Arquivos de som mp3 não são reproduzidos

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
mcssantos
Usuario 0
Usuario 0

Arquivos de som mp3 não são reproduzidos

Mensagem por mcssantos »

Thundercel,

Sou iniciante e estou tentando alterar os sons de alerta de alguns pois que baixei do TrackSource, mas não estou conseguindo fazer com que os sons sejam reproduzidos, sendo que eu ouço apenas um bip.

Poderia me ajudar ?

Eu pesquisei um pouco e pelo que entendi basta eu abrir o arquivo gpx e colocar o link pros arquivos mp3 ou bmp dentro de tags "<link href", certo ?

Sabe o que devo colocar dentro dessa tag ? é o caminho completo do arquivo, tipo C:\pois\xxx ou apenas o nome do arquivo. Posso colocar dentro de sub-pastas ou tem que ser na mesma pasta que o GPX ?

Já tentei várias combinações mas não obtive resultado.

Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Ah, estou usando um Garmin 765t

Obrigado.

Márcio
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Eu pesquisei um pouco e pelo que entendi basta eu abrir o arquivo gpx e colocar o link pros arquivos mp3 ou bmp dentro de tags "<link href", certo ?
Primeiramente entenda que se abrir o arquivo GPX baixado, mexer em algum parâmetro e depois salvar, criará no campo nome do arquivo um sequencionamento numerico. Isso porque o MapSource não salva arquivo com varios pontos de mesmo nome. Ele automaticamente coloca apos o nome uma sequência numérica.
Esse fato não penalisa a ativação do alerta porem na caixa de texto que aparecera na tela tera a apresentação do nome seguido da numeração citada.

No campo Link citado por você deve constar o caminho onde se encontram os arquivos mp3 e wav. Por default utilizamos uma pasta de nome Data que fica dentro da pasta que tem o arquivo GPS com os pontos.

Os arquivos de imagem e som do alerta fica em uma pasta própria dentro dessa pasta Data.

Por exemplo para um radar 80 nesse campo link ficaria:

Data/radar80

Dentro da pasta radar80 existiriam os arquivos radar80.bmp e o arquivo radar80.mp3

Sugiro que baixe um tipo de alerta qualquer no site do TrackSource ( [Link externo oculto para visitantes] ), opção Pois Loader, e lá escolha formato MP3.

Descompactando o arquivo baixado verá a estrutura de pastas que citei.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
mcssantos
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mcssantos »

Oi ThunderCel.

Antes de mais nada, obrigado pela resposta.

Abrir o exemplo do TrackSource foi a primeira coisa que eu fiz. Eu baixei, por exemplo, os POIS de Supermercados ( apenas para testar mesmo e baixei outros POIs, como radares, por exemplo ).

Depois eu abri o arquivo GPX num editor de texto chamado NotePad++ e vi que lá tem o texto

<link href="Data/geral"/>

Eu NÃO alterei o GPX, apenas fui na pasta Data/geral e substitui o arquivo "geral.mp3" que veio do TrackSource por um outro arquivo meu, mas não funcionou sendo que é reproduzido apenas o bip.

Depois disso é que eu comecei a tentar alterar o endereço do link para ver se funciona, mas nenhuma combinação parece funcionar.

Uma coisa que eu não entendi : no exemplo do TrackSource tem
<link href="Data\geral"/>

e o arquivo dentro da pasta Data/geral chama-se "geral.mp3".

Pergunta : o nome do arquivo mp3 tem que bater com o nome da pasta do link ? ou tem outra regra ?

Outra dúvida : o arquivo mp3 tem que ser gravado com alguma definição de som específica, tipo 48Khz mono, ou algo do tipo ?? eu tentei gerar um mp3 com as mesmas características do gerado pelo TrackSource, mas não funciona.

Sabe dizer se tem algum lugar na Internet que tem documentação sobre isso ??

Estou pesquisando mas não tenho encontrado muito coisa...

Mais uma vez, obrigado.

Márcio
Thundercel
Fundador
Fundador

Márcio xará,
lembro que à excessão de POIs de alerta nos mapas CNBr e AutoGuia, todos os demais POIs estão nos 3 mapas do Brasil para Garmin e são encontrados na função Para Onde / Pontos de Interesse do GPS. Sómente os mapas TrackSource (TRC) tem neles inserido os POis de alerta no mapa.

Não tem sentido criar POIs de alerta para restaurantes, postos de combustivel, hotéis, etc... Se isso for feito ficá uma loucura navegar tendo a todo instante alertas na tela.

Se abriu o arquivo GPX baixado deve ter identificado no campo
<link href="Data/radar80"/>

Observe que no seu exemplo a barra após a pasta Data ficou invertida, o que não deve.
Pergunta : o nome do arquivo mp3 tem que bater com o nome da pasta do link ? ou tem outra regra ?
Não precisa ser igual, basta ter um unico arquivo mp3 dentro da pasta correspondente.
A regra existe somente caso não crie a pasta Data e suas subpastas. Nesse caso os arquivos MP3 e BMP ficam na mesma pasta onde se encontra o arquivo GPX contendo os pontos e devem ter o mesmo nome desse arquivo.
Exemplo:
/Matriz/
/Matriz/Radar60.GPX
/Matriz/Radar60.BMP
/Matriz/Radar60.MP3

A desvantagem de se utilizar essa técnica é que os tipos de alertas devem ser explodidos em inúmeros arquivos GPX contendo cada um a velocidade do radar.

Usando-se a tecnica da pasta Data, subpastas e o link, permite que os pontos de alerta fiquem em um unico arquivo GPX tendo somente o autor que linkar os pontos de mesma velocidade para a subpasta correspondente na pasta Data.

Quanto ao arquivo MP3 esse não necessita ser gravado com alguma definição específica porém lembro que quanto menor for seu arquivo melhor será o processamento dele. Por isso é recomendavel a gravação em MONO.
mcssantos
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mcssantos »

Não entendi quando disse que todos os POIs já estão na função Para Onde / Pontos de interesse. Fiz um teste agora e procurei um hotel aqui em Curitiba e não foi localizado. Procurei depois nos POIs personalizados que baixei do TrackSource e foi encontado.

Com relação ao href=.... você tem razão, realmente no meu exemplo a barra está invertida, mas confirmei e no GPX está correto. Além disso, se na primeira vez eu nem alterei o GPX e apenas substituí o MP3 do Tracksource pelo meu, então porque não funcionou ??

De qualquer forma eu agradeço a atenção.

Vou fazer mais testes.

Márcio
Thundercel
Fundador
Fundador

Não entendi quando disse que todos os POIs já estão na função Para Onde / Pontos de interesse. Fiz um teste agora e procurei um hotel aqui em Curitiba e não foi localizado. Procurei depois nos POIs personalizados que baixei do TrackSource e foi encontado.
Técnicamente falando, se o POI está na base tracksource e for procurado pelo seu nome lá constante ele aparecerá no find do GPS se estiver habilitado o mapa TRC nele. Se estiver habilitado o CNBr ou AutoGuia aparecerão no find os POis contantes desses outros mapas e não o do tracksource.
Com relação ao href=.... você tem razão, realmente no meu exemplo a barra está invertida, mas confirmei e no GPX está correto. Além disso, se na primeira vez eu nem alterei o GPX e apenas substituí o MP3 do Tracksource pelo meu, então porque não funcionou ??
se somente alterou o geral.mp3 pelo seu arquivo no formato MP3 e não modificou a estrutura de pastas baixada, o POI Loader vai compilar a pasta matriz contendo o arquivo GPX e a subpasta data, tendo nela o /geral/ linkado e resultara em um arquivo poi.gpi que não tem como carregado no gps deixar de ativar o arquivo mp3 colocado por você.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder