Transformar dados em POI's

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
assombr
Usuario 0
Usuario 0

Transformar dados em POI's

Mensagem por assombr »

Amigos;
Venho buscar a ajuda pois não estou conseguindo solucionar sozinho.
Tenho um banco de dados que gostaria de transformar em POI's personalizados.
Esses arquivos estão em excel(csv) e as coordenadas estão em fuso (23) e abscissas e ordenadas.
Gostaria de receber sugestões sobre como trabalhar com esses dados e transformá-los efetivamente em POI's para serem utilizados em meu Garmin Nuvi.
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Já tentou utilizar o conversor de CSV para GPX em
[Link externo oculto para visitantes]

Em GPX o arquivo é reconhecido pelo MapSource.
Pelo Mapsource carrega você POis no GPS
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
assombr
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por assombr »

Obrigado por me responder, Thunder.
Testei o conversor e ele gerou um arquivo de apenas 1kb.
Abri no Mapsource, mas ... nada aconteceu.
Fiz algo errado?
Meu banco de dados contem algumas informações que não são importantes e eu converti assim mesmo.
Descobri que ordenadas e abscissas são Córrego Alegre, mas essas posições são precisas como em graus wgs84?
Achei que o arquivo me selecionaria o que fosse necessário.
Não foi.
Além disso, não tenho ainda o arquivo bmp para os símbolos.
Como o mapsource edita isso?
O arquivo que converti tem 4.529 kb.
Bom, mas vamos pelo começo.
Tenho um arquivo .gpi com 8.632 kb.
Gostaria de converter esse arquivo em csv, para ver como foi feito.
No link que o Thunder passou, não consigo, pois o arquivo é grande.
Teria que registrar e...pagar por isso.
O banco de dados que possuo é uma atualização desse arquivo .gpi.
Quero converter ele para .gpi.
Só que ele está em uma configuração que eu não consigo converter.
São nove arquivos, sendo o maior com mais de 58.000 kb.
Sei que realmente é complicado, mas se eu soubesse, estaria mostrando como fazer, né.
É complicado demais tratar cada endereço um a um.
Tem que ser em bloco.
Alguma sugestão?
Thundercel
Fundador
Fundador

assombr,
confesso que não estou entendendo.
Tenho um arquivo .gpi com 8.632 kb.
Gostaria de converter esse arquivo em csv, para ver como foi feito.
Afinal.
Você tem um arquivo em csv ou gpi?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
assombr
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por assombr »

Desculpe, Thunder.
Estou sendo um pouco confuso mesmo.
É o seguinte: hoje, tenho um arquivo .gpi com esses 8 mil kb, que utilizo no meu Nuvi. Só que ele está desatualizado para as funções que eu preciso.
Gostaria de reconverter para csv, para ver como foi feito, já que não fui eu quem o fiz.
Consegui a atualização desses dados, só que estão na planilha do excel, em csv e as coordenadas estão em "Córrego Alegre".
O mapsource aceita entradas em "Córrego Alegre", mas eu fico desconfiado sobre a precisão, já que um POI deve ter essa característica. Como meus POI's estão espalhados por Minas Gerais, vai ser impossível eu confirmar todos os pontos.
Isto é necessário, pois irei disponibilizar esse futuro arquivo .gpi para quem necessitar deles, ou seja, quem trabalha na mesma empresa.
Outra dificuldade: no mapsource devo introduzir os dados individualmente. O problema é que tenho em mão 9 arquivos csv, com milhares de dados, sendo que o maior deles tem mais de 58.000 kb.
Se existisse um programa que "lesse" meus dados e os transformassem em .gpi automaticamente, seria muito mais fácil.
Espero que agora esteja mais claro.
Poderia me ajudar?
Conhece algo parecido?
Thundercel
Fundador
Fundador

Vamos por partes:
hoje, tenho um arquivo .gpi com esses 8 mil kb, que utilizo no meu Nuvi. Só que ele está desatualizado para as funções que eu preciso.
Gostaria de reconverter para csv, para ver como foi feito, já que não fui eu quem o fiz.
É arquivo de alerta?
Qual origem?
Até onde sei não é facil converter GPI para CSV pois perde-se dados de configuração.
Um arquivo GPI é fruto da compilação de arquivo GPX ou CSV unido com arquivo BMP e arquivo WAV.
Consegui a atualização desses dados, só que estão na planilha do excel, em csv e as coordenadas estão em "Córrego Alegre".
Pode se desejar compilar somente o arquivo CSV com o POI Loader e nomear para o nome que desejar o arquivo.
O GPS reconhece dentro da pasta POI qualquer nome de arquivo desde que no formato GPI.
O inconveniente é que terá 1 arquivo desatualizado (antigo) e 1 atualizado (somenta a atualização de alguns POIs).
O mapsource aceita entradas em "Córrego Alegre", mas eu fico desconfiado sobre a precisão, já que um POI deve ter essa característica. Como meus POI's estão espalhados por Minas Gerais, vai ser impossível eu confirmar todos os pontos.
Sendo o mapa visto no MapSource o mesmo visto no GPS não entendi a desconfiança.
Se existisse um programa que "lesse" meus dados e os transformassem em .gpi automaticamente, seria muito mais fácil.
Continuo não entendendo já que a função do programa POI Loader da Garmin é transformar arquivos GPX ou CSV em GPI.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
assombr
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por assombr »

Valeu, Thunder.
Esse arquivo é de equipamentos espalhados pelas ruas e áreas rurais.
O que pode ser usado para "desmenbrar" o arquivo .gpi em csv?
Há limitação em virtude do tamanho?
O Poi Loader não consegue "ler" os arquivos atualizados que possuo.
Como configuro estes para que o Poi Loader "leia"?
Quero unir todos os dados atualizados em um único arquivo .gpi.
A desconfiança foi que em um teste rápido no mapsource, usando o tracksource, o local indicado ficou fora do endereço indicado no arquivo, mas preciso confirmar em campo, se isto realmente está acontecendo.
Está sendo estimulante trocar mensagens com quem tem bons conhecimentos.
Obrigado.
Thundercel
Fundador
Fundador

as coordenadas estão em datum sad69 ou wgs 84?
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
assombr
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por assombr »

Difícil esta, hein.
Em wgs84 não está.
Esse outro formato eu não sei.
Pelo Mapsource há a opção de South American'69.
E realmente, está nesse formato.
Mas o Córrego Alegre também está nesse formato.
Vou te passar um exemplo: R. Alagoas, 124 - Fuso 23, Abscissa 598411,Ordenada 7789929.
Qual delas?
Thundercel
Fundador
Fundador

Não sei.
Só sei que o gps tem os mapas em wgs84 e outro datum para o POI não surtirá o efeito desejado.

A primeira providencia seria transformar para wgs 84 todas as coordenadas existentes.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
assombr
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por assombr »

Thunder, acho que as coordenadas estão em "Corrego Alegre".
Pedi a quem me forneceu para verificar.
Penso também que terei que inserir manualmente, através do MapSource, os dados de cada equipamento(vou chorar!).
Vou fazer um arquivo de teste, com locais próximos e vou sair conferindo antes de entregar o trabalho.
É o jeito, pois não encontrei outra solução.
Muito obrigado pela sua atenção a um amador.
Valeu!
assombr
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por assombr »

Amigos;
Em retribuição a toda ajuda que pude obter nessa batalha que é transformar dados em POI, quero ajudar quem quer personalizar seu gps com funções exclusivas para seu uso.
Quero agradecer a todos fóruns e, principalmente ao Thundercell, que sempre ajuda quem encontra obstáculos, até então, intransponíveis e, com um formidável arsenal de conhecimento, ilumina os leigos nessa árdua descoberta sobre como funciona essa tecnologia ainda recente para a maioria dos brasileiros.
Bom, o caso é que tinha em minhas mãos, uma montanha de dados que gostaria de transformar em poi's.
Para complicar, as coordenadas estavam em datum "Corrego Alegre" e não em "wgs84", que é o formato lido pelo Poi Loader.
Esse primeiro obstáculo foi superado com a ajuda do Thunder, que me passou este site: [Link externo oculto para visitantes] .
Aí ficou fácil, foi só configurar para o datum "Corrego Alegre", fuso (no meu caso, 23) e hemisfério sul.
Na saída, tem que ser obrigatoriamente, datum "wgs84",formato de saída em graus decimais e 5 casas decimais.
Atenção:eu tentei com 6 casas, pensando em uma maior precisão e quebrei a cara, pois o PL (Poi Loader) só aceita que o arquivo esteja com 5 casas.
Como meus dados não estavam em formato adequado para usar o PL, transferi, inicialmente as coordenadas convertidas para uma tabela no excel.
Lembrando que deve ser inserido sempre a longitude na primeira coluna e a latidude na próxima.
Nessa etapa, não se preocupe com as vírgulas exigidas pelo PL.
Como estava trabalhando com muitos dados, sempre transferia uns 500 de cada vez, tomando o cuidado para não desalinhar, senão, meu trabalho iria para o ralo.
Em seguida, transferia os nomes (no meu caso, são números, com alguns deles separados por traço).
Após, seguiam os comentários que, no meu caso particular, eram os endereços e alguma informação extra.
Concluída essa tarefa, que chegou a um volume de mais de 65.000 itens, eu copiava o que tinha inserido no excel para o Bloco de Notas.
Por que isso?
Para conformá-los no padrão que o PL possa ler e transformá-los.
Aí sim, se você não tiver tempo, nem comece.
Tem que ter muita paciência e cuidado, para não jogar o trabalho fora.
Lembre-se: o PL só lê se o arquivo estiver em formato .csv ou .gpx.
Eu fiz pelo .csv.
Além disso, ele lê assim: longitude,latitude,nome,"comentários".
Se não estiver assim, sem chance.
As vírgulas,as aspas e os espaços retirados, você tem que acrescentar nessa fase do Bloco de Notas, antes de salvá-lo em .csv.
Portanto, prepare-se para muito trabalho.
Uma facilidade do Bloco de Notas é a possibilidade de você substituir tudo na aba editar.
Use e abuse para facilitar, mas tome cuidado com o resultado, o Bl (Bloco de Notas) pode substutuir indevidamente, coisas que você não queria.
Teste antes para saber.Concluída essa (árdua) fase, salve com o nome que vai aparecer nos extras e acrescente .csv.
Crie, no seu computador,uma pasta específica com o nome que você quer que apareça nos Extras do gps.
Acrescente um arquivo .bmp com, no máximo, 24 pixels.
Eu consegui bons ícones neste site: [Link externo oculto para visitantes] .
É bom saber que você deve transformá-los em .bmp, pois ele vem em .png.
Usei o photoshop para isso.
Salvei o arquivo na mesma pasta que o arquivo em .csv e com o mesmo nome, até mesmo as mesmas letras maiúsculas e minúsculas.
Lembro que o meu objetivo não é criar arquivos de radares, pois aqui mesmo no fórum, tem gente muito mais competente do que eu, que já faz isso.
Logo, não usei nenhum arquivo de aviso em mp3 ou wave.
Com esses dois arquivos na mesma pasta e com o mesmo nome, foi só usar o PL e pronto, saindo um arquivo poi personalizado para o meu gps.
Com ele agora consigo localizar o que eu preciso sem precisar do endereço e,ás vezes, até mesmo do próprio mapa, como acontece em caso de áreas rurais.
Outra coisa que descobri: você pode personalizar os ícones do MapSource.
Basta baixar os ícones que você deseja naquele site que falei e colocá-los onde está a pasta "Personalizar símbolos de parada" em "Meu Garmin" na pasta de "Documentos". Procure-a.
Substitua os ícones amorfos pelos que você baixou.
Lembrando do limite de 24X24.
Além disso, o MapSource só aceita 8 ícones, no máximo, e em formato .png.
Bem, acho que isto pode ajudar quem como eu, queira algo mais do seu gps.
Quem usa para localizar algum equipamento ou locais que são rotinas de trabalho, esse tutorial deve ajudar.
Assim espero.
Quem testar, posta aqui para mostrar como fez, o que fez de diferente e as dificuldades.
Valew.
uatm
Usuario 0
Usuario 0

Poi Conversion Tools

Mensagem por uatm »

Thundercel escreveu:Já tentou utilizar o conversor de CSV para GPX em

Em GPX o arquivo é reconhecido pelo MapSource.
Pelo Mapsource carrega você POis no GPS
Thundercel

Não sei se vamos falar da mesma coisa, mas no link abaixo pode ser encontrado o aplicativo que o Assombe procura:

Poi Conversion Tools

Com ele é muito fácil editar ou converter arquivos de POI

1. Localizar e abrir qualquer arquivo de POI no GPS GPI, CSV, GPX, OV2, LMX, formato KML ou KMZ.

2. Pressione o botão e salve o arquivo no seu PC, cartão SD ou um dispositivo GPS.

Você pode converter, editar, mesclar e visualizar diferentes arquivos POI. Você pode tanto importação com exportação arquivos de POI.

Ele é usado para criar e editar seus próprios arquivos de POI personalizados em qualquer formato que você precisa (Garmin, formato TomTom, formato Navma etc.) Você pode converter Garmin CSV GPX e POI's para TomTom POIs OV2 e vice-versa, a TomTom POI's para o formato Garmin POI's. Tudo é feito em apenas um clique.

Você pode até mesmo editar alguns POIs que vem de fábrica pré-instalado em dispositivos Garmin e TomTom.

Espero que isso ajude.

twr :roll:
Responder