Fernandes, apesar de não ter pesquisado ultimamente, hoje consegui um "tempinho" para tentar alguma informaçao de como gerar dados nao processados pelos gps garmin, realmente um problema em tanto.. Depois de algumas tentativas frustradas de conectar os Garmin no CDU/Connet, entrei em contato com o suporte da Novatel na tentativa de solução e, infelizmente, soube que o programa só trabalha com alguns poucos gps geodésicos e topográficos (próprios, Leica..), ou seja, nao servem para nós.mhfernandes escreveu:...so quero lembrar que o Progrid é um prog disponibilizado pelo IBGE, então é muito confiável para fazer a conversão de datuns, inclusive utilizamos ele em nossa empresa para converter SAD69 que era o Datum oficial do Brasil antigamente para SIRGAS, que utilizamos atualmente.
Se conseguirem converter os arquivos gerados no GPS de navegação para RINEX eu poderei pros-processar utilizando algumas bases do IBGE como apoio. Com o programa Pros Processor que utilizamos para o georreferenciamento acho que da pra fazer alguns testes, mas o ideal seria gravar esses dados brutos por algum tempo como um ponto estático, o prob é que o GPS teria que ficar conectado ao notbook com um software que possibilitasse a gravação dos arquivos coletados pelo receptor GPS em um so arquivo por ponto.
Na minha pequena pesquisa de hoje soube que existe um aplicativo chamado Gringo, desenvolvido pela Universidade de Nottinghan em 2004, mas nao consegui acha-lo em lugar algum. Se alguém conseguir encontra-lo, poste o link, ele pode ser util. Consegui também o async e gar2rnx, criados em 2002 (todos comando de linha), mas prevejo que deverá ser bastante complicado faze-los funcionar com os gps modernos.
Por curiosidade, Fernandes: como voce conseguiu capturar os dados brutos do seu 62stc? Se voce puder passar pelo menos o nome desse ou algum software que ligado ao um notebook possibilite a captura, será ótimo! E obrigado pela oferta de ajuda para processar nossos dados..
Abs