binao21 escreveu:Olha só, vc mesmo corroborou o que eu afirmei qual o melhor mapa aqui onde resido: SP / interior - AutoGuia.
Essa foi a primeira vez que citou você onde reside.
Antes havia citado e que gerou esse debate foi:
Vlw, apesar de que, raramente eu uso o TRC, em comparação com os outros dois, ele está ficando pra tráz.
Não sei para voce, mas como não tenho "bola de cristal" não saberia com essa frase que você se referia somente onde navega (SP - Interior).
Assim como tb notei ser melhor o mapa CNBR em SP/Capital e vc assim o confirmou tb. Então, apesar de vc ter entendido que eu estava generalizando (deveria eu ter sido mais específico), minha opinião sobre o TRC foi válida, pois, sendo vc uma pessoa que faz mais uso do mesmo, apontou nessas duas regiões que o TRC não é o melhor mapa.
Sim, não é o melhor porque não existem colaborações expressivas e tampouco gente com tempo para trabalhar no mapa do municipio. Na verdade a maioria só critica e não auxilia.
Referente a sua frase grifada, insira aí tb que, além de mtos não reportarem os erros e só criticar, o TRC depende mto da disponibilidade dos desenvolvedores, não são todas as regiões que se encontram pessoas com tal disponibilidade, então, naturalmente essas regiões terão um nível de qualidade inferior a outras em que os desenvolvedores se fazem mais presentes e possuem disponibilidade de tempo.
Novamente vou discordar de você. Não precisa o desenvolvedor ser da região do mapa e tampouco conhece-la. Isso é desejavel, mas não mandatório.
Já houve época que era eu responsavel por 28 mapas municipais do Tracksource, inclusive o da propria cidade do Rio de Janeiro.
Muitos dos municipios que desenhei e completei o desenho do arruamento para o tracksource eu nunca estive neles.
Por acaso minha filha foi residir em Sorocaba - SP e quando lá fui visitar a ela e meus netos, em OUT 2011, fiquei triste porque o municipio só tinha 30% do seu arruamento desenhado no mapa Tracksource.
Na semana seguinte, ao voltar para casa no RJ, peguei aquele mapa para desenvolver e em uma semana ele já estava com 95% do seu arruamento completado.
Tinha eu tempo para trabalhar nos mapas? Sim, sou aposentado.
O que me deixava e continua deixando furioso é que durante os 3 anos em que desenvolvia eu os 28 mapas conto nos dedos das mãos a quantidade de colaborações que recebi para os mapas. Daí minha colocação que brasileiro gosta de criticar e não colaborar para a melhoria do produto. E observe que estamos tratando de um produto feito por brasileiros e para brasileiros. Totalmente gratuito.
E outra meu caro, criticar faz parte da cultura brasileira, quem não consegue lidar com críticas, não desenvolve, elas (críticas) apesar de serem um "lado chato" do dia a dia, sem elas, irá imperar o "comodismo", e acredito que o Sr. tb já deve ter feito suas críticas.
Com certeza já fiz minhas críticas e continuo fazendo-as a quem de direito com competência de resolver o que se critica. Não em bastidores onde não se resolve nada.
Aprendi a fazer a crítica seguida de solução a quem tem a competência de corrigir o problema.
No caso do Tracksource a critica ao erro é valida e sempre deve ser feita, mas não apontar o erro ao desenvolvedor do mapa para ser corrigido não concordo.
A critica por erros de mapa a um projeto ambicioso que vem progredindo dia a dia, sem o devido apontamento do erro a quem corrige o problema (desenvolvedor municipal), não deve ser feita.
Isso é cultural, infelizmente.