Ligar GARMIN direto na bateria do carro

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
esalutti
Usuario 0
Usuario 0

Ligar GARMIN direto na bateria do carro

Mensagem por esalutti »

Ola galera, esse é meu primeiro tópico por aqui.

Já tenho registro há algum tempo, mas nunca postei nada, apenas li e me satisfiz demais com as toneladas de informações que há aqui.

Entretanto agora me surge uma dúvida que pesquisando no fórum não consegui sanar, por isso o tópico.

Sou radioamador e estou costumado a instalar meus equipamentos de comunicação nos meus carros com muito cuidado e dedicação, embutindo todos os fios, camuflando bem todos os equipamentos. Agora minha mãe ganhou um carro novo e comprei uma GARMIN nüvi 255W para ela. O fato é que eu quero instalar o GPS para ela sem ocupar o acendedor de cigarros, e paralelo a isso, gostaria de camuflar o fio do GPS, para tanto eu queria ligá-lo diretamente na bateria do carro (um Toyota Corolla). Passar o fio e embutir o GPS não é um problema, o que está me deixando de cabelo em pé é como fazer a ligação do nüvi 255W diretamente na bateria do carro. Alguem sabe algum esquema para transformar um cabo USB normal e puxar dele apenas a fiação relativa aos polos positivos e negativos da bateria para então fazer essa ligação direta?

Espero ter sido claro, qualquer coisa me perguntem.

Forte abraço e muito obrigado.
seggia
Moderador
Moderador

Mensagem por seggia »

esalutti
porque vc não liga num plug de acendedor de cigarros extra?
A ligação desta a bateria ou a ciaxa de fusiveis é facil.
Acho mais facil e menos arriscado.
seggia
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Com certeza seria mais fácil e seguro mesmo!
Se procurar na net, tem diagramas para o conector usb dele, mas como usa 5V não daria pra ligar direto na bateria. Teria que usar algum conversor de 12v pra 5v.
Uma outra idéia, se você tem um certo conhecimento em eletrônica, é usar um cabo de celular motorola V3 (que solta os 5V) com um resistorzinho de 17.3K entre os pinos X e 4 pra ele carregar em modo GPS (navegável) e não entrar em modo USB.
Da uma olhada [Link externo oculto para visitantes]

PS: não sou expert em eletrônica, mas pelo que entendo, esse esquema deve funcionar. Só tem que ter o cuidado pra ver se não há muita oscilação de tensão na saída 5V do carregador veicular do V3 antes de ligar o mesmo no gps. Fica a idéia. Faça por sua conta e risco...
Abraço
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
magnumsoft
Administrador
Administrador

Mensagem por magnumsoft »

Olá esalutti

Sou proprietário de uma loja de som, alarmes e acessórios automotivo e trabalho com vendas e atualizações de gps. Já fiz isso que vc está querendo p/ alguns clientes. Em todos os casos eu fiz assim:
Usei o próprio carregador de isqueiro original do gps, abri o carregador, ele tem o positivo na ponta e negativo na lateral, na ponta tem um fusivel, vc terá que usar um porta fusivel e trazê-lo p/ fora do carregador e instalá-lo em um local de fácil acesso caso queime. Procure um local bom p/ instalar este carregador dentro do painel do veículo e deixar a ponta do cabo deste carregador no console ou em outro local do painel (só a ponta do cabo) depois vc terá que usar um cabo adaptador que é encontrado em qualquer loja de informática p/ levar esta ponta até o gps que estará no parabrisa do veículo. É super simples esta instalação. Só lembrando que vc terá que usar este carregador, pois ele transforma 12v em 5v p/ alimentar o gps.
Espero ter ajudado.
Ps: Importante - Não ligar este cabo diretamente a bateria, ligue o positivo pós ignição.
O fato de deixar só a ponta do cabo aparecendo e usar um adaptador de cabo é p/ que não fique nenhum cabo solto no carro, só quando vc for usar o gps é que vc vai plugar o gps com o cabo adaptador na ponta que vc deixou esperando e a instalaçao fica bem limpa, quando vc tirar o gps o carro fica original novamente.
Abraços.
rrichter
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por rrichter »

Legal magnumsoft. Otimas informações.

Gostaria de perguntar-lhe o seguinte: tenho um nuvi 205 e viajarei de moto ao Cone Sul e Atacama em Fevereiro. Sei que este modelo não é para motos, mas como eu tenho uma mala que vai presa sobre o tanque de combustivel que é impermeavel, tem visor de plastico transparente e não vibra, pensei em usa-lo nesta viagem.

Para instala-lo, tenho uma tomada femea de ascendedor de cigarros (com garra tipo jacaré) e neste final de semana fiz um teste ligando esta tomada diretamente na bateria da moto e liguei o carregador do GPS nesta tomada. O GPS funcionou tranquilamente (carregando a bateria interna). Minha ideia não é usar o GPS o tempo todo, somente em cidades em que eu estiver de passagem, procurando hoteis, gasolina, etc. A pergunta é: corro algum risco nesta instalação?

Grato e forte abraço
magnumsoft
Administrador
Administrador

Boa tarde rrichter

Certamente vc corre muitos riscos.
Primeiro pq como vc bem disse este gps não é especifico p/ motos, mesmo que ele esteja bem protegido, ele corre riscos de penetração de agua, o que poderá danifica-lo permanentemente.
Segundo pq um plug, tipo garra jacaré não serve p/ este tipo de conexão, vc pode causar um curto circuito e mal contatos e como o tanque de combustivel da moto fica muito próximo, este tipo de instalação é muito perigoso. Vc poderá fazer o mesmo tipo de instalação que tem em mente, não sei como vc iria passar os cabos de energia p/ dentro desta caixa, mas seja como for, tem que ser bem feito e bem lacrado, e usar 2 plugs diferentes p/ esta instalação, um plug p/ o negativo (terra) e um plug c/ porta fusível p/ o 12 volts pós ignição (nunca direto da bateria).

Espero ter ajudado
Abraços
rrichter
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por rrichter »

magnumsoft escreveu:Boa tarde rrichter

Certamente vc corre muitos riscos.
Primeiro pq como vc bem disse este gps não é especifico p/ motos, mesmo que ele esteja bem protegido, ele corre riscos de penetração de agua, o que poderá danifica-lo permanentemente.
Segundo pq um plug, tipo garra jacaré não serve p/ este tipo de conexão, vc pode causar um curto circuito e como o tanque de combustivel da moto fica muito próximo, este tipo de instalação é muito perigoso. Vc poderá fazer o mesmo tipo de instalação que tem em mente, não sei como vc iria passar os cabos de energia p/ dentro desta caixa, mas seja como for, tem que ser bem feito e bem lacrado, e usar 2 plugs diferentes p/ esta instalação, um plug p/ o negativo (terra) e um plug c/ porta fusível p/ o 12 volts pós ignição.

Espero ter ajudado
Abraços
Com certeza ajudou. A bateria de moto tem, em cada um dos pólos, um parafuso onde são presos todos os cabos, certo?

Entao, ao invés de se usar uma garra jacare (que é bem vulnerável) eu usar um conector fixo que será preso diretamente em cada um desses pólos (tipo aqueles conectores de metal que contem um furo no meio para se passar o parafuso)

Sera que assim ficaria melhor? Teria problema de se ligar a tomada desta forma (diretamente na bateria?)

Valeu e desculpe pelas perguntas de iniciante... rsrs

Forte abraco
magnumsoft
Administrador
Administrador

Bem,

O mais correto é vc usar o negativo da bateria c/ este conector e levá-lo até o plug que estará dentro desta caixa p/ ligar no garregador de isqueiro que estará lá dentro. O positivo em hipótese alguma deve ser ligado diretamente na bateria, pois este fio ficaria energizado permanentemente e este tipo de ligação não é aconselhado, ligue este fio positivo em um fio pós ignição (fio que tem 12 volts só com a chave ligada), pois em caso de algum problema é só desligar a chave e nunca vc correrá o risco de ficar sem bateria por ter esquecido seu gps ligado c/ a moto desligada. Este fio 12 volts, tbm irá a um plug dentro desta caixa p/ o carregador de isqueiro. Este carregador tem que estar lá p/ transformar 12 v p/ 5 v.

Abraços
rrichter
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por rrichter »

magnumsoft escreveu:Bem,

O mais correto é vc usar o negativo da bateria c/ este conector e levá-lo até o plug que estará dentro desta caixa p/ ligar no garregador de isqueiro que estará lá dentro. O positivo em hipótese alguma deve ser ligado diretamente na bateria, pois este fio ficaria energizado permanentemente e este tipo de ligação não é aconselhado, ligue este fio positivo em um fio pós ignição (fio que tem 12 volts só com a chave ligada), pois em caso de algum problema é só desligar a chave e nunca vc correrá o risco de ficar sem bateria por ter esquecido seu gps ligado c/ a moto desligada. Este fio 12 volts, tbm irá a um plug dentro desta caixa p/ o carregador de isqueiro. Este carregador tem que estar lá p/ transformar 12 v p/ 5 v.

Abraços
Perfeito meu caro!!!... muito obrigado pela sua ajuda.

Um grande abraço
Responder