Poi.exe
- elicezar
- Usuario 0
Poi.exe
Pessoal, dentro da memoria interna do gps, dentro da pasta MAP e dentro da subpasta POI tem um arquivo executavel chamado poi.exe.
Quando conectei o gps no computador pela primeira vez, o antivirus indentificou como sendo virus. Afinal ele serve para alguma coisa ou pode ficar sem ele???
Quando conectei o gps no computador pela primeira vez, o antivirus indentificou como sendo virus. Afinal ele serve para alguma coisa ou pode ficar sem ele???
- haruel
- Usuario 0
- elicezar
- Usuario 0
- claudiocesarhu
- Usuario 0
- elicezar
- Usuario 0
- acleite
- Administrador
Pode apagar que ele não faz parte do GPS.
Provavelmente seu antivírus está certo e deve ser uma praga mesmo. Ou alguém colocou de propósito. Na pasta POI só devem existir arquivos com a extensão .gpi (e eventualmente, .unl, que é o arquivo de desbloqueio de certos pois)
Provavelmente seu antivírus está certo e deve ser uma praga mesmo. Ou alguém colocou de propósito. Na pasta POI só devem existir arquivos com a extensão .gpi (e eventualmente, .unl, que é o arquivo de desbloqueio de certos pois)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.
[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
- Thundercel
- Fundador
Agregando informação sugiro colocar essa pasta POI na raiz da memoria interna ou cartão.
Dentro dela somente arquivos de formato GPI ou UNL.
Dentro dela somente arquivos de formato GPI ou UNL.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
- igorfr
- Usuario 0
!!!
Engraçado, aconteceu exatamente a mesma coisa no meu Nuvi 1350, comprado há 3 dias.
Acontece que quando removo o arquivo poi.exe (e mesmo o .poi dentro da pasta), ele pergunta se desejo remover o arquivo (pergunta padrão do Windows), clico que sim, ele remove, eu fecho a pasta, desligo o GPS, e quando conecto o GPS no computador novamente, está tudo lá, como se eu não tivesse alterado nada. Até mesmo a pasta POI dentro da pasta MAP (como o caso do colega acima), retirei e deixei só a pasta POI da raiz, onde já coloquei os arquivos de radar e etc.. Mesmo assim, ao ligar o GPS no computador, este poi.exe e o outro ***.poi voltam lá, na mesma estrutura de pastas anterior (g:\map\poi). Parece que ele recria automaticamente em algum momento.
Dessa forma, não consigo excluir todos os POIs do GPS, coisa que eu queria fazer para testar os diretórios e principalmente os radares.
Alguma sugestão? Está meio estranho isso. Desconsiderem erro de exclusão e remoção de arquivos, pois sou usuário avançado em Informática.
Obrigado!!!
Acontece que quando removo o arquivo poi.exe (e mesmo o .poi dentro da pasta), ele pergunta se desejo remover o arquivo (pergunta padrão do Windows), clico que sim, ele remove, eu fecho a pasta, desligo o GPS, e quando conecto o GPS no computador novamente, está tudo lá, como se eu não tivesse alterado nada. Até mesmo a pasta POI dentro da pasta MAP (como o caso do colega acima), retirei e deixei só a pasta POI da raiz, onde já coloquei os arquivos de radar e etc.. Mesmo assim, ao ligar o GPS no computador, este poi.exe e o outro ***.poi voltam lá, na mesma estrutura de pastas anterior (g:\map\poi). Parece que ele recria automaticamente em algum momento.
Dessa forma, não consigo excluir todos os POIs do GPS, coisa que eu queria fazer para testar os diretórios e principalmente os radares.
Alguma sugestão? Está meio estranho isso. Desconsiderem erro de exclusão e remoção de arquivos, pois sou usuário avançado em Informática.
Obrigado!!!
- Thundercel
- Fundador
Prezado igorfr,
faça um teste, por gentileza.
Baixe e instale no seu PC, se ainda não fez, o programa POI Loader da Garmin. Ele pode ser baixado em [Link externo oculto para visitantes]
Conecte o GPS na USB, mas sem o cartão nele.
Execute o Programa POI Loader e após o mesmo identificar seu GPS, na função seguinte selecione para REMOVER os POIs do GPS.
Concluido o processo verifique se a pasta POI está vazia.
Retire o GPS da USB e ligue-o normalmente.
Retorne o GPS à USB e verifique se consta algo na pasta POI.
faça um teste, por gentileza.
Baixe e instale no seu PC, se ainda não fez, o programa POI Loader da Garmin. Ele pode ser baixado em [Link externo oculto para visitantes]
Conecte o GPS na USB, mas sem o cartão nele.
Execute o Programa POI Loader e após o mesmo identificar seu GPS, na função seguinte selecione para REMOVER os POIs do GPS.
Concluido o processo verifique se a pasta POI está vazia.
Retire o GPS da USB e ligue-o normalmente.
Retorne o GPS à USB e verifique se consta algo na pasta POI.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- igorfr
- Usuario 0
Olá colega.
Eu já tinha utilizado o POI Loader algumas vezes. Vamos lá:
Fiz exatamente como você pediu, retirei o cartão e liguei. O POI Loader reconhece de imediato meu GPS, selecionei a opção para excluir os POIs, no entanto, finalizado o processo, não excluiu nem os POIs da pasta POI raiz e nem na \map\POI, pude perceber que os arquivos continuavam na janela do Explorer. Permaneceu do jeito que estava, inclusive com os POIs daquele site que compila todos os TrackSource+Maparadar.
Mesmo assim, desliguei o aparelho, retirei o cabo USB, voltei a liga-lo sem o cabo. Depois de ligado, voltei a conectar o cabo e abri a pasta do GPS.
Tudo como antes, os POIs permaneceram.

A função Garmin Lock não mexe nessa parte não, né? Pois está ativada.
Agradeço pela ajuda que está me dando.
Igor.
Eu já tinha utilizado o POI Loader algumas vezes. Vamos lá:
Fiz exatamente como você pediu, retirei o cartão e liguei. O POI Loader reconhece de imediato meu GPS, selecionei a opção para excluir os POIs, no entanto, finalizado o processo, não excluiu nem os POIs da pasta POI raiz e nem na \map\POI, pude perceber que os arquivos continuavam na janela do Explorer. Permaneceu do jeito que estava, inclusive com os POIs daquele site que compila todos os TrackSource+Maparadar.
Mesmo assim, desliguei o aparelho, retirei o cabo USB, voltei a liga-lo sem o cabo. Depois de ligado, voltei a conectar o cabo e abri a pasta do GPS.
Tudo como antes, os POIs permaneceram.

A função Garmin Lock não mexe nessa parte não, né? Pois está ativada.
Agradeço pela ajuda que está me dando.
Igor.
- Thundercel
- Fundador
Não tem sentido o POI Loader não limpar a pasta POI.
Acredito que esse arquivo desconhecido poi.exe que fez esse estrago todo.
Vasculhe toda a estrutura de pastas e arquivos do GPS, em especial a pasta oculta .System
Pode ser que encontre algo estranho nela.
Acredito que esse arquivo desconhecido poi.exe que fez esse estrago todo.
Vasculhe toda a estrutura de pastas e arquivos do GPS, em especial a pasta oculta .System
Pode ser que encontre algo estranho nela.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- igorfr
- Usuario 0
Vou descrever toda a estrutura de pastas e arquivos aqui, talvez isso deixe as coisas mais fáceis e menos trabalhosas pra você (e pra mim
)
Raiz: Arquivos .VocumeIcon.icns, autorun.inf, nuvi_drive.ico (ícone azul)
Conteúdo do arquivo autorun.inf:
[autorun]
icon=\nuvi_drive.ico
label=Garmin nüvi
action=Install myGarminAgent
shellexecute=[Link externo oculto para visitantes]
Pastas no GPS:
Garmin - GarminDevice.xml
GPX - 3647492005.lpt, Current.gpx, Position.gpx
Help - Um monte de pastas de idiomas com arquivos .GML dentro
JPEG - somente fotos comuns .JPG
Keyboards - Um monte de arquivos .KBD
MAP - Pasta POI e arquivo CityNavigatorBr2011.IMG (renomeado por mim)
MAP\POI - poi.gpi (tamanho 28.675kb) o POI.EXE meu antivirus moveu automaticamente para a quarentena ao tentar executar (somente agora tentei pela primeira vez)
POI - vazia (agora vazia porque deletei manualmente os arquivos)
Reportes - Mileage.CSV
Text - um monte de arquivos .GLX
Vehicle - somente arquivos .SRF, sendo um deles baixado da Garmin por mim
Voice - arquivos .SUM e .VPM
Dentro de .System:
Arquivos:
006d135900.gpi, gmapbmap.img, gmapbmap.sum, gmapprom.sum, gmaptz.img, gmaptz.sum, gupdate.gcd, Locales.xml e TrafficProvider.xml. O arquivo gmapprom.img foi copiado para meu computador para liberar espaço na memória do GPS, por se tratar dos mapas da América do Norte.
Pastas:
Diag - Pasta Shutdowns, Arquivos 3647492005.csv, GarminError.xml e sys_log1.bin
Diag\Shutdowns - Arquivos 20101208_220737_RTL Trap.HTML, 20101209_224834_RTL Trap.HTML, 20101211_104913_RTL Trap.HTML
EULA - Um monte de subpastas de idiomas com 2 arquivos dentro cada uma
ExtData - vários arquivos .bin
Logs - Subpastas bin, dbg, gpx, nme, per e snr
Logs\bin - vazia
Logs\dbg - vazia
Logs\gpx - arquivo 20101209_200729.gpx
Logs\nme - vazia
Logs\per - vazia
Logs\snr - vazia
RemoteSW - arquivos 006b048201.BIN, 006B048201.sum, 006b063000.GCD, 006b090100.GCD, 006b097700.GCD
sqlite - arquivos 3647492005.lpt, local_poi.db, mlg_history.db, system.db
Essa é a estrutura completa de arquivos dentro do GPS.
Dentro do Cartão:
Pastas Images (JPGs colocados por mim) e Map (com o arquivo do mapa Tracksource dentro)
Só isso... hehehehehe
O GPS encontra normalmente o mapa do Trackcource no menu, portanto está funcionando normalmente.
O POI Loader tem versão específica? Tem algo a ver com o fato do GPS ser o 1350 e ter sido feita a última atualização de firmware disponível?
Será que tem algo errado? heheheheheehe
Obrigado!!!

Raiz: Arquivos .VocumeIcon.icns, autorun.inf, nuvi_drive.ico (ícone azul)
Conteúdo do arquivo autorun.inf:
[autorun]
icon=\nuvi_drive.ico
label=Garmin nüvi
action=Install myGarminAgent
shellexecute=[Link externo oculto para visitantes]
Pastas no GPS:
Garmin - GarminDevice.xml
GPX - 3647492005.lpt, Current.gpx, Position.gpx
Help - Um monte de pastas de idiomas com arquivos .GML dentro
JPEG - somente fotos comuns .JPG
Keyboards - Um monte de arquivos .KBD
MAP - Pasta POI e arquivo CityNavigatorBr2011.IMG (renomeado por mim)
MAP\POI - poi.gpi (tamanho 28.675kb) o POI.EXE meu antivirus moveu automaticamente para a quarentena ao tentar executar (somente agora tentei pela primeira vez)
POI - vazia (agora vazia porque deletei manualmente os arquivos)
Reportes - Mileage.CSV
Text - um monte de arquivos .GLX
Vehicle - somente arquivos .SRF, sendo um deles baixado da Garmin por mim
Voice - arquivos .SUM e .VPM
Dentro de .System:
Arquivos:
006d135900.gpi, gmapbmap.img, gmapbmap.sum, gmapprom.sum, gmaptz.img, gmaptz.sum, gupdate.gcd, Locales.xml e TrafficProvider.xml. O arquivo gmapprom.img foi copiado para meu computador para liberar espaço na memória do GPS, por se tratar dos mapas da América do Norte.
Pastas:
Diag - Pasta Shutdowns, Arquivos 3647492005.csv, GarminError.xml e sys_log1.bin
Diag\Shutdowns - Arquivos 20101208_220737_RTL Trap.HTML, 20101209_224834_RTL Trap.HTML, 20101211_104913_RTL Trap.HTML
EULA - Um monte de subpastas de idiomas com 2 arquivos dentro cada uma
ExtData - vários arquivos .bin
Logs - Subpastas bin, dbg, gpx, nme, per e snr
Logs\bin - vazia
Logs\dbg - vazia
Logs\gpx - arquivo 20101209_200729.gpx
Logs\nme - vazia
Logs\per - vazia
Logs\snr - vazia
RemoteSW - arquivos 006b048201.BIN, 006B048201.sum, 006b063000.GCD, 006b090100.GCD, 006b097700.GCD
sqlite - arquivos 3647492005.lpt, local_poi.db, mlg_history.db, system.db
Essa é a estrutura completa de arquivos dentro do GPS.
Dentro do Cartão:
Pastas Images (JPGs colocados por mim) e Map (com o arquivo do mapa Tracksource dentro)
Só isso... hehehehehe
O GPS encontra normalmente o mapa do Trackcource no menu, portanto está funcionando normalmente.
O POI Loader tem versão específica? Tem algo a ver com o fato do GPS ser o 1350 e ter sido feita a última atualização de firmware disponível?
Será que tem algo errado? heheheheheehe
Obrigado!!!
- Thundercel
- Fundador
essa pasta e arquivos dentro dela que poderiam ser excluidos tranquilamente.MAP\POI - poi.gpi (tamanho 28.675kb) o POI.EXE meu antivirus moveu automaticamente para a quarentena ao tentar executar (somente agora tentei pela primeira vez)
A versão do PI Loader que passei pe a ultima disponivel no site da Garmin e ele deveria esvaziar a pasta citada.
Tem algo errado sim e na minha opinião está nesse arquivo poi.exe que não é para exisitir.
Talvez esse arquivo seja algum instalador de POIs de alertas que alguém indevidamente colocou aí. Não necessáriamente um arquivo contendo virus.
O sistema, por alguma razão, criou um bug inicializando e executando esse arquivo que por sua vez carrega pois de alerta no GPS.
Tente retirar esse arquivo pelo Modo de Segurança do windows ou se valendo do DOS. Só cuidado para saber o que esta fazendo e não deletar o que não deve.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
- igorfr
- Usuario 0
Bom, agora acho que foi.
Abri uma janela do prompt do DOS e exclui manualmente os dois arquivos, que, estranhamente, tinham voltado a serem criados.
Reiniciei o micro, desliguei o GPS, liguei tudo e entrei no modo de segurança com Prompt. Não havia mais arquivo estranho.
Voltei ao Windows normal, desliguei o GPS, liguei de novo, esperei localizar os satélites, coloquei o cabo USB e nada dos arquivos serem criados novamente.
Abri o Painel de Controle, entrei no diretório e tudo certo. Acho que agora eles não voltam.
Deixei na pasta MAP somente o City Navigator Brazil 2011. Não voltou a criar a subpasta POI nem os arquivos estranhos dentro dela. Mas aind anão conferi os POIs disponíveis no GPS. Vou ver isso agora.
Obrigado pela paciência mais uma vez.
Abri uma janela do prompt do DOS e exclui manualmente os dois arquivos, que, estranhamente, tinham voltado a serem criados.
Reiniciei o micro, desliguei o GPS, liguei tudo e entrei no modo de segurança com Prompt. Não havia mais arquivo estranho.
Voltei ao Windows normal, desliguei o GPS, liguei de novo, esperei localizar os satélites, coloquei o cabo USB e nada dos arquivos serem criados novamente.
Abri o Painel de Controle, entrei no diretório e tudo certo. Acho que agora eles não voltam.
Deixei na pasta MAP somente o City Navigator Brazil 2011. Não voltou a criar a subpasta POI nem os arquivos estranhos dentro dela. Mas aind anão conferi os POIs disponíveis no GPS. Vou ver isso agora.
Obrigado pela paciência mais uma vez.
- igorfr
- Usuario 0
Acho que resolveu.
Na tela "Pra onde?" não aparece mais o ícone de Pontos de Interesse, e no "Extras", onde apareciam a opção dos POIs personalizados, agora está vazia (ah! Rodei o POI Loader e mandei excluir todos mesmo).
Os únicos pontos de interesse que aparecem agora são os bares, restaurantes e etc, que - imagino eu e me corrija se estiver errado - são partes do mapa do Brasil e não podem ser excluídos. Mas também não era o caso.
A minha dúvida agora, e que vou testar, é se os RADARES também estão no meio destes pontos do City Navigator, ou se devo coloca-los usando o arquivo que usei da outra vez.
Só achei estranho o POI loader escolher arquivos .GPX para carregar pontos, enquanto que o spontos são arquivos .GPI.
Quando tenho arquivos .GPI na área de trabalho, o POI Loader não os reconhece para instalar no GPS. Poderia me explicar a minha confusão?
Além disso, o GPS dá hora errada para chegada. No meu Garmin V, ele mostra o horário compatível com minha velocidade. Se eu páro o carro no trajeto, o horário para chegada sobe absurdamente. Neste não, ele considera algum outro fator que mantem alguns minuts para a chegada, sendo que sempre levo muito mais. Ele começa a corrigir o tempo de chegada alguns minutos antes do horário previsto, e sempre pulando de 1 em 1 minuto, como se "retardasse" o horário até bater com a minha chegada.
Enfim, o cálculo com certeza está errado e não está baseado na minha velocidade X distância X hora atual.
Vou tentar agora carregar os radares em paralelo. Obrigado!
Na tela "Pra onde?" não aparece mais o ícone de Pontos de Interesse, e no "Extras", onde apareciam a opção dos POIs personalizados, agora está vazia (ah! Rodei o POI Loader e mandei excluir todos mesmo).
Os únicos pontos de interesse que aparecem agora são os bares, restaurantes e etc, que - imagino eu e me corrija se estiver errado - são partes do mapa do Brasil e não podem ser excluídos. Mas também não era o caso.
A minha dúvida agora, e que vou testar, é se os RADARES também estão no meio destes pontos do City Navigator, ou se devo coloca-los usando o arquivo que usei da outra vez.
Só achei estranho o POI loader escolher arquivos .GPX para carregar pontos, enquanto que o spontos são arquivos .GPI.
Quando tenho arquivos .GPI na área de trabalho, o POI Loader não os reconhece para instalar no GPS. Poderia me explicar a minha confusão?

Além disso, o GPS dá hora errada para chegada. No meu Garmin V, ele mostra o horário compatível com minha velocidade. Se eu páro o carro no trajeto, o horário para chegada sobe absurdamente. Neste não, ele considera algum outro fator que mantem alguns minuts para a chegada, sendo que sempre levo muito mais. Ele começa a corrigir o tempo de chegada alguns minutos antes do horário previsto, e sempre pulando de 1 em 1 minuto, como se "retardasse" o horário até bater com a minha chegada.
Enfim, o cálculo com certeza está errado e não está baseado na minha velocidade X distância X hora atual.
Vou tentar agora carregar os radares em paralelo. Obrigado!