Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Mensagem por Angelone »

mhfernandes escreveu:Companheiros, encontrei o que estava procurando.
Acredito poderá ajudar!
! [Link externo oculto para visitantes]
Fernandes, sem dúvida será bem aproveitado. Apesar do autor usar os tradicionais async e gar2rnx que usam porta serial e modelos mais antigos de gps, tem a grande vantagem de detalhar o processo e ser em português, explicitando bem os conceitos e indicando boas bibliografias, principalmente aquela referente ao protocolo da garmin que pode encorajar, quem sabe, alguém disposto a decifra-la. O Acleite seria um bom candidato, rs..
Grande colaboração,
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
tadferreira
Moderador
Moderador

Mensagem por tadferreira »

mhfernandes escreveu:Companheiros, encontrei o que estava procurando.

Acredito poderá ajudar!

[Link externo oculto para visitantes]
Obrigado mhfernandes
Irei ler e dar uma estudada.
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mhfernandes »

Fico feliz em poder ajudar, se precisarem de algo é so falar.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Mensagem por joelsobrinho »

mhfernandes,
Eu li todo o material. É exatamente o que estamos falando.
1. Fazer a aquisição de dados do GPS de navegação, corrigir os valores e comparar com uma estação geodésica.
Todo o trabalho já está pronto e os resultados mostram as possibilidades de erro que se pode ter.
Acho que fechou o assunto com chave de ouro.

2. Agora eh soh testarmos os nossos GPS e vermos o qto eles erram sem nenhum tipo de correção não disponivel no momento da navegação, que eh o que finalmtne importa para nós.

3. Para compararmos precisamos de uma estação geodésica.

[]s
Joel
tadferreira
Moderador
Moderador

Olá Pessoal,
Gostaria de saber se alguém tem mais alguma novidade sobre a precisão do Nuvi 3790 convertidos em 3490.
Abraço a todos
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Tad e amigos interessados,nao temos novidades em relaçao ao tema principal desse tópico, ie, precisao dos nuvis 37xx e 34xx. Na realidade, a discussão no noman esta parada simplesmente porque não encontraram soluçao para o problema. O fato é que o 3790 com o firmware do 3490 é interessante, tem algumas vantagens, mas a precisão é muito inferior ao do 3790 original. Além das comparaçoes que já fiz com o Tad, voltei a usar o firmware original no 3790 e a diferença de precisão é notável: quase sempre em torno de 3 a 4 metros em movimento e mesmo em locais com prédios de ambos os lados raramente supera os 10 metros. A diferença para o 3790 modificado é muito grande. Nao ocorrem mais erros grosseiros como antes, como o aparelho demorar para perceber que entremos em uma rua diferente, posicionar-se em outra via e barbaridades piores. Um teste prático bem fácil é deixar habilitado a opçao para mostrar o caminho que estamos percorrendo diretamente no mapa (Ferram./Definiçoes/Navegaçao/Automóvel/Registro de Viagem/Mostrar n/Mapa). Percebe-se que quando a sintonia é ruim, por exemplo, se ligamos o gps em um local de muitas barreiras, a posiçao muda radicalmente, mas conforme aumenta a precisao a posiçao fica correta. Quando a precisão é ruim o carro sai ou muda de via, passa por cima de edificios e barbaridades do tipo. Para ficar mais confiável sugiro deixar na opçao Pedestre (clicando no icone do carro, canto superior direito da tela principal), pois nesse modo ( ou modo Bicicleta), suponho que nao fique ativada a opçao look on road, que disfarça bastante a precisao já que trava forçadamente a posiçao na via. Como nao encontrei essa opçao em lugar nenhum dos menus, suponho que seja automática para o modo Automóvel.
Em relaçao a possível soluçao, eu fiz vários testes com firmware mesclando parte do fw do 3790 (drivers) com os recursos do 3490, mas nao deu certo. Falta fazer com versoes mais antigas do 3790 e 3490, mas já cansei e arrisquei bastante. Se alguém topar fazer esses testes é só avisar que passo as diretrizes (Tad vai encarar? rss). A grande desvantagem que vejo é o arrasto de tela, muito imprecisa no 3790. Com o fw do 3490 é perfeito, nao ocorre mudanças no posicionamento do mapa, muito bom! Outra vantagem do 34xx seria o Smartlink, um aplicativo que faz conexão com o celular e recebe desses informaçoes muito mais atualizadas do transito, entre inumeras outras, realmente uma beleza, mas o serviço nao esta disponível no Brasil, logo, é inutil. O motivo principal que me fez voltar para o fw 3790 original é o Traffic, pois ele aceita o gtm 26 e 36 com assinatura jetmouse, eqto o fw do 3490 só suporta gtm 25 e 35. Como o meu gtm25 pifou e estou com um gtm26 e para mim traffic é super importante, fui meio que obrigado a reconverte, mas por fim estou bastante contente. A propósito Tad, estou finalizando uma versão de tema Traffic mais específica para os 3790, realmente fica bem melhor do que o primeiro tema q foi projetado para os 34xx e 35xx. Conclusão/recomendação: mantenha o firmware original do 3790 é adequado ao seu hardware, um ótimo aparelho, preciso, alta resoluçao de tela, etc.. As desvantagens são pequenas, mas se alguém insistir em transformar em 3490 eu passo as diretrizes, nao tem muita complicaçao..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
tadferreira
Moderador
Moderador

Olá Angelone, eu vou encarar modificar o meu 3790 para o 3490. Apesar da imprecisão os outros itens como os menus por exemplos são bem claros e dinâmicos. Não estou em São Paulo pois depois de passar por Sertãozinho estou em Pernambuco mas quando retornar eu te ligo e ai conversamos e farei as modificações no meu 3790.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Tad,
Vc esteve em Sertãozinho , SP?
[]s
Joel
tadferreira
Moderador
Moderador

Olá Joel,
Estive sim, até lhe enviei uma MP no dia a acabei de te encaminhar a mesma. Como vc não respondeu então deixei quieto, pois queria ver com vc justamente o assunto sobre este tópico e conhecermos pessoalmente.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Caro amigo,
Conforme lhe disse em MP, nosso email da empresa teve um apagão.
Muita pena mesmo que não podermos trocar um bom papo.
Mandei tb o numero do celular e caso vc volte, terei o maior prazer em recepcioná-lo.
Um grande abraço,
Joel
tadferreira
Moderador
Moderador

Olá Pessoal,
Mais alguns novos testes estão sendo feitos modificando o Bootloader dos fw o Angelone esta mais por dentro do assunto pois estão tendo muitas viagens a trabalho e me ausentando um pouco do forum.
Mas em breve teremos mais notícias sobre a Precisão do 3790 convertidos em 3490.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Muito boas noticias.
Vamos aguardar então.
Abraços,
Joel
tadferreira
Moderador
Moderador

Como meu Nuvi deu pau na Grafica do Traffic, vou modificar o mesmo com a ajuda do nosso querido colega Angelone.
Porém a precisão dos Nuvi 3790 convertido em 3490 ainda estão sem solução até o presente momento.
tadferreira
Moderador
Moderador

Olá a todos,
Finalmente tive a coragem de converter meu 3790 para testes rodando o firmware do 3490.
Primeiramente gostaria de agradecer o Angelone, Knuix, Rodrigo(rbf) e todos que contribuiram de alguma maneira com o assunto que aborda este tópico.

Bem o firmware que utilizei foi editado pelo Knuix(Noeman) do Projeto Turbocc criadores do rgntools onde foi comprimido o boot.ini do 3790 junto com o firmware all do 3490 mantendo o mesmo HWID 1101 para instalação via pré-boot do aparelho utilizando o updater.exe.
Necessário as pastas e arquivos básicos de um 3490 verdadeiro.

Para desconverter também é simples utilizar o updater e refazer novamente o processo com o firmware do 3790 também fornecido pelo colega Knuix.
Necessário as pastas e arquivos básicos de um 3790 ou seu backup já feito antes de todo o procedimento.

Bem coloco aqui algumas imagens que ilustram bem o motivo pelo qual eu retornei o meu GPS para o firmware original Nuvi 3790 Vs5.0 Firm2.60, pois nas imagens é possível notar a grande imprecisão na recepção de satélites no aparelho convertido em 3490, faz com que o GPS não cumpra a sua função básica que é de rotear da melhor forma de um ponto ao outro.
Acredito que as imagens falam, não necessitando que explique as falhas
Album das imagens - [Link externo oculto para visitantes]

1 - Baixa Precisão de Satélites no Nuvi 3790 convertido em 3490
[Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes],[Link externo oculto para visitantes],[Link externo oculto para visitantes],[Link externo oculto para visitantes]
clique na imagem para ampliar
É possível notar as falhas de trajeto que tive nos testes.

2- 3490 rodando no 3790
[Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes]
Mostrando os menus e imagens do 3490 rodando no 3790

3- Traffic no 3790 convertido em 3490
[Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes], [Link externo oculto para visitantes]
Traffic funcionando no 3790 convertido em 3490.

4- Vídeo mostrando ‘pequena’ falha do 3790 convertido 3490
[Link externo oculto para visitantes]
Neste video é possível notar eu estou parado em um semáforo e o gps indica que estou a 100km/h me aproximando do local que estou parado devido a este delay errei muitas vezes meus caminhos.

Fica ai a todos a minha contribuição, porém eu não recomendo a conversão do 3790 em 3490 enquanto o problema da recepção de satélites não for solucionada se é que haverá solução.

Um abraço a todos e
Bons Caminhos
joelsobrinho
Moderador
Moderador

kctada!!!!!!!!
sem comentários.
Responder