Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx

Mensagem por Angelone »

mhfernandes escreveu:...so quero lembrar que o Progrid é um prog disponibilizado pelo IBGE, então é muito confiável para fazer a conversão de datuns, inclusive utilizamos ele em nossa empresa para converter SAD69 que era o Datum oficial do Brasil antigamente para SIRGAS, que utilizamos atualmente.
Se conseguirem converter os arquivos gerados no GPS de navegação para RINEX eu poderei pros-processar utilizando algumas bases do IBGE como apoio. Com o programa Pros Processor que utilizamos para o georreferenciamento acho que da pra fazer alguns testes, mas o ideal seria gravar esses dados brutos por algum tempo como um ponto estático, o prob é que o GPS teria que ficar conectado ao notbook com um software que possibilitasse a gravação dos arquivos coletados pelo receptor GPS em um so arquivo por ponto.
Fernandes, apesar de não ter pesquisado ultimamente, hoje consegui um "tempinho" para tentar alguma informaçao de como gerar dados nao processados pelos gps garmin, realmente um problema em tanto.. Depois de algumas tentativas frustradas de conectar os Garmin no CDU/Connet, entrei em contato com o suporte da Novatel na tentativa de solução e, infelizmente, soube que o programa só trabalha com alguns poucos gps geodésicos e topográficos (próprios, Leica..), ou seja, nao servem para nós.
Na minha pequena pesquisa de hoje soube que existe um aplicativo chamado Gringo, desenvolvido pela Universidade de Nottinghan em 2004, mas nao consegui acha-lo em lugar algum. Se alguém conseguir encontra-lo, poste o link, ele pode ser util. Consegui também o async e gar2rnx, criados em 2002 (todos comando de linha), mas prevejo que deverá ser bastante complicado faze-los funcionar com os gps modernos.
Por curiosidade, Fernandes: como voce conseguiu capturar os dados brutos do seu 62stc? Se voce puder passar pelo menos o nome desse ou algum software que ligado ao um notebook possibilite a captura, será ótimo! E obrigado pela oferta de ajuda para processar nossos dados..
Abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mhfernandes »

Eu não consegui gravar os dados brutos do Garmin, eu falei que teria que salvar por algum tempo em um ponto estático e depois processar.

Eu ja cheguei a ler em algum lugar que um sujeito fez esse procedimento usando um notbook conectado ao um GPS Map60 via UBS e alguns softwares, mas não conseguir achar mais a mesma reportagem.

Caso alguém consiga salvar esses dados e converter para RINEX eu estarei a disposição para fazer o processamento no softwares que utilizamos para georreferenciamento.
tadferreira
Moderador
Moderador

Mensagem por tadferreira »

Ola MHFernandes.
Você poderia nos dizer quais são
estes softwares?
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mhfernandes »

tadferreira, eu li em alguma pagina da internet uma reportagem sobre esse assunto, mas não consegui mais achar, vou dar outra procurada e se encontrar posto aqui.
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Invadindo o post, vou dar um pitaco aqui... rsrs
Pelo que andei vendo estes softwares funcionam com os gps que tem porta serial.
Assim, com o async você consegue capturar os dados raw. Para os PCs mais modernos que não tem a porta serial, existe um adaptador serial-USB que deve funcionar bem para isso.
O problema é que vocês querem capturar os dados dos 3xxx que só tem porta USB.
Porém, os 37xx possuem a opção de gravar os dados em raw lá pelo menu de logging dele. (é o formato bin/gps)
Uma vez capturado, precisa só testar se o gar2rnx converte numa boa para RINEX.
Eu creio que é este o caminho.
Vou fazer um teste aqui com meu 40 (que tbm grava em raw) e ver se o programa converte.
Apesar que não conheço o formato RINEX. Se possível, eu envio pro Fernandes para ele dar uma olhadinha. :)
Abs

[EDITADO]
Pelo que vi no meu primeiro teste, este gar2rnx não converte um arquivo já gravado. (versão em java que testei, o original ta fora do ar e não consegui baixar)
Acho que ele vai capturando e já gravando no formato RINEX :(
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Mensagem por joelsobrinho »

ACleite,
Td bem amigo? Estava falatando vc neste bate papo.
Eu tb tenho adaptador USB serial, porém não encontro no 3790T como gravar em raw...
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Entra no menu de Diagnostic Logging e selecione Start recording. Na próxima tela ele mostra as opções.
Aí é só escolher BIN e GPS

Para entrar no menu, segure bem no meio do velocímetro do computador de bordo por uns segundos.

Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Alienígena no pedaço, rss...
Em relaçao ao formato bin, já estava fuçando, até salvei alguns, mas realmente nao sabia, nem sei ainda, se realmente é o set de dados brutos (raw) que precisamos. Lembro-me de já ter lido há muito tempo, acho que no portalgps, que tinha como passar de bin para gpx (por isso desconfiei), ia pesquisar ou perguntar para o Marcio, mas faltou tempo e disposiçao. Se o bin for o raw que procuramos, excelente, fica tudo fácil, apesar que, sinceramente, acho que seria muito mais util se pudessemos capturar os dados em raw dos handhelds. Porque? Simplesmente porque seria perfeito para fazer mapeamentos de trilhas com precisão..(nao dá pra usar Nuvis nesses ambientes, por horas e horas a fio, sem chance). Falando nisso, voce tem um Etrex Legend serial, nao é? Com ele certamente voce poderá colher raw usando os programas que indiquei. Parece que o mais interessante é o Gringo, vamos tentar encontra-lo.. Se os .bin forem os raw q necessitamos, vai ser uma aberraçao tentar "transformar" os nuvis em gps outdoors, rss.. De qq forma, será ideal para o objeto primeiro desse tópico: comparar a precisão real (ou bem próxima do) entre o 3790 original e 3790 modificado.
Se der, mais tarde vou dar um revirada no assunto, nao mexo ha dias..
abs
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

O bin é o formato raw sim. Tenho certeza disso. (pode dar uma olhada aqui: [Link externo oculto para visitantes] )
Para converter em gpx, nos nuvis antigos usávamos o wNutrack. Mas com estes nuvis mais novos, ele não é compatível. (pois o popej nem atualizou visto que os novos podem gravar diretamente em gpx)
Precisa ver se algum programa consegue converter para RINEX.
E sim, meu Legend da pra gravar tracklogs via serial. (inclusive usando o Trackmaker se não estou enganado) :)
Quanto aos programas que capturam e convertem direto pra RINEX, deve funcionar tranquilo.
Só não citei isso antes porque o assunto do tópico é com a precisão dos 3xxx e não de captura de dados. rsrs
Abraços

joelsobrinho
Moderador
Moderador

Mensagem por joelsobrinho »

Do site GPSpassion:
UPDATED 20100719 : Raw logging is also available on the nuvi 37xx series.
it can be accessed by holding the big round speed counter in the dashboard (accessed by tapping on the speed info) and you can choose to log in bin or gpx mode, I chose the latter and it seems to end up in \GPX\position.txt - ends up in \.system\.logs\gpx folder with a file name like 20100719_140859.gpx .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
tadferreira
Moderador
Moderador

Mensagem por tadferreira »

É o mesmo menu utilizado para fazer as tracklogs, utilizo o mesmo para fazer a tracklog para o TRC. Mas é certeza que este dados não são processados?
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Entendo que se gravar em bin, é o raw, o que significa que são os dados puros.
Não me aprofundei muito no assunto, mas creio que assim seja.
Comparando com um arquivo .bin do antigo 255W, este novo é diferente. O cabeçalho deles é diferente, sendo que no novo tem infos do modelo que capturou e no antigo, aparentemente, já são os dados raw desde o início do arquivo.
Mas creio que em termos de informações, os 2 contenham os dados sem processamento.

Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Realmente deve ser raw mesmo, o problema é que nao é exatamente o mesmo padrão para todos os modelos, como indicou o Acleite. Pelo que andei lendo o formato tem tudo a ver com o chipset do gps, por isso os programinhas que convertem garmin dados nao processsados (raw) funcionam só com determinados modelos de gps. Encontrei um programa russo que seria muito bom para nosso propósito, plataforma windows (mas com conexão somente serial), dá saída direta em rinex, etc.., só que funciona apenas com gps garmin que tenham chipset Sirfstar II, III e IV (etrex antigos nao H, serie Gmap 60). Experimentei tambem o bin do 3790 com o gar2rnx que indiquei em posts anteriores. Renomei o arquivo para o padrão exigido, coloquei os parametros tudo de acordo, mas o resultado foi o esperado: ele nao reconheceu o formato do arquivo, ou seja, é um problema que certamente nao será facil solucionar. Se a gente nao chegar lá com nossos nuvis, pelo menos teremos aprendido um monte, mas vamos pesquisando. A propósito, é bom lembrar que o chipset/processador dos 3790 é o MediaTek (MTK) 3328, uma referencia importante nas nossas buscas de compatibilidade..
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

O que pega mais é que esses programas todos foram feitos pra trabalhar com os handhelds que ainda tinham a RS-232.
Acho que não tem nenhum mais moderno com este propósito.
De qualquer forma, já valeu pelo estudo sobre o assunto!
Vivendo e aprendendo... :)

Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Bom, equanto nao descobrirmos algum aplicativo que faz a transformaçao do bin raw dos nuvis ou que captura esses dados diretamente antes de serem processados pelo gps, vou retomar a questao principal do tópico que é a perda de precisao nos 3790 transformados para 3490. Alguns procedimentos "descobertos" recentemente melhoram significativamente a precisão nos 3790 (modificados ou nao), nos 34xx originais e possivelmente em todos os que usam os firmwares 2012 (24xx e 25xx). Esses procedimentos, simples e sem qualquer contra-indicaçao, estao relacionados à "limpeza" de registros satelitais a partir da utilizaçao da opçao oculta "Cold Start", "Predicted Ephemerides" (registro da previsao da posiçao orbital) e apagamento dos arquivos Hotfix, uma tecnologia da Garmin que possibilita prever a posiçao dos satélites e assim conseguir uma rápida sintonia ao ligar o gps (esses arquivos sao criados todas as vezes que se liga o gps).
Em suma, para melhorar a precisao dos modelos citados temos que apagar os 3 arquivos hotfix da pasta GPS (arc.bin, bee.bin and mt.nvm), que fica na pasta .System, e em seguida, em local aberto, depois de sintonizar todos os satélites disponíveis fazer o Cold Start (reset dos satélites). Para tanto temos que entrar na tela dos satélites (apertar e manter o dedo sobre o simbolo das barrinhas de sintonia de satélites no canto superior esquerdo da tela) e nela pressionar e manter o dedo sobre o campo "Elevaçao" até aparecer a tela "GPS SNR Logging". Estando ainda em local com ampla vista do céu, marcar a opçao "Cold Start" e no canto superior esquerdo clicar em "Start Single" para iniciar um novo processo de sintonia dos satélites e registro das efemérires (eph). Avalie a sintonia pela tabela a direita da tela ou volte para a tela anterior e acompanhe a apresentação gráfica da sintonia até a completa sincronizaçao com os satélites disponíveis. A precisão em metros aumentará significativamente na maioria dos casos devendo atingir a casa de 3 a 4 metros (mediçao estática). Nos aparelhos que já estão com bons parâmetros registrados não há perceptível melhora, mas como nao há qualquer tipo de risco no procedimento, vale a pena tentar. Ficaria grato se os proprietários dos modelos mencionados dessem um retorno dos seus resultados..
Acredito que até a semana que vem termino um tutorial completo e super atualizado de como transformar os 37xx em 3490, agora com menos problemas relacionados a precisão.
Responder