Nuvi 1390T Sem Som - Mudo

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador

Nuvi 1390T Sem Som - Mudo

Mensagem por Angelone »

Pessoal, estou com um 1390T que está sem som algum (incluindo voz). Na tela Diagnóstico (acessível pressionando o icone da bateria) na pagina AUDIO TEST aparece o aviso INCOMPATIBLE AUDIO (em Corrent Phrase), ou seja, parece problema de software, algo do tipo driver da controladora de som. Já fiz o Master Reset e continua igual. Também apaguei vários arquivos de voz e nada (deixei somente o portugues). Tambem reinstalei o Firmware mais recente (5.1) pelo Webupdater, mas nao adiantou. Nessa reinstalaçao, infelizmente o webupdate só oferece como opçao linguas e Banco de dados do receptor FM. Os drivers de bluetooth (que neste aparelho aparece como desconhecido, sem versão) e outros nem aparecem como opçao para download, provavelmente porque estão instalados e atualizados, apesar de provavelmente bichados. Teria como fazer uma reinstalaçao completa do firmware, mesmo que de versão anterior, para que todos esses drivers sejam reinstalados corretamente para posteriormente serem atualizados para versões recentes? Teria que usar o GUPDATE.GCD (o HWID do aparelho é 972) ou outra solucão de cura? Onde encontro o GUPDATE.GCD mais antigo pra ele? De resto, o aparelho funciona normalmente. Se alguém tiver algum link ou dica, agradeço..
Editado pela última vez por Angelone em 07 Jul 2011, 13:42, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Nuvi 1390T Mudo

Mensagem por Thundercel »

Prezado Angelone,
não tenho experiência com o seu modelo porém tenho outros modelos de Garmin.

Na minha opinião, a primeira providencia que deveria tomar, se ainda não fez, é fazer uma cópia de segurança (backup) de todo o conteudo do GPS.

Tendo a cópia apagaria da memoria interna do GPS todos os arquivos de vozes. Geralmente ficam dentro da pasta de nome VOICE lembrando que seu modelo tem uma pasta de arquivos oculta de nome .system.

Com eles apagados executaria o programa Webupdater da Garmin que é o programa que tem por função verificar necessidade de atualizações.

Pelo programa webupdater, a primeira pagina de atualização dele é a de firmware. Mesmo estando seu aparelho com o firm atualizado nela proceda com a opção de reinstalação.

Carregado o firm e ainda no webupdater, o passo seguinte é o da instalaçao de arquivos de sistema. Tendo apagado os de voz essa opção devera estar disponivel para reatualização. Faça a dos idiomas que desejar lembrando de não deixar de selecionar a voz da Raquel no idioma Portugues.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Obrigado, Thunder, mas já fiz todos esses procedimentos e nada. O webupdater nao resolve o problema pois identifica drivers já instalados como atualizados e oferece apenas opçoes de vozes e FM trafic (inuteis). Preciso mesmo é conseguir fazer uma reinstalaçao completa do firmware, eliminando os já instalados. Provavelmente atravez do gupdate.gcd, mas tenho que conseguir esse arquivo de firmware de versao anterior e nao consigol...
Angelone
Administrador
Administrador

nuvi 1390T - Forçar firmware no nuvi com Cure?

Mensagem por Angelone »

Tem como forçar a instalaçao completa de firmware com todos os drivers (bluetooth, audio..) em um nuvi 1390T, mesmo que em versão mais antiga? O webupdate nao resolve o problema de drivers mal ou instalados incorretamente. O aparelho funciona ok, mas esta completamente mudo e em modo Diagnóstico aparece o aviso Audio Incompatible. Poderia usar um dos firmwares cures para tanto? O HWID do aparelho é 972. Grato..
magnumsoft
Administrador
Administrador

Mensagem por magnumsoft »

Olá Angelone

O nosso companheiro Thundercel já deu as dicas que poderiam ter resolvido o seu problema, mas como ainda vc não teve êxito e o problema persiste, entre em contato tbm com outro companheiro nosso, que é o acleite, pois ele tbm é fera com o Garmin...
Abraços
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Forçar firmware no nuvi com Cure?

Angelone,
na minha opinião não é necessário o firmware de cura.
Uni os topicos que voce abriu tratando do mesmo assunto. Por gentileza não faça isso.

Repito que nesse caso basta utilizar o programa webupdater da garmin e com ele reinstalar o firmware ou instalar nova versão se a sua está desatualizada.
Quanto a voz o proprio webupdater fornece arquivos de voz que faltam no aparelho.
Sugiro que antes de executar o webupdater limpe a pasta VOICE de forma que ele reconheça a não existencia de arquivos de voz e instale as ultimas versões para os eu aparelho.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Caro Thunder, peço desculpas por, de certa forma, repetir o tópico. Na realidade minha idéia era focar da questão do firmware, mas acabei "traindo-me" e voltei ao assunto do problema de origem. Os procedimentos que vc sugeriu eu já tinha feito antes de colocar o tópico na lista, mas talvez nao tenha deixado isso suficientemente claro, lamento. Também acredito que tenha dito que o problema nao era som da Voz, mas som geral e nao seria um mera e elementar atualizaçao pelo webupdater que resolveria, mesmo pq já havia tentado. O problema é mais complexo, talvez até de hardware, mas quero tentar outras possibilidades com firmware mais antigo, como já disse, mas nao consigo encontrar. Em suma, nao sou tão leigo qto possa parecer, mas ainda um mero aprendiz, por isso espero encontrar ajuda de algum expert daqui, tipo o Acleite. Tomara que ele leia esse tópico e possa me ajudar. Abç
Thundercel
Fundador
Fundador

Angelone,
o firmware de cura é produzido se tirando do firmware original a leitura de certos arquivos, em especial mapas, que por alguma razão comprometem a inicialização.
Mesmo que possamos configurar o firm de cura para não ler arquivos em voz, na minha opinião de nada valerá pois esses, mesmo corrompidos, não travam o sistema.

O recarregamento do firm original e dos arquivos de voz utilizando o webupdater poderá nos indicar se o problema é de hardware ou software.

De qualquer forma veremos o que o acleite tem a dizer.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
jsngago
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por jsngago »

Prezados

Estou exatamente com o mesmo problema no meu Nüvi 1390T. Sem som nenhum e agora notei que o BlueTooth dele também não está sincronizando com o meu celular.

O meu sentimento é de que os problemas começaram depois da última atualização que fiz no sábado passado (versão 5.20).

Já tentei os procedimentos indicados pelo Thundercel e por outros sites, já apaguei o arquivo mlg_history.db, resetei o GPS diversas vezes, passei o defrag do Windows, apaguei os itens favoritos, ... e nada.

O meu filho possui um Nüvi 1390T igual ao meu (comprados juntos na Europa), que está funcionando perfeitamente e não foi atualizado. Estou pensando em fazer um backup do mesmo e passar os arquivos dele para o meu. Isso pode trazer algum problema? Posso causar travamento do sistema? Existe algum diretório ou arquivo que eu não devo substituir?

Desde já grato pela ajuda.
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Pelo que andei lendo relatos pela net, me parece que este é um problema com o firmware novo mesmo.
Não sei exatamente qual versão é a bugada. (se 5.10, 5.20 ou ambas)
O jeito é voltar pro 5.00 e fazer um teste pra ver se ele normaliza. Se normalizar, o jeito é esperar a 5.30 pra poder atualizar e ficar usando a 5.00 por enquanto.
Eu tenho aqui a 5.00 HWID 972, quem for testar, preste muita atenção com o HWID. Se o gps tiver HWID diferente de 972, NÃO usem este.
Já está no formato rgn, pronto pra colocar no gps. (usando o mesmo procedimento de quando se usa um cure fw)
Quem não tiver experiência com firmwares Garmin, leia como se usa um cure firmware antes de tentar mexer com isso.
E backup antes é fundamental.

Baixem o firmware V5.00 HWID 972 [Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Acleite, obrigado mesmo pela ajuda. Atualizei para o SW 5.00 mas nao resolveu. O curioso é que tenho a mesma situaçao do jsngago: 2 nuvis identicos, comprados juntos, e atualizados primeiramente com o SW 5.10 sendo q um ficou perfeito e o outro mudo. O que notei assim que fiz essa atualizaçao é que em um deles, o q esta Mudo, a Versão do Software do Bluetooth aparecia como Desconhecida (o que esta ok aparece um numero de versão). Fiz atualizaçao para a SW 5.20 e agora para a 5.00 e continua aparecendo a versão de software do Bluetooth como desconhecido (só nao testei pq estou sem dispositivo bluetooth no momento, mas nao deve estar funcionando tambem). Como parece q aconteceu exatamente o mesmo com nosso amigo Jsngago, deduzo que o problema é de conflito no driver do Bluetooth, que possivelmente deve ter alguma possível sutil diferença de hardware em relaçao aos outros 1390Ts. Estou começando a achar que a soluçao seria apagar completamente a rom do aparelho e reinstalar do zero um firmware anterior, mas isso acho que só nas autorizadas GArmin, nao é? Reinstalar somente drivers do Bluetooth acho que nao deve ser possivel, nao é?
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Como sugeriu o Jsngago, seria possível passar todos os arquivos do Sistema Operacional do outro aparelho, identico e funcional, para esse? Teria algum arquivo especifico com ID de cada aparelho que impossibilitaria o nuvi de funcionar?
jsngago
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por jsngago »

Prezados

Como não tenho a experiência de vocês e também porque o Angelone já fez a instalação da versão 5.0 sem sucesso, acho que ainda não vou fazer o downgrade do firmware. Na verdade estou com dúvidas sobre o que é exatamente o HWID e onde eu encontro essa informação no GPS.

Apenas para ampliar informações seguem as seguintes, que consegui obter no meu aparelho sem som:

Em Ferramentas / Configurações / Sistema / Sobre => 1º Bloco superior indica: Software Version 5.20

Em Ferramentas / Configurações / Sistema / Sobre / Versões do software =>

GPS: 4.30
Texto: 3.30 (Português Brasil)
Teclado: Desconhecido
Audio : 1.90 (Português Brazilian-Raquel)
Bluetooth: Desconhecido

Como o Angelone já notou a versão do software do Bluetooth está como desconhecida, da mesma forma que a do teclado, porém este último está funcionando normalmente. Já o BlueTooth não sincroniza com o meu celular nem com "reza braba" mas o celular sincroniza com um aparelho de viva voz normalmente.

O aparelho do meu filho não está aqui comigo mas o terei em mãos no final de semana.

Muito obrigado ao Acleite pelo envio do arquivo. Já baixei e vou procurar entender melhor o assunto para me atrever a utilizá-lo.

Júlio Gago
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Angelone

O caso ta complicado... Faz um teste aí.
Veja se na pasta RemoteSW existe algum arquivo. Se existir, apaga tudo. (só dessa pasta)
Depois, estando o gps com a versão 5.00, tente atualizar via WebUpdater.
Veja o que acontece.
Se nada mudar, eu acabei de baixar a versão 4.90, que pode ser testada depois desse primeiro teste.
Ainda não vou deixar o link porque preciso converter pra rgn e upar.
Mas teste isso antes.
Quanto sua pergunta sobre copiar de outro gps, se forem exatamente iguais (mesmo HWID e versão da placa) o ideal seria fazer uma cópia raw. (que copia byte a byte da partição inteira)
Mas essa cópia tem riscos, caso vc desconecte ou acabe a luz por exemplo, pode dar problema mais sério ainda.
Eu até tenho um firmware de bluetooth aqui, mas não sei exatamente pra qual modelo é, e pode ser perigoso danificar o gps forçar essa atualização só do BT.
Antes de mais nada, faça o teste acima.
Depois diga o que aconteceu. Estou acompanhando o tópico...
Abraço
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Acleite, apaguei os arquivos da pasta e reinstalei a SW 5.20, mas lamentavelmente ainda nao resolveu, tá tudo em silencio absoluto, rs... O Bluetooth continua aparecendo como versão Desconhecida de software e o teclado também (antes era só o bluetooth). Bom, se voce puder disponibilizar o o 4.90 seria mais uma boa tentativa. Depois dela posso tentar copiar o sistema operacional de um aparelho para o outro, vamos ver. Obrigado pela força...
Responder