Sistema de Transito Garmin - FM Traffic/ Smartphone Link
-
- Usuario 0
Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic
Poisé, mas não tenho certeza se o Mapa está OK.
No meu GPS aparece o seguinte
NAVTEQ Traffic (BR)
Periodo da assinatura
Vá para [Link externo oculto para visitantes] para encontrar mapas com cobertura do transito do seu provedor.
Outra mensagem que ele dá é:
Antes de continuar, vá para [Link externo oculto para visitantes] para obter um código de assinatura de trânsito.
Insira o ID da unidade do receptor de trânsito FM: ##########.
Mas ao acessar o site que o GPS indica não tem onde inserir o ID da unidade.
No meu GPS aparece o seguinte
NAVTEQ Traffic (BR)
Periodo da assinatura
Vá para [Link externo oculto para visitantes] para encontrar mapas com cobertura do transito do seu provedor.
Outra mensagem que ele dá é:
Antes de continuar, vá para [Link externo oculto para visitantes] para obter um código de assinatura de trânsito.
Insira o ID da unidade do receptor de trânsito FM: ##########.
Mas ao acessar o site que o GPS indica não tem onde inserir o ID da unidade.
-
- Administrador
Tudo indica que esta tudo ok com seu cabo e gps, consta a assinatura corretamente e as outras opções sao decorrentes dos cliques (taps) que voce deu..e servem para instalar novas assinaturas (com sugestões de mapas), mas de outros países, já que no Brasil nao é vendida assinatura nem cabo com assinatura separadamente, somente no pacote comprado com o GPS.
Considerando que voce esta em uma das cidades de abrangencia do sistema Traffic, as informaçoes do tipo texto aparecerão com qualquer mapa instalado, nos respectivos campos. Já para ter a informação gráfica do transito, diretamente sobre o mapa, o único mapa compatível é o City Navigator da Garmin (Navteq). Em suma: traffic só nas cidades já mencionadas..
Considerando que voce esta em uma das cidades de abrangencia do sistema Traffic, as informaçoes do tipo texto aparecerão com qualquer mapa instalado, nos respectivos campos. Já para ter a informação gráfica do transito, diretamente sobre o mapa, o único mapa compatível é o City Navigator da Garmin (Navteq). Em suma: traffic só nas cidades já mencionadas..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
-
- Usuario 0
Os transmissores de dados de Trafego de cada marca de GPS são distintos ou variadas marcas, utilizam uma mesma fonte de dados.
Pergunto, pois encontrei essa matéria.
[Link externo oculto para visitantes]
Outra questão, no site da NAVTEQ, as cidade de Curitiba e Porto Alegre também já possuem os dados de transito, resta saber se já estão sendo transmitidos via FM.
Att
Maik
Pergunto, pois encontrei essa matéria.
Outra questão, no site da NAVTEQ, as cidade de Curitiba e Porto Alegre também já possuem os dados de transito, resta saber se já estão sendo transmitidos via FM.
Att
Maik
-
- Administrador
Maik, a tecnologia utilizada pela Garmin na transmissão de informaçoes de transito aos seus GPSs é a TMC (Traffic Message Channel) FM-RDS (Radio Data System), um protocolo de comunicaçao via rádio FM comum que envia dados de transito codificados na forma digital, nao audível, aos GPSs, apesar da transmissao FM ser analógica. A codificaçao TMC também pode ser transmitida por rádio digital (Digital Radio Broadcasting), tecnologia tambem utilizada nos states pela Garmin (com sintonizador GTM60) ou satélite. No Brasil a Maplink é outra provedora de sinais TMC em algumas cidades, incluindo a de Sao Paulo (Band FM). Os Garmin aqui sintonizam na 90.5 FM (CBN). O TMC do Maplink disponivel normalmente é utilizado por outros fabricantes como Tom Tom, Mio (ai em Curitiba), etc.., mas nao pela Garmin. Os sintonizadores da Garmin até sintonizam a frequencia TMC da Maplink, mas infelizmente nao funciona porque o firmware desses sintonizadores (GTM 25, 26, 35, 36..) são projetados para trabalhar somente com os sistemas operacionais da Garmin.
A Navteq é uma empresa do grupo Nokia. Como empresa totalmente independente da Garmin (apesar da parceria), fornece seus serviços a inumeras outras empresas e governos.. Navteq e Maplink disponibilizam na Internet, gratuitamente, informaçoes de tráfego de várias cidades do Brasil, mas até elas integrarem o Traffic da Garmin pode demorar. Seguramente nao deve ser muito barato implementar toda a rede de difusão de sinais TMC nas cidades. Só deve compensar para a Garmin se o mercado justificar o investimento.
A Navteq é uma empresa do grupo Nokia. Como empresa totalmente independente da Garmin (apesar da parceria), fornece seus serviços a inumeras outras empresas e governos.. Navteq e Maplink disponibilizam na Internet, gratuitamente, informaçoes de tráfego de várias cidades do Brasil, mas até elas integrarem o Traffic da Garmin pode demorar. Seguramente nao deve ser muito barato implementar toda a rede de difusão de sinais TMC nas cidades. Só deve compensar para a Garmin se o mercado justificar o investimento.
- tadferreira
- Moderador
E vale salientar que ao menos em São Paulo esta uma M3rd4 o serviço, hoje mesmo fiquei 1:00hr quase parado na Regis Bittencourt e o Traffic dizendo que não havia trânsito.
Sexta passada estava vindo de São José dos Campos para São Paulo e sempre Verde o Traffic até me deparar com o Trânsito parado e a m3rd4 do Traffic da Garmin dizendo que não havia trânsito na minha rota.
Dos 5 meses que tenho o 3790 somente 4x vezes ele acertou todas as outras demais estavam erradas.
Não sei e o sistema esta tendo a atualização do Trânsito muito lenta. Mas que não da para confiar isso não dá. Graças que eu conheço bem São Paulo e vou escapando pelas alternativas e sempre ouvindo a Rádio Sul America Trânsito(92.1).
NÃO CONFIEM NO TRAFFIC DA GARMIN(Map Link). Aviso de amigo.
Sexta passada estava vindo de São José dos Campos para São Paulo e sempre Verde o Traffic até me deparar com o Trânsito parado e a m3rd4 do Traffic da Garmin dizendo que não havia trânsito na minha rota.
Dos 5 meses que tenho o 3790 somente 4x vezes ele acertou todas as outras demais estavam erradas.
Não sei e o sistema esta tendo a atualização do Trânsito muito lenta. Mas que não da para confiar isso não dá. Graças que eu conheço bem São Paulo e vou escapando pelas alternativas e sempre ouvindo a Rádio Sul America Trânsito(92.1).
NÃO CONFIEM NO TRAFFIC DA GARMIN(Map Link). Aviso de amigo.
-
- Administrador
Realmente Tad, nao dá pra confiar cegamente no sistema da Garmin, é comum estar desatualizado, mas tem melhorado muito. Tem também a questão da abrangencia, limitada. Tem vias importantes como avenida Brasil que nao é monitorada, enquanto outras vias totalmente secundárias, como Rua Oscar Porto (Paraíso) que são monitoradas. Por fim, o sistema de TMC da Maplink não nao fornece dados de trafego para traffic da Garmin. Quem gerencia as informaçoes (de várias fontes) é a Navteq. Além disso, na cidade de Sao Paulo, acontece muitas vezes interferencia na sintonia entre a Band FM (Maplink) e CBN (90.5) da Navteq, ou sintonia indevida da Maplink, e em consequencia o traffic da Garmin simplesmente para de funcionar.. Esse é outro problema que ocorre com assinaturas paralelas e oficiais...Existem alguns firmwares que permitem fixar a frequencia, ai resolve parte do problema. Em suma, muitas das vezes em que nao aparecem infos de transito é pq a sintonia esta errada (confira em GTM Status no menu oculto Developer Info)
- tadferreira
- Moderador
Angelone escreveu: Por fim, o sistema de TMC da Maplink não nao fornece dados de trafego para traffic da Garmin. Quem gerencia as informaçoes (de várias fontes) é a Navteq.
Li em algum forum que a Map é Também uma delas.
Angelone escreveu:Existem alguns firmwares que permitem fixar a frequencia, ai resolve parte do problema.
Você saberia me informar qual(is) seria(m) a(s) firmware compatíveis para tal procedimento no 3790?
-
- Administrador
Tad, quanto ao seu primeiro questionamento, pode ser mesmo, pois ano passado entrei em contato com a Maplink e me disseram que iam tentar oferecer seu produto (informaçao de tráfego) para a Navteq. Talvez tenham conseguido, mas se isso significar mais ruas de transito monitoradas disponiveis no gps da Garmin, então o tal acordo nao ocorreu, pois ao que tudo indica a quantidade de ruas monitoradas continua igual..
Quanto a firmwares que suportam fixar a frequencia da transmissora de rádio TMC (de sinal de tráfego), já testei um fw japones no 1300, chines e outros q tinham a opçao, mas nao recomendo por implicar problemas colaterais. Apesar de ter um 3790, assim que o adquiri passei logo para o novo sistema operacional e ficou igual ao 3490, mas existe a possibilidade de fw Sg/Mal e outros, q possivelmente de ter a opçao, que vi em quase todos os asiáticos que mexi. A boa noticia é que com o novo sistema no 3790, voce pode escolher a radio transmissora, quando existe mais de uma na sua cidade. Esse novo navegador/sistema operacional vem com os 34xx, 35xx, 24x5, 25x5. Nesse sistema a opçao fica em "Configuraçoes", "Congest.", "Operadora atual" onde se pode escolher entre Automático e a(s) operadora(s) que aparece(m), no caso Navteq Traffic Br e/ou Maplink.. Os passos da transformaçao vc encontra em outros foruns que vc frequenta, daqui ou aquela da catymag. Compensa fazer a "transformação" do firmware se vc tem o gtm35 para continuar usando o traffic..
Quanto a firmwares que suportam fixar a frequencia da transmissora de rádio TMC (de sinal de tráfego), já testei um fw japones no 1300, chines e outros q tinham a opçao, mas nao recomendo por implicar problemas colaterais. Apesar de ter um 3790, assim que o adquiri passei logo para o novo sistema operacional e ficou igual ao 3490, mas existe a possibilidade de fw Sg/Mal e outros, q possivelmente de ter a opçao, que vi em quase todos os asiáticos que mexi. A boa noticia é que com o novo sistema no 3790, voce pode escolher a radio transmissora, quando existe mais de uma na sua cidade. Esse novo navegador/sistema operacional vem com os 34xx, 35xx, 24x5, 25x5. Nesse sistema a opçao fica em "Configuraçoes", "Congest.", "Operadora atual" onde se pode escolher entre Automático e a(s) operadora(s) que aparece(m), no caso Navteq Traffic Br e/ou Maplink.. Os passos da transformaçao vc encontra em outros foruns que vc frequenta, daqui ou aquela da catymag. Compensa fazer a "transformação" do firmware se vc tem o gtm35 para continuar usando o traffic..
-
- Usuario 0
Olá, vou viajar e estou pensando em comprar o Garmin 1450T, que pelo que vi é um 1490T sem Bluetooth.
Pergunta, por ser modelo T (lifetime traffic), ele já vem com um desses cabos GTM? (25, 35,...)
Ou seria mais garantido eu comprar o 1450 e o cabo GTM separado? (provavelmente sai mais caro)
Queria também perguntar se o serviço de tráfego tem alguma relação com o mapa usado (se precisa ser Garmin / Navteq) ou se poderia usá-lo com os mapas da Tracksource.
Pergunta, por ser modelo T (lifetime traffic), ele já vem com um desses cabos GTM? (25, 35,...)
Ou seria mais garantido eu comprar o 1450 e o cabo GTM separado? (provavelmente sai mais caro)
Queria também perguntar se o serviço de tráfego tem alguma relação com o mapa usado (se precisa ser Garmin / Navteq) ou se poderia usá-lo com os mapas da Tracksource.
marcoamf,
Bom dia.
Ao comprar o modelo T, o mesmo vem com o cabo veicular equipado com GTM (antena para receber o sinal de Traffic).
Se voce comprar os 2 elementos separados, provavelmente ficará mais caro.
Para o uso do Traffic no Brasil, voce precisará estar usando o mapa Navteq/Garmin.
Voce poderá ter os outros 2 mapas em seu equipamento para uso em outras necessidades.
Lembrando que o Traffic no Brasil funciona por enquanto somente em São Paulo/Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Outras cidades estão em estudo, mas ainda não disponibilizados estes serviços para o usuário.
Todos estão aguardando que funcione em Porto Alegre/Curitiba/Salvador/ Brasília/Cuiabá/Goiania, etc...etc...
abs
Bom dia.
Ao comprar o modelo T, o mesmo vem com o cabo veicular equipado com GTM (antena para receber o sinal de Traffic).
Se voce comprar os 2 elementos separados, provavelmente ficará mais caro.
Para o uso do Traffic no Brasil, voce precisará estar usando o mapa Navteq/Garmin.
Voce poderá ter os outros 2 mapas em seu equipamento para uso em outras necessidades.
Lembrando que o Traffic no Brasil funciona por enquanto somente em São Paulo/Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Outras cidades estão em estudo, mas ainda não disponibilizados estes serviços para o usuário.
Todos estão aguardando que funcione em Porto Alegre/Curitiba/Salvador/ Brasília/Cuiabá/Goiania, etc...etc...
abs
-
- Usuario 0
guilhermeadv escreveu:Para os entendidos, a situação que fica no meu GPS, depois de procurar o sinal, é essa aí de baixo.
Pela mensagem, fica duvidoso se está sem sinal nenhum ou se está fraco. Primeiro ele diz que não está recebendo sinal, depois diz que o sinal pode estar fraco.
Acho que não está é captando o sinal mesmo...
Comprei a um mes um 2555LT nos USA com GTM 26. O balaozinho fixa verde mas nada de transito e ele dia que o sinal esta fraco, como no seu. Mas não aparece o transito, em SP ou em Santos/SP
-
- Administrador
Tucamaia, infelizmente as assinaturas paralelas nao funcionam com o conjunto gtm26 e nuvi 25x5, somente a assinatura q vem com os gps nacionalizados.. Estamos pesquisando soluçoes para essa questão e quando surgir, vou postar.
- acleite
- Administrador
Andei lendo por aí que a própria Garmin está se empenhando pra resolver isto...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
-
- Usuario 0
Angelone escreveu:Tucamaia, infelizmente as assinaturas paralelas nao funcionam com o conjunto gtm26 e nuvi 25x5, somente a assinatura q vem com os gps nacionalizados.. Estamos pesquisando soluçoes para essa questão e quando surgir, vou postar.
Obrigado Angelone, sabendo de algo me fale aqui, ontem por não saber do transito optei por uma rota que estava completamente parada em SP.
De qualquer modo não é arriscado usar a paralela visto que você usa um ID pirata num device registrado em seu nome na Garmin?
-
- Administrador
Nao tem risco algum, Tucamaia.. O motivo é simples: o gps é um receptor de sinal, nao um emissor, masss.., poder-se-ia imaginar que a Garmin pudesse coletar informaçoes do gps na hora das atualizaçoes do webupdater ou do registro no myGarmin, qdo a gps esta conectado ao site deles, ai sim.. Sinceramente isso nao me preocupa, pois nao se trata de "falsificaçao" da assinatura, e sim da inclusao de parametros no firmware do receptor que permitirão a captura do sinal de radio TMC (traffic message channel), que é gratuito, em teoria, rs.., além do que a Garmin nao vende, nao doa... a assinatura isoladamente e nem o cabo com ela incorporada, como ocorre em outros países. Aqui só venda casada (gps, importaçao Garmin, com cabo receptor), é estratégia de mercado.