Sistema de Transito Garmin - FM Traffic/ Smartphone Link

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Angelone »

Thunder, esses dias andei lendo sobre os modelos de receptores e respectivas compatibilidades e observei que a maioria dos modelos de 3 digitos, incluindo os seus, sao compatíveis com o GTM21, pelo menos nos Estados Unidos e Europa, mas nao no Brasil. [Link externo oculto para visitantes]
As informaçoes de definiçao de parametros, ou assemelhadas, contidas no trafficproviders.xml devem ficar embutidas no firmware deles que deve ter limitaçoes para aceitar parametros recentes necessários para compatibilidade com o Traffic brasileiro, dai sua possivel incompatibilidade, sem contar alguma possível característica especifica, e incompatível, desses hardwares. Os que usam/suportam o trafficproviders são mais flexiveis e, portanto, mais compativeis com sistemas mais recentes. Por essas mesmas questões de compatibilidade, esses modelos mais antigos ainda continuam funcionando nos países onde primeiramente foram implantados, junto com padroes mais modernos (Traffic 3D, como o nosso, e o HD como nos states).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Angelone,
quando o 760 foi lançado eu estava em Madrid - ES. Comprei o bixinho e com ele por lá rodei por um mês.
Naquela época eu era muito inexperiente em GPS automotivo, mas me impressionou rodando por lá a informação de Traffic no GPS funcionando com o cabo que, na minha opinião, nem GTM é. Ele tem na conexão com o aparelho uma base e nenhuma informação nele consta como GTM como o é o do 1490 que consta GTM25. O cabo conecta na base e não no aparelho que por sua vez tem sua conexão na base também.
Não tive tempo de pesquisar e por isso não me pergunte como funciona o Traffic lá que enquanto eu não pesquisar não saberei responder. Meu tempo tá curto para pesquisa. O tratamento de pontos de alerta está me matando.
Não aparecia carrinho em cor na tela e sim um simbolo que conhecemos de perigo onde estava o trânsito com o gps perguntando se queria desviar.
lembro que o o arquivo trafficproviders.xml nunca esteve presente nele.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
felipe.rout
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por felipe.rout »

Boa tarde Senhores,

Alguém teria informações mais atulizadas sobre a difusão do serviço de tráfego em Porto Alegre ? Pelo que constatei ele não está disponível ainda, correto ?
Pergunto porque comprei um 3460LT recentemente e ao tentar usar esse serviço não tive sucesso, como tudo parece com o aparelho, comecei a desconfiar que talvez não houvesse transmissão ainda, mesmo já sendo possível ver algumas informações no mapa online da navteq.

Obrigado pelas informações.
---------------------------------------
Nuvi 1100/3460 LT
Cmagalha
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Cmagalha »

Eu coloquei uma situação de TRAFFIC no forum GSM Noeman, expondo minha decepção com a precisão do sistema de tráfego na região onde tive a oportunidade de usar, New Jersey - New York.

No meu caso, as direções dadas pelo sistema não me levaram a boas rotas. Na realidade, me fizeram (creio eu) perder tempo.

Num dos casos, bem específico, me fez sair para um desvio de uns 400 metros, ao longo da rota original e retornar para ela após um sinal de tráfego (que estava fechado). Em outros, não há como saber com certeza, mas peguei tráfego também intenso e por caminho bem mais longo doque o usual.

Mas, voltando, as opiniões expressas no Noeman foram similares às minhas: pessoas opinaram que o sistema de tráfego não funciona bem ou é mesmo inoperante.

Espero que hajam outras opiniões positivas, é claro.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

O fato, Cmagalha, é que nao podemos confiar cegamente no sistema, por vários motivos: primeiro a atualizaçao das informaçoes de transito pelo sistema nao são instantaneas, mas, teoricamente, feitas a cada 5 minutos. Assim, podemos passar em uma via que acusa congestionamento e ela estar livre, ou o oposto. Segundo, tem a ver com a qualidade e quantidade das informaçoes transmitidas pelos sinais analógicos de radio FM RDS, que pode variar dependendo do local (cidade, região) em funçao de limitaçoes da compilaçao de dados, das interferencias e transmissoes de rádio, falibilidade do equipamento/pessoal de coleta de dados e também, se a via é monitorada ou nao (somente algumas vias importantes o são). Certamente devem ter outros fatores envolvidos para complicar mais o processo. Nos Estados Unidos os models 3490 e 3590 usam o sistema de transmissao dos codigos de transito via rádio digital HD (receptor GTM 60) que torna a atualizaçao dos dados bem rápida, algo como a cada 30 segundos, quase on line. De qualquer forma o sistema Traffic da Garmin, mesmo no Brasil, é bem util nas cidades congestionadas como as nossas, pois o indice de acerto é bem razoável. Particularmente eu nao confio nos desvios sugeridos pelo gps. Pelo "mapa de transito" (tela q mostra o fluxo) e controlando pelo zoom eu tenho uma visão geral das vias congestionadas e traço o meu caminho ignorando as sugestoes do aparelho. Por fim, o Traffic é apenas mais um instrumento de ajuda, mas esta longe de ser 100% confiável, para felicidade das rádios FM de noticias e aplicativos de transito para smartphones como o Wase, Maplink Transito...
Cmagalha
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Cmagalha »

Concordo, Angelone

Fiquei um pouco decepcionado pois, em New York-New Jersey, áreas de muito trafego e muita circulação eu esperava muita precisão do sistema.

Mas o que me causou mais espanto foi depoimento chamando o sistema de "useless", por usuário experiente.

Eis o LINK, caso alguém deseje ler: [Link externo oculto para visitantes]

Acrescentando: tenho um 3790T, com cabo GTM35.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Cmagalha, realmente receber sinais de tráfego (dados) via sinal de rádio analógico é limitante e um dos principais gargalos do sistema, me parece. Usar o gps juntamente com um celular on line e um dos aplicativos citados ajuda muito, mas a Garmin encontrou uma saída que integra essas possibilidades: é o Smartphone Link, um aplicativo para smartphones Android para ser usado em conjunto com os novos modelos de gps 2012 da Garmin (25x5, 34 e 35xx). O Smartphone Link vincula o gps compativel (via bluetooth) ao "Garmin Live Services", que oferece informações sobre transito com fotos em tempo real de cameras, condiçoes climáticas locais e na rota (com animaçao de radar), postos de combustíveis e preços, além de compartilhar também locais encontrados recentemente, ultimo local de estacionamento e destino atual, etc.. Uma beleza, mas tem dois problemas: nao funciona no Brasil e é um serviço pago, apesar de acessível e com o bonus de ser gratuito no primeiro ano. Uma bela soluçao da Garmin, pena que por enquanto é inútil para nós, mas interessante pra quem utiliza usa esses gps nos states ou alguns países da Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Belgica). De qualquer forma vamos aguardar, quem sabe esse serviço e o suporte para habilitar o comando de voz para o portugues-br chegue por aqui..

ps.: o 3790 nao é compatível com o Smartphone Link, mas é possivel instalar o firmware do 3490 habilitando essa e outras funçoes.
Cmagalha
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Cmagalha »

Angelone

Grato pelo complemento.
Embora eu goste de tecnologia, essa área me é totalmente desconhecida.
Creio que algumas das pessoas que responderam meu comentário lá no Noeman possivelmente também a desconheçam.
Estou torcendo para que a Garmin implemente o serviço aqui, com custo razoável.
Quanto à mudança de firmware de 3790 para 3490, já cheguei a pensar mas meu 3790 sofreu uma pane que só foi recuperada com ajuda do Noeman e, por enquanto, não vou mexer para não correr riscos (nesse momento) desnecessarios.

Grato novamente !
artischeff
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por artischeff »

Pessoal,

não sei se já houve algum relato parecido ao meu, mas enfim, acabei descobrindo por bobeira o que acontecia para que eu não conseguisse utilizar o serviço de tráfico aqui do Brasil (São Paulo) em um Nuvi 2595 LTM que comprei nos EUA.

Adicionei as assinaturas brasileiras, para Navteq BR, (antes tinha apenas USA e Canada) e utilizei hj, 29/10/12, o meu gps em 2 carros (primeiro um corolla e depois uma picape Mitsubishi).

No corolla, eu teria teoricamente adicionado corretamente as assinaturas, porem o scan automatico aparecia a frequencia do sistema de transito brasileiro da navteq, mas flutuava muito. Como desde que comprei o gps, nunca tinha conseguido utilizar o sistema de transito aqui de são paulo, estava crendo que o procedimento de adicionar a assinatura do trafico tinha sido falho, e por isso que o sinal da Navteq BR sumia (enquanto o sinal do satelite para o gps em si estava quase cheio, o que me fez crer que o problema para a nao recepção do transito não era falta de sinal para isso)

Já tinha até desistido de ficar tentando habilitar o transito aqui em sao paulo, eis que decidi ler novamente este tópico, e fui tentar novamente habilitar o transito aqui de sp, já com o mapa CNBR2013.30.

Fui utilizar no corolla, e nada novamente... eis que ao colocar o gps na mitsubishi, para minha surpresa, o bendito sinal de transito apareceu "do nada". O motivo:

Ao conectar o receptor de sinal no cinzeiro do corolla, tinha colocado no cinzero que fica na parte interna do carro, em que o sinal fica totalmente bloqueado pelo capo de cima do carro. Ao contrario da mistubishi, que tem o acendedor quase perto do parabrisa, e com mais sinal (quase cheio para o sinal da navteq) enfim pude utilizar o sistema que a tanto estava tentando e não conseguia.

Surpreso com o motivo "simples", que aparentemente era mais complexo para nao poder usar antes o serviço, resolvi relatar aqui o motivo pelo qual nao conseguia acessar o serviço de transito brazuca.

Espero poder ajudar outros "perdidos" com essa dica simples...

abs a todos e parabens pelo excelente forum!
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

artischeff,
agradecemos o feedback.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

artischeff escreveu:Pessoal, não sei se já houve algum relato parecido ao meu, mas enfim, acabei descobrindo por bobeira o que acontecia para que eu não conseguisse utilizar o serviço de tráfico aqui do Brasil (São Paulo) em um Nuvi 2595 LTM que comprei nos EUA. Adicionei as assinaturas brasileiras, para Navteq BR, (antes tinha apenas USA e Canada) e utilizei hj, 29/10/12, o meu gps em 2 carros (primeiro um corolla e depois uma picape Mitsubishi).No corolla, eu teria teoricamente adicionado corretamente as assinaturas, porem o scan automatico aparecia a frequencia do sistema de transito brasileiro da navteq, mas flutuava muito. Como desde que comprei o gps, nunca tinha conseguido utilizar o sistema de transito aqui de são paulo, estava crendo que o procedimento de adicionar a assinatura do trafico tinha sido falho, e por isso que o sinal da Navteq BR sumia (enquanto o sinal do satelite para o gps em si estava quase cheio, o que me fez crer que o problema para a nao recepção do transito não era falta de sinal para isso) Já tinha até desistido de ficar tentando habilitar o transito aqui em sao paulo, eis que decidi ler novamente este tópico, e fui tentar novamente habilitar o transito aqui de sp, já com o mapa CNBR2013.30. Fui utilizar no corolla, e nada novamente... eis que ao colocar o gps na mitsubishi, para minha surpresa, o bendito sinal de transito apareceu "do nada". O motivo: Ao conectar o receptor de sinal no cinzeiro do corolla, tinha colocado no cinzero que fica na parte interna do carro, em que o sinal fica totalmente bloqueado pelo capo de cima do carro. Ao contrario da mistubishi, que tem o acendedor quase perto do parabrisa, e com mais sinal (quase cheio para o sinal da navteq) enfim pude utilizar o sistema que a tanto estava tentando e não conseguia. Surpreso com o motivo "simples", que aparentemente era mais complexo para nao poder usar antes o serviço, resolvi relatar aqui o motivo pelo qual nao conseguia acessar o serviço de transito brazuca. Espero poder ajudar outros "perdidos" com essa dica simples...
abs a todos e parabens pelo excelente forum!
Olá Artischeff! Voce poderia confirmar qual o cabo receptor de transito que veio com o seu 2595LMT? O original normalmente é o GTM 36 ou 26, mas com eles temos alguns problemas que comentarei após a sua resposta. Sds
riobrasil
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por riobrasil »

Boa tarde, adquiri o GPS garmin 2580TV, porem não vem com o cabo GTM 36 e não consigo nas lojas credenciadas da Garmim no RJ encontrar o acessorio.

Pergunto, o modelos americanos GTM 35 e GTM 60HD são compativeis com o modelo 2580TV?
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

O GTM 35 é compatível, o 60 provavelmente, já que tem um padrão misto de compatibilidade, mas nao recomendo. Vi no Mercado Livre o GTM 36 por R$ 280,00 - caro. Tenho um GTM 36 novo, caso interesse mande-me uma MP (mensagem privada).
lelefaro
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por lelefaro »

Pessoal, eu não costumo postar nada por aqui mas sempre acompanho o fórum e praticamente devo tudo q sei sobre garmins à vcs... Rs
Bem, queria compartilhar uma experiência própria e tb ver se alguém consegue tirar uma dúvidas q tenho.
Eu tenho um nuvi 2415lt comprado no Brasil, certificado pela Anatel, q veio com o carregador GTM 26. Esse é um bom aparelho mas o sistema de transito nunca funcionou bem. Eu utilizo o aparelho no Rio de janeiro capital e é muito comum eu estar em um engarrafamento e não ter uma linha vermelha na tela do GPS...
Pois bem, recentemente eu adquiri um nuvi 3490lmt proveniente dos EUA, com mapas de lá, q veio com o cabo GTM 35. Instalei os mapas brasileiros e ao testar o traffic, constava q a licença q eu possuía era "US/CAN", Estados Unidos e Canadá, e era como se ele não encontrasse a frequência FM. Substitui o cabo GTM 35 do 3490lmt pelo GTM 26 do meu outro gps e vi q o cabo totalmente compatível. Agora ele aparecia conectado à Navteq BR e constava a licença BR e não mais a US/CAN. E pra minha surpresa, o funcionamento do traffic se mostrou melhor eu uma primeira impressão.
Com isso eu concluí q o nuvi 3490lmt é perfeitamente compatível com o carregador GTM 26.
A dúvida q eu queria tirar com vcs era a respeito das licenças pois a licença me pareceu estar vinculada ao cabo e não ao aparelho... Eu apenas troquei o carrregador, não fiz procedimento nenhum no garmin, e a licença q eu tinha mudou pra BR.
Se alguém puder me esclarecer um pouco mais sobre as licenças eu agradeceria muito! :)
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Voce observou bem, Lelefaro: a assinatura fica armazenada no cabo veicular e pode ser inserida ou apagada a partir de menus do gps. Em outros paises a Garmin vende o cabo com assinatura, somente assinatura ou gps com o cabo receptor e assinatura. No Brasil eles praticam somente venda casada: gps+cabo com assinatura.. Quanto às informações do transito no gps, dependem de alguns fatores como: qualidade do sinal de radio local, precisao dos dados transmitidos, numero de vias monitoradas (somentes algumas das mais importantes) e frequencia da atualizaçao. Principalmente devido a frequencia em que as informaçoes sao atualizadas, em média, a cada 5 minutos, muitas vezes passamos em local onde consta transito no gps e a via esta livre, ou o oposto. Em suma, nao é um sistema 100% confiável, mas ajuda um bocado, principalmente em Sao Paulo. Nos seus dois modelos de gps voce deverá ter alguma dificuldade para visualizar o fluxo de transito diretamente no mapa, isso porque as linhas indicadoras do fluxo (amarelo, vermelha) se confundem com as cores do mapa. Voce pode melhorar isso escolhendo um tema diferente para o mapa no 3490 (Configuraçoes/Mapa e veiculo/Tema do Mapa). O padrão é o tema Garmin, mas o tema United Kingdon facilita a visualizaçao do transito.
Responder