Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx
- joelsobrinho
- Moderador
Re: Precisão de satélites nos Nuvis 37xx e 34xx
Julio,
Bom dia!
Com respeito ao seu primerito artigo: a evolução do DGPS no Brasil, hoje já temos varios satélites trabalhando em WAAS. Como o Angelone comentou, eu ja postei varias imagens de recepção "D". Vide imagem abaixo
o segundo artigo, confirma os números que estamos obtendo com nosso Etrex, além da limitação da resolução temos os erro residual de correção. Muito bom artigo
O terceiro trata das correções do EGNOS europeu. Não sei em que estágio está. Não li nada a respeito.
Abaixo hardcopy da tela do meu etrex 20 com correções e satélites 30, 31 e 32.
Angelone,
No caso do erro, ( a palavra correta é incerteza), por resolução, ele informa que não poderemos ter nenhuma medida melhor, o resultado será desta para pior. Exatamente como vc disse.
Isto posto, fica a dúvida agora em se corrigir a medida por software específico, pois no final teremos o erro residual dado pela resolução!!!!
Se na aquisição de dados obtivermos um número melhor 0.1", por exemplo, 0.01", ai sim, teremos novos resultados. Lembrando que os GPS científicos do IBGE são da ordem de 0.0001".
ACLeite,
Vc que conseguiu fazer aquisição dos dados, poderia por favor mandar um arquivo para meu email.
Gostaria de ver que números temos.
[]s a todos
Joel
Bom dia!
Com respeito ao seu primerito artigo: a evolução do DGPS no Brasil, hoje já temos varios satélites trabalhando em WAAS. Como o Angelone comentou, eu ja postei varias imagens de recepção "D". Vide imagem abaixo
o segundo artigo, confirma os números que estamos obtendo com nosso Etrex, além da limitação da resolução temos os erro residual de correção. Muito bom artigo
O terceiro trata das correções do EGNOS europeu. Não sei em que estágio está. Não li nada a respeito.
Abaixo hardcopy da tela do meu etrex 20 com correções e satélites 30, 31 e 32.
Angelone,
No caso do erro, ( a palavra correta é incerteza), por resolução, ele informa que não poderemos ter nenhuma medida melhor, o resultado será desta para pior. Exatamente como vc disse.
Isto posto, fica a dúvida agora em se corrigir a medida por software específico, pois no final teremos o erro residual dado pela resolução!!!!
Se na aquisição de dados obtivermos um número melhor 0.1", por exemplo, 0.01", ai sim, teremos novos resultados. Lembrando que os GPS científicos do IBGE são da ordem de 0.0001".
ACLeite,
Vc que conseguiu fazer aquisição dos dados, poderia por favor mandar um arquivo para meu email.
Gostaria de ver que números temos.
[]s a todos
Joel
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Administrador
Joel, realmente é uma questão, mas esta atrelada ao processamento de dados no gps. Pelo que já li a respeito, qdo algum software consegue capturar os dados brutos enviados pelos satélites antes de serem processados por receptores gps garmin, ai sim a resolução é outra e transcende a representação matemática de 0,1m. Somente depois de processadas por softwares específicos teremos um nível superior de "resolução", na casa do sub-metro. Provavelmente por limitação do processador algoritimos do gps, além do objetivo para o qual foi projetado (navegação), a "resolução" fica limitada a 0,1m. Um excelente trabalho a respeito da questão da precisão dos handhelds Garmin em relaçao à precisão dos gps geodésicos e topográficos, pode ser lido em [Link externo oculto para visitantes]joelsobrinho escreveu:Julio,
Angelone, No caso do erro, ( a palavra correta é incerteza), por resolução, ele informa que não poderemos ter nenhuma medida melhor, o resultado será desta para pior. Exatamente como vc disse.
O que achei muito curioso na segunda imagem do seu Etrex20 é a quantidade de satélites americanos Navstar, sem considerar os Glonass (65 A 96) e os WAAS (33 A 64). Os gps "normais" tem 12 canais, isto é, sintonizam até 12 satélites navstar (prn number 1 a 32), mas na sua imagem estão sendo sintonizados 14 satélites dessa rede, curioso não? Afinal, quantos canais os Etrex 20 e 30 suportam?
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
- joelsobrinho
- Moderador
Angelone,
O Etrex tem muito mais coisas do que está escrito.
Vejamos, ele foi ao mercado para atender trilhas e geocache. Em ambos os casos é necessário um bom acerto, pois qq erro de 5 a 10 metros inviabiliza a caminhadda e o jogo.
A única coisa que eu vi até agora e que não variou foi a dita resolução, exceto... qdo fiz a aquisição de dados com o trackmaker. Os dados porem variam muito, sem ficarem constantes, e não pude saber exatamente o que eu estava lendo.
Depois que vc me informou sobre a aquisição de satélites diferenciais, tenho observado todos os dias as correções e nunca fica acima de uma indicação de 3 metros e sempre com muitos satélites mostrados.
Porem esta foi a única vez que eu consegui receber o sinal dos satélites 30, 31 e 32 AO MESMO TEMPO. Normalmente ficam somente 1 ou 2 satélites.
Qto a correção, o sinal eh enviado na mesma frequencia dos satélites GPS e assim recebemos a indicação com o mesmo número do satélite.
Por isto aparece muitos Ds....
Qto a resolução, tem mais algumas informações, mas são de uma complexidade muito grande e soh vai ficar dificil de ler, assim me abstive de coloca-las.
Resumindo em poucas linhas:
caso vc faça a aquisição com N casas decimais, por exemplo, uma mantissa de 0.xxx xxx xxx. Ao calcular o desvio padrão, e ele indicar 0.xxx. Não adianta coloca mais casas decimais que 0.xx pois os números não serão represetativos.
Vou aguardar o Acleite me enviar os dados que ele conseguiu ler. Se puder mandar um arquivo será ótimo.
[]s
Joel
O Etrex tem muito mais coisas do que está escrito.
Vejamos, ele foi ao mercado para atender trilhas e geocache. Em ambos os casos é necessário um bom acerto, pois qq erro de 5 a 10 metros inviabiliza a caminhadda e o jogo.
A única coisa que eu vi até agora e que não variou foi a dita resolução, exceto... qdo fiz a aquisição de dados com o trackmaker. Os dados porem variam muito, sem ficarem constantes, e não pude saber exatamente o que eu estava lendo.
Depois que vc me informou sobre a aquisição de satélites diferenciais, tenho observado todos os dias as correções e nunca fica acima de uma indicação de 3 metros e sempre com muitos satélites mostrados.
Porem esta foi a única vez que eu consegui receber o sinal dos satélites 30, 31 e 32 AO MESMO TEMPO. Normalmente ficam somente 1 ou 2 satélites.
Qto a correção, o sinal eh enviado na mesma frequencia dos satélites GPS e assim recebemos a indicação com o mesmo número do satélite.
Qto a resolução, tem mais algumas informações, mas são de uma complexidade muito grande e soh vai ficar dificil de ler, assim me abstive de coloca-las.
Resumindo em poucas linhas:
caso vc faça a aquisição com N casas decimais, por exemplo, uma mantissa de 0.xxx xxx xxx. Ao calcular o desvio padrão, e ele indicar 0.xxx. Não adianta coloca mais casas decimais que 0.xx pois os números não serão represetativos.
Vou aguardar o Acleite me enviar os dados que ele conseguiu ler. Se puder mandar um arquivo será ótimo.
[]s
Joel
-
- Administrador
Joel, sempre entendi (confirmado em leituras) que os "D" que aparecem nas barras de sintonia dos satélites americanos Navstar não tem a ver com o sinal enviado por eles, mas indicam apenas que esses satélites estão sofrendo algum tipo de correçao diferencial em graus variados e, quanto mais satélites tem alguns de seus parametros corrigidos, mais "D"s aparecerão em suas barras e maior será, supostamente, a precisão. Essa indicaçao "D" é feita pelo software do gps a partir de códigos específicos recebidos somente do satélite do sistema SBAS (WAAS/EGNOS) e nao por sinais enviados pelos satélites que sofrem as correções (e q apresentam o D). No caso da segunda imagem do seu Etrex, o satélite de numero 46, que equivale ao satelite PRN 133 e pertence a rede norte americana WAAS, é que esta sendo sintonizado pelo seu gps. A frequencia é bem próxima da L1 "normal", pouca coisa acima dela, na casa de 1600 mhz (ver posts meus anteriores com a info mais detalhada), mas com códigos mais especificos e que podem ser decodificados pelos GPSs que suportam WAAS/EGNOS, caso dos handhelds e alguns garmins rodoviários asiáticos.joelsobrinho escreveu: ..Qto a correção, o sinal eh enviado na mesma frequencia dos satélites GPS e assim recebemos a indicação com o mesmo número do satélite.
-
- Administrador
Bom, eu nao tenho o hábito de escrever seguidos posts (prefiro editar o ultimo), mas pela importancia, abro uma excessao:
Joel, ótimo os seus testes, pesquisas, etc.., mas nao podemos esquecer do objetivo primeiro do tópico: tratar da precisao entre o 3790 original e o modificado.
Como nao temos os 2 lado a lado, dependemos de outros amigos e nem sempre temos disponibilidades de horários e datas, o jeito é fazermos comparativos com os gps que já temos.
Essa metodologia comparativa é muito importante. Assim tenho feito nos ultimos dias com o meu 3790 modificado e meu Etrex30.
Em outros fóruns está sendo questionado que os valores de precisão e outros apresentados na tela do gps, são valores sem significaçao, nao são verdadeiros e nao confiáveis. Somente os dados gravados em tracklogs é que estariam corretos. Particularmente eu discordo, mas para sairmos do nível das "aparencias" (o q é mostrado na tela), o melhor caminho é gravarmos tracklogs de percursos entre os nossos gps, lado a lado, e posteriormente compara-los. Eu fiz isso, mas meu 3790 é modificado e o seu é original.
Joel, agora mais do que nunca precisamos da sua ajuda para o comparativo entre os 3790 original e seu Etrex 20. Voce poderia fazer isso qdo for possível?
É importante lembrar de desabilitar o Look On Road, colocar no modo Off Road, pedestre, etc.., tudo o que possibilite a navegaçao e gravaçao de tracklog real, sem a forçada de barra de manter o gps "dentro" da via.
Faça um teste antes em um campo de futebol ou área sem ruas para conferir se esta tudo funcionando, ok?
Eu gravei uns tracks, mas depois me dei conta q havia esquecido de colocar em off road. O pior é o firmware do 3490 nao tem a opçao Look On Road e tenho receio de possa ser automática. Também nao tem a opçao Pedestre, somente a opçao de calculo de Rota Off Road, tenho duvidas se somente essa opçao desabilita todas as outras q mencionei. Como nao tenho área off road por aqui, ainda nao pude testar se realmente é válido ou não.
De qq forma, se voce puder gravar esses tracks entre os 2 gps para estudarmos, seria muitíssimo bem vindo.
Abs
Joel, ótimo os seus testes, pesquisas, etc.., mas nao podemos esquecer do objetivo primeiro do tópico: tratar da precisao entre o 3790 original e o modificado.
Como nao temos os 2 lado a lado, dependemos de outros amigos e nem sempre temos disponibilidades de horários e datas, o jeito é fazermos comparativos com os gps que já temos.
Essa metodologia comparativa é muito importante. Assim tenho feito nos ultimos dias com o meu 3790 modificado e meu Etrex30.
Em outros fóruns está sendo questionado que os valores de precisão e outros apresentados na tela do gps, são valores sem significaçao, nao são verdadeiros e nao confiáveis. Somente os dados gravados em tracklogs é que estariam corretos. Particularmente eu discordo, mas para sairmos do nível das "aparencias" (o q é mostrado na tela), o melhor caminho é gravarmos tracklogs de percursos entre os nossos gps, lado a lado, e posteriormente compara-los. Eu fiz isso, mas meu 3790 é modificado e o seu é original.
Joel, agora mais do que nunca precisamos da sua ajuda para o comparativo entre os 3790 original e seu Etrex 20. Voce poderia fazer isso qdo for possível?
É importante lembrar de desabilitar o Look On Road, colocar no modo Off Road, pedestre, etc.., tudo o que possibilite a navegaçao e gravaçao de tracklog real, sem a forçada de barra de manter o gps "dentro" da via.
Faça um teste antes em um campo de futebol ou área sem ruas para conferir se esta tudo funcionando, ok?
Eu gravei uns tracks, mas depois me dei conta q havia esquecido de colocar em off road. O pior é o firmware do 3490 nao tem a opçao Look On Road e tenho receio de possa ser automática. Também nao tem a opçao Pedestre, somente a opçao de calculo de Rota Off Road, tenho duvidas se somente essa opçao desabilita todas as outras q mencionei. Como nao tenho área off road por aqui, ainda nao pude testar se realmente é válido ou não.
De qq forma, se voce puder gravar esses tracks entre os 2 gps para estudarmos, seria muitíssimo bem vindo.
Abs
-
- Administrador
Desculpem-me os posts seguidos, mas nao sei se terei tempo amanhã e depois. Hoje gravei uns tracks do 3790 mod e Oregon, lado a lado. Meu maior temor era a questão do lock on road automático (forçar o veiculo a se manter nas vias), pois nao achei, até o momento, onde fica a maledita opçao para desabilita-la, se é que ela existe no 3490. A unica variante que encontrei foi no menu Navegaçao (firmware do 3490), Modo de Calculo (de rota), Fora da Estrada, mass.., como temia, nao desabilitou o Lock on Road.. Ao comparar os tracks o Oregon frequentemente ficava fora das ruas, algo como 2 metros a 5 metros, totalmente dentro da margem de precisão mostrada na tela. Curiosamente o 3790 que apresentava precisão na tela bem inferior, as vezes o dobro, ficou totalmente em cima das vias, obviamente só pode ser o tal Lock on Road automático. Apesar disso o track acusou algumas (bem poucas) erradas de trajeto feias, mostrando nessas situaçoes q a real imprecisao tem significancia, mas foram poucas vezes em um trajeto de 20 km. Portanto, enquanto nao resolvermos essa questão do Lock on Road os testes comparativos de tracklogs do 3490/3790 sao meras curiosidades sem confiabilidade (talvez no 3790 original tenha a tal opçao disponível no firmware).
Em suma, se alguem souber uma forma de desabilitar o Lock on Road no 3490, favor avisar..
Abs
Em suma, se alguem souber uma forma de desabilitar o Lock on Road no 3490, favor avisar..
Abs
- Rodrigo1
- Usuario 0
angelone,
Se não me engano, se vc colocar o Nuvi para o modo pedestre ele desativará o lock on route.
[]'s
Se não me engano, se vc colocar o Nuvi para o modo pedestre ele desativará o lock on route.
[]'s
Nuvi 3597 LMTHD / Nuvi 3790T / Nuvi 200 / Nuvi 205 / Nuvi 765T
[Link externo oculto para visitantes]
-
- Administrador
Rodrigo, obrigado! mas... no firmware do 3490 não tem a opção Pedestre, nem Lock on Road, Off Road, etc.. nada que possibilite o uso fora de estrada e consequentemente de outros tipos de mapas.
Existe a possibilidade de gravaçao do track em formato .bin Garmin (além do gpx) que, aparentemente, são dados brutos e talvez com nível diferente de precisão. Voce saberia dizer qual aplicativo lê esse formato?
Eu estava gravando o track com rota habilitada, o que deve forçar de alguma forma o lock on Road. Vou tentar sem rota e também desabilitar todos os mapas, camadas e opções a "evitar".
Talvez assim a gravaçao fique "normal"..
Existe a possibilidade de gravaçao do track em formato .bin Garmin (além do gpx) que, aparentemente, são dados brutos e talvez com nível diferente de precisão. Voce saberia dizer qual aplicativo lê esse formato?
Eu estava gravando o track com rota habilitada, o que deve forçar de alguma forma o lock on Road. Vou tentar sem rota e também desabilitar todos os mapas, camadas e opções a "evitar".
Talvez assim a gravaçao fique "normal"..
- Quinca
- Moderador
Angelone, não sei se é o que você se refere, mas tem um programa que (ao menos consta no menu...) abre os arquivos (de determinada genética) ".bin". Veja:

Abs.

Abs.
- acleite
- Administrador
Quinca, Holux é uma marca de gps. ( [Link externo oculto para visitantes] )
Nesse caso aí, é para abrir arquivo binário desta marca. (provavelmente, arquivos raw da mesma)
Nesse caso aí, é para abrir arquivo binário desta marca. (provavelmente, arquivos raw da mesma)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
-
- Administrador
Quinca, obrigado pela dica. Esqueci de dizer que era o .bin Garmin. Como o Acleite disse, o .bin q o Routeconverter abre é o do Holux. Como já tenho o Routeconverter tentei abrir meu bin e o resultado foi um que ele "leu" como POIs garmin, mas curioso é que apresentou um conjunto de pontos geográficos em forma de cruz na costa oeste da Africa, rss.., nada a ver com o trajeto urbano que gravei no Brasil. Tudo indica que deve ser pontos de localizaçao de algum satélite.Quinca escreveu:Angelone, não sei se é o que você se refere, mas tem um programa que (ao menos consta no menu...) abre os arquivos (de determinada genética) ".bin". Veja:
[/img] Abs.
O importante seria tentar encontrar um programa que abrisse os .bin Garmin, pois cada fabricante tem o seu padrão. Abs
- joelsobrinho
- Moderador
Angelone:
Mande um .bin para mim, por email.
Vou tentar alguns truques com ele.
[]s
Joel
Mande um .bin para mim, por email.
Vou tentar alguns truques com ele.
[]s
Joel
-
- Administrador
Joel, te passo, sem problemas, mas voce pode facilmente gravar os seus à vontade, como alguem indicou em posts anteriores: entrando em Diagnostics Page (apertando e mantendo o canto superior direito da tela do volume)/Diagnostic Login/Start Recording/ escolher os bin ou gpx em gps etc.. e clicar canto superior direito em Start. A partir dai, quando voltar para a tela do mapa aparecerá um icone no canto inferior esquerdo Stop. Clicar para finalizar a gravaçao do track, é simples. Pode se recuperar pelo Basecamp que identifica automaticamente como tracks (trilhas, caminhos percorridos) ou abrindo-se diretamente os arquivos a partir da pasta Logs da memória interna.
A questão do modo Pedestre já esta resolvida: ele existe sim, bem simples mudar pra esse perfil. Já vi vários comentários (erroneos) em foruns internacionais, que no 34xx e 35xx a Garmin suprimiu o modo Pedestre, ela nao retirado, apenas ficou escondido (mas nao muito). Para entrar nesse perfil basta clicar rapidamente no icone do automóvel que fica ao lado do icone das barrinhas de satélite. No modo Pedestre imagino que o Lock on Road é desabilitado. Hoje fiz alguns tracks do 3790 junto com meu Oregon, mas já deu para sentir claramente a imprecisão do 3790 mod (modificado) em vários momentos. Quem quiser repetir testes desse tipo, deixe o gps em modo Pedestre e em navegaçao/calculo de rota deixar em Fora de Estrada. Também desabilitei todos os mapas. Para ter algum efeito comparativo o ideal é ter pelo menos 2 gps lado a lado, mas o ideal é 3 ou mais. É isso que farei brevemente e quero testar também em "canyons" urbanos, i.e, ruas cheias de prédios, um teste de fogo. Joel, estamos aguardando seus testes comparativos de tracks entre o 3790 e etrex20 (vide firmware modificado). abs
A questão do modo Pedestre já esta resolvida: ele existe sim, bem simples mudar pra esse perfil. Já vi vários comentários (erroneos) em foruns internacionais, que no 34xx e 35xx a Garmin suprimiu o modo Pedestre, ela nao retirado, apenas ficou escondido (mas nao muito). Para entrar nesse perfil basta clicar rapidamente no icone do automóvel que fica ao lado do icone das barrinhas de satélite. No modo Pedestre imagino que o Lock on Road é desabilitado. Hoje fiz alguns tracks do 3790 junto com meu Oregon, mas já deu para sentir claramente a imprecisão do 3790 mod (modificado) em vários momentos. Quem quiser repetir testes desse tipo, deixe o gps em modo Pedestre e em navegaçao/calculo de rota deixar em Fora de Estrada. Também desabilitei todos os mapas. Para ter algum efeito comparativo o ideal é ter pelo menos 2 gps lado a lado, mas o ideal é 3 ou mais. É isso que farei brevemente e quero testar também em "canyons" urbanos, i.e, ruas cheias de prédios, um teste de fogo. Joel, estamos aguardando seus testes comparativos de tracks entre o 3790 e etrex20 (vide firmware modificado). abs
- mhfernandes
- Usuario 0
Companheiros, encontrei o que estava procurando.
Acredito poderá ajudar!
Acredito poderá ajudar!
mhfernandes,
bom dia.
Grato por reportar. Já salvei o arquivo e farei uma leitura/estudo do mesmo.
Abs
bom dia.
Grato por reportar. Já salvei o arquivo e farei uma leitura/estudo do mesmo.
Abs