GmapTool - Unir arquivos de mapa no formato IMG
- mftm
- Usuario 0
Re: GmapTool - Unir arquivos de mapa no formato IMG
Gostaria de ajuda para unir dois mapas em um SD. Fiz todo o procedimento com o gmaptool, ele leu os dois mapas, coloquei o arquivo de destino gmapsupp.img. Não consigo localizar esse arquivo, não visualizo no arquivo do programa Gmaptool. Como proceder ................
- Quinca
- Moderador
mftm, vamos recapitular, com todos os passos. Se algum passo te parecer óbvio, paciência...
Supondo-se que:
1-Voce tenha uma pasta tipo MAPAS, onde estão alojados os arquivos "gmapsupp.img" daqueles mapas que voce quer unir, já desbloqueados ou seja, perfeitamente operacionais na sua forma original,
2-Voce tenha já instalado o programa GmapTool (as últimas versões já contam com interface em Pt-Br, o que é preferível)
------------------------------------------------------------------------------------------------
3-Abra o GmapTool, aba Arquivos, clique em "Adicionar arquivos",
4-Na janela que se abre, navegue até a pasta MAPAS, onde estão os arquivos a serem unidos.
5-Com a tecla "Ctrl" apertada, clique naqueles arquivos desejados para selecioná-los. Clique OK. Os arquivos aparecerão relacionados na tela do GmapTool;
6-Mude para a aba "UNIR" (join). Na primeira linha em branco (ao lado do botão "Arquivo de destino" - que não precisa apertar) escreva "gmapsupp.img",
7-Na mesma tela, bem embaixo, clique em "Unir só os selecionados". Aguarde o fim do processo.
8-Pronto. Verifique na pasta onde está instalado o GmapTool, que passou a existir um arquivo "gmapsupp.img" que é o seu pacotão de mapas, pronto para ser utilizado no seu cartão (de preferencia).
Boa Sorte.
Supondo-se que:
1-Voce tenha uma pasta tipo MAPAS, onde estão alojados os arquivos "gmapsupp.img" daqueles mapas que voce quer unir, já desbloqueados ou seja, perfeitamente operacionais na sua forma original,
2-Voce tenha já instalado o programa GmapTool (as últimas versões já contam com interface em Pt-Br, o que é preferível)
------------------------------------------------------------------------------------------------
3-Abra o GmapTool, aba Arquivos, clique em "Adicionar arquivos",
4-Na janela que se abre, navegue até a pasta MAPAS, onde estão os arquivos a serem unidos.
5-Com a tecla "Ctrl" apertada, clique naqueles arquivos desejados para selecioná-los. Clique OK. Os arquivos aparecerão relacionados na tela do GmapTool;
6-Mude para a aba "UNIR" (join). Na primeira linha em branco (ao lado do botão "Arquivo de destino" - que não precisa apertar) escreva "gmapsupp.img",
7-Na mesma tela, bem embaixo, clique em "Unir só os selecionados". Aguarde o fim do processo.
8-Pronto. Verifique na pasta onde está instalado o GmapTool, que passou a existir um arquivo "gmapsupp.img" que é o seu pacotão de mapas, pronto para ser utilizado no seu cartão (de preferencia).
Boa Sorte.
- mftm
- Usuario 0
Consegui não criando um gmapsupp.img no arquivo Gmaptool e sim em um outro arquivo criado por mim, valeu .................
- Quinca
- Moderador
Parabéns mftm por ter conseguido sucesso na empreitada.
Verás que nas próximas tentativas tudo vai parecer bem simples.
Obrigado pelo retorno.
Abs.
Verás que nas próximas tentativas tudo vai parecer bem simples.
Obrigado pelo retorno.
Abs.
- Nubem Medeiros
- Usuario 0
8-Pronto. Verifique na pasta onde está instalado o GmapTool, que passou a existir um arquivo "gmapsupp.img" que é o seu pacotão de mapas, pronto para ser utilizado no seu cartão (de preferencia). . . .
Não há necessidade de gravar (salvar) o novo arquivo gmapsupp.img, resultado da junção dos arquivos que escolhi (Mapear _ TRC)?
Gratos,
Nubem Medeiros
Não há necessidade de gravar (salvar) o novo arquivo gmapsupp.img, resultado da junção dos arquivos que escolhi (Mapear _ TRC)?
Gratos,
Nubem Medeiros
- Quinca
- Moderador
Olá Nubem,
Ao final do processamento que ocorre após clicar em "Unir só os selecionados", automáticamente será criado o novo "gmapsupp.img", lá (atenção...) na pasta de instalação do GmapTool.
Abs.
Ao final do processamento que ocorre após clicar em "Unir só os selecionados", automáticamente será criado o novo "gmapsupp.img", lá (atenção...) na pasta de instalação do GmapTool.
Abs.
- Nubem Medeiros
- Usuario 0
Uni TRC-Brasil 12.03 com Mapear V9.70 e meu Garmin nüvi 265W carrega a rota até 80 % e não acha, avisando: Impossível calcular rota para o destino. Não consigo mapa roteável?
- Quinca
- Moderador
Nubem, tenho dúvidas de que a questão seja exatamente essa. Acho que a pergunta adequada seria: "Seria possível traçar uma rota que abrangesse simultaneamente dois mapas de países diferentes?"
Presumo que a sua questão traga embutida a hipótese de uma rota que iniciasse no Brasil e terminasse na Argentina/Uruguai (ou vice-versa). Talvez se, no "ponto de fronteira", os caminhos fossem exatamente coincidentes, e a rota feita no próprio GPS, em que é possível habilitar mais de um mapa ao mesmo tempo, coisa que no MapSource, que eu saiba, não é... Neste caso, o GPS acharia o ponto de destino na Argentina (ou vice-versa) por um traçado que não tivesse segmentação.
Como alternativa, eu traçaria uma rota dentro do Brasil, até um ponto da fronteira, através do TRC, e outra rota, partindo desse ponto da fronteira (do lado de "lá") até o destino, através do Mapear (que, aliás, é um excelente mapa por mim utilizado com certa frequência).
Abs.
Presumo que a sua questão traga embutida a hipótese de uma rota que iniciasse no Brasil e terminasse na Argentina/Uruguai (ou vice-versa). Talvez se, no "ponto de fronteira", os caminhos fossem exatamente coincidentes, e a rota feita no próprio GPS, em que é possível habilitar mais de um mapa ao mesmo tempo, coisa que no MapSource, que eu saiba, não é... Neste caso, o GPS acharia o ponto de destino na Argentina (ou vice-versa) por um traçado que não tivesse segmentação.
Como alternativa, eu traçaria uma rota dentro do Brasil, até um ponto da fronteira, através do TRC, e outra rota, partindo desse ponto da fronteira (do lado de "lá") até o destino, através do Mapear (que, aliás, é um excelente mapa por mim utilizado com certa frequência).
Abs.
- Quinca
- Moderador
Nubem, em tempo: Através do GmapTool, você NÃO UNE 2 MAPAS....você une 2 arquivos de mapas. Os mapas continuam independentes na sua função. Só isso. Eles não se tornam um só mapa. Se tornam, isso sim, um só arquivo que contém 2 mapas.
Abs.
Abs.
- Nubem Medeiros
- Usuario 0
A pergunta correta é, de fato, seria possível traçar uma rota que abrangesse simultaneamente dois mapas de países diferentes?".
Como não se consegue, farei isso:
No Brasil,
Porto Alegre --> Jaguarão, usando o TRC-Brasil.
Ao entrar no Uruguai,
Rio Branco --> Montevideo, usando o Mapear.
Gratos.
Nubem Medeiros
Em tempo: Os mapas continuam independentes . Daí, lógico, não se pode traçar uma rota única. Claro!
Como não se consegue, farei isso:
No Brasil,
Porto Alegre --> Jaguarão, usando o TRC-Brasil.
Ao entrar no Uruguai,
Rio Branco --> Montevideo, usando o Mapear.
Gratos.
Nubem Medeiros
Em tempo: Os mapas continuam independentes . Daí, lógico, não se pode traçar uma rota única. Claro!
- Thundercel
- Fundador
Não porque os provedores dos mapas são diferentes e não existe o bound unindo as vias na divisa.A pergunta correta é, de fato, seria possível traçar uma rota que abrangesse simultaneamente dois mapas de países diferentes?".
Se utilizar o CNSA da Navteq conseguirá porque o provedor é o mesmo para os dois países.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Pessoal,
boa noite.
Com a nova atualização do firmware 7.60 para nuvi 2X5; 3XX; 4XX, 7XX já é possível ter dois (2) mapas no cartão, na pasta Garmin.
a atualização 7.60 para a série Nuvi 2x5 adicionou suporte para dois mapas no cartão SD.
Para tanto, os mapas devem estar na pasta /Garmin com os nomes gmapsupp.img e gmapsup1.img.
Ao atualizar o 205W e vi esta atualização, e no changelog estava a adição desta funcionalidade.
Foram feitos uns testes e funcionaram muito bem.
Verifiquei também que outros modelos também tiveram a introdução desta novidade: Nuvi 7x5, Nuvi 465T
O usuários que tem GPS destas séries poderiam fazer os testes, após a atualização, e verificarem a funcionalidade.
Mais uma porta aberta e facilidade para todos.
[]s
boa noite.
Com a nova atualização do firmware 7.60 para nuvi 2X5; 3XX; 4XX, 7XX já é possível ter dois (2) mapas no cartão, na pasta Garmin.
a atualização 7.60 para a série Nuvi 2x5 adicionou suporte para dois mapas no cartão SD.
Para tanto, os mapas devem estar na pasta /Garmin com os nomes gmapsupp.img e gmapsup1.img.
Ao atualizar o 205W e vi esta atualização, e no changelog estava a adição desta funcionalidade.
Foram feitos uns testes e funcionaram muito bem.
Verifiquei também que outros modelos também tiveram a introdução desta novidade: Nuvi 7x5, Nuvi 465T
O usuários que tem GPS destas séries poderiam fazer os testes, após a atualização, e verificarem a funcionalidade.
Mais uma porta aberta e facilidade para todos.
[]s
- robram
- Usuario 0
Ola,
Ja estou acostumado a instalar mapas no SDcard, nas pastas Garmin e Map, pois possuo os GPS nuvi 1310 e 1450.
Ontem recebi meu Zumo 660, e ao fazer da forma q sempre faço nos nuvi mencionados, o Zumo so leu os arquivos da pasta garmin.
Lendo esta noticia postada pelo jpgon, questiono: seria possivel eu renomear os mapas q estao na pasta Map, como gmapsupp2.img, gmapsupp3.img, etc...e colocar na pasta GArmin?
Ou terei que usar alguma ferramenta para unir os mapas q ja tenho ?
[]´
Rob
Ja estou acostumado a instalar mapas no SDcard, nas pastas Garmin e Map, pois possuo os GPS nuvi 1310 e 1450.
Ontem recebi meu Zumo 660, e ao fazer da forma q sempre faço nos nuvi mencionados, o Zumo so leu os arquivos da pasta garmin.
Lendo esta noticia postada pelo jpgon, questiono: seria possivel eu renomear os mapas q estao na pasta Map, como gmapsupp2.img, gmapsupp3.img, etc...e colocar na pasta GArmin?
Ou terei que usar alguma ferramenta para unir os mapas q ja tenho ?
[]´
Rob
Robran,
Boa tarde.
Qual dos modelos Zumo voce adquiriu? Zumo 350LM / Zumo 660LM/ Zumo 665LM
Não conheço a fundo a estrutura de arquivos e pastas do Zumo.
Os primeiros seguiam a dos nüvi 1XXX, mas a atual me é desconhecida.
Voce pode tentar:
crie no cartão de memória 2 pastas:
/Garmin
/Map
Coloque um mapa na pasta Garmin (mapa suplementar) com o nome de gmapsupp.img (pode ser o mapa gratuito do Brasil do Tracksource).
Depois verifique se ele está habilitado, visível e funcionando.
Depois faça outro teste:
remova o mapa da pasta Garmin do cartão de memória, renomeia este para TRC12_11.img e
coloque na pata Map.
Faça o mesma verificação e veja se está habilitado e visível no GPS.
Se funcionar nesta segunda situação, o equipamento tem caracteristicas análogas aos nüvi das série 1XXX; 2XXX; 3XXX.
Daí é só partir para a alegria.
Nos dê retorno de seus resultados.
abs
Boa tarde.
Qual dos modelos Zumo voce adquiriu? Zumo 350LM / Zumo 660LM/ Zumo 665LM
Não conheço a fundo a estrutura de arquivos e pastas do Zumo.
Os primeiros seguiam a dos nüvi 1XXX, mas a atual me é desconhecida.
Voce pode tentar:
crie no cartão de memória 2 pastas:
/Garmin
/Map
Coloque um mapa na pasta Garmin (mapa suplementar) com o nome de gmapsupp.img (pode ser o mapa gratuito do Brasil do Tracksource).
Depois verifique se ele está habilitado, visível e funcionando.
Depois faça outro teste:
remova o mapa da pasta Garmin do cartão de memória, renomeia este para TRC12_11.img e
coloque na pata Map.
Faça o mesma verificação e veja se está habilitado e visível no GPS.
Se funcionar nesta segunda situação, o equipamento tem caracteristicas análogas aos nüvi das série 1XXX; 2XXX; 3XXX.
Daí é só partir para a alegria.
Nos dê retorno de seus resultados.
abs
- robram
- Usuario 0
Jpgon,
Estou usando um Zumo 660.
Mesmo atualizando para o ultimo firmware, a estrutura de leitura de mapas do zumo, continua sendo /garmim/gmapsupp.img, tentei usando a opcao da sua dica anterior tambem, mas nao foi possivel.
Gosto de ter as 3 opcoes de mapas do Brasil, TRC, CNSA, Autoguia, pra roteamento minha preferencia sempre é o TRC, mas gosto da opcao de pois e busca de endereços dos outros. E tambem como vou viajar para o Paraguai, Argentina, Bolivia e Chile, tenho q instalar o mapear, viajeros e conosur. Pois cada um tem vantagem particulares sobre os outros.
1. Quando eu uso a ferramenta gmaptool para unir mapas, eu perco alguma informacao ou ferramenta dos mapas ?
2. Uma imagem, quando enviada para uso no mapsource atraves do gmaptool, perde a propriedade de procura por cidades. Se eu enviar esta mesma imagem pelo mapsource para o GPS, como q fica ?
Abraço, desculpa as duvidas, tudo era mais facil no nuvi, mas nao tem jeito, ele nao aguenta a vibracao na moto !
Estou usando um Zumo 660.
Mesmo atualizando para o ultimo firmware, a estrutura de leitura de mapas do zumo, continua sendo /garmim/gmapsupp.img, tentei usando a opcao da sua dica anterior tambem, mas nao foi possivel.
Gosto de ter as 3 opcoes de mapas do Brasil, TRC, CNSA, Autoguia, pra roteamento minha preferencia sempre é o TRC, mas gosto da opcao de pois e busca de endereços dos outros. E tambem como vou viajar para o Paraguai, Argentina, Bolivia e Chile, tenho q instalar o mapear, viajeros e conosur. Pois cada um tem vantagem particulares sobre os outros.
1. Quando eu uso a ferramenta gmaptool para unir mapas, eu perco alguma informacao ou ferramenta dos mapas ?
2. Uma imagem, quando enviada para uso no mapsource atraves do gmaptool, perde a propriedade de procura por cidades. Se eu enviar esta mesma imagem pelo mapsource para o GPS, como q fica ?
Abraço, desculpa as duvidas, tudo era mais facil no nuvi, mas nao tem jeito, ele nao aguenta a vibracao na moto !