arquivos na pasta POI

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Avatar do usuário
Zanesco
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jan 2010, 23:00

arquivos na pasta POI

Mensagem por Zanesco »

Caros colegas,

Gostaria de saber se posso inserir vários arquivos na pasta POI para diversas funcionalidades. Fico no aguardo. Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Zanesco,
tecnicamente o Garmin reconhece todos os arquivos inseridos na pasta poi e de extenção GPI.

Assim, se inserir varios na extensão "gpi" na pasta "poi" teóricamente devem todos serem reconhecidos.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Mensagem por pedrolopes665 »

Aproveitando o topico sobre POIs, onde encontrar POIs nao ligados a radares/semaforos? Por exemplo, pizzarias, hoteis, etc.

Só encontrou compilacao de POIs referente a radares, nao vi nada ainda sobre estabelecimentos comerciais. Já existe algum (creio que sim, mas ainda nao encontrei) ou há como colocar os POIs do Guia4Rodas?


Ainda nao estou com o meu aparelho em maos, mas já estou pesquisando sobre Garmin para saber oq me aguarda.


Obrigado a todos pela atencao!


Edit: para quem tiver a msma duvida que eu, segue: modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=615
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

pedrolopes665,

como ainda não recebeu seu aparelho comece a procurar diferenciar os Pontos de Interesse (POIs).

Existem os POIs que são utilizados na busca por destino como restaurantes, bares, cinemas, etc. Esses POIs estão inseridos no mapa que se está utilizando no GPS e são encontrados na função da busca por pontos de interesse, digitando-se o nome ou uma palavra do nome do POI.

Caso o POI não exista no mapa tem o usuário a possibilidade de inserir no aparelho o ponto desejado se valendo da configuração desse usando o programa MapSource da garmin e o posterior carregamento do ponto no GPS. Pode também, estando no ponto, clicar no carrinho na tela do GPS e salvar aquele ponto com o nome que quiser. Em ambos os casos o POI estabelecido fica arquivado na seção FAVORITOS no GPS.

O que pondera ter encontrado só compilação de POIs para radares é porque existe uma outra função diferenciada dos POIs citados anteriormente que é o POI de ALERTA. Esses são carregados no aparelho utilizando-se o programa POI LOader da Garmin e normalmente estão vinculados a imagens e sons de alerta. Aqueles que não desejam configurar seus proprios POIs de alerta podem se valer dos inumeros pacotes prontos e disponibilizados na NET.

Entenda que não tem sentido criar POI de alerta para pontos que não merecem alerta. Imagine se criar POI de alerta para posto de combustivel, por exemplo. Toda vez que fosse passar por um receberia em seu GPS um alerta.

De qualquer forma existem aqueles que gostam de ficar recebendo alertas de pontos não radar e para isso, no site [Link externo oculto para visitantes] encontrarão a possibilidade de download dos pontos contidos na basede dados deles do POI que desejar.

A instrução disso está contida no link apontado por você ao final de sua mensagem.
[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Mensagem por pedrolopes665 »

Thundercel,

Agora sim consegui compreender. Nao sabia que jah vinham POIs somente para busca de destino já no mapa.

Rs... baixei todos os que eu queria (uns 20) no projeto tracksource; nao vou instalar nenhum, alem da sua compilacao.

Essa explicacao da diferenca entre POIs simples e POIs com alertas sonoros foi essencial pra mim. Mto obrigado!!!

Aconselho ate chamar a atencao pra isso em algum dos seus posts fixos da parte de PNA.

Exemplo:
Considerando que alguns não tem muita intimidade com a NET aqui faremos um tutorial mostrando como instalar no aparelho os dados extraídos da base de dados TrackSource.

Ressalta-se que esse procedimento é apenas para colocar POIs com avisos sonoros, já que no proprio mapa existem POIs pré instalados que servem para busca de destinos.

Inicialmente se faz necessário se ter instalado na máquina (PC) o programa POI Loader da Garmin. Para aqueles que não tem, esse programa informamos que esse pode ser baixado clicando AQUI
Aproveito para sugerir tambem a criação de um sub-forum na parte de PNA dedicado às compilações de POIs. Há uma quantidade muito grande de topicos fixos sobre isso lá, cabendo tal separacao.

[]'s
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

pedrolopes665,

realmente a função sub-forum nos seria muito útil, porém ainda não encontramos um MOD para isso aplicavel ao bbtonuke que vem a ser o formato de nosso fórum. O BBtoNuke, por default, não aceita sub-forum. O PHPBB aceita, mas o BBtoNuke é um PHPBB modificado.

Infelizmente a grande maioria dos nossos usuários pouco se valem da função "busca" e, talvez por motivos particulares, abrem um tópico com um título já existente no fórum.

Caberia a nós organizar isso porém confesso que não estamos tendo essa capacidade dado os inumeros afazeres que nos tomam grande parte do tempo.

De qualquer forma creio que mesmo com nossas falhas estamos atendendo nosso objetivo de auxiliar aqueles que estão entrando nesse mundo do GNSS.

Agradecemos as susgestões e procuraremos persegui-las.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pedrolopes665
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 06 Mai 2010, 00:00

Mensagem por pedrolopes665 »

Thundercel,

De forma alguma considero 'falhas', só foi uma sugestao. A limitacao é da estrutura do forum, e nao da vontade dos adm/moderadores.

E com certeza o forum auxilia de forma mais que satisfatoria ampla maioria dos usuarios. O conheci atraves de um amigo que tb tem o aparelho que eu comprei (Kenwood DNX9140), e ele falou que foi onde aprendeu td sobre garmin.

Alem ter o forum, coisa que qualquer um pode criar, meus agradecimentos pela dedicação dada a ele; e isso nao se ve em todos eles.
Avatar do usuário
alemaodocanada
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Out 2009, 00:00

Mensagem por alemaodocanada »

Márcio, acho fantástico os arquivos que você disponibilisa, porém a base de dados do radares contém diversos erros. Pelo que sei, esta base é do MapaRadar. Eu não consegui alterar nada lá, porque eles amarraram o contato com eles através do orkut. Eu não me cadastro em nenhum destes sites de relacionamento, então muitas midificações e correções que tenho ficaram restritas. Gostaria de utilizar seus arquivos porém queria modificar esses radares errados, e por opção própria gostaria também modificar algumas distâncias de aviso ( este último é uma opção particular ). Como faço para abrir um arquivo .gpi editar e voltar a ter o arquivo .gpi para colocar no gps?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

alemaodocanada,

como já identificado por você utilizamos prioritariamente a base de dados MapaRadar uma vez que ela, apesar de não adequada ao Garmin e ainda por cima conter muitos erros de posicionamento, é mais completa que os dados contidos na base TrackSource.

Sabedores disso temos, antes da compilação dos arquivos de alerta, feito um trabalho "artezanal" de abertura dos pontos contidos em ambas as bases em uma unica página com o mapa do Brasil de fundo e manualmente corrigido falhas de posicionamento e deletando duplicações quando observadas. Esse é um trabalho vagaroso porque é feito manualmente em uma quantidade de mais de 10.000 pontos.
Nosso amigo e colaborador Schmidt em muito nos tem auxiliado nessa tarefa desenvolvendo para nós pequenos sistemas que em muito nos auxilian na tarefa artezanal.

Na base MapaRadar existem muitos pontos radar posicionados lado a lado em vias duplas o que é aceitavel para modelos de GPS com direcionamento, mas não aceitável ao Garmin, que não tem essa facilidade. Eles, diferentemente do TrackSource, colocam um radar para cada pista e não um unico entre elas.

O posicionamento dos pontos do MapaRadar não ficam adequadamente georeferenciados uma vez que eles tem como referência o Google Maps, que sabemos tem desalinhamentos significativos.

Infelizmente na base de dados TrackSource ainda faltam muitos pontos e acredito que isso se deve a quantidade de colaboradores dele que é bem menor do que os que colaboram com o MapaRadar.

Estamos corrindo essas situações e para reduzir nosso trabalho artezanal estamos montando nossa propria base de dados esperando com o tempo poder, após correções das falhas, contar com a colaboração de todos e não necessitar mais depender da base de dados MapaRadar e tampouco da TrackSource.

Não conheço método de engenharia reversa que abra o arquivo GPI extraindo dele os dados, mas me comprometo com você de disponibilizar na área de download do nosso site, quando da proxima versão, os arquivos matrizes utilizados por nós para compilar os arquivos de alerta.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
daniedison
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Jun 2010, 00:00

Radares

Mensagem por daniedison »

Amigos,

Tenho uma compilação de radares no meu SD card e queria salvar a compilação do tracksouce no meu GPS. Os pontos em duplicidade acarretarão q tipo de problema? E se eu salvar os pontos do Tracksource em outro SD, junto com o TRC? Há outra forma de fazer isso sem ocorrer duplicidade de radares?

Obrigado a todos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Os pontos duplicados acarretarão alertas duplicados, atraso de processamento e possiveis prejuízos ao roteamento.

Se salvar um conjunto de poi em outro SD Card não existirá duplicidade porém não identifico praticidade nessa opção.

Seria melhor identificar qual conjunto atende melhor a região que você trafega e só utilizar ele.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
daniedison
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Jun 2010, 00:00

Mensagem por daniedison »

Eu também não encontro praticidade em gravar dois SDs. Farei como me orientou. Obrigado pela rápida resposta.

Um grande abraço.
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Mensagem por joelsobrinho »

MArcio,
já que falou sobre a função busca do site.
Tente fazer busca básica onde vc sabe que o assunto existe mas não "sabe"sobre a matéria. Parece que o mecanismo de busca não está legal. Eu ainda tenho dificuldades em busca aqui no site.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

joelsobrinho,

realmente o sistema de busca implantado no BBtoNUKE, que é o sistema de forum em PHPBB, modificado para PHP-NUKE, é muito falho. Infelizmente não detenho conhecimento suficiente para modificar isso que é o default do sistema.

Visando minimizar esse problema procuramos ordenar os foruns por categorias, mas também não estamos ainda satisfeitos com o resultado.

Esse sistema BBtoNuke, até onde sabemos, não aceita um MOD que facilite a criação de subforuns.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder