Gravar trilha no NUVI - Tracklog NUVI - wNutrak - debates

Forum do Software de Navegação Garmin
damien
Usuario 0
Usuario 0

Re: Gravar trilha no NUVI - Tracklog NUVI - wNutrak - debate

Mensagem por damien »

Caro Thundercel, tenho uma duvida,tenho arquivos salvos em GTM e GPX mas quero enviar para o gps garmin nuvi 205W como faço?
quando envio ele só aparece os waypoints os trajetos não aparecem, já tentei salvar-los em varios arquivos mas nada.
será que tenho que converter para .bin.
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Seu nuvi não roteia por esses trajetos salvos.

Não entendi porque quer envia-los para o aparelho.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
damien
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por damien »

Presciso seguir os trajetos para chegar nos waypoints gravados, geralmente meus trajetos estão fora de estradas e não são estradas roteaveis por isso utilizo estes trajetos, no GPS 60 Csx e 76 Csx consigo fazer isso pois transfiro do trackmaker, mas no nuvi
não da certo porque ele envia com arquivo GPX. Será que tem como?
Thundercel
Fundador
Fundador

Ele salva como GPX e esse GPX é lido como registro de viagem aparecendo na tela como uma linha azul se habilitada a função mostrar registros de viagem.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
gcpeixoto
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por gcpeixoto »

Usava esta função no Nuvi 255W com HWID 827
.
Trocando de aparelho, hoje com o Nuvi 255W hwid 1091
NÃo estou conseguindo usar mais a função.
Grava os arquivos trafic e nav normalmente. Mas o arquivo gps.bin não é gravado em nenhuma pasta.(debug, logs)
Pergunto se algum já conseguiu com os HWID 1091 ?
Gilberto
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mhfernandes »

Caro Gilberto, ainda não se descobriu como gravar os tracks de 1/1 seg nos GPSs com HWID 1091
simeaogomes
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por simeaogomes »

As Trilhas são o registro dos caminhos já percorridos enquanto que as Rotas, são os caminhos que planejamos recorrer.
Quando estamos em Pelotas RS e selecionamos o destino com acesso 1 a Lages SC, notaremos que o Nuvi 1300LM (e os similares 1xxx) marcará uma Rota em cor Magenta sobre o mapa do grupo Tracksource. Mas tem alguns problemas pois em Caxias do Sul a Rota escolhida é por dentro da cidade e não pela perimetral. E se quisermos optar em sair da BR-116, que possui excesso de curvas e trânsito pesado de caminhões e seguir pela estrada que vai por Antonio Prado RS, aumentando uns poucos quilômetros, mas economizando tempo e... gasolina.
Nessa situação, será necessário marcar pontos intermediários na Rota planejada para a nossa viagem.
Para isso prefiro usar o MapSource, onde escolho as diferentes opções intermediárias, e o MapSource registra a quilometragem total de cada opção.
Nota: para quem passa por Porto Alegre RS em direção a Farroupilha, notará um erro nos mapas pois a Rota insiste e fazer curvas desnecessários em mais de um ponto. Isso também acontece naquela citada Rota que passa por dentro de Caxias.
Para ir de Pelotas a Fraiburgo SC optei a Rota por Encruzilhada do Sul e Passo Fundo, evitando os 14 pardais que estão entre Porto Alegre e Farroupilha. Nessa opção teremos apenas 2 pedágios e 1 pardal.
Acho que o limite de pontos de Rota é pequeno (uns 20, o que é bastante suficiente para seu planejamento) enquanto que os das Trilhas é bem grande no Nuvi 1300. Vejam as especificações de cada modelo no site da Garmin.
Os POIs tem um limite de 1000 e são gravados nos Favoritos. Já os radares e pontos de alerta são arquivos com a extensão .gpi que copiei para a pasta E:\Poi.
Hoje escrevi em meu blog [Link externo oculto para visitantes] alguns aspectos interessante, procurando citar onde obter mapas gratuitos e também elogiar o gpsinfo.
Descobri que, ma memória Flash interna, na pasta E:\GPX temos os arquivos Temp.gpx (onde estão os pontos, trilhas e rotas enviadas pelo MapSource) e Current.gpx onde estão as Trilhas gravadas pelo GPS.
Os mapas gratuitos do Brasil, Argentina, etc com a extensão .img devem ser copiados para o cartão de memória SD na pasta F:\MAP (se não existir, crie essa pasta, independente dela já existir na memória interna E:\MAP.
Isso trará uma economia de memória, pois deixei apenas os arquivos do mapa CityExplorer dos Estados Unidos na pasta E:\.System.
As fotos da tela são salvas em E:\Screenshot no formato .BMP.
Antes de cada viagem, temos:
Atualizar os mapas
Planejar a viagem criando uma Rota a ser enviada para o GPS.
Fazer uma cópia de segurança salvando os arquivos E:\Screenshot, E:\GPX (Current e Temp.gpx)
Enviar novos dados usando o Mapsource.
Abrir os novos arquivos Current e Temp.gpx para conferir se está tudo OK e se não enchemos demais os pontos dos Favoritos.
Sempre que possivel evite encher demais a memória Flash interna usando o cartão micro SD externo.
Faça uma cópia desses dados do cartão SD (um DVD custa menos de R$1,00).
Trabalho há mais de 30 anos com suporte a informática e sempre repito:
Só existem duas categorias de usuários - os que PERDERAM dados e os que IRÃO PERDER dados.
Com meus 27 anos de Agronomia e Topografia eu me considerava "um professor" no Garmin MAP60Cx. Mas ganhei um Nuvi 1300 LM de minha esposa (comprado na California) e tenho gostado muito deste forum pois tem muitas novidades e coisas a aprender. Ainda nem sei onde desligar a gravação automática das Trilhas.
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mhfernandes »

O interessante é vc setar no Map60 so as PG que irá utilizar, uma delas é a gravação de trilhas (Trajetos), nessa PG vc tem a opção de ligar ou não a gravação, inclusive setar o intervalo de gravação, quanto menos o tempo mais definida as curvas da trilha e mais uso da memoria para armazenamento do arquivo.

No meu a configuração das PGs é a seguinte:

1-Intensidades de sinal de satélite.

2-PG Mapa

3-Calculo de áreas

4-Pg Trajetos

5-Procurar

6-Menu Principal

7-E Bússola
RickJF
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por RickJF »

Sempre que se converte os arquivos .bin para .gpx pelo wNutrak se perde os dados de altitude ou há algum procedimento a ser feito para que ele converta para .gpx com os dados de altitude? Ou melhor, os dados de altitude são gravados no arquivo.bin? Eu imagino que devam ser gravados, pois seria uma economia porca deixar de gravar alguns dados no .bin, uma vez que não ocupam tanto espaço.
Há algum outro programa que faça essa conversão de .bin para .gpx incluindo a altitude?
Obrigado,
"O mundo é muito grande pra quem anda de avião. Pra quem anda sem destino ele cabe na palma da mão." EngHaw - Variações sobre o mesmo Tema

Garmin Nuvi 765t (usado na motocicleta Lander com suporte RamMount Aqua Box)
Garmin Etrex Vista HCx (3º)
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Raw logging não grava informações de elevação.
Porém, nos modelos mais novos (1xxx e acima, com firmware atualizado) existe a opção de se gravar já no formato GPX, e aí sim tem essa informação.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
RickJF
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por RickJF »

Ola acleite!
Realmente os arquivos .bin parecem não ter os dados de altitude, oque em minha opinião é muito ilógico, pois não seria muito mais complicado gerar o arquivo com esses dados, mas sabe-se lá o que se passou na cabeça do(s) programador(es) do sistema...
Mas fuçando na net eu achei algo que resolveu o problema.
Basta enviar o .gpx gerado pelo wNutrak para o Garmin.connect. O sistema vincula os dados de altitude pelas coordenadas do GPS para gerar gráficos de altitude da trilha no site. Depois basta exportar a trilha do site no formato .gpx para o computador novamente e o novo .gpx gerado pelo connect terá os dados de altitude. Simples e fácil!
Se mais alguém tiver o mesmo problema com as trilhas longas gravadas pelo Nuvi que ultrapassam os 10.000 pontos do GPS, essa é a solução. A minha trilha tem 41.368 pontos e agora tenho altitude nela!!! :D
Abraço,
"O mundo é muito grande pra quem anda de avião. Pra quem anda sem destino ele cabe na palma da mão." EngHaw - Variações sobre o mesmo Tema

acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Oi RickJF
Obrigado por compartilhar aqui a resolução do seu problema.
Assim, ajuda outras pessoas que podem vir aqui procurar a mesma resposta.
[]'s
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
RickJF
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por RickJF »

Obrigado acelite
É um prazer poder ajudar a quem precisar dessa mesma solução, pois é justamente assim que se aprende!
Espero poder contribuir cada vez mais, e assim aprender cada vez mais!

Abraço,

malvesdesouza
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por malvesdesouza »

Possuo um nuvi 1300 e após ler este tópico enquanto estou a procura de um método para marcar trajetos e transformá-los em rota e carregá-los no GPS. Descobri que no NUVI 1300, que esta com o software atualizado na última versão disponibilizada pela Garmin, Consegue fazer a marcação do trajeto de forma manual, apresentando um menu onde se escolhe o formato do arquivo entre BIN, com opções de Binary log types como GPS; NAV Routes; Traffic; ecoRout. ou formato GPX simplesmente, sem opções.

Além destas opções pode ser escolhido quanto de memória será dedicado a essa gravação manual (mem handle size) e a quantos pontos marcar (Number off handles). A gravação fica na pasta F:\.System\Logs\gpx ou \log ou outros a depender da seleção.
Escolhido os parâmetros pode-se começar a gravação e uma vez gravada, pode ser simulado o trecho e também apagar.

Para acessar este menu deve-se chamar o mapa na primeira tela e em seguida tocar sobre a indicação da velocidade no canto inferior direito, onde aparecerá a tela com dados da viagem e o circulo simulando o velocímetro. colocar o dedo no centro do velocímetro e aguardar surgir o menu (Diagnostics Page). Escolher diagnostic logging (Engineering Mode: Logging Control) e após "Start record" para chegar ao menu descrito mais acima.

O Nuvi 1300 tem uma opção que dia a dia registra em um arquivo o trajeto percorrido. Não sei como faz mas durante uma viagem de 13 dias que fiz neste último janeiro, ele registrou dia a dia na pasta F:\GPX\Archive\ num arquivo GPX e em sequencia númerica (01.gpx;02.gpx, 03.gpx). No décimo dia fiz alguma alteração e ele passou a ficar com tudo em um único arquivo GPX no F:\GPX\current.gpx que estava com todo trajeto percorrido na viagem.

Tenho todos os trajetos dia a dia guardados e queria transformá-los em rotas e conseguir que o NUVI 1300 leia e siga. Tem como?
Thundercel
Fundador
Fundador

Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder