Em relação ao Traffic em rodovias: Julio e demais amigos, a questão do alcance do sinal tem a ver com limitaçoes legais, economicas e geográficas da transmissão em FM do sinal de dados Traffic, em geral restrito ao raio das cidades. Como o sistema Traffic da Garmin no Brasil usa a difusão dos dados via alguma estação já estabelecida de FM (em SP a CBN), seu alcance fica limitado a abrangencia dessa rádio, em geral somente urbana. Uma rádio FM tem concessão legal para determinadas áreas, primeiro ponto. Assim para extender a area de abrangencia do Traffic a Garmin teria que contratar outras emissoras locais para transmitir o sinal ao longo das estradas, o que parece improvável. Por isso também acho dificil que esse sistema possa abranger pontos mais remotos de estradas, ou seja, no máximo ficaria limitado às proximidades das grandes cidades. Em um futuro, que nao deve ultrapassar a 2014, muito possivelmente teremos o mesmo serviço disponível nos USA e Europa para os Garmins mais sofisticados, o Smartlink (por eqto para Android), sistema que integra gps e celular com inumeros serviços e informaçoes transmitidas via rede celular, incluindo informações de transito, o que vai ampliar imensamente a gama de dados a serem computados pelo gps, considerando que o alcance das redes de celular se ampliam cada vez mais ao longo das estradas e cidades. O Smartlink só funciona nos modelos recentes intermediários e topo de linha e que tenham bluetooth.. Segundo infos nao oficiais, parece que o sistema já esta em fase de testes, segundo o "amigo do Rei, rss..", vamos aguardar..
joelsobrinho escreveu:..."Acontecido comigo", que eu via o farol fechado a frente com umas 4 ou 5 linhas de carros e o simbolos dos carrinhos ficava vermelho. Qdo o farol abria o carrinho ficava verde.
Assim temos que tomar muito cuidado com a avaliação do transito feita pelo traffic. Ele não possui um nivel de "inteligencia" desejavel para tomada de decisão, eh necessária a nossa avaliação durante o tempo que se esta dirigindo... ai que a coisa fica perigosa. Temos que digitar, ler interpretar tudo ao mesmo tempo sem se descuidar do transito a nossa volta.
Acho que a GARMIN tem que melhorar e MUITO este item...
Joel, quanto a tomar muito cuidado com a avaliaçao do transito pelo gps, ou seja, "acreditar" nos desvios e rotas sugeridas pelo gps em funçao do tráfego ou simplesmente consulta-lo durante a conduçao, concordo 100%, e é o que eu faço constantemente: a rota sugerida é mero indicativo, eu faço meu caminho procurando ter uma visão geral do tráfego e das vias congestionadas mostradas pelo gps. Algumas dessas informaçoes podem estar desatualizadas, mas uma visão geral da região, via controle de zoom, dá uma boa idéia do conjunto do fluxo. O tema que criei para quem usa Traffic nos modelos novos me ajuda muitíssimo nessa tarefa, já que o fluxo fica facilmente visível, enquanto que com os temas de mapa disponibilizados pela Garmin tinha que me fixar na tela do gps para identificar as cores do transito, o que gerava situaçoes delicadas ao dirigir. Por isso nao entendo até hoje como a Garmin nao deu atençao a essa questão da visualizaçao do fluxo de transito na tela dos novos modelos, o que pode gerar situaçoes de risco real para o motorista condutor..
Na minha modesta opinião, o Traffic é ainda menos "esperto" e eficiente do que voce supõe, rsrs.. No seu exemplo o sistema teria que receber a informação instantânea da operadora do Traffic (Navteq) via FM no exato momento em que o fluxo de transito para qdo o sinal fecha. Conhecendo razoavelmente como funciona o Traffic (atualizaçoes a cada 5 minutos, em média) nao creio muito nessa possibilidade, teriamos q fazer vários testes para conferir. Acho mais provável que o simbolo dos carrrinhos tenha ficado vermelho porque havia tráfego à frente (pode ser bem a frente, deste que na direçao de deslocamento). Como vc estava na avenida do Estado, essa é uma situaçao perfeitamente possivel, pois é uma via muito longa e com tráfego muito intenso em toda a sua extenção. Abs