alerta Velocidade nos Nuvis 3597 e 2xxx7
Em Sao Paulo também tem várias vias com erros, ainda esta longe da perfeiçao, mas nas principais muitos já foram corrigidos. Agora o limite máximo é 60 km/h em quase todas, a excessao de Marginais e Rubem Berta/23 de Maio (que leva ao Aeroporto de Congonhas). Nos modelos 2012 (34/35xx, 2xx5) era possivel alterar e salvar a velocidade máxima da via, o que resolvia em parte o problema. No 3597 navegador Americas nao tem essa opçao. Pelo pouco que conferi a versao europeia também nao permite modificar e fixar a velocidade da via, uma pena, um downgrade lamentável em relaçao aos 2012. Para compensar, o icone de velocidade que aparecia nesse modelos ficou mais bonito e destacado. Na versão américas era quadrado em branco e preto, agora redondo ressaltado em vermelho. Pelo que me lembro o icone de alerta de radar também mudou, esta bem proporcional e no formato do icone de velocidade, a conferir..Thundercel escreveu:Angelone,
- Thundercel
- Fundador
Infelizmente não é assim.Nos modelos 2012 (34/35xx, 2xx5) era possivel alterar e salvar a velocidade máxima da via, o que resolvia em parte o problema.
Tenho um nuvi 3460LMT e quando o adquiri, no ano passado, andei lendo seu manual e experimentando todas as funções dele, dentre elas essa de salvamento da velocidade máxima na via.
Quando clicamos no icone de velocidade aparece a tela para aumentar e diminuir realmente e depois salvar. Aumentando ou diminuindo e salvando, imediatamente a tela estampa para a velocidade máxima setada entretanto alguns metros depois retorna para a que estava anteriormente.
Nesse teste deduzi que o sistema, por alguma razão, prioriza a velocidade inserida pelo desenvolvedor no mapa. Deduzi porque no manual tem essa NOTA onde a garmin se exime de qualquer responsabilidade e não deseja, no meu entender, ser acionada judicialmente por apresentação no mapa de uma velocidade superior a permitida, mesmo que setada pelo utilizador.
Ora, se o desenvolvedor já inseriu no mapa a velocidade maxima para o trecho ela parte do principio que aquela informação é correta e não deve ser modificada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- tadferreira
- Moderador
Eu deixei o meu 3597 como Pais Italia no meu tem a função de alerta de excesso de velocidade.
Funciona com muita defasagem das informações com o CNSA.
Mas se existe coisa mais chata que isso eu desconheço não sei como tem gente que consegue dirigir por exemplo do passageiro conversando e esse alerta chato funcionando.
EU mesmo nunca mais habilitarei essa função pois é muito chata.
Olho as placas de rua mesmo e me basta.
Funciona com muita defasagem das informações com o CNSA.
Mas se existe coisa mais chata que isso eu desconheço não sei como tem gente que consegue dirigir por exemplo do passageiro conversando e esse alerta chato funcionando.
EU mesmo nunca mais habilitarei essa função pois é muito chata.
Olho as placas de rua mesmo e me basta.
-
- Administrador
Tad, é incrível como variam os gostos. Você certamente faz parte do grupo de usuários das americas q nao gosta do recurso, por isso a garmin nao incluiu no navegador para o nosso mercado. Já eu me incluo entre os europeus q apreciam tal recurso, mesmo q nao 100% das vezes, por isso felizmente temos a opção de desabilita-lo. No teste pela cidade q fiz hoje funcionou muito bem, indicou velocidade e sinal de alerta somente para vias importantes com o CNSA 2014.40. Em versões mais antigas o CNSA era menos eficiente e muitas vezes disparava o alarme em vias residenciais e em velocidades muito baixas como 30 km/h, bem inconveniente, mas no teste de hj nao mais ocorreu isso. Faz bastante tempo q nao ouvia o alarme nem outros sons, pq ha meses o alto falante da base do meu 3490 pifou, então nem sabia como estava essa funcao no CNSA 2014.40..
Por fim, pena q a Garmin suprimiu a possibilidade de personalizar a velocidade máxima pelo usuário, mas nao creio q por receio de problemas legais, visto q ate há pouco tempo gde numero de vias dos seus mapas constavam velocidades maximas acima das reais, ou seja, o usuario corrigia para o valor sempre abaixo da indicada pelo mapa/desenvolvedor. Sem a possibilidade da correcao da velocidade pelo usuário, a Garmin nao tem como se eximir da responsabilidade se acionada judicialmente, pois foi ela e/ou desenvolvedor do mapa q fixaram a velocidade maxima incorreta, nao tendo o usuário nada mais a ver com isso. Felizmente parece q a Navteq fez muitas correções no novo mapa, mas nao é agradável ficar na dependência exclusiva deles que podem demorar meses para fazer a alteracao. É bom lembrar q tal correcao personalizada só tem relação direta com o alerta de velocidade, visual e sonoro, e nao com outros elementos do mapa, como os ligados a navegação/roteamento..
Por fim, pena q a Garmin suprimiu a possibilidade de personalizar a velocidade máxima pelo usuário, mas nao creio q por receio de problemas legais, visto q ate há pouco tempo gde numero de vias dos seus mapas constavam velocidades maximas acima das reais, ou seja, o usuario corrigia para o valor sempre abaixo da indicada pelo mapa/desenvolvedor. Sem a possibilidade da correcao da velocidade pelo usuário, a Garmin nao tem como se eximir da responsabilidade se acionada judicialmente, pois foi ela e/ou desenvolvedor do mapa q fixaram a velocidade maxima incorreta, nao tendo o usuário nada mais a ver com isso. Felizmente parece q a Navteq fez muitas correções no novo mapa, mas nao é agradável ficar na dependência exclusiva deles que podem demorar meses para fazer a alteracao. É bom lembrar q tal correcao personalizada só tem relação direta com o alerta de velocidade, visual e sonoro, e nao com outros elementos do mapa, como os ligados a navegação/roteamento..
- rlcasarin
- Usuario 100
Angelone bom dia.
Caso faca o procedimento por vc indicado e não de certo vou algo comece a não funcionar corretamente como volto ou reposicionou o GPS no padrão de fábrica?
Grato
Caso faca o procedimento por vc indicado e não de certo vou algo comece a não funcionar corretamente como volto ou reposicionou o GPS no padrão de fábrica?
Grato
-
- Administrador
Ricardo, seguindo exatamente o mesmo procedimento mencionado acima, mas indicando Brasil como país volta-se aos padroes de fábrica. Mas pesquisando agora, "descobri" que o 3597 tem uma alternativa mais rápida para mudar o país e os recursos decorrentes: a opçao Change Locale que fica no menu oculto da Diagnosts Page.
Entre na tela diagnostic page, como indicado anteriormente. Clique em Developer Info e role a tela até aparecer a opçao Change Locale.
Escolha um país europeu (Portugal, por ex.). O gps será reinicializado. Confira se agora aparece a opçao de Alerta de Velocidade no menu Configuraçoes/Mapa e Veiculo. A grande vantagem desse procedimento é que as configuraçoes anteriores nao serão perdidas, nem os Favoritos/Lugares Salvos/Recentes. No meu caso o país agora é Brasil, mas a opçao de alerta de velocidade permaneceu (creio ficou na Nonvol memory), incluindo as outras vantagens, pelo menos no q pude observar no momento. Em suma, é uma opçao bem melhor (menos trabalhosa) do que dar um reset completo, já que mantem as configuraçoes anteriores.. Confira se mudando novamente o país para Brasil pelo Change Locale a opçao de Alerta de Velocidade se mantem. Tente, por favor, e poste o resultado, ok?
Entre na tela diagnostic page, como indicado anteriormente. Clique em Developer Info e role a tela até aparecer a opçao Change Locale.
Escolha um país europeu (Portugal, por ex.). O gps será reinicializado. Confira se agora aparece a opçao de Alerta de Velocidade no menu Configuraçoes/Mapa e Veiculo. A grande vantagem desse procedimento é que as configuraçoes anteriores nao serão perdidas, nem os Favoritos/Lugares Salvos/Recentes. No meu caso o país agora é Brasil, mas a opçao de alerta de velocidade permaneceu (creio ficou na Nonvol memory), incluindo as outras vantagens, pelo menos no q pude observar no momento. Em suma, é uma opçao bem melhor (menos trabalhosa) do que dar um reset completo, já que mantem as configuraçoes anteriores.. Confira se mudando novamente o país para Brasil pelo Change Locale a opçao de Alerta de Velocidade se mantem. Tente, por favor, e poste o resultado, ok?
- rlcasarin
- Usuario 100
Ola Angelone, bom dia
Fiz o procedimento acima, não apareceu o item alertas de Velocidade. Alterei para Portugal, reino Unido, USA, mas o tal alerta não apareceu no aparelho. Percebi que muda o fuso horário, somente isso, de resto as configurações permanecem as mesmas.
E agora?
Fiz o procedimento acima, não apareceu o item alertas de Velocidade. Alterei para Portugal, reino Unido, USA, mas o tal alerta não apareceu no aparelho. Percebi que muda o fuso horário, somente isso, de resto as configurações permanecem as mesmas.
E agora?
-
- Administrador
Ricardo, então o jeito é recorrer ao primeiro método explicado em posts anteriores, i.e., limpar a NonVol Memory. Mas antes você pode tentar outro reset a partir da Diagnostics Page, a opção "Clear all user data". Com ela também o país e resetado, mas pelo q me lembro nao volta totalmente ao padrão de fabrica (guarda alguma informação anterior). É bom lembrar q estamos tentando um método mais simples, o testado e 100% funcional é o primeiro indicado. Fora o reset q indiquei tem outro ainda q é empregado na inicialização do GPS, mas esse ainda nao consegui aplicar. Em suma, de todos esses resets o mais completo é o primeiro, mas algum desses outros podem servir, e como vc ainda nao fez o primeiro vale a pena tentar os mais simples primeiro. Pode ser mais pratico para você e útil para outros usuários se resolver..
P.S.: acabei de experimentar o reset do "Clear all user data" e funcionou!! Selecionei Portugal e no Idioma texto portugues-brasileiro, assim habilita a Raquel. Esse metodo tambem reseta geral o gps, além de apagar as rotas em Salvos/Recentes. A vantagem é que o acesso é mais direto, logo na primeira pagina da Diagnostics Page.
P.S.: acabei de experimentar o reset do "Clear all user data" e funcionou!! Selecionei Portugal e no Idioma texto portugues-brasileiro, assim habilita a Raquel. Esse metodo tambem reseta geral o gps, além de apagar as rotas em Salvos/Recentes. A vantagem é que o acesso é mais direto, logo na primeira pagina da Diagnostics Page.
- nylltow
- Usuario 0
Angelone, demais colegas saudações a todos.
Tenho um garmin 3597 Lmt e queria fazer o procedimento para alerta de velocidade. Salvo engano, quando comprei o mesmo não emitir alerta sonoro, mas onde mostra a velocidade quando voce ultrapassava ficava vermelho, coisa que agora não fica mais. Bom mas tentei fazer o procedimento descrito:
1. A partir da tela principal entrar na funçao "Volume", pressionar e manter o canto superior esquerdo da tela até aparecer a janela "Diagnostics Page"
.... mas não consigo entrar nesta opção de diagnostics page.
se puder me auxiliar ficarei grato.
forte abraço.
Tenho um garmin 3597 Lmt e queria fazer o procedimento para alerta de velocidade. Salvo engano, quando comprei o mesmo não emitir alerta sonoro, mas onde mostra a velocidade quando voce ultrapassava ficava vermelho, coisa que agora não fica mais. Bom mas tentei fazer o procedimento descrito:
1. A partir da tela principal entrar na funçao "Volume", pressionar e manter o canto superior esquerdo da tela até aparecer a janela "Diagnostics Page"
.... mas não consigo entrar nesta opção de diagnostics page.
se puder me auxiliar ficarei grato.
forte abraço.
Garmin nüvi® 3597LMT