Duvidas sobre atualização de mapa Brasil para o Nuvi 1200
-
- Usuario 0
Duvidas sobre atualização de mapa Brasil para o Nuvi 1200
Srs tenho um nuvi 1200 com MicroSD de 4G onde estão os mapas do Brasil (arquivo: gmapsupp). Está funcionando bem mas como vou viajar preciso atualizar os mapas pois não o faço desde maio de 2010. Acabo de baixar e salvar no POI do GPS a ultima atualização de alerta de radares. As questões que apresento e para as quais peço orientação são: 1) Esta atualização de alerta de radares funciona com o mapa atualizado no ano passado? 2) Qual o melhor mapa disponível para o Brasil? 3) Qual sua última versão? 4) Onde obtê-lo? 5) Uma vez feito o download basta eu salvá-lo no Micro SD na mesma pasta do GMAPSUPP? Srs desde já agradeço a orientação. Muito Obrigado.
- Quinca
- Moderador
Re: Duvidas sobre atualização de mapa Brasil para o Nuvi 120
Boa Noite, Francisco.
Para facilitar, vamos fragmentar um pouco:
Já os outros, procure os sites oficiais para aquisição.
Para o seu modelo de Nuvi, da série acima de 1xxx, o MicroSD pode conter, para abrigar mapas, as seguintes pastas, criadas na raiz do cartão:
>Pasta GARMIN - essa pasta só admite UM arquivo, obrigatóriamente com a nomenclatura "gmapsupp.img". Esse arquivo tanto pode ser representativo de UM mapa (recomendável, no seu modêlo), como representar a compilação de DIVERSOS mapas (compilação feita com a ferramenta GMapTool).
Assim, se o que você tem é um "pacotão", representativo de vários mapas, o arquivo será sobreescrito pelo arquivo de mapa único do TRC_11.12, já que a nomenclatura do arquivo é a mesma - gmapsupp.img.
>Pasta MAP - essa pasta (excelente opção oferecida pela Garmin) admite tantos mapas quantos queira, limitado apenas à capacidade do cartão, com a nomenclatura que quiseres (se recomenda que seja uma que identifique os mapas), desde que a extensão seja, obrigatóriamente ".img". Por exemplo: Autoguia_3.3.img, CNSA-Brasil.img, Mapear_9.5.img e assim por diante... Basta renomear os arquivos.
Então, se temos essa pasta com essas propriedades à disposição, não há porque o uso de "pacotes" lá na pasta Garmin, concordas?
Tenha em conta que é totalmente desaconselhável que existam 2 ou mais mapas de mesma origem, mesmo que em versões diferentes, seja nas pastas do cartão ou da memória interna. Digo isso porque o "pacotão" pode conter mapas (aglutinados) que já existam de forma individual na pasta MAP.
Permanecendo dúvidas, retorne.
Abs.
Para facilitar, vamos fragmentar um pouco:
Da forma como está colocado, devo supor que há mais de um mapa do Brasil aglutinado no arquivo "gmapsupp.img"? O chamado "pacotão"?tenho um nuvi 1200 com MicroSD de 4G onde estão os mapas do Brasil (arquivo: gmapsupp).
Sim, funcionam, uma vez que as atualizações de alertas contemplam a supressão/acréscimo de novos pontos e suas coordenadas. O que pode acontecer é você não ser levado, pelo GPS, por aquelas rodovias que porventura ainda não constem no seu mapa antigo. Mas nas rodovias já existentes, eles funcionarão normalmente.Acabo de baixar e salvar no POI do GPS a ultima atualização de alerta de radares. As questões que apresento e para as quais peço orientação são: 1) Esta atualização de alerta de radares funciona com o mapa atualizado no ano passado?
Não dá para se falar em "melhor mapa", pois uns são mais eficazes em uma região, e outro em outra. Assim, se você estiver enrascado com o uso de um determinado mapa, seria o caso de habilitar outro que esteja carregado, desabilitando aquele que não deu bons resultados. Atualmente existem 3 mapas que oferecem cobertura para o Brasil: O do Projeto TrackSource, TRC_11.12 (grátis), o CNSA-Brasil 2012.30 (pago) e o AutoGuia 3.03 (pago). O TRC_11.12 (excelente mapa) pode ser baixado aqui: [Link externo oculto para visitantes].2) Qual o melhor mapa disponível para o Brasil? 3) Qual sua última versão? 4) Onde obtê-lo?
Já os outros, procure os sites oficiais para aquisição.
Agora tem uns detalhes que você deve prestar atenção, e que reportam-se ao primeiro item:5) Uma vez feito o download basta eu salvá-lo no Micro SD na mesma pasta do GMAPSUPP?
Para o seu modelo de Nuvi, da série acima de 1xxx, o MicroSD pode conter, para abrigar mapas, as seguintes pastas, criadas na raiz do cartão:
>Pasta GARMIN - essa pasta só admite UM arquivo, obrigatóriamente com a nomenclatura "gmapsupp.img". Esse arquivo tanto pode ser representativo de UM mapa (recomendável, no seu modêlo), como representar a compilação de DIVERSOS mapas (compilação feita com a ferramenta GMapTool).
Assim, se o que você tem é um "pacotão", representativo de vários mapas, o arquivo será sobreescrito pelo arquivo de mapa único do TRC_11.12, já que a nomenclatura do arquivo é a mesma - gmapsupp.img.
>Pasta MAP - essa pasta (excelente opção oferecida pela Garmin) admite tantos mapas quantos queira, limitado apenas à capacidade do cartão, com a nomenclatura que quiseres (se recomenda que seja uma que identifique os mapas), desde que a extensão seja, obrigatóriamente ".img". Por exemplo: Autoguia_3.3.img, CNSA-Brasil.img, Mapear_9.5.img e assim por diante... Basta renomear os arquivos.
Então, se temos essa pasta com essas propriedades à disposição, não há porque o uso de "pacotes" lá na pasta Garmin, concordas?
Tenha em conta que é totalmente desaconselhável que existam 2 ou mais mapas de mesma origem, mesmo que em versões diferentes, seja nas pastas do cartão ou da memória interna. Digo isso porque o "pacotão" pode conter mapas (aglutinados) que já existam de forma individual na pasta MAP.
Permanecendo dúvidas, retorne.
Abs.
-
- Usuario 0
Save,
Aproveitando a deixa, comprei um NUVI 550 com o objetivo de usa-lo como GPS rodoviário e marítimo.
Criei no meu SD uma pasta nomeada como Garmin onde salve um arquivo, correspondente a carta náutica (Natal - Buenos Aires) com o nome de gmapsupp.img.
Em seguida criei outra pasta e a nomeie como Map onde salvei um arquivo correspondente ao mapa rodoviário Brasileiro com o nome de gmapprom.img.
Porém o GPS somente reconhece o mapa o arquivo gmapsupp.img salvo na pasta Garmin (independente se seja a carta náutica ou mapa rodoviário Brasil), não reconhecendo os arquivos salvos na pasta Map.
Pergunto a vcs mestres... como faço para que meu NUVI 550 reconheça e leia o mapa nautico e rodoviario? Devo usar a ferramenta GMAPTOOL e fazer um pacotão e salvar na pasta Garmin como gmapsupp.img?
Obs: o GPS também reconhece o mapa salvo na memoria do GPS (programação de fabrica).
Grato,
Falqueto.
Aproveitando a deixa, comprei um NUVI 550 com o objetivo de usa-lo como GPS rodoviário e marítimo.
Criei no meu SD uma pasta nomeada como Garmin onde salve um arquivo, correspondente a carta náutica (Natal - Buenos Aires) com o nome de gmapsupp.img.
Em seguida criei outra pasta e a nomeie como Map onde salvei um arquivo correspondente ao mapa rodoviário Brasileiro com o nome de gmapprom.img.
Porém o GPS somente reconhece o mapa o arquivo gmapsupp.img salvo na pasta Garmin (independente se seja a carta náutica ou mapa rodoviário Brasil), não reconhecendo os arquivos salvos na pasta Map.
Pergunto a vcs mestres... como faço para que meu NUVI 550 reconheça e leia o mapa nautico e rodoviario? Devo usar a ferramenta GMAPTOOL e fazer um pacotão e salvar na pasta Garmin como gmapsupp.img?
Obs: o GPS também reconhece o mapa salvo na memoria do GPS (programação de fabrica).
Grato,
Falqueto.
- Thundercel
- Fundador
renomeie esse arquivo de mapa para rodoviario.img e o mantenha na pasta MAP.Em seguida criei outra pasta e a nomeie como Map onde salvei um arquivo correspondente ao mapa rodoviário Brasileiro com o nome de gmapprom.img.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
- josehenriquebr
- Usuario 0
Olá amigos tenho um Garmin 60 csx, acho que não é muito o foco do pessoal aqui, porém acredito que vcs irão poder me ajudar.
Utilizei a ferramenta do gmaptool e uni os mapas que tenho CN2013+topo sudeste v2+ Blue chart natal_buenos aires, porém a visualização do CN2013 + o topográfico está perfeita, quando navego vejo as ruas , estradas e os linhas das curvas de nível , satisfatoriamente, mas ao apontar para um ponto no litoral de Ubatuba, onde temos por exemplo a Ilha do Tamanduá , as informações da carta náutica não estão visíveis. Isso acontece para todas as informações da carta.
Quando carreguei o cartão somente com o arquivo da carta náutica, sem criar nenhum PACOTÃO , aí sim tive sucesso na visualização das marcações da carta náutica.
Senhores, é possível unir a carta náutica + mapa rodoviário ?
Se não for possível, existe um jeito de carregar os dois mapas no mesmo SD Card para esse modelo do Garmin ?
É possível alternar entre os mapas instalados ( caso de colocar 2 IMG no cartão)
Se for possível gerar um pacotão com o rodoviário + carta náutica(pacotão como eu já fiz unindo 3 mapas), como devo fazer para visualizar os dados da carta náutica, como faço a seleção para esse mapa.
Agradeço antecipadamente as respostas.
abs...
Utilizei a ferramenta do gmaptool e uni os mapas que tenho CN2013+topo sudeste v2+ Blue chart natal_buenos aires, porém a visualização do CN2013 + o topográfico está perfeita, quando navego vejo as ruas , estradas e os linhas das curvas de nível , satisfatoriamente, mas ao apontar para um ponto no litoral de Ubatuba, onde temos por exemplo a Ilha do Tamanduá , as informações da carta náutica não estão visíveis. Isso acontece para todas as informações da carta.
Quando carreguei o cartão somente com o arquivo da carta náutica, sem criar nenhum PACOTÃO , aí sim tive sucesso na visualização das marcações da carta náutica.
Senhores, é possível unir a carta náutica + mapa rodoviário ?
Se não for possível, existe um jeito de carregar os dois mapas no mesmo SD Card para esse modelo do Garmin ?
É possível alternar entre os mapas instalados ( caso de colocar 2 IMG no cartão)
Se for possível gerar um pacotão com o rodoviário + carta náutica(pacotão como eu já fiz unindo 3 mapas), como devo fazer para visualizar os dados da carta náutica, como faço a seleção para esse mapa.
Agradeço antecipadamente as respostas.
abs...