Formatei o Nuvi 260W por engano

Forum do Software de Navegação Garmin
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Liguei o GPS no PC, aí se inicia até a tela da Lupa no GPS.
Algo estranho nessa informação.
O Garmin, quando conectado no PC, entra no modo USB e não no modo navegação onde aparece a "lupa" do "Para Onde".
Tente verificar o cabo USB e se possivel troque esse cabo. Os cabos da motorola servem.
Editado pela última vez por Thundercel em 08 Mai 2010, 16:38, em um total de 1 vez.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

É assim:
gps desligado ligo no PC com cartão SD dentro.
1-garmin loadin maps
2 warning
3 na tela aparece "no detailed maps found that support routing. the nuvi cannot be used without then."
4 seguro com o dedo na tela em qualquer lugar e abre a tela da lupa.
5 tiro o cabo USB do PC
6 abre a contagem external power lost 30 segundos
7 conecto novamente USB
8 aparece na tela do GPS a imagem do PC com o cabo conectado
9 é reconhecido pelo pc em "meu computador"mas o cartão SD não é reconhecido. cartão aparece o drive mas não é possivel ver o que tem dentro.
Thundercel
Fundador
Fundador

1-garmin loadin maps
2 warning
3 na tela aparece "no detailed maps found that support routing. the nuvi cannot be used without then."
Até aqui a mensagem diz que não existe nenhum mapa carregado no GPS e/ou cartão, porém já tem sintoma estranho porque conectado ao PC ele entra no modo USB e não no modo de navegação.
No modo USB não requer mapa e, sendo assim, não deveria aparecer a mensagem de falta de mapa.
Nesse caso testaria eu com outro cabo USB.
Essa tela da lupa é normal aparecer quando o GPS entra no modo navegação e tem sentido entrar nela mesmo uma vez que mesmo plugado no PC ele não entra no modo USB. Plugado no PC ele está recebendo corrente e erradamente está entrando no modo navegação.
Mais um sintoma de problema de cabo.
5 tiro o cabo USB do PC
o cabo USB está erradamente fazendo o papel de carregador de parede e não o papel do cabo USB para Garmin que faz com que ele entre no modo USB.
Quando conectado a um carregador de parede ou no proprio cabo para isqueiro de carro, essa mensagem aparece informando que a energia externa foi desacoplada.o
mais um sintoma de problema no cabo USB.
7 conecto novamente USB
esse é o correto!
o GPS entra no modo USB e deveria assim ocorrer quando da primeira ligada dele.
ATENÇÃO!
É nessa situação que o programa webupdater reconhece o aparelho e carrega nele o firmware adequado.
EXECUTE AQUI O WEBUPDATER!
9 é reconhecido pelo pc em "meu computador"mas o cartão SD não é reconhecido. cartão aparece o drive mas não é possivel ver o que tem dentro.
isso já nos induz a imaginar que o drive de cartão no GPS está com problema, ou o cartão com problema.

Sugestões:

1 - retire o cartão do GPS para anular possiveis falhas no room do cartão ou no proprio cartão.

2 - Sempre ao se conectar o gps no PC deve ele entrar no modo USB e nunca no modo navegação.
- Sem o cartão no GPS faça o teste com outro cabo (motorola serve).
- Trocado o cabo e permanecendo não entrando no modo USB troque a porta USB do PC.

3 - não existindo problema até aqui repita o procedimento de conexão a USB, mas com o cartão no GPS.
se o problema aparecer ou o room do cartão no GPS está com problema ou o cartão está.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

Ja testei 2 cabos e todas as portas USB em outro NUVI 265WT testei também o cartão no outro nuvi.
Eu tenho que colocar o cartão dentro do nuvi mesmo estando o cartão vazio ou eu não consigo conectar ele em usb.
consigo rodar o web updater cria um arquivo GDC dentro da pasta garmin e alguns RAR.
Mas tudo não é reconhecido pelo GPS.
Não consegui fazer atualizar o city navigator no site da garmin. dá erro.
Concegui rodar o updater.exe com arquivo .rgn proprio para o nuvi ID 1091 que é meu caso. Ele cria arquivo GDC dentro da pasta garmin mas nada é reconhecido pelo GPS.
Ao ligar ele fica ligando e desligando sem fim e não carrega os mapas.
no gps em Toll-settings-map o "map info" onde deveria carregar os mapas que estão dentro da pasta garmin não dá acesso não abre nada.
em Language também não abre para mudar.
em View map -fica acquiring satellites (ja passou uma noite assim, ao ar livre)
em Address aparece"no data available"
Ja gerei o codigo de desbloqueio que peguei no site da garmin coloquei num arquivo Txt em desktop e colei dentro da pasta garmin
Ja deixei descarregar totalmente e nada.
Na verdade o sistema não consegue ler o que tem dentro da pasta garmin e nem o que tem no cartão SD.
"
Thundercel
Fundador
Fundador

psosilva,
pelo visto após a formatação tentou você de tudo e pelo reportado o sistema colocado no aparelho é improprio para ele. Se so consegue entrar com ele no modo USB tendo o cartão inserido algo está direcionado para o drive do cartão, como nos aparelhos que trabalham com o iGO, mobile xt e outros que tem o navegador no cartão.

vamos por parte...

citou você anteriormente que tem o backup do contido no aparelho de quando funcionava.

cita você que consegue pelo webupdate fazer o download do firmware correto para o seu aparelho.

Já tentou você, com o GPS sendo reconhecido pelo PC, substituir tudo de dentro dele pelo existente no backup e após isso rodar o webupdater?
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

Descobri uma novidade.
Eu formatei o GPS justamente pq estava tentando formatar o cartão SD. Pq o GPS não conseguia ver o cartão.
Comprei esse GPS no Ebay, como novo.
Mas analisando o backup vi dentro da Pasta DIAG um "garmin error" um documeto XML de 30/07/2009. Parece pelo que percebi que o aparelho tinha problema em ler o cartão SD.
Estou colando aí, olhe por favor se é isso mesmo.
Aparece um ID que não é o meu.

<xml>
- <Errors>
- <Model>
<PartNumber>006-B1091-00</PartNumber>
<SoftwareVersion>Software Version 6.00</SoftwareVersion>
<Description>nüvi 2W series</Description>
<PCB>nuvi 2W series S2 V3 2GB</PCB>
</Model>
<ID>4294967295</ID>
- <Map>
<PartNumber>006-F0057-01</PartNumber>
<FileName>gmapbmap.img</FileName>
<Version>300</Version>
</Map>
- <Map>
<PartNumber>006-D0322-05</PartNumber>
<FileName>gmapprom.img</FileName>
<Version>2010</Version>
</Map>
</Errors>
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

Rodando g7towin aparece:

Nuvi 2 series
software version 6.0
ID 1091
UNIT ID 3719432441
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

Ja formatei novamente em FAT 32. Coloquei tudo do backup novamente. Rodei update.exe com o RGN ID 1091. e mesmo assim ele não carrega os mapas para que ligue.
Ao rodar RGN se cria alguns arquivos dentro da pasta garmin. arquivos RAR e o arquivo GCD da atualização.
Mas depois não liga ele não encontra os mapas.
Ja coloquei outros mapas base desbloqueados e também não da certo.
Mas mesmo com o erro do cartão eu tinha conseguido colocar 2 conjuntos de mapas dentro da memoria interna. o city navigator e o TRC brasil e estava funcionando bem. mas eu não tinha cartão SD e quando fui colocar o cartão não leu e aconteceu o erro da formatação.

Acho que o aparelho tinha problema. Pq depois de rodar o RGN ele teria que ligar mas isso não acontece.
Thundercel
Fundador
Fundador

Posso estar enganado, mas pelo que identifiquei no arquivo de erro não está caracterizado que o ID ali tem de ser do GPS. Pode ser o ID do cartão.

O cartão também tem seu ID.

Interessante que vi no arquivo referência ao arquivo gmapbmap.img

Esse arquivo se refere ao mapa base e como aparece duas vezes no arquivo de erro, com versão diferente, sou induzido a concluir que tentaram carregar arquivos de mapa base no aparelho corrompidos e que não foram lidos pelo sistema.

Até onde sei o webupdater não atualiza mapa base e por isso citei que tentaram carregar.
Rodei update.exe com o RGN ID 1091. e mesmo assim ele não carrega os mapas para que ligue.
Como rodou o update.exe?
Após formatar e transferir os arquivos originais, o GPS é reconhecido como drive no PC?
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

Só é reconhecido da forma que postei acima:

1-garmin loading maps
2 warning
5 tiro o cabo USB do PC
7 conecto novamente USB

Ta complicado, rss
Thundercel
Fundador
Fundador

Como rodou o update.exe?

Você não respondeu.

Volto a comentar que me refiro a rodar o programa webupdater da garmin e não arrastar o arquivo de update para o GPS.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

Pra rodar o update.exe eu tiro o cartão sd e conecto no PC.
Aí o nuvi fica reiniciando eternamente. eu seguro no canto superior esquerdo do GPS e isso da aquela conectada de 30 segundos e o updater.exe o reconhece, aparece loader na tela do GPS e eu tiro o dedo da tela, aí o updater se desenvolve e faz as atualização.
Depois de terminado ele continua reiniciando eternamente.
Aí eu consigo ver a pasta garmin fazendo o precedimento postado acima com o cartão e colocando e tirando o cabo USb e vejo que as atualizações foram feitas.
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por psosilva »

no caso do webupdater no site garmin tem que ser de outra forma. segurando o canto superior da tela não funciona.
Tem que ser da forma com cartão detro e ligando e desligando cabo usb onde o pc reconhece como drive externo.
Thundercel
Fundador
Fundador

O uso do programa webupdater da Garmin é o mais recomendado no seu caso, uma vez que ele virtualmente transmite à Garmin informações do aparelho e essa, de mesma forma virtual, reconhece tudo que requer atualização ou que falta no aparelho, fornecendo a opção de download, com carregamento automático no GPS do que for selecionado.

O uso de updates baixados na NET de outras fontes que não do fabricante não nos garante o perfeito funcionamento do aparelho.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
psosilva
Usuario 0
Usuario 0

Procedimento a ser adotado

Mensagem por psosilva »

Segue site [Link externo oculto para visitantes] site da polônia, onde descreve o procedimento que pode ser adotado.
com tradutor do google é possível entender o que é recomendado, mas no meu caso não deu certo.
A página é essa:
[Link externo oculto para visitantes]
Responder