Português Brazilian-Raquel
-
- Administrador
Re: Português Brazilian-Raquel
Grande Tadeu,
Obrigado pela colaboraçao!
Respondi via MP, mas acho util postar aqui também..
Já dei uma olhada nos arquivos. Voce notou que no pacote que vc enviou faltou o pt_BR.glx? Considerando, pelo que vc me disse, que a Raquel esta funcionando no seu 3790, parece que a situaçao é a mesma que mencionei em tópicos anteriores. Seria ótimo se conseguíssemos uma versão "antiga" do pt_BR.glx, (anterior a 3.10), mas teriamos q encontrar alguem q tenha um backup velho, o q nao é muito fácil..
De qualquer forma, pelo menos já sabemos o que causa o problema.
Fiz um outro tema de Traffic para os 37xx, agora na proporçao correta para esses modelos e com vias bem delimitadas.. Esta disponível para quem se interessar.
Abs
Obrigado pela colaboraçao!
Respondi via MP, mas acho util postar aqui também..
Já dei uma olhada nos arquivos. Voce notou que no pacote que vc enviou faltou o pt_BR.glx? Considerando, pelo que vc me disse, que a Raquel esta funcionando no seu 3790, parece que a situaçao é a mesma que mencionei em tópicos anteriores. Seria ótimo se conseguíssemos uma versão "antiga" do pt_BR.glx, (anterior a 3.10), mas teriamos q encontrar alguem q tenha um backup velho, o q nao é muito fácil..
De qualquer forma, pelo menos já sabemos o que causa o problema.
Fiz um outro tema de Traffic para os 37xx, agora na proporçao correta para esses modelos e com vias bem delimitadas.. Esta disponível para quem se interessar.
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
- acleite
- Administrador
Olhei aqui num backup velho e nem tem o pt_BR.glx. Somente o pt_PT.glx
O lance é tentar descobrir no arquivo glx o que é que bloqueia. Comparar o novo com o velho. O problema vai ser achar este glx com versão antiga...
Abs
O lance é tentar descobrir no arquivo glx o que é que bloqueia. Comparar o novo com o velho. O problema vai ser achar este glx com versão antiga...
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.
[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
- Carroamaro
- Usuario 0
Angelone,
Este arquivo pt_BR.glx nunca existiu na pasta Test do 3790. Este arquivo "pt_BR.glx" deve ser o mesmo arquivo pt_PT.glx que vc traduziu para o português BR ou baixou traduzido de outra fonte.
[]'s
Este arquivo pt_BR.glx nunca existiu na pasta Test do 3790. Este arquivo "pt_BR.glx" deve ser o mesmo arquivo pt_PT.glx que vc traduziu para o português BR ou baixou traduzido de outra fonte.
[]'s
Editado pela última vez por Carroamaro em 27 Ago 2013, 21:32, em um total de 3 vezes.
Sérgio Paulo Costa
"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" [Córa Coralina]
Oregon 550 - Nuvi 3790T - Motorola Moto X1º - Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C com Garmin StreetPilot v2.37 e iGo Primo 2.4 Black Edition
"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" [Córa Coralina]
Oregon 550 - Nuvi 3790T - Motorola Moto X1º - Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C com Garmin StreetPilot v2.37 e iGo Primo 2.4 Black Edition
Angelone / Acleite / Carroamaro,
Boa tarde.
Tenho um arquivo de backup do 3790 com Portuguese_Brazilian_Raquel.vpm
e Portuguese_European_Madalena.vpm
Estes datados de dezembro 2010
Não achei nada .glx dentro da pasta Voice
e nada na pasta .Glx
Na Pasta Tutoriais: existe um arquivo pt_PT.glx
Na pasta Tex tambem existe um arquivo pt_PT.glx 20 abr 2009
Boa tarde.
Tenho um arquivo de backup do 3790 com Portuguese_Brazilian_Raquel.vpm
e Portuguese_European_Madalena.vpm
Estes datados de dezembro 2010
Não achei nada .glx dentro da pasta Voice
e nada na pasta .Glx
-
- Administrador
"Nunca existiu" é forte demais.. imagino que voce tenha dados bastante concretos para tal afirmação, isto é, tenha toda a série de versões e atualizações dos vpm (voice) e glx (texto) da série 37xx desde o lançamento, o que seguramente não deve ser o caso. Todos os modelos com que tenho mexido das séries 1xxx e superiores tem para todos os idiomas 3 arquivos texto, incluindo o pt_BR.glx referente a cada série de Nuvi. Porque os 37xx haveriam de ser diferentes? Pode até ser, mas para tal afirmação temos que ter provas ou, pelo menos, uma explicação lógica, convincente e inquestionável..Carroamaro escreveu:Angelone,
Este arquivo pt_PT.glx nunca existiu na pasta Test do 3790. Este arquivo "pt_BR.glx" deve ser o arquivo pt_PT.glx que vc traduziu para BR.
[]'s
Em relação a sua outra afirmação de que "Este arquivo "pt_BR.glx" deve ser o arquivo pt_PT.glx que vc traduziu para BR" piorou ainda, porque nunca traduzi nem mexi com tradução em Nuvi e muito menos nesse arquivo. Simplesmente ele estava lá e tinha o mesmo conteúdo do pt_PT.glx, sendo a mesma versão, ou seja, nao era de outro modelo (q eu poderia ter copiado por engano). Pode até ser que em determinado momento a Garmin disponibilizava esse arquivo para download, uma explicaçao plausível de eu tê-la. A solução fácil, no meu caso, foi eliminar o BR resolvendo o conflito e trazendo de volta a voz Raquel TTS.
O seu questionamento, mesmo sem bases, me fez olhar para o problema com mais atenção. Existem várias versões de pt_PT.glx (e dos arquivos texto) que tem que estar em sincronia com os vpm TTS da Raquel. Por exemplo, acabei de eliminar os arquivos portugues PT e BR da pasta Text e o Portuguese_Brazilian_Raquel.vpm da Voice. O Webupdater baixou versões mais antigas desses arquivos do que as que o TadFerreira me passou e deu conflito. Ou seja, o problema de fato esta relacionado com esses arquivos, mas as interações entre as versões, e possivelmente deles com o firmware, exige um estudo mais aprofundado, o que farei assim que tiver mais tempo disponível...
Julio, agradeço a ajuda. O interessante seria conseguir uma versão mais antiga do pt_BR.glx, mas tem que ser específico para os 37xx e esses tipos de arquivos ficam, nativamente, na pasta Text. O pt_BR.glx apareceu no meu 3790, tinha o conteúdo igual ao do pt_PT.glx, mas nao foi eu quem alterou, nem copiei de outro lugar, logo, ou ele veio com o 3790 original, foi baixado pelo webupdater ou foi fruto de algum milagre inexplicável, rs..Julio escreveu:..Não achei nada .glx dentro da pasta Voice e nada na pasta .Glx
- tadferreira
- Moderador
Olá a todos,
Seguem alguns arquivos que tenho do backup original que fiz quando adquiri o meu 3790.
Seguem alguns arquivos que tenho do backup original que fiz quando adquiri o meu 3790.
- Carroamaro
- Usuario 0
Angelone,
Desculpe o erro de digitação, eu quis dizer que nunca existiu na pasta text do 3790 o arquivo "pt_Br.glx". Isto eu tenho certeza absoluta.
Vou até editar aquele post meu para não causar confusão.
[]'s
Desculpe o erro de digitação, eu quis dizer que nunca existiu na pasta text do 3790 o arquivo "pt_Br.glx". Isto eu tenho certeza absoluta.
Vou até editar aquele post meu para não causar confusão.
[]'s
Sérgio Paulo Costa
- tadferreira
- Moderador
Só para constar o meu 3790 começou a ter esta falhas depois que desconverter ele de 3490 para o original 3790.
- Carroamaro
- Usuario 0
Falhas? Que tipo de falhas?
Sérgio Paulo Costa
- tadferreira
- Moderador
As falhas apresentadas no Tópico pelo Angelone e outros usuários.
-
- Administrador
Tad, nao se preocupe e' problema q se resolve. A "solução" q apresentei anteriormente foi valida para a minha unidade nas combinações de compatibilidade com os arquivos nele instalados. Mudando alguns deles a situação mudou. O fato e' q as "soluções" apresentadas aqui nunca vieram acompanhadas da causa, diga-se q nem a Garmin sabe ainda, vide o caso do usuário q criou o tópico (acho) q recebeu um 3460 em troca do 3790 pq nao encontraram solução. Resumindo: depois de contestado fiz vários testes com diferentes versões dos arquivos GLX pt-pt e da raquel tts. Com os seus arquivos tive problemas, pois eram versões mais novas. Tentei combinações com versões mais antigas dos GLX com o vpm raquel e funcionou. Refiz a experiencia varias vezes.. Resumindo: a causa tem a ver com a compatibilidade entre versões dos arquivos pt_BR.GLX ou pt_PT.GLX com as versões da raquel tts. No meu caso as versões mais antigas deram certo, tenho elas aqui se interessar.
Relembrando q no caso do usuário q mencionei o 3790 dele era novo e nunca tinha sido modificado, pelo q sei, caso tambem de outros usuarios do topico, parece-me. Muito provavelmente a questão de compatibilidade mencionada deve estar relacionada com algum bug da ultima versão do firmware, pois esse e' um problema recente, incomodo mas q tem solução.
Relembrando q no caso do usuário q mencionei o 3790 dele era novo e nunca tinha sido modificado, pelo q sei, caso tambem de outros usuarios do topico, parece-me. Muito provavelmente a questão de compatibilidade mencionada deve estar relacionada com algum bug da ultima versão do firmware, pois esse e' um problema recente, incomodo mas q tem solução.
- Carroamaro
- Usuario 0
tadferreira
Boa noite.
esta falha sempre existiu no 3790, não foi porque você transformou e voltou para o original que apareceu.
Aqui eu resolvi este problema com meu 3790 como descrevi neste tópico.
Boa sorte!
Boa noite.
esta falha sempre existiu no 3790, não foi porque você transformou e voltou para o original que apareceu.
Aqui eu resolvi este problema com meu 3790 como descrevi neste tópico.
Boa sorte!
Sérgio Paulo Costa
-
- Administrador
"Sempre existiu" implica que vc deve ter muitas informações catalogadas a respeito do problema, tanto quanto ou até mais q a Garmin, pelas suas afirmações..
Com o meu 3790 posso afirmar com segurança q o problema da voz tts br e' recente, posso dizer o mesmo do Tad q usa o dele há anos e nunca mencionou q teve o problema. Também nunca li em nenhum forum do Brasil ou do exterior menção a esse problema. Logo, se vc de fato nao esta tao bem informado como parece ser o caso, podemos deduzir q a sua conclusão e' baseada no seu GPS e o "sempre existiu" no tempo de uso do mesmo, o q estatisticamente e em termos lógicos e' quase o mesmo q nada.. O método de formatar a memoria interna e' muito arriscado e, como vc mesmo disse, náo definitivo pois o problema retornou. Soluções "empíricas" sem a minima noção das causas podem ter efeitos colaterais inesperados e desagradáveis..
Com o meu 3790 posso afirmar com segurança q o problema da voz tts br e' recente, posso dizer o mesmo do Tad q usa o dele há anos e nunca mencionou q teve o problema. Também nunca li em nenhum forum do Brasil ou do exterior menção a esse problema. Logo, se vc de fato nao esta tao bem informado como parece ser o caso, podemos deduzir q a sua conclusão e' baseada no seu GPS e o "sempre existiu" no tempo de uso do mesmo, o q estatisticamente e em termos lógicos e' quase o mesmo q nada.. O método de formatar a memoria interna e' muito arriscado e, como vc mesmo disse, náo definitivo pois o problema retornou. Soluções "empíricas" sem a minima noção das causas podem ter efeitos colaterais inesperados e desagradáveis..
- tadferreira
- Moderador
Só para constar também após a desconversão me apareceram 2 falhas.
Esta de mudar a voz da Raquel(Pt-Br) para a da Madalena(Pt-Pt) toda vez que desligo ou conecto o GPS no pc.
E outro problema é que o EcoRoute funciona somente até os 78km/h acima dessa velocidade o Eco Route fica sempre em 0.
O que significa que em minhas viagens que não são poucas não tem a aferição do Eco Route.
Lembrando que ambos os problemas para mim aparecerão somente após a desconversão do meu aparelho de 3490 para o original 3790.
Esta de mudar a voz da Raquel(Pt-Br) para a da Madalena(Pt-Pt) toda vez que desligo ou conecto o GPS no pc.
E outro problema é que o EcoRoute funciona somente até os 78km/h acima dessa velocidade o Eco Route fica sempre em 0.
O que significa que em minhas viagens que não são poucas não tem a aferição do Eco Route.
Lembrando que ambos os problemas para mim aparecerão somente após a desconversão do meu aparelho de 3490 para o original 3790.
- Carroamaro
- Usuario 0
Angelone
Boa noite!
Bom no meu caso eu tenho o 3790 desde setembro de 2010 e sempre tive este problema, um inconveniente que convivi com ele até meados de 2012 quando transformei ele num 3490, ai desapareceu tal inconveniente, ficou uma maravilha! Só que apareceram outros como os senhores bem sabe.
Agora a resposta que eu escrevi no post acima para tadferreira foi no sentido de que não foi porque ele transformou num 3490 que o problema apareceu pra ele, só isso! Ou sera que foi?
Abraço.
Boa noite!
Bom no meu caso eu tenho o 3790 desde setembro de 2010 e sempre tive este problema, um inconveniente que convivi com ele até meados de 2012 quando transformei ele num 3490, ai desapareceu tal inconveniente, ficou uma maravilha! Só que apareceram outros como os senhores bem sabe.
Agora a resposta que eu escrevi no post acima para tadferreira foi no sentido de que não foi porque ele transformou num 3490 que o problema apareceu pra ele, só isso! Ou sera que foi?
Abraço.
Sérgio Paulo Costa