NUVI 760 - Atualização de software
- Thundercel
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NUVI 760 - Atualização de software
Em 11 de maio a Garmin lançou uma atualização do software 4.7 do NUVI 760.
As alterações feitas a partir da versão 4.70 para 4.80:
- Retificado questão de guagueira com voz TTS.
- Correções de Língua Guia.
- Correção para encaminhamanto deMAD Mapas.
- Melhorias do visor para o número de telefone / contato.
Para fazer a atualização:
1 - faça o download do arquivo no site da Garmin clicando [Link externo oculto para visitantes]
2 - conecte seu NUVI na porta USB do seu PC e deixei ser reconhecido pelo PC.
3 - execute o arquivo baixado da página da garmin ( nuvi760_480.exe)
4 - indique quando perguntado o drive em que está seu NUVI.
5 - aguarde a conclusão do processo de atualização.
6 - Ao final do processo desconecte seu NUVI do PC e ligue-o normalmente.
nota: no primeiro start é natural uma demora maior e informação na tela de software update. Seja paciente e aguarde a inicialização normal.
Esse procedimento foi feito por mim em meu NUVI 760.
[]s
As alterações feitas a partir da versão 4.70 para 4.80:
- Retificado questão de guagueira com voz TTS.
- Correções de Língua Guia.
- Correção para encaminhamanto deMAD Mapas.
- Melhorias do visor para o número de telefone / contato.
Para fazer a atualização:
1 - faça o download do arquivo no site da Garmin clicando [Link externo oculto para visitantes]
2 - conecte seu NUVI na porta USB do seu PC e deixei ser reconhecido pelo PC.
3 - execute o arquivo baixado da página da garmin ( nuvi760_480.exe)
4 - indique quando perguntado o drive em que está seu NUVI.
5 - aguarde a conclusão do processo de atualização.
6 - Ao final do processo desconecte seu NUVI do PC e ligue-o normalmente.
nota: no primeiro start é natural uma demora maior e informação na tela de software update. Seja paciente e aguarde a inicialização normal.
Esse procedimento foi feito por mim em meu NUVI 760.
[]s
Marcio M Soares
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Belchior,
não saberia lhe responder já que na pagina da Garmin é citado que esse SW é para o NUVI 760.
não saberia lhe responder já que na pagina da Garmin é citado que esse SW é para o NUVI 760.
Marcio M Soares
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Eduardo não sei não...
Acabei de chegar de uma longa viagem de carro e vou processar os tracklogs.
Observei que o aparelho está muito sensivel a desalinhamentos de via e ativando o recalculo mais rápido.
Estava eu utilizando mapa TrackSource e estou em contato com a equipe técnica para saber se essa sensibilidade é proveniente do conversor TrackSource, já que eles andaram fazendo alguns ajustes.
Acabei de chegar de uma longa viagem de carro e vou processar os tracklogs.
Observei que o aparelho está muito sensivel a desalinhamentos de via e ativando o recalculo mais rápido.
Estava eu utilizando mapa TrackSource e estou em contato com a equipe técnica para saber se essa sensibilidade é proveniente do conversor TrackSource, já que eles andaram fazendo alguns ajustes.
Marcio M Soares
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- Eduardo
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Márcio,
Fix o primeiro teste hoje com a combinação do software 4.8 e do CN 2010.10.
Concordo com você quanto a não haver demora no recálculo da rota. Ele foi bastante rápido. O percurso foi Itatiba - Jundiaí - Itu, e como anteriormente, o mapa do projeto foi bem mais preciso nas estradas, porém o 2010 melhorou muito em Itu, superando bastante o TRU-SP.
Pela primeira vez um mapa achou o escritório corretamente.
O traçado de estradas com o CN foi sofrível.
O único detalhe estranho que notei foi em um momento quando a voz da Raquel ficou completamente distorcida, com uma forte interferência sobreposta. Isso nunca aconteceu antes, e só consegui corrigir com um reset do aparelho.
Abraço
Eduardo
Fix o primeiro teste hoje com a combinação do software 4.8 e do CN 2010.10.
Concordo com você quanto a não haver demora no recálculo da rota. Ele foi bastante rápido. O percurso foi Itatiba - Jundiaí - Itu, e como anteriormente, o mapa do projeto foi bem mais preciso nas estradas, porém o 2010 melhorou muito em Itu, superando bastante o TRU-SP.
Pela primeira vez um mapa achou o escritório corretamente.
O traçado de estradas com o CN foi sofrível.
O único detalhe estranho que notei foi em um momento quando a voz da Raquel ficou completamente distorcida, com uma forte interferência sobreposta. Isso nunca aconteceu antes, e só consegui corrigir com um reset do aparelho.
Abraço
Eduardo
- Thundercel
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Eduardo,
em alguns lugares, sem duvida, o CNBr ultrapassa o TrackSource, porém sou de opinião que o TrackSource ultrapassará o CNBr em breve pelo simples fato que esse primeiro recebe ataulizações frequentes e o ultimo, quando recebe, de ano em ano.
Quanto a Raquel não observei ainda o problema apontado porque não uso o pacote original que transmite palavras por vezes estranhas como kilometros sem acento e puxando o "e". Uso um pacote dela mesmo de 14 Kb que baixei na net e gostei muito.
em alguns lugares, sem duvida, o CNBr ultrapassa o TrackSource, porém sou de opinião que o TrackSource ultrapassará o CNBr em breve pelo simples fato que esse primeiro recebe ataulizações frequentes e o ultimo, quando recebe, de ano em ano.
Quanto a Raquel não observei ainda o problema apontado porque não uso o pacote original que transmite palavras por vezes estranhas como kilometros sem acento e puxando o "e". Uso um pacote dela mesmo de 14 Kb que baixei na net e gostei muito.
Marcio M Soares
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- Eduardo
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Márcio,Thundercel escreveu: sou de opinião que o TrackSource ultrapassará o CNBr em breve
Também acredito nisso. A precisão do CNBr nas estradas ainda é sofrível, e pelo que podemos perceber, outra atualização deve demorar muito, além de que as fontes de informações que estão usando não parecem ser muito confiáveis.
Bem, vou relatar aqui minha última experiência com a combinação do novo firmware e do CNbr 2010.10.
Aliás, com que prazer faço isso neste site. Tem lugar que está ficando difícil postar qualquer coisa. Nem parece um fórum, mas uma seita de mal educados e figuras inconvenientes e irritantes.
Vida longa ao GPSINFO. Parabéns !!!
Fiz novos testes com a combinação do firmware 4.8 e do CN 2010, lembrando que nenhum outro tópico trata disso.
Mas, vamos aos testes...
A falha com a voz, em forma de distorção, não voltou a ocorrer no percurso da volta de Itu/Itatiba. Mas, ao religar o aparelho numa parada no meio do trajeto, a voz foi perdida depois de um travamento na posição "Carregando mapas...". Ou seja, a Garmin ainda não resolveu esse problema dessa vez, e pelo que conheço dela, provavelmente ficaremos sem solução para isso.
No restante, nenhuma outra mudança significativa foi notada. Comentários estrangeiros relatam uma demora maior para início do recálculo dos mapas, mas não confirmei isso.
O CN 2010 continua impreciso nas estradas que usei. Nada que prejudique seu trabalho, mas é incômodo ficar ouvindo aquele "Recalculando" cada vez que ele se perde na rota.
Como ocorreu em Itu, na cidade de Itatiba o CN 2010 se mostrou muito completo e preciso, bem mais que o TRU-SP. Pelo menos nestes locais houve uma grande melhora no mapa.
Em contato com a Garmin, fui informado que é muito importante que o novo mapa seja utilizado com a última versão de firmware, pois existem algumas otimizações entre seus recursos.
Um forte abraço a todos,
Eduardo
- Thundercel
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Parabéns a todos nós! Parabéns a cada um que participa deste fórum, tem espírito colaborador, sabe se comportar e respeitar ao próximo.Aliás, com que prazer faço isso neste site. Tem lugar que está ficando difícil postar qualquer coisa. Nem parece um fórum, mas uma seita de mal educados e figuras inconvenientes e irritantes.
Vida longa ao GPSINFO. Parabéns !!!
É... esse é um bug ainda não corrigido pela Garmin.ao religar o aparelho numa parada no meio do trajeto, a voz foi perdida depois de um travamento na posição "Carregando mapas...". Ou seja, a Garmin ainda não resolveu esse problema dessa vez, e pelo que conheço dela, provavelmente ficaremos sem solução para isso.
Por enquanto a solução é reinicializar o aparelho.
Talvez não tenha notado, mas aumentaram os estados auditados e o número de pontos de interesse.No restante, nenhuma outra mudança significativa foi notada.
Quanto aos pontos de interesse informo que o mapa CNBr é desenvolvido para a Garmin pela NavTech. A NavTech utilizou para pontos de interesse a base de dados do IBGE, mas infelizmente não atuou na troca dos nomes desses pontos e por isso encontrará você muitos pontos listados pela razão social da empresa e não pelo nome fantasia.
Até aonde sei o que atua na configuração de disparo automatico do recalculo é a configuração do compilador do mapa e não o SO ou o mapa própriamente dito.Comentários estrangeiros relatam uma demora maior para início do recálculo dos mapas, mas não confirmei isso.
O TrackSource recentemente fez uma reconfiguração do compilador cGPSMapper que usa para que o recalculo atue mais cedo. Surtiu efeito essa reconfiguração, por outro lado pequenos desvios de via estão sendo detetados rápidamente e disparando o recálculo automático.
Para que você tenha uma idéia de valor, em análise preliminar que fiz, o recalculo no TrackSource está sendo ativado por volta de 60 mts de desvio da via roteada.
Ainda não fiz esse teste utilizando o CNBr 2010.
Marcio M Soares
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Desculpe, não fui muito claro. Me referia ao firmware. O mapa realmente ficou mais abrangente.Thundercel escreveu: Talvez não tenha notado, mas aumentaram os estados auditados e o número de pontos de interesse.
Os pontos de interesse do mapa 2010.10 estão no mapa ou no arquivo POI que vem na pasta POI do 2010?
É que eu carreguei o arquivo POI com o nome POI2, junto com um outro POI reunindo POIs do tracksource e do maparadar, e tive a impressão que virou uma bagunça, principalmente em radares duplamente informados. Hoje eliminei o arquivo POI2, que copiei da pasta POI do CN 2010, e mantive só o arquivo POI que contém os POIs do Tracksource (sem o POI Radares) mais o maparadar. Vou ver se melhorou.
Grande abraço
Eduardo
- Thundercel
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Eduardo,Os pontos de interesse do mapa 2010.10 estão no mapa ou no arquivo POI que vem na pasta POI do 2010?
como citei anteriormente a versão do CNBr2010 não vem com pasta POI. Talvez a versão que você tem foi manipulada.
Os POIs estão inseridos no mapa.
Sugiro que apague todos os arquivos constantes da pasta POI e recarregue os POIs do seu interesse pelo POILoader. O POILoader, quando do carregamento, cria automaticamente outro arquivo poi.
Marcio M Soares
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- Eduardo
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Atualizando...
Desinstalei o arquivo POI2 da pasta POI do Garmin, e alguns problemas notados antes com indicação em duplicidade ou "estranha" sumiram.
Isso comprova que o Garmin lê todos (ou pelo menos 2) arquivos de POIs da pasta.
Porém, as indicações de voz dos limites de velocidade se tornaram raras, e alguns radares sumiram.
Achei estranho isso. O arquivo que ficou possui os radares do maparadar e vários POIs selecionados do tracksource, carregados num único arquivo pelo POILoader. O maparadrar sempre foi bastante completo. Vou tentar separar agora os radares do maparadar e os POIs do tracksource em dois arquivos diferentes.
O problema com as vozes distorcidas não ocorreu mais.
Não notei nenhuma diferença com o firmware novo (v 4.
até agora.
abraços
Eduardo
Desinstalei o arquivo POI2 da pasta POI do Garmin, e alguns problemas notados antes com indicação em duplicidade ou "estranha" sumiram.
Isso comprova que o Garmin lê todos (ou pelo menos 2) arquivos de POIs da pasta.
Porém, as indicações de voz dos limites de velocidade se tornaram raras, e alguns radares sumiram.
Achei estranho isso. O arquivo que ficou possui os radares do maparadar e vários POIs selecionados do tracksource, carregados num único arquivo pelo POILoader. O maparadrar sempre foi bastante completo. Vou tentar separar agora os radares do maparadar e os POIs do tracksource em dois arquivos diferentes.
O problema com as vozes distorcidas não ocorreu mais.
Não notei nenhuma diferença com o firmware novo (v 4.

abraços
Eduardo
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Eduardo,
para que você possa realmente ajustar seu equipamento, na minha opinião deve esvaziar a pasta POI e recarregar pelo POILoader o que julga necessário.
Se radares sumiram isso se deve a que esses estavam no outro arquivo poi que você retirou.
O MapaRadar sempre foi "completo", em que pesem os radares dele inexistentes, mas entenda que esses radares estão plotados no mapa do Google Maps, mapa que você não usa em seu GPS e por isso encontrará em seu display esses radares muitas vezes deslocados da via e por vezes sem alerta se o delocamento for maior que 30 mts.
para que você possa realmente ajustar seu equipamento, na minha opinião deve esvaziar a pasta POI e recarregar pelo POILoader o que julga necessário.
Se radares sumiram isso se deve a que esses estavam no outro arquivo poi que você retirou.
O MapaRadar sempre foi "completo", em que pesem os radares dele inexistentes, mas entenda que esses radares estão plotados no mapa do Google Maps, mapa que você não usa em seu GPS e por isso encontrará em seu display esses radares muitas vezes deslocados da via e por vezes sem alerta se o delocamento for maior que 30 mts.
Marcio M Soares
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- Eduardo
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Atualizando os meus testes com o software novo...
Não notei mudanças significativas de comportamento do Nuvi com a atualização do novo software.
A única coisa curiosa é que depois da atualização feita pelo WebUpdater, notei que o meu aparelho (Nuvi 760) começou a apresentar uma frequência maior de travamanto na tela de carregamento de mapas (já comuns no modelo), logo que era ligado. Isso chegou a se tornar irritante, pois o travamaneto era quase certo a cada vez que o aparelho era ligado.
Numa tentativa, feita apenas por curiosidade, reinstalei o novo firmware novamente, só que desta vez não utilizando o WebUpdater, mas baixando o arquivo de instalação direto do site ( [Link externo oculto para visitantes] ) e atualizando a unidade com ele.
Há duas semanas usando o Nuvi depois dessa providência, não tive mais nenhum problema de travamento com ele.
Então, para quem estiver tendo o problema, talvez valha a pena tentar.
Abraços
Eduardo
Não notei mudanças significativas de comportamento do Nuvi com a atualização do novo software.
A única coisa curiosa é que depois da atualização feita pelo WebUpdater, notei que o meu aparelho (Nuvi 760) começou a apresentar uma frequência maior de travamanto na tela de carregamento de mapas (já comuns no modelo), logo que era ligado. Isso chegou a se tornar irritante, pois o travamaneto era quase certo a cada vez que o aparelho era ligado.
Numa tentativa, feita apenas por curiosidade, reinstalei o novo firmware novamente, só que desta vez não utilizando o WebUpdater, mas baixando o arquivo de instalação direto do site ( [Link externo oculto para visitantes] ) e atualizando a unidade com ele.
Há duas semanas usando o Nuvi depois dessa providência, não tive mais nenhum problema de travamento com ele.
Então, para quem estiver tendo o problema, talvez valha a pena tentar.
Abraços
Eduardo