Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Forum do Software de Navegação Garmin
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Re: Precisão de satélites no Nuvi 3790

Mensagem por joelsobrinho »

Caro Angelone:
Estou postando uma serie de artigos que nos ajuda a entender a exatidão do GPS.
por exemplo:
Como calcular o erro ? Para isto vale a equação :
0=valor de referencia - valor lido + erro
A dificuldade está em conseguir o valor de referencia!
Pois ao comparar com as estações EG o erro foi enorme e ao comparar como Google foram minimos. Vide abaixo.

Agora por exemplo consegui junto ao IBGE, no site a seguir, informação de como corrigir os valores atraves de DGPS, ou seja, GPS diferencial . Existe uma rede no Brasil que fornece esta correção através da internet!!!!! Veja o link:
[Link externo oculto para visitantes]

Bem agora vamos aos seus questionamentos:
Primeiro eu comparei as coordenadas do Etrex20 com as do Nuvi 3790T. Em essencia os erros são da ordem de 2 metros apenas. Considerei este erro como sendo zero. Porque? Porque eh bem mais facil eu carregar o Etex para comparar os marcos que o Nuvi, pois usa bateria e eu coloco na moto.

No Brasil as estações WAAS ficam próximas a orla marítma, mas tb não consegui encontrar a localização de nenhuma. Porém coloquei no inicio do post uma informação sobre DGPS no Brasil e eh gratis! Basta que tenha conexão com a internet e um soft gratuito fornecedo pelo proprio link. Não testei ainda, mas eu tenho o GARMIN no PC e depois vou testar!!!!! Uso o proprio Etrex coo GPS do Notebook. Eles ainda não tem para o Sistema Android.

Eu tenho um ponto EG na minha cidade que fica na porta da Igreja matriz. Muito facil de acessar. Ai fui ate lá e o erro deu da ordem de 250 metros, isto mesmo 250 metros. Achei que fosse por causa do Datum e ai sai estudando o assunto. Li o artigo onde o nosso Datum do GPS eh equivalente ao SIRGAS2000. Portanto ainda não tenho explicação do tamanho do erro.
Para ajudar ainda mais, localizei um ponto de referencia via satelite que eu conheço muito bem, e deixei o Etrex pegar o Wappoint por media e depois peguei as mesmas coordenadas pelo Google. A dirferença eh de : longitude= 0o 0' 0.1" latitude=0o 0' 0".
Praticamente não há diferença entre as medidas. Ai fica a pergunta que não calar: porque da um erro tão grande como SIRGAS EG????

Qto as estações de alta extatidão, são elas mesmo que estou utilizando, ja visitei tres, e hoje a tardinha vou ver a quarta. O erro permanece em torno de 250 metros. Isto não pode ser coincidencia. Preciso saber a causa e ligar para IBGE e tentar descobrir o porque disto. Se alguem que esteja lendo tiver conhecimento do assunto nos ajude!

EXPERIENCIA:
1.Localize uma estação no site do IBGE, uma que seja possivel ver pelo Google satélite. Localize pelo Google e veja a diferença em distancia. O proprio Google tem uma regua.

2. Localize um marco na sua residencia que seja facil ver pelo satélite. Pegue as coordenadas pelo Etrex average . compare com as coordenadas do Google. Vai bater!!!

Em casa usei a piscina, que fica muito facil de ser vista pelo satélite. Pode se usar tb um dos canto da casa, pois eh um local bem definido.

A pergunta inicial, quem eh mais exato o 3790 origianl ou o modificado, acabou dependendo de descobrir porque a referencia do IBGE fica tão distante e o Google tão certo!.
O que vc acha?

Neste link tem as estações de monitoramento continuo.
Aqui perto tem a de Jaboticabal, dentro da UNESP. Devo visita-la em breve. Assim que parar a chuva.
Existem estações no Brasil inteiro. Quem estiver lendo pode ajudar se estiver próximo de uma.
Eh soh localizar as estações postar as coordenadas lidas e a da estação.

Puxa.. acho que enrolei um bocado... rsrsrsrsrsrssr
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Pessoal,
Dada duas coordenadas de GPS pode ser calculada a distancia entre elas usando esta planilha em excel.
Segue link:
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

joelsobrinho escreveu: Como calcular o erro ? Para isto vale a equação :
0=valor de referencia - valor lido + erro
A dificuldade está em conseguir o valor de referencia! Pois ao comparar com as estações EG o erro foi enorme e ao comparar como Google foram minimos. Vide abaixo.
Primeiro, tentando entender a sua equaçao: Valor de referencia MENOS valor lido MAIS erro = ZERO, é isso? Pareceu muito interessante para comparar, por exemplo, com imagens do Google Earth, precisão de mapas, etc, mas não entendi muito bem qual poderia ser a utilidade nos nossos testes, i.e., medir o grau de precisão entre dois gps a partir de um mesmo ponto e em um mesmo momento (iguais condiçoes para validar o teste)
Agora por exemplo consegui junto ao IBGE, no site a seguir, informação de como corrigir os valores atraves de DGPS, ou seja, GPS diferencial . Existe uma rede no Brasil que fornece esta correção através da internet!!!!! Veja o link:
[Link externo oculto para visitantes] ..... Porém coloquei no inicio do post uma informação sobre DGPS no Brasil e eh gratis! Basta que tenha conexão com a internet e um soft gratuito fornecedo pelo proprio link. Não testei ainda, mas eu tenho o GARMIN no PC e depois vou testar!!!!! Uso o proprio Etrex coo GPS do Notebook. Eles ainda não tem para o Sistema Android...
É um dos links que mencionei no meu post anterior, tinha dado um lida superficial no texto. Pelo que entendi do artigo é "..um serviço para posicionamento em tempo-real a partir da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Continuo) para usuários que fazem uso da técnica RTK (relativo cinemático em tempo real) ou DGPS (GPS diferencial) nos seus levantamentos.." o que, creio, exige equipamentos GNSS (Global Navigation Satellite Systems) RTK (Real Time Kinematic) específicos profissionais, isto é, gps geodésicos e topográficos com precisão na casa de milimetros e centimetros respectivamente (os nossos são gps de navegaçao com precisão na casa de metros). Também de acordo com o restante do texto, que nao vou reproduzir aqui, entendo que pelo que mencionei, apesar de gratuito, por incompatibilidade de equipamento nao será possivel usarmos o sistema de correçao on line no nosso caso, mas talvez de outra forma, temos que pensar a respeito ou aguardar alguma luz dada pelo amigo mhfernandes, profissional da área de geoprocessamento.
Eu tenho um ponto EG na minha cidade que fica na porta da Igreja matriz. Muito facil de acessar. Ai fui ate lá e o erro deu da ordem de 250 metros, isto mesmo 250 metros. Achei que fosse por causa do Datum e ai sai estudando o assunto. Li o artigo onde o nosso Datum do GPS eh equivalente ao SIRGAS2000. Portanto ainda não tenho explicação do tamanho do erro.
Para ajudar ainda mais, localizei um ponto de referencia via satelite que eu conheço muito bem, e deixei o Etrex pegar o Wappoint por media e depois peguei as mesmas coordenadas pelo Google. A diferença eh de : longitude= 0o 0' 0.1" latitude=0o 0' 0". Praticamente não há diferença entre as medidas. Ai fica a pergunta que não calar: porque da um erro tão grande como SIRGAS EG???? ...Qto as estações de alta exatidão, são elas mesmo que estou utilizando, ja visitei tres, e hoje a tardinha vou ver a quarta. O erro permanece em torno de 250 metros. Isto não pode ser coincidencia. Preciso saber a causa e ligar para IBGE e tentar descobrir o porque disto. Se alguem que esteja lendo tiver conhecimento do assunto nos ajude!
Pelo que li, tudo indica que o erro é da EG (estaçao geodésica), já que não é diferença em funçao do datum (SIRGAS2000=WGS84). Seria interessante ver a data e por quem foi feita. Pode ser antiga, municipal e em consequencia talvez nao muito confiável, mas vale investigar, é interessante saber a causa.. Quanto as "estaçoes de alta exatidão" que voce menciona, entendo que as realmente confiáveis são as RBNC GNSS do IBGE do link [Link externo oculto para visitantes], apesar de curiosamente constar no site como "coordenadas aproximadas" e então pergunto: quais seriam as precisas, as recebidas pela conexão de internet com aparelhos e aplicativos próprios? Em São Paulo consta uma na USP, diz que tem uma torre de 14 metros, etc.., será que tem a coordenada correta e precisa na base dessa torre, conferível pessoalmente? (help, Fernandes..)

EXPERIENCIA:
1.Localize uma estação no site do IBGE, uma que seja possivel ver pelo Google satélite. Localize pelo Google e veja a diferença em distancia. O proprio Google tem uma regua.
2. Localize um marco na sua residencia que seja facil ver pelo satélite. Pegue as coordenadas pelo Etrex average . compare com as coordenadas do Google. Vai bater!!!
A pergunta inicial, quem eh mais exato o 3790 origianal ou o modificado, acabou dependendo de descobrir porque a referencia do IBGE fica tão distante e o Google tão certo!.
A experiencia farei bem breve.. A referencia do IBGE que vc menciona é a da sua cidade? Será q nao é um mero marco da prefeitura? Dê uma conferida, já vi vários artigos mostrando as distorçoes e erros das fotos do google earth, o que nao significa que são erros generalizados, mas que se deve ter sempre bastante cautela com suas coordenadas, a nao ser que tenhamos meios confiáveis de conferencia..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Angelone, Vamos por partes:
1. Vc viu a equação corretamente, eh como escrever erro= Valor Lido - Valor de referencia. somando as tres parcelas o valor eh zero. Porque representrar desta forma? Por causa de uma coisa chamAda incerteza. Por exemplo, a resolução das coordenadas mostradas pelos nossos GPS eh da ordem de 0o 0' 0.1" isto significa um erro de resolução da ordem de 0.5 metros. Então usando os calculos de incerteza teremos sempre um valor desconhecido da ordem de 0.8 metros.Matematicamente teremos : A incerteza do erro=2*raiz{(vlido/raiz(3)^2+(vreferencia/raiz(3)^2}. E teremos a informação que o valor resultuante tem uma probabilidade de 95% de estar correto.
Resumo da opera: NUNCA ESPERE NENHUM ERRO MENOR 1 METRO NO PROCESSO DE COMPARAÇÃO!!!

2.Pelo que eu li no site do IBGE, está a disposição para uso geral, tanto que tem um aplicativo para voce corrigir as coordenas lidas. Este aplicativo eh baixado de outro site um .de. O software esta em ingles. Soh roda em xp e outros SOs, não tem para W64! Meu problema. Este assunto pode ser feito um trabalho a parte, pois parece bem ezxtenso. Coloquei aqui para ver se alguem se intressa e também avalie o aplicaativo.

3. As EGs estão CORRETÍSSIMAMENTE CORRETAS!!!! rsrsrsrsrsrssrsr devo estar fazendo ou deixando de fazer alguma coisa oou estou interpretanto alguma coisa errada. Eh isto que preciso descobrir o porque. Vou ter que entrar em contato com a galera do IBGE. Esles são bam bam no assunto e vou ver o que consigo. As datas são todas atuais. qdo vc verificar o registro de uma estação desta vai ver que ela tem histórico e descritivo de cada medida. Coisa muito bem feita, muito tecnica e por gente muito capaz. Infelizmente a plim plim não divulga estes serviços que temos no Brasil, trabalho científico de primeira linha e com parcos recursos.

4. As estações EGs são todas identificadas por numero e placa metálica com simbolos específicos. Na minha cidade tenho aproximadaemnte umas 8 estações destas. Infelizmente algumas desativadas porque houveram reformas em predios e locais urbanos e as placas foram removidas. Ontem mesmo fui localizar uma delas e a empresa mudou de lugar o prédio foi todo modificado, sendo retidara a placa. Pena.

5. As fotos da minha cidade foram atualizadas em 2013!!!!! e melhoraram muito de qualidade. Esta avaliação tb me deixou curioso, porque o erro encontrado entre o GPS e o Google foi muito pequeno. Vou continuar avaliando outros lugares. Vou usar marcos visiveis de praças e jardins.

6. Me passe por email a sua cidade e localizarei alguns pontos do IBGE e google para vc poder comparar.

Abraços,
Joel
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Angelone:
Ocho que destrinchei mais uma parte da historia.
Liguei para o IBGE e conversei com o Sr X, não vou publicar o nome porque não falei para ele que iria publicar e portnato não tenho autoriazação dele.
Ele me informou que:
1. Os marcos de estações de GPS de navegação podem estar com desvio.
2. Os marcos com GPS geodésico estão corretos.
Ele me passou uma estção com marco geodésico em ribeirão preto:
93509.jpg
Estação numero 93509
As coordenadas dela são :
Lat -21o 12' 08.3899"
Long -47o 52' 04.6769"
convertendo para o sistema de mapa do Google temos:
Lat-21.20233
Long-47.867966
estas coordenas batem exatamente em cima do marco geodésico!!!!!
marco geodesico ribeirao preto.jpg
Acho que o problema do desvio esta ai!!
Conclusão:
Sirgas bate com Google que bate com GPS, portanto podemos usar o google como referencia. Será que sempre?
Abraços,
Joel
Nota: para procurar no IBGE as estações de GPS geodésico procurar por SAT GPS no site do IBGE. Todas tem um numero internacional. Citando o numero tb acha.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Esqueci de colocar link para localizar os marcos gps geodesicos e muitas outras coisas mais ligadas aos nossos brinquedos:

este eh o site para converter coordenadas. O Acleite ja colocou alguns links tb.
http://www.biologika.com.br/mapas/map_a ... on_v01.php

Para transformar de graus sexagesimal para grau decimal fazemos:
não esqueça de manter o sinal !
oGdecimal= grau+(minutos/60)+(segundos/3600)

Soh isto por enquanto.
jpgon

Mensagem por jpgon »

Angelone e Joel Sobrinho,
Boa noite.

Este tópico está cada vez mais gostoso de ler, pois vamos aprendendo mais e mais nesta conversa amistosa, e e com conteudo.
Agora sou eu que estou devendo informações, pois preciso localizar uma estação geodésica mais proximo e conferir com o meu Garmin nüvi 1300/1490.

Abraços
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Caro Julio,
bem vindo as nossos devaneios GPEssenses...
A exatidão do GPS, sempre foi uma curiosidade para mim, pois depende de uma rede muito grande de informações. Aproveitei o momento e estou aprofundando um pouco o estudo. Não estou postanto todas, pois tem algumas de altíssima complexidade que faria qq pessoa normal ir embora...rsrsrsr
Assim , sempre que posso procuro traduzir para uma linguagem decifrável.
Obrigado pelo comentário, foi muito bom, assim continuarei na mesma linha de trabalho.
Definindo exatidão: eh a distância entre o valor obtido e o valor verdadeiro.
Assim a distância entre o valor lido no gps e o valor lido em um marco referencial podemos chamar de exatidão.
Agora podemos comparar a leitura do GPS com a leitura feita pelo Google map na condição satélite, e avalair de uma maneira coerente os "erros" quye estamos tendo.
Li e postei tb no site para download a informação do porque o GPS usa mais que 3 satélites para fazer a leitura das coordenadas:
Um breve resumo.
O GPS depende de um relógio de altímissa exatidão que eh utilizado como base de tempo. Nossos GPS, porém, não possui tais relogios. O quarto satélite e demais satélites são usados para corrigir permanentemente o relógio do GPS, assim podemos fazer medidas com alta exatidão, mesmo com um relógio não sofisticado. Existem bases terrestes que monitoram os tempos de cada satétile e corrige estes valores tb, devido a interefencia entre a emissão e recebimento do sinal de tempo.
Eh interessante o matrerial.

Abraços,

Joel
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Hoje estive em Rib. Preto na estacao feita com gps geodesico. Como era tarde nao pude parar, pois ela fica na estrada. Foi facil encontra la , o gps me colocou no lugar certo, diferente das outras estações. Agora na próxima oportunidade vou medir a diferença.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Boa tarde pessoal,
Vamos aos finalmentes das diferenças encontradas entre as coordenadas do GPS e as coordenadas das estações gravimétricas do IBGE. Conforme informações do IBGE as leituras das coordenadas das estações gravimétricas não necessitam ser exatas e foram feitas geralmentes antes da eliminação do erro pelos USA em 2000. As estações geodésicas, sim , estas são cuidadosamente calculadas e corrigidas, pois os dado dela é a coordenada. Assim acaba a confusão.

Outra nova: entrei em contato com a Garmin a repeito de uma informação dada pelo nosso amigo Angelo: em Sampa , aparece a letra D em alguns satélites. O retorno da Garmin foi:
"Thank you for contacting Garmin International. Happy to help.
The "D" that you are seeing stands for Differential. That would mean that you have WAAS enabled on the device, and that the unit is receiving a differential correction to make it more accurate. "
Assim ja temos correções por DGPS para algumas localidades através de satélites locais, quando o WAAS esta atividado nos GPS que dispõe deste serviço.
A imagem fo cedida pelo Angelo. A faixa preta esconde coordenadas anteriores.
Tem um trabalho no site do IBGE informando que existem no Brasil um conjunto de informações para DGPS.
Estamos chegando lá!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

joelsobrinho escreveu:Boa tarde pessoal,
Outra nova: entrei em contato com a Garmin a repeito de uma informação dada pelo nosso amigo Angelo: em Sampa , aparece a letra D em alguns satélites. O retorno da Garmin foi:
"Thank you for contacting Garmin International. Happy to help.
The "D" that you are seeing stands for Differential. That would mean that you have WAAS enabled on the device, and that the unit is receiving a differential correction to make it more accurate. "
Assim ja temos correções por DGPS para algumas localidades através de satélites locais, quando o WAAS esta atividado nos GPS que dispõe deste serviço.
A imagem fo cedida pelo Angelo. A faixa preta esconde coordenadas anteriores.
Tem um trabalho no site do IBGE informando que existem no Brasil um conjunto de informações para DGPS.
Estamos chegando lá!
Pois é Joel, sempre é bom desconfiar de novidades, nao é? Certamente voce nao botou muita fé na informaçao que te passei de que o WAAS já estava funcionando no Brasil, mesmo com as imagens que te enviei. A minha convicção tinha fundamento, primeiro porque o WAAS estava habilitado e o gps sintonizava um ou dois satélites WAAS/SBAS (a imagem q vc postou nao foi das melhores), mas principalmente devido a da letra D que aparecia em determinados satélites que deveria indicar que estaria havendo correçao Differential a partir das estaçoes WAAS em terra. Mas minha certeza foi o resultado final apresentado pelo gps, pois além dos indicadores mencionados, a precisão sempre aumentava com WAAS habilitado (chegando a 2 metros), levando-me a concluir que de fato o sistema já estaria operante no país, a despeito de todas as informaçoes contrárias que vemos nos sites do Brasil, posiçao que voce também adotou. No fim, nada como a Garmin para confirmar o fato, mas falta saber onde ficam as estaçoes WAAS/SBAS no Brasil (soube que no sul, sudeste, mas sem localizaçoes) pois isso pode implicar que, dependendo da posiçao do usuário, o WAAS pode nao ajudar em nada a precisão, mesmo sintonizando os satélites estacionários da rede.
É importante lembrar que todos os modernos gps rodoviários a venda no ocidente nao tem suporte ao sistema WAAS/SBAS que para uso em rodovias nao oferece vantagem em relaçao aos atuais niveis de precisao dos aparelhos e, principalmente, devido a limitaçoes do WAAS em velocidades horizontais superiores a 50 km/h, o que é tipico de automóveis. Por outro lado, todos os modelos de gps da Garmin para navegaçao outdoor tem suporte ao WAAS melhorando significativamente a precisão na navegaçao e mapeamentos em locais afastados.
Por fim, pelo WAAS nao ter muita relaçao com a nossa discussão e nem significancia para o nivel de precisao de gps rodoviário, vou abrir um tópico específico e mais completo sobre o tema para que usuários de outros modelos de gps possam também discutir o assunto..
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Amigo Angelone,
O trabalho de graduação que passei para vc, mostra tb que o Egnos esta presente no Brasil. Não fique chateado comigo, pois estou acostumado com pesquisa e sempre confirmo todas as informações que recebo em mais de uma fonte. Vícios profissionais...rsrsrsrsrs
Vc reamente tem razão. Inicialmente as primeiras informações diziam que o WAAS estava inoperante no Brasil. Agora podemos dizer que funciona estamos bem embasados para isto.

Voltando ao tópico, todo o nosso trabalho veio de encontro à pergunta inicial:
34xx ou 37xx eh mais exato?
Já podemos usar uma estação geodesica para conferir. Podemos tb com o Etrex comparar com o Google e gerar uma referencia para comparar com os nuvi. Só que agora estamos embasados!
Vc tem um e eu tenho outro. Gere uma referencia com o Etrex e compare com o 34xx. Eu faço a mesma coisa aqui, preferencialmente no mesmo horário.
Assim teremos os numeros.
Para mim é bom a noite ou fim de semana.
O que vc acha?
tadferreira
Moderador
Moderador

Mensagem por tadferreira »

Olá a todos.
Já é sabido que o 37xx é mais preciso que o 37xx (convertido em 34xx).
Mas é inegavél que o firmware do 34xx é bem mais evoluido que o do 37xx.
Aguardemos a colocação do nosso caro colega Angelone pois a sua teoria é a mais cabível para a menor precisão do 37xx convertido.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

joelsobrinho escreveu:Amigo Angelone,
O trabalho de graduação que passei para vc, mostra tb que o Egnos esta presente no Brasil. Não fique chateado comigo, pois estou acostumado com pesquisa e sempre confirmo todas as informações que recebo em mais de uma fonte. Vícios profissionais...rsrsrsrsrs Vc reamente tem razão. Inicialmente as primeiras informações diziam que o WAAS estava inoperante no Brasil. Agora podemos dizer que funciona estamos bem embasados para isto..
Joel, nao estou chateado de forma alguma, somente pincelei alguns comentários e acho sempre muito bom a investigaçao, pois assim que evoluimos. Obviamente como eu tinha levantado a bola e feito as mediçoes estava mais seguro. Um artigo da Garmin sobre WAAS, apesar de nao muito atual, mostra claramente que com o WAAS atuando (corrigindo) a precisão dos gps deve ficar abaixo de 3 metros, exatamente como nas imagens que te passei, além dos outros indicios já citados [Link externo oculto para visitantes].

A tese de mestrado do Fabio Luiz Albarici da Poli/USP que voce me passou ajudou a entender melhor certos conceitos, sem duvida, mas ele concluiu que nao havia melhoria na precisão na ocasião. Bom, os dados foram colhidos em 2010 e a tese defendida no inicio de 2011 e nessa época realmente nao havia estaçoes de WAAS/SBAS (Wide Area Augmentation System/Satellite Based Augmentation System) operantes no Brasil. Ele utilizava equipamentos profissionais e sintonizava alguns satélites WAAS e EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Service) mas como nao havia estaçoes terrestres de correçao dos sinais de satélite no Brasil, o resultado foi o esperado no meu entender, isto é, nao houve melhoria na precisão dos GPSs, apesar dos equipamentos de precisão que ele usou.

Inicialmente eu fui atras do WAAS exatamente porque um amigo australiano sintonizou no seu 3790 modificado um satélite WAAS, dai a minha curiosidade em checar por aqui. Nos testes simultaneos, lado a lado, que fiz com o 3790 modificado, original e com modelos que oficialmente tem suporte ao WAAS/EGONOS, como o Etrex 30 e Oregon 450, em nenhum momento os nuvis sintonizaram satélites WAAS. Logo o caso do meu amigo foi uma sintonia esporádica que também nao trouxe melhora na precisao do gps dele. Conclusão nesse caso: os 3790/3490 indicam que nao teem suporte ao WAAS de modo aparente ou oculto (já que nao há melhora da precisao). De qualquer forma seria interessante saber oficialmente da Garmin o porque da sintonia eventual desses satélites e no que isso implica na precisão (pelo que observei, nao implica em nada!).

Ainda em termos da precisão: sabado passado eu o TAD fizemos um teste comparativo rigoroso e prolongado (quase 3 horas) entre um 3790 com firmware original (nunca modificado) e o meu 3790 com fw do 3490, incluindo um Etrex30 também. O resultado foi que observamos que a precisão INDICADA pelo 3790 foi realmente muito boa, bem superior ao do modificado e até melhor do que a do Etrex 30. O teste foi estático e dinamico. Na melhor hipótese o modificado foi 30% menos preciso e na pior situaçao (em movimento) chegou a ser quase 200% pior. Exemplo: estático, precisao de 3 metros para o original e 5 m para o modificado. Em movimento 7 metros para o original e 18 para o modificado em ambiente central da cidade, com muitos prédios. Em locais abertos: parados a precisao fica em torno de 3 metros para o original e 5 a 6 metros para o modificado. Portanto, a transformaçao no aspecto precisão tem essa desvantagem, mas isso nao implicada em erros de roteamento e uso geral em ambiente rodoviário como já conferi, e por isso continuo preferindo o firmware do 3490 que é mais avançado e tem vantagens reais.

A questão da precisão ainda continua em pauta por dois motivos: 1. Seria importante saber se a precisão INDICADA é real ou quanto se aproximada dela, 2. Mais pretenciosamente tentarmos descobrir a causa dessa imprecisão para a partir dai algum especialista em programaçao de fw de Garmin possa investigar alguma soluçao. Para a primeira questão, sempre uma curiosidade interessante de saber para qualquer gps, podemos seguir pelo caminho sugerido pelo Joel, que é comparar com marcos geodégicos do IBGE e calcular as diferenças entre o 3790 original e o modificado. Claro que o ideal é com os aparelhos lado a lado, assim as condiçoes externas serão as mesmas. Outro aparelho com WAAS, como o Etrex, certamente será utíl também. A comparaçao com o Google Earth ou Maps, no meu entender, será interessante para conferir o grau de precisao dessas imagens de satélites e mapas com o terreno, mas de forma localizada, isto é, se as imagens do google baterem em precisão em um local nao significa que o google earth/maps é preciso em geral. Sabemos que as imagens de satélites geram muitas distorçoes dependendo do angulo em q as fotos foram tiradas, etc.., portanto nao podem ser sinonimos de precisão. Se soubermos os desvios dos nossos aparelhos em relaçao aos marcos geodésicos do IBGE, isso depois de varias mediçoes, poderemos eventualmente ter um elemento a mais em situaçoes delicadas de navegaçao, por exemplo, procurando uma trilha oculta por mato em determinadas situaçoes ou demarcaçoes importantes de posiçao para mapeamento de ruas, etc..
Para comparaçoes lado a lado, posso combinar com o TAD, mas também posso implementar as sugestões do Joel, sem problemas. Basta marcarmos uma data.

Abs
jpgon

Mensagem por jpgon »

Angelone, Joel Sobrinho e TadFerreira
Boa noite.

Ete tópico está cada vez mais dinâmico e aumentando a profundidade do assunto.
Já estamos comentando até sobre teses de mestrado na USP.
Alem de WAAS que funciona para corrigir a precisão do GPS.
O Departamento de Transportes Americano e a Administração Federal de Aviação desenvolvendo este trabalho.
Só falta descobrir onde estão na América do Sul e Brasil as estações terrestes de WAAS mais próximas de onde voces estão.
Parabéns pelo belo trabalho que está sendo desenvolvido.
Vamos ver até onde esta tese será desenvolvida e as conclusões finais.
Estive lendo alguma coisa sobre o assunto: A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) chama este tipo de sistema de um sistema de aumento baseado em satélite (SBAS).
Europa e Ásia estão desenvolvendo seu próprio SBASs.
A India GPS Aided Geo Augmented Navigation (GAGAN).
A Europa o European Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS).
Os Japoneses o Multi-funcional sistema de aumento satélite (MSAS), respectivamente.
Sistemas comerciais incluem StarFire e OmniSTAR .
Vejam neste link algumas informações adicionais, as quais não sei se são novidades para vcs: [Link externo oculto para visitantes]

Abs
Responder