Português Brazilian-Raquel

Forum do Software de Navegação Garmin
acleite
Administrador
Administrador

Re: Português Brazilian-Raquel

Mensagem por acleite »

Creio que resolveu por alguma sorte e não por ter usado o programa para formatar.
Este programa RMPrepUSB, com estas configurações acima, pra quem não sabe, formata o drive (memória interna do gps neste caso) no formato FAT32 e em modo Super floppy.
O que significa isso?
Significa que ele formata igual o Windows/Mac/Linux faz, quando se escolhe formatar em FAT32, só que o programa não cria a MBR. (Master Boot Record -> [Link externo oculto para visitantes] )
Teoricamente, neste caso do 3790, com ou sem a MBR não deveria mudar em nada o gps ler os dados de idioma.
Mas, como em informática nada é lógico 100%, fica aí a sugestão. :)
Abraços
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Carroamaro
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Carroamaro »

Então joaotwa e acleite.

Esta não é uma solução definitiva. Explico o porque; hoje fiz uns testes de atualização de arquivos de texto (só texto) pelo WebUpdater. Bom reiniciei o 3790, ele fez o processo de atualização, pediu para reiniciar para concluir e tal, beleza tudo normal. Fiz um reset, setei para o nosso Brasil, reiniciei ele novamente, (varias vezes) fui a ferramentas, definições, idioma... "Português Europeu-Madalena" rsrs voltou com o mesmo e velho problema.
Conclusão: Se não sair atualização via WebUpdater (difícil.. descontinuado) vai tá tudo certo, se sim, só refazer o processo. (nesse caso eu refiz) Tá tudo certo então rsrs.

Abraço.
Sérgio Paulo Costa
"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" [Córa Coralina]

Oregon 550 - Nuvi 3790T - Motorola Moto X1º - Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C com Garmin StreetPilot v2.37 e iGo Primo 2.4 Black Edition
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Sergio, pelo q entendi depois do problema ter retornado com a atualização vc formatou novamente com o aplicativo acima e resolveu novamente, e' isso? Se sim fica provado a eficiência do método, restando 'apenas' descobrir o que gera o conflito. Claro q isso e' trabalho para a engenharia da Garmin. Tenho também um 3790 convertido, agora OK, mas q tinha o mesmo problema. Vou vende-lo e provavelmente reconverterei para o original e espero resolver esse abacaxi também..

P.s.: não experimentei, mas diria q e' quase certeza que o GPS não reinicia, e talvez não seja reconhecido, depois da formatação. Por isso o ideal e' reinstalar o backup na sequência apos a formatacao, antes de reiniciar o gps..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Carroamaro
Usuario 0
Usuario 0

Bom dia Angelone.

Não Angelone, formatando desta forma o GPS reinicia sem os arquivos (pastas) e é reconhecido normalmente pelo PC.
Da maneira que eu descrevi a configuração do RMPrepUSB é automático o restauro do backup feito do 3790.

[]s.
Sérgio Paulo Costa
"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" [Córa Coralina]

Oregon 550 - Nuvi 3790T - Motorola Moto X1º - Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C com Garmin StreetPilot v2.37 e iGo Primo 2.4 Black Edition
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Reinicia porque você deixou ticado pra ele já copiar os arquivos após formatar.
Se não tivesse feito isso, iria ter problemas.

Carroamaro
Usuario 0
Usuario 0

Não Acleite, mesmo não estando ticado para copiar os arquivos de volta, pode desconecta-lo do PC que ele reinicia sem os arquivos (Pastas) e é reconhecido normalmente. O 3790 não perde a comunicação do USB com PC, portanto não haverá problemas.

[]s.
Sérgio Paulo Costa

joelsobrinho
Moderador
Moderador

Mensagem por joelsobrinho »

Boa opção 1do o "bixim" apaga e da trabalho.....
Excelente
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Sérgio
Já peguei uns 37xx que perderam sim a comunicação via USB.
Não sei o porque exatamente porque já vieram assim pra eu arrumar, mas acontece sim.
O ideal é não abusar da sorte. :)

Carroamaro
Usuario 0
Usuario 0

Boa noite pessoal,

Bom para não sair do foco deste Post que é relacionado ao idioma falado do Nuvi 3790 criado pelo "joaotwa"
joaotwa escreveu:Boa noite amigos!

Comprei recentemente o GARMIN 3790 LMT nos Estados Unidos. Notei que sempre que reinicio o GPS a configuração de "Idioma Falado" volta para "Portuguese European Madalena", seleciono "Portuguese Brazilian Raquel" mas não tem jeito, sempre que reiniciado, o GPS volta para "Portuguese European Madalena". Já atualizei para o último firmware, mas continua o mesmo problema. Alguém tem alguma idéia do que pode ser?

Abraço à todos!
Continuando: Um problema que eu convivi desde a aquisição do 3790 em 2010. Na pagina 3 postei uma dica e solução (não definitiva) para este problema, que pra mim resolveu este inconveniente e tenho certeza que vai resolver para outros proprietários do 3790 também.

Abraços.
Sérgio Paulo Costa

japampaloni
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por japampaloni »

Olá amigo, consegui pelo menos descobrir o problema. No meu Nuvi 2580, aconteceu o mesmo problema de desligar e voltar a voz em Portugues de Portugal da Madalena. Vc pode fazer o seguinte: entra em Ferramentas, Configurações, Idioma, e seleciona a voz Portugues Brazilian-Raquel, e clica em Guard para salvar. Ai vc volta ao meu principal, clica em Para Onde? para criar uma rota, escolha qualquer rota, digitando em endereços ou favoritos. Clique em Ir pra calcular a rota e espere um pouco até q a voz da Raquel diga "Por favor seguir para a rota em destaque". Volte ao menu principal e clique em Parar para encerrar a rota. Desligue o aparelho e espere mais ou menos 1 minuto e ligue-o de novo. Confira em Ferramentas, Configurações, Idioma e verá q a voz estará em Portugues Brazilian Raquel. Pelo menos no meu funcionou. Boa sorte.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Por coincidência estava agora tentando resolver o problema com o meu 3790 e consegui. Ainda nao testei a "formula" do japampaloni, mas descobri a causa e solução do problema (nao muito elegante, mas bem fácil de implementar no 3790 e família). A causa é um conflito entre o arquivo de texto pt_BR.glx e pt_PT.glx. O problema é que internamente eles são idênticos e relacionados ao português de Portugal, o que nao deveria ser. Esse erro faz com que os dois arquivos presentes impeçam o sistema de "linkar" corretamente texto e voz TTS Raquel (portugues do Brasil) via firmware. Soluçao: apagar (ou renomear para outro nome qq) o arquivo pt_BR.glx que fica na pasta Text. Sugiro também apagar ou renomear os arquivos texto restantes referentes ao português de Portugal: pt_PT_PRX.glx e pt_PT_TRF.glx. Assim ficariam efetivamente em uso para o idioma português os arquivos pt_PT.glx (v2.90 de 22/05/2012), pt_BR_PRX.glx (v2.90 de 22/05/2012) e pt_BR_TRF.glx (v3.30 de 23/05/2012). Nao sei se existe a versão correta do arquivo pt_BR.glx, pelo menos tentei buscar nos meus arquivos antigos mas nao encontrei. Vou comunicar à Garmin e aguardar uma atualização desse arquivo, pois essa será a solução "elegante". Por fim, com as versões mencionadas e com o procedimento sugerido o problema da ativaçao da voz TTS Raquel BR foi solucionado.
Essa foi a soluçao para a minha unidade 3790, nao dá para generalizar que é a soluçao definitiva, por eqto.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Mensagem por joelsobrinho »

Como tenho um 3790, já faz um bom tempo e não tenho o problema fiquei curioso em saber porque.
1. Eu soh deixo o português, inglês espanhol e japonês.
2. Verifiquei o arquivo que o Angelone comentou e estava modificado!!!!!
Eu mudei e esqueci......consultando minhas anotações em papel, vi que fiz as alterações logo qdo comprei.....
Mancada minha, poderia ter ajudado muito antes.
Agora com o site sempre posto os resultados.
Abraços,
Joel
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Olá Joel! Vc mudou o que e, exatamente, em qual arquivo, no pt_PT.glx ou pt_BR.glx? Não daria para voce anexa-los para que eu possa dar uma olhada?
Abs
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

E então Joel, nao vai passar os arquivos para darmos uma olhada? Seria importante saber qual foi a sua solução, se o problema e' só com algumas unidades, se esta relacionado com algumas versões de firmware etc..
tadferreira
Moderador
Moderador

Mensagem por tadferreira »

Olá Pessoal/ Angelo
Segue link para download dos arquivos de Text e Voz do meu 3790
Responder