Nuvi 1490T - drives removíveis (E:) e Garmin nuvi(F:)

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
squawker
Usuario 0
Usuario 0

Nuvi 1490T - drives removíveis (E:) e Garmin nuvi(F:)

Mensagem por squawker »

Olá pessoal, saudações a todos, sou iniciante em GPS's e tenho aprendido muito no Forum, no entanto não achei nenhum item relacionado com a minha dúvida de iniciante "0" km:

- ligando um nuvi 1490T no computador, com W7, são detetados 2 dispositivos de armazenamento removíveis, um disco removível (E:) com capacidade de 3,68 GB, tendo 3,46 GB livres e outro disco removível Garmin nüvi(F:), que é o drive com o mapa base e o sistema operacional do GPS, com 1,52 GB livres de 1,76 GB de capacidade total.

O GPS, comprado nos EUA, veio com 2 mapas instalados, CN Brasil e CN USA, e eu removi esse último seguindo com bastante cuidado as instruções detalhadas e precisas do Thundercel, liberando grande parte da capacidade do disco (F:) que já estava quase toda utilizada, e o GPS continua a operar normalmente.

Minha dúvida é o que são esses dois dispositivos e se eu carregar um outro mapa no GPS em qual dos dispositivos ele será ou deverá ser armazenado, ou por outra, como o CN USA veio no drive (F:), qualquer mapa que não seja o do pais de compra do GPS deverá ser instalado no drive (E:).

E ainda, a estrutura do drive (E:) é independente da do drive (F:), ou seja, se houver um problema na instalação de um mapa adicional nesse drive (E:) não comprometerá o funcionamento do aparelho?

Grato por qq esclarecimento,
Valdir
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Nuvi 1490T - drives removíveis (E:) e Garmin nuvi(F:)

Mensagem por Thundercel »

Valdir,
antes de mais nada parabéns pela escolha. Também adquiri um 1490T nos USA e estou muito satisfeito com ele.
- ligando um nuvi 1490T no computador, com W7, são detetados 2 dispositivos de armazenamento removíveis, um disco removível (E:) com capacidade de 3,68 GB, tendo 3,46 GB livres e outro disco removível Garmin nüvi(F:), que é o drive com o mapa base e o sistema operacional do GPS, com 1,52 GB livres de 1,76 GB de capacidade total.
Conectando o aparelho na USB são detetados os dois drives porque o SD Card se encontra no aparelho. Se conectar sem o SD Card terá o reconhecimento de um unico drive, o do aparelho.
Estando o SD card no aparelho esse ultimo serve como um slot de cartão. Ele faz a ponte para o reconhecimento do SD card e o acesso a ele.
O GPS, comprado nos EUA, veio com 2 mapas instalados, CN Brasil e CN USA, e eu removi esse último seguindo com bastante cuidado as instruções detalhadas e precisas do Thundercel, liberando grande parte da capacidade do disco (F:) que já estava quase toda utilizada, e o GPS continua a operar normalmente.
Estranho ter ele vindo com o CN Brasil.
A Garmin vendo o aparelho com o mapa de onde o GPS foi fabricado. No caso USA.
Esse mapa vem dentro da pasta oculta .system e com nome gmapprom.img que pode tranquilamente ser retirado da memoria interna liberando espaço nela. Junto ao arquivo dele vem outro arquivo, de nome gmapprom.sum, que também pode junto ser retirado. Esse arquivo é criado pelo sistema quando da verificação de integridade do arquivo de mapa de mesmo nome.
Minha dúvida é o que são esses dois dispositivos e se eu carregar um outro mapa no GPS em qual dos dispositivos ele será ou deverá ser armazenado, ou por outra, como o CN USA veio no drive (F:), qualquer mapa que não seja o do pais de compra do GPS deverá ser instalado no drive (E:).
Considerando que o sistema do GPS é "temperamental" e trava quando encontra arquivo danificado em sua memoria interna recomendamos, por segurança, que arquivos de mapa e de alertas (radar e outros) sejam sempre carregados no SD card.
Assim, se for carregar um mapa, procure faze-lo sempre no SD card (seu dispositivo E:). Para isso no SD card deve existir uma pasta de nome MAP. Se ela não existir crie uma. Dentro dessa pasta coloque o arquivo de mapa de formato IMG e com qualquer nome de arquivo como explicado em Nuvi 1XXX / 2XXX e 3XXX - Carregamento Mapas.
Já para carregar arquivos de alerta como radar e outros, cria na raiz do SD card (fora da pasta MAP) uma pasta de nome POI e dentro dela carregue os arquivos de alerta em formato GPI.
E ainda, a estrutura do drive (E:) é independente da do drive (F:), ou seja, se houver um problema na instalação de um mapa adicional nesse drive (E:) não comprometerá o funcionamento do aparelho?
Sim, a estrutura de pastas e arquivos do SD Card (seu drive E) é independente da estrutura de pastas e arquivos da memoria interna do GPS (seu drive F).
Se houver problema na instalação de um mapa adicional no SD Card, o sistema não reconhecerá o arquivo dele e não travará se o mesmo mapa for carregado na memoria interna. Nesse ponto está a vantagem de se carregar mapa somente no SD card.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
squawker
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por squawker »

Olá Thundercel,
Grato pelas informações claras que são muito úteis para um iniciante como eu; basta dizer que somente com os seus esclarecimentos é que percebi que tinha um SD card inserido no slot, e nesse é que estava instalado o CN Brasil!!!
Considerando que o sistema do GPS é "temperamental" e trava quando encontra arquivo danificado em sua memoria interna recomendamos, por segurança, que arquivos de mapa e de alertas (radar e outros) sejam sempre carregados no SD card.
Assim, se for carregar um mapa, procure faze-lo sempre no SD card (seu dispositivo E:). Para isso no SD card deve existir uma pasta de nome MAP. Se ela não existir crie uma. Dentro dessa pasta coloque o arquivo de mapa de formato IMG e com qualquer nome de arquivo como explicado em Nuvi 1XXX / 2XXX e 3XXX - Carregamento Mapas.
Já para carregar arquivos de alerta como radar e outros, cria na raiz do SD card (fora da pasta MAP) uma pasta de nome POI e dentro dela carregue os arquivos de alerta em formato GPI.
O SD card com o CN Brasil, que é meu drive(E:), tem uma nomenclatura interna ligeiramente diferente dessa indicada por vc: em vez da pasta MAP, existe uma pasta Garmin com os arquivos .img, e a pasta POI com os arquivos .gpi como indicado por vc.

Nesse caso, posso usar esse mesmo SD card para carregar um outro mapa ou devo utilizar outro SD card? Sendo necessário outro SD card a pasta que conterá os arquivos .img poderá chamar MAP, ou deverá chamar Garmin para manter a compatibilidade com o SD card atual e com o sistema operacional do 1490?

Me desculpe se minhas perguntas são "bobas", mas estou aproveitando a oportunidade para ter as informações corretas de quem tem conhecimento e experiência.

Por outro lado, estou percorrendo e aprendendo muito nesse ótimo Forum que trata de uma área nova para mim. Pode contar comigo como um frequentador constante.

Grato e um abraço.
Valdir
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Pode usar o mesmo SD card para carregar outro mapa, entretanto lembro que se o outro mapa fou de versão superior a algum existente deve voce excluir o antigo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder