Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Forum do Software de Navegação Garmin
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Re: Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Mensagem por mhfernandes »

Caros companheiros, segue um link para download de 2 softwares que poderão ser úteis, (CDU que faz a conversão de algumas extensões para RINEX e o ProGrid que converte datuns, ex, SAD 69 para SIRGAS.

[Link externo oculto para visitantes]

Espero que ajude de alguma forma!
Editado pela última vez por mhfernandes em 19 Fev 2013, 11:04, em um total de 1 vez.
tadferreira
Moderador
Moderador

Mensagem por tadferreira »

Obrigado MHFernandes,
Será de grande utilidade. Principalmente para o Angelone e eu em nossos testes.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Mensagem por joelsobrinho »

MHFERNABDES,
Vai ser util sim.
Obrigado,
Joel
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Mhfernandes, obrigado por upar os programas, bem na linha do que precisamos mesmo, é um programa de navegaçao pelo computador com muitos recursos. O CDU parece ser o ideal, é bem completo mas tem um probleminha: suporta somente comunicaçao serial e os nossos gps são USB. Por sorte o fabricante lançou um sucessor, o NovAtel Connect, com uma nova interface e que suporta USB. É gratuito, acho, e pode ser baixado do link: [Link externo oculto para visitantes]. Tentei mas ainda nao consegui conectar o meu Etrex, mesmo no modo Garmin. Tentarei isso altas horas ou amanhã.. Joel e quem quiser, por favor, tentem..
Outro detalhe importante: os nuvis rodoviários nao devem servir para serem usados pelo programa, isso porque qdo conectamos ao computador eles entram direto em modo de armazenamento de massa. Já os handhelds, como os Etrex, tem a opçao de configura-lo no modo Armazenamento de Massa (automático) ou no modo Garmin (fica conectado com o pc e funcionando normalmente como gps). Em alguns modelos asiáticos essa opçao está disponível em muitos Nuvis mas no ocidente não, lamentavelmente. O outro programa que vc enviou, o ProGrid, ainda nao consegui instalar no meu Windows8, imagino que seja o software de conversão entre formatos de posiçao.

Joel, não sei por que cargas d'água te enviei as coordenadas em SAD69, pensei que fosse facilitar comparaçoes, mas só complicou. No próprio boletim do IBGE sobre a localizaçao do marco geodésico tem coordenadas nos dois padrões. As que mandei em SAD69 podem ser facilmente convertidas para WGS84, já que esta é igual ao SIRGAS2000 (o IBGE diz que são praticamente iguais, pois existem pequenas diferenças, mas somente entre as revisoes anteriores do WGS84 e não na atualmente em uso). De qualquer forma o proprio gps transforma em SIRGAS2000/WGS84. O Basecamp também converte um grande numero de formatos, só nao estou muito seguro é quanto a precisão dessas conversoes que eles fazem. No caso é melhor usar o Progrid, um programa mais profissional, que o mhfernandes indicou. Mas acredito que nao será necessário, as mediçoes dos Nuvis são todas em WGS84 atualizado (nao tem outra opçao). O SAD69 ou outro datum acredito que somente poderia ser util para nós se estivéssemos trabalhando com um mapa impresso (ou nao) como topograficos mais antigos do IBGE, que usam esses padrões, e ai sim seria muito mais prático mudar para o mesmo padrão no gps para ficar tudo igual, mas nao é o nosso caso. Se voce pegar a coordenada SIRGAS2000 do marco geodésico do IBGE (S23 33 59.7 W46 43 57.3) que consta no site deles, verá que bate com o Google Earth, apesar que nao ná para ter muita confiança no GE, que muitas vezes tem distorçoes grosseiras, dependendo da posiçao do satélite na hora da foto, da resoluçao, etc.. Outra coisa que preocupa é o numero de casas nos segundos no gps e basecamp que é apenas uma casa e no padrão do IBGE 4 casas e isso deve ter significado em termos de precisão absoluta, o Mhfernandes talvez possa dizer alguma coisa a respeito.
Veja esse texto do IBGE, super elucidativo sobre a questão da conversão, etc.. O SIRGAS2000 será padrão obrigatório a partir de 2014 e já é usado direto em todos os levantamentos oficiais..
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Angelone,
Em termos de resolução, posso te falar que 0.1" é aproximademente 1 metro. bem aproximandamente.. rsrsrsr

Qdo eu entrei com as coordenadas do IBGE, me jogou em cima de uma arvores na frente do predio, ai não sabia se o marco estava em baixo ou não.
Assim pedi para vc localizar e mandar a foto para eu ver tb e comparar com o que eu obtive.

Diferenças SAD69 e SIRGAS2000, segundo texto do IBGE: " Os dados fornecidos pelo SAD69 e pelo SIRGAS2000 não são compatíveis entre si, ou seja, não podem ser inseridos num mesmo mapa. Há um deslocamento espacial entre as coordenadas determinadas pelos dois sistemas (variável, dependendo do local onde se está). A distância média para o mesmo ponto em SAD69 e SIRGAS2000 é algo em torno de 65 metros."
E foi a distancia que eu localizei, 67.5 metros para o SIRGAS e 6.5 para o SAD69.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

(texto extraido do IBGE)
TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS:

Existem parâmetros de transformação entre WGS84 e SIRGAS2000?

Não existem parâmetros de transformação entre SIRGAS2000 e WGS84 porque eles são praticamente iguais, ou seja, DX = 0, DY = 0 e DZ = 0.
Desde o estabelecimento do sistema GPS (Global Positioning System), o seu Sistema Geodésico de Referência (WGS84) já passou por três atualizações, com vistas a refinar sua realização. Nestas três atualizações o objetivo sempre foi aproximá-lo ao ITRFyy, por ser a realização mais precisa do ITRS. A mais recente atualização recebeu a denominação de WGS84 (G1150), adotado no Sistema GPS a partir de 20 de janeiro de 2002.
Os parâmetros de transformação SAD69 / WGS84 divulgados através da Resolução da Presidência do IBGE n° 23, de 21/02/89 (R.PR 23/89), são válidos para realizar transformação de coordenadas entre SAD69 / WGS84 em observações GPS que foram realizadas no período de 01/01/1987 à 01/01/1994.

WGS84 para SAD69:
DX = +66,87 m
DY = -4,37 m
DZ = +38,52 m

Os parâmetros SAD69 / SIRGAS2000 utilizados no TCGeo e ProGriD (opção: SAD69 Técnica Doppler ou GPS) e divulgados através da Resolução do Presidente do IBGE n° 1, de 25/02/2005 (R.PR 01/05), são válidos para realizar transformação de coordenadas entre SAD69 / WGS84 e SAD69 / SIRGAS2000 em observações GPS que foram realizadas após 1994.

SIRGAS2000(WGS84 (G1150)) para SAD69:
DX = +67,35 m
DY = -3,88 m
DZ = +38,22 m
"

A grosso modo parece que a diferença que eu encontrei esta coerente.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Cópia do texto de um post meu na pagina dois:

"a resolução das coordenadas mostradas pelos nossos GPS eh da ordem de 0o 0' 0.1" isto significa um erro de resolução da ordem de 0.5 metros. Então usando os calculos de incerteza teremos sempre um valor desconhecido da ordem de 0.8 metros.Matematicamente teremos : A incerteza do erro=2*raiz{[(vlido/raiz(3)]^2+[vreferencia/raiz(3)]^2}. E teremos a informação que o valor resultante tem uma probabilidade de 95% de estar correto dentro deste intervalo.
Resumo da opera: NUNCA ESPERE NENHUM ERRO MENOR ±1 METRO NO PROCESSO DE COMPARAÇÃO!!! "

Isto eh o resultado do número de casas que vc comenta em seu post, chamamos de resolução.

Abraços,
Joel
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Angelone:
Fiz download do software Novatel Conect e tentei comunicação com o Etrex 20.
Bem o etrex/garmin, possui um drive próprio para comunicação e este drive eh carregado para o windows 7 assim que o garmin eh conectado. Pode ser obervado no Gerenciador de dispositivo que ele não aciona as portas USB e sim cria um "Device" novo chamado Garmin. Bem, o dito software não consegue localizar a porta USB onde esta conectado o garmin!!!
Neste cenário não consegui ainda conexão como GPS.
Vou conntinuar tentando.
Se alguem tiver um GPS serial para PC, deve funcionar.
[]s
Joel
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Caro Angelone, não tem muito a ser dito, suas explicações estão bem completas, so quero lembrar que o Progrid é um prog disponibilizado pelo IBGE, então é muito confiável para fazer a conversão de datuns, inclusive utilizamos ele em nossa empresa para converter SAD69 que era o Datum oficial do Brasil antigamente para SIRGAS, que utilizamos atualmente.

Se conseguirem converter os arquivos gerados no GPS de navegação para RINEX eu poderei pros-processar utilizando algumas bases do IBGE como apoio. Com o programa Pros Processor que utilizamos para o georreferenciamento acho que da pra fazer alguns testes, mas o ideal seria gravar esses dados brutos por algum tempo como um ponto estático, o prob é que o GPS teria que ficar conectado ao notbook com um software que possibilitasse a gravação dos arquivos coletados pelo receptor GPS em um so arquivo por ponto.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

mhfernandes,
Como ja falei anteriormente, não consegui conexão como software, mas.. o trackmaker faz esta conexão.
Preciso ver como armazenar os dados. Não sei se ele faz algum tratamento dos dados, pelo que eu vi na tela, aparentemente não.
Vou tentar. Primeiro garar o arquivo, depois fazê-lo refenciado.
[]s
Joel
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Ok, se der certo me envie o arquivo que faço o processo amarrando em 3 marcos do IBGE.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Consegui fazer a cconexão entre o trackmaker e o etrex 20, porem como o meu software eh free, ele não grava o arquivo!!!!! :(
Pude observar que, pelo numero de decimais apresentado, ele deve ler o valor do GPS e armazenar sem tratamento.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Pessoaol,
Garimpando ontem encontrei esta Calculadora Geográfica do INMPE. Muito boa. Converte datuns e calcula distancias entre duas coordenadas em varios datuns!!!!
tadferreira
Moderador
Moderador

Mensagem por tadferreira »

Qual seria a calculadora Joel?
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Epa, segue link.