Português Brazilian-Raquel

Forum do Software de Navegação Garmin
joaotwa
Usuario 0
Usuario 0

Português Brazilian-Raquel

Mensagem por joaotwa »

Boa noite amigos!

Comprei recentemente o GARMIN 3790 LMT nos Estados Unidos. Notei que sempre que reinicio o GPS a configuração de "Idioma Falado" volta para "Portuguese European Madalena", seleciono "Portuguese Brazilian Raquel" mas não tem jeito, sempre que reiniciado, o GPS volta para "Portuguese European Madalena". Já atualizei para o último firmware, mas continua o mesmo problema. Alguém tem alguma idéia do que pode ser?

Abraço à todos!
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Português Brazilian-Raquel

Mensagem por Thundercel »

Já tentou aplicar um master reset nele?

Se retirar o arquivo desse Madalena da pasta voice. O que ocorre quando seleciona a Raquel e reinicializa?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
joaotwa
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joaotwa »

Fala Thundercel!

Obrigado pela resposta...

Ainda não fiz um master reset nele!

Veja que coisa curiosa...

Na pasta Voice do GPS tem os seguintes arquivos em português:

Portugues_Brazilian_.sum
Portugues_Brazilian_.vpm
Portugues_European_.sum
Portugues_European_.vpm
Portuguese_Brazilian_Raquel.sum
Portuguese_Brazilian_Raquel.vpm
Portuguese_European_Madalena.sum
Portuguese_European_Madalena.vpm

Fiz os seguintes testes:

Troquei o idioma Portuguese_European_Madalena pelo Portugues_Brazilian, reiniciei e a alteração se manteve;

Troquei o idioma Portuguese_European_Madalena pelo American_English, reiniciei e a alteração se manteve;

Deletei da pasta o Portuguese_European_Madalena, selecionei o Portuguese_Brazilian_Raquel, reiniciei e o idioma foi alterado para Portugues_European;

Deletei da pasta também o Portugues_European, reiniciei o GPS para selecionar o Portuguese_Brazilian_Raquel e para minha surpresa este idioma não aparecia mais como uma das opções listadas (O arquivo continuava gravado na pasta Voice).

Retornei com os arquivos deletados e tudo voltou como antes, ou seja, tenho que selecionar o Raquel sempre que reinicio o GPS.

Abraço.
Thundercel
Fundador
Fundador

retire esse da Raquel do gps e reinstale pelo webupdater.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

O que pode estar acontecendo é ele estar setado para Europa.
Neste caso, um Master reset e depois escolher 'Brasil' deve resolver.
O caso das vozes, renomear não resolve pois cada arquivo de voice tem uma ID dentro dele e o gps usa este ID.
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
joaotwa
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joaotwa »

Thunder,

Deletei os idiomas "português" fiz o reset, e instalei os indiomas pelo webupdater e o problema persiste...

acleite,

Resetei e selecionei Brasil e nada feito, fiz reset novamente escolhi Portugal e o problema continua, resetei novamente, voltei para Brasil e vou conviver com o problema, é meio incoveniente mas dá pra conviver...

Pensei em renomear o arquivo, mas como vc disse que tem um ID relacionado, não vou nem perder tempo tentando!

Obrigado pela ajuda pessoal!
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Muito estranho ele se comportar assim.
Mas se vc diz que vai conviver com o problema, então não precisa tentar mais nada. rsrs
Como vc fez o reset? Com o dedo no canto inferior direito?
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
joaotwa
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joaotwa »

acleite,

Realmente é muito estranho...

Fiz o reset tanto pelo método de pressionar o canto inferior direito da tela, quanto pelo método de acessar o menu segurando o centro do velocímetro e resetar por lá.

Se surgir alguma idéia para resolver o problema vou tentar, até mesmo pra entender o problema e passar adiante a possível solução... Mas é um incoveniente que dá para conviver... rsrs

Abraço!
Thundercel
Fundador
Fundador

Pelo relatado sou levado a deduzir que o arquivo que salva as configurações esteja corrompido.

Nesse caso eu enviaria email para garmin solicitando dela informações para resolver o problema.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Tive exatamente o mesmo problema com o meu 3790, sempre prevalecendo como padrão a voz portuguesa. Mesmo excluindo o arquivo da Madalena e mantendo o da Raquel o sistema colocava o arquivo de voz padrão, o ingles. Para a Raquel funcionar só configurando manualmente, apesar de todas as configuraçoes de idioma e texto estarem corretas. Para contornar o problema deixava em stand by em vez de desligar completamente. Realmente nao me lembro exatamente como encontrei a soluçao, mas fiz um Master Reset e também apaguei os arquivos de voz e baixei novamente da Garmin, o q também parece q nao resolveu. O pior é que meu aparelho esta emprestado e só vou pega-lo no final de semana, mas pelo que me recordo vagamente utilizei outra versão do arquivo de voz da Raquel, mas vou conferir assim que pegar meu gps de volta.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
joaotwa
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joaotwa »

Fala Angelone!

Vamos dizer que você é a famosa luz no fim do túnel...

Vou aguardar suas instruções e paralelamente vou seguir a orientação do Thundercel, enviando um questionamento para o suporte da Garmin...

Obrigado a todos!

Abraço.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Realmente estou mal de memória, lembrei-me agora que a "soluçao" na realidade veio naturalmente quando instalei o firmware do 3490. Obviamente mudou tudo, para melhor, inclusive resolvendo esse problema da voz. Por esses dias meu 3790 modificado esta "rodando" nos Estados Unidos, diariamente, e esta perfeito. Resumindo: creio que nao solucionei o problema com o firmware original do 3790, sorry, mas daqui a alguns dias vou postar um tutorial de modificaçao para o 3490 (um pouco diferente dos que existem por ai) para quem se interessar ou quiser superar esse conflito com a voz da Raquel. A grande vantagem desse novo firmware é a precisão de arrasto da tela, fica perfeito. No 3790 é muito impreciso. A desvantagem é que a precisão do posicionamente diminui mas nao altera, no geral, a navegaçao. A versão que estou testando parece ter resolvido esse problema de imprecisão, vou fazer mais algumas mediçoes, além das que já fiz, para conferir. Esse novo firmware também melhorou muito em relaçao a outras funçoes, além de ter ficado mais compatível com os programas atuais da Garmin.
joaotwa
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joaotwa »

Valeu Angelone!

Vou monitorar o Forum pra ver seu tutorial!

Quanto ao problema, vou aguardar a resposta da Garmin para meu questionamento e repasso a todos!

Abraços.
joaotwa
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joaotwa »

Bom dia pessoal!

Me surgiu uma grande dúvida...

Como falei inicialmente, comprei meu GPS nos Estados Unidos. Entrei em contato por email com o suporte da Garmin americano, explicando todo o problema e tudo que havia sido tentado para a resolução, porém sem sucesso... o Suporte americano solicitou então que a Garmin Brasil entrasse em contato comigo para resolver o problema do GPS... Minha dúvida é a seguinte, atualmente recebo o sinal do Traffic Brasil tendo assinatura configurada conforme tutorial... Seguindo a orientação do Angelone em outro post, não atualizei o GPS com aquela atualização "Firmware Update for GTMxx Traffic Receiver Type 3"... Será que enviando o GPS para a Garmin eles vão atualizar com este FIRMWARE acabando por bloquear o sinal do Traffic? Seria prudente deletar a assinatura do Traffic BR caso envie o equipamento pra eles? Vocês optariam por conviver com a troca para Portugues Raquel sempre que ligasse o GPS ou enviariam o mesmo para Garmin, correndo o risco do bloqueio do Traffic BR?

Abraços.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Joao, realmente é muito provavel que eles façam todas as atualizaçoes disponíveis, incluindo a do cabo. Para evitar é simples: nao envie o cabo. O problema é com o gps e nada tem a ver com o cabo, portanto ele nao é necessário. De preferencia nao envie nem o suporte do gps, a rigor eles nao necessitam dele, pois a conexão com o computador é pela conexao mini-usb do aparelho. Quando for entregar seu aparelho nem mencione o cabo. Na pior hipótese, existe também como reverter para firmware anterior e liberar o funcionamento do traffic, mas o ideal é que fique tudo original.
Responder