Instalar/Desinstalar Mapas memória interna Garmin Nuvi 255w

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Avatar do usuário
SYLAR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

Instalar/Desinstalar Mapas memória interna Garmin Nuvi 255w

Mensagem por SYLAR »

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho realizado aqui nesse forum!

Sou usuário de primeira viagem de um nuvi 255w apesar de já testar com ele a quase um ano.

Comprei o GPS porque iria fazer uma viagem longa. Mandei trazer do paraguai e chegou em cima da viagem. Então só deu tempo de pesquisar um pouco e colocar os mapas.

Na minha pesquisa eu achei o mapa do projeto tracksource e o CNBr2010_20_MapSource.

O tracksource foi bem simples de colocar...só copiei para o cartão de memória.

o CNBr2010_20_MapSource já foi mais complicado tive que utilizar alguns programas, etc...

Depois de atualizar esses mapas e de fazer a viagem o gps ficou meio encostado...agora estou voltando a mexer nele...

A primeira coisa que fiz foi ler vários tópicos e fazer a atualização dele no site da Garmin. Depois disso fui atrás dos mapas. Achei um pacote que agrupava 3 maps em 1 (TRC-BR10.06 + CNB 2011.20 + Autoguias 2.24). Peguei o pacote de POI's aqui na seção de downloads do forum e acredito que com isso meu garmin esteja atualizado para uso.

Minha dúvida é a seguinte. Na memória interna do GPS tenho o CNBr2010_20_MapSource. Não lembro mais como que instalei e não sei como desinstalar, poderia me dar uma luz? basta deletar o mapa? A memória interna pode ficar sem mapa?

Outra dúvida que tenho é se é melhor usar os mapas na memória interna ou no cartão. Vi gente no fórum dizendo que o melhor é usar na memória interna pois é mais rápido do que o cartão. Também vi gente falando que o melhor é usar o cartão mesmo. Qual devo utilizar? Para utilizar a memória interna é igual a do cartão, ou seja, basta copiar os mapas ou tem que fazer a instalação com programs tipo o mapsource?

Na verdade o que eu queria fazer era deixar a memória interna igual a memória do cartão, ou seja, ter um backup. Assim caso uma das memórias venha a ficar corrompidas eu poderia usar a outra em caso de emergência. Isso é possível?

Grato,

Sylar
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Prezado SYLAR,
Minha dúvida é a seguinte. Na memória interna do GPS tenho o CNBr2010_20_MapSource. Não lembro mais como que instalei e não sei como desinstalar, poderia me dar uma luz? basta deletar o mapa? A memória interna pode ficar sem mapa?
Preste atenção na diferenciação de mapas quando fizer o download deles.
Exietm mapas para MapSource e mapas para serem carregados diretamente na memória interna do GPS ou em seu SD Card.

Quando o arquivo de mapa é seguido do termo Mapsource esse não é proprio para ser instalado no GPS. Ele é um mapa para ser instalado no PC e visto pelo MapSource. Pelo Mapsource pode-se carregar esse mapa no GPS/SD Card, poré é um processo mais trabalhoso onde deve você selecionar todo o mapa a ser carregado e depois, com o GPS conectado à USB do PC, enviar esse mapa para o aparelho/SD card.
O MapSource nesse processo carrega o mapa em um arquivo de nome gmapsupp.img.
Outra dúvida que tenho é se é melhor usar os mapas na memória interna ou no cartão. Vi gente no fórum dizendo que o melhor é usar na memória interna pois é mais rápido do que o cartão. Também vi gente falando que o melhor é usar o cartão mesmo. Qual devo utilizar? Para utilizar a memória interna é igual a do cartão, ou seja, basta copiar os mapas ou tem que fazer a instalação com programs tipo o mapsource?
Por segurança é melhor usar mapa no cartão. Isso porque em caso de corrompimento do arquivo de mapa e esse for carregado na memoria interna do GPS poderá existir travamento do sistema de dificil solução.
Para a memoria ineterna é igual ao cartão. basta copiar o arquivo contendo o mapa para dentro da pasta Garmin. Alguns modelos, em especial os nuvi de série 1XXX. a pasta que hospeda mapa é de nome Map.
Só fará carregamento pelo MapSource se no PC existir o mapa para mapSource e se valendo do citado anteriormente, ou seja, iluminando o mapa que deseja carregar e enviar para o GPS.
Na verdade o que eu queria fazer era deixar a memória interna igual a memória do cartão, ou seja, ter um backup. Assim caso uma das memórias venha a ficar corrompidas eu poderia usar a outra em caso de emergência. Isso é possível?
Por mais que os mapas carregados no GPS/Cartão, para serem usados, carecem de habilitação no GPS, não se recomenda o uso de mapas iguais em lugares distintos (GPS ou cartão).
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
SYLAR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

Mensagem por SYLAR »

OK! ThunderCel...Obrigado pelas respostas, mas ainda estou com a seguinte dúvida.

CNBr2010_20_MapSource que está instalado na memória interna do meu aparelho eu instalei utilizando esse processo mais trabalhoso que vc falou. Como ele já está desatualizado e já tenho a versão mais nova dele instalado no cartão de memória, como que faço pra desinstalar? Basta deletar o mapa da memória interna? Não corro o risco do GPS travar se deletar esse mapa?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

SYLAR,
CNBr2010_20_MapSource que está instalado na memória interna do meu aparelho
só a titulo de melhor entendimento quando expor problema.
CNBr para MapSource não é o mapa carregado no aparelho. No aparelho tem carregado o CNBr. CNBr para MapSource é um mapa para ser carregado no PC e usado pelo MapSource.

CNBr IMG - arquivo de mapa no formato IMG para ser carregado direto no aparelho.
CNBr Mapsource - arquivo de mapa, normalmente no formato EXE, para ser instalado no PC e visto pelo MapSource

Se carregou o mapa CNBR 2010.20 na memoria interna do GPS e nela não modificou o nome de arquivo, pode deletar o arquivo gmapsupp.img que está dentro da pasta Garmin (ou map se modelo 1XXX do gps).

Só corre o risco de travar o GPS se deletar outro arquivo que não o informado e arquivo de sistema.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
SYLAR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

Mensagem por SYLAR »

Valeu Thundercell!

Só mais uma dúvida sem querer abusar da sua boa vontade...

Tem outros arquivos na raiz da memória interna além do gmapsupp.img. São eles:

gmap3d.img
gmapbmap.img
gmapbmap.sum
gmapprom.unl
gmaptz.img
gmaptz.sum

Além desses tem outros, mas devem ser do sistema como vc falou. Fiquei com dúvida sobre esses arquivos pois parecem estar relacionado com o mapa.

O que são esses arquivos? Posso deletar algum deles?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

SYLAR,
voce ainda nao informou o modelo do seu Garmin para que possamos saber se ele acita mapa 3D já que o arquivo na lista de nome gmap3d.img. Já lhe adianto que se na lista de mapas carregados acessada por Ferram / Definições / Mapas / Inf Mapa não aparece mapa 3D seu gps não aceita esses mapas e pode ser retirado esse arquivo da memoria interna.

O arquivo gmapprom.unl hospeda a chave de registro do mapa em arquivo de mesmo nome, mas no formato IMG ( gmapprom.img). Se não tem esse arquivo gmapprom.img no gps pode tirar o de formato UNL dele.

O arquivo gmapbmap, nos formatos IMG e SUM, contem o mapa base que NUNCA deve ser retirado do GPS. Esse mapa complementa o mapa carregado no aparelho e além disso serve como referencia do sistema para a criação do almanauqe de satelites e definição da posição atual.

O arquivo gmaptz, nos formatos IMG e SUM, contem os fuos horários no mundo e por ele que o sistema, sabendo a posição atual, fornece a hora certa no GPS. Esse também não deve ser retirado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
SYLAR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

Mensagem por SYLAR »

Obrigado mais uma vez!
Eu falei sim o modelo do GPS no primeiro post, mas acho que vc não Viu. É um NUVI 255W.
Então posso deletar os arquivos que vc mencionou né?

Acho que vc tem o mesmo aparelho que o meu né? Li em alguns outros tópicos que vc comentou que tem esse aparelho. Eu estou atrás de 2 arquivos que não consigo encontrar em lugar nenhum. Será que vc poderia me disponibilizar o do seu aparelho, se não for pedir demais?

Eu queria a voz modificada da Raquel e o arquivo de texto que traduz do português de portugal para o português brasileiro. Sei que tem um tópico ensinando como que faz, mas não estou com tempo no momento pra fazer, além do medo de danificar alguma coisa no GPS.

A voz da raquel eu encontrei uma num outro forum, mas ela continua falando rotatoria, etc... Ví num outro tópico que vc disse que editou a voz
do seu aparelho. Se fosse possivel vc me disponibilizar esses 2 arquivos eu agradeceria muito...

Futuramente, quando tiver mais experiência, vou contribuir ajudando com as dúvidas dos outros no forum...Por enquanto estou muito no início dessa caminhada...

De qualquer forma muito obrigado pelas suas explicações....Fico te devendo...

Se puder disponibilizar esses arquivos em algum lugar com o 4shared, rapishared, megaupload e postar o link aqui eu agradeço. Ou se preferir pode me enviar por email: sylar9thwonders@gmail.com

Obrigado mais uma vez!

Se eu fosse o Obama diria que : VC É O CARA!

Abs []
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

SYLAR,

posso disponibilizar sem problema meus arquivos de texto e voz do nuvi 255W, mas já lhe adianto que neles fiz inumeras modificações pessoais, como a mensagem de entrada que aparece que meu gps foi objeto de roubo e nela tem meu telefone.

Você quem sabe...
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
SYLAR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

Mensagem por SYLAR »

Obrigado!
Avatar do usuário
SYLAR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

Mensagem por SYLAR »

OK! Thunder...Então me manda...que daí eu faço alteração em cima desse arquivo de texto...assim já começo a aprender um pouco como fazer essas modificações...

E a voz da raquel também, se não for pedir de mais...

Abs[] e obrigado!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

SYLAR,
fiz upload dos arquivos [Link externo oculto para visitantes].

Lembro que a tela de inicialização do nuvi 255W, no arquivo Portuguese.gtt que fica dentro da pasta Text foi personalizada com meus dados. Para trocar basta nesse arquivo, aberto com o bloco de notas do windows, trocar a frase.

O arquivo a ser baixado está no formato RAR e deve ser descompactado no PC antes de serem transferidos os novos arquivos para o GPS.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
SYLAR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 07 Jan 2010, 23:00

Mensagem por SYLAR »

Valeu Thunder!

Obrigado!
Responder