DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Ney BP
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:03

DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Ney BP »

Sr Marcio, Boa Tarde

Tenho um Garmin DriveAssist 50LM e tenho algumas dúvidas:

1-Quais arquivos e pastas devo manter na memória interna e quais deletar?

2- Quais arquivos e pastas devo transferir para o cartão microSD?

Grato e no aguardo de sua atenção,
PAZ e SAÚDE e LUZ
Ney
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Thundercel »

Olá!

Inicialmente recomendamos fazer um backup de todas as pastas e arquivos existentes no aparelho. Esse backup poderá solucionar muitos problemas que pdoerão existir no futuro.
1-Quais arquivos e pastas devo manter na memória interna e quais deletar?
Eu deixo em meu aparelho, na memoria interna, somente os arquivos de texto e voz dos idiomas que compreendo, ou seja, ingles, espanhol, portugues.
Esses arquivos ficam geralmente nas pasta TXT e VOICE, depende do modelo (não tenho o 50).
Existe também a pasta HELP, nela são arquivados os arquivos de Ajuda em varios idiomas. Deixo ali somente os idiomas que defino para as pastas VOICE e TXT.
2- Quais arquivos e pastas devo transferir para o cartão microSD?
Recomendamos para o cartão empregar somente arquivos de mapa e alertas.
Originalmente o Garmin vem de fabrica como o mapa da região onde foi fabricado. Esse mapa vem em arquivo de nomenclatura gmapprom.IMG. Junto a ele vem dois arquivos de mesmo nome só que com extensões GMA e UNL. Esses arquivos menores de mesmo nome contem as chaves de desbloqueio daquele mapa. Esse mapa recomendo manter na memoria interna. No cartão so os demais mapas do Brasil.

O nuvi vem geralmente de fabrica com uma pasta POI e, se adquirido no Brasil, dentro dessa pasta vem um arquivo sample... (qualquer coisa). Pode excluir sem dó essa pasta POI com seu arquivo internamente porque esse arquivo é um exemplo de alerta da nossa base do maparadar de 2011.

Na raiz do SD card crie uma pasta POI e dentro dela carregue os arquivos de alerta baixados gratuitamente aqui no site Gpsinfo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Ney BP
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:03

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Ney BP »

Sr. Marcio

Obrigado pela atenção.

Ainda dúvidas:

1-Anteriormente eu tinha um 1490 Garmin, e era aconselhável por você a colocar os mapas no microSD para não sobrecarregar com o acesso constante ao mapa na memória interna, também - o que mudou?

2-No 50 LM Garmin existe uma pasta " .System " com as seguintes pastas e arquivos:
Pastas:
- ASR
- BTM
- Diag
- EULA
-ExtData
-Fonts
-GPX
-JVC
-Map
-RemoteSW
-RoadsideAssist
-SID
-SQLite

Arquivos:
-0846999993.gma - 3 KB
-Credits.xml - 1 KB
-fs_image.ver - 1 KB
-gmapbmap.img - 49.808 KB
-gmapprom.img - 1.055.744 KB
-gmaptz.img - 589 KB
-GUPDATE.GCD - 30.453 KB
-Locales.xml - 106 KB
-manifest.txt - 538 KB
-TrafficProvider.xml - 302 KB

2-A extensão .GMA está no 1º arquivo da lista acima, mas com extensão UNL não existe - sei que em outros modelos como meu 1490 tem essa extensão.
Não seria o arquivo " gmaptz.img " com 589 KB?

3-Se só colocar no cartão microSD a pasta POI o cartão ficará com quase sua totalidade livre - é só esta pasta mesmo?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Thundercel »

1-Anteriormente eu tinha um 1490 Garmin, e era aconselhável por você a colocar os mapas no microSD para não sobrecarregar com o acesso constante ao mapa na memória interna, também - o que mudou?
Não fui claro na citação anterior?
Thundercel" escreveu:Recomendamos para o cartão empregar somente arquivos de mapa e alertas.
Originalmente o Garmin vem de fabrica como o mapa da região onde foi fabricado. Esse mapa vem em arquivo de nomenclatura gmapprom.IMG. Junto a ele vem dois arquivos de mesmo nome só que com extensões GMA e UNL. Esses arquivos menores de mesmo nome contem as chaves de desbloqueio daquele mapa. Esse mapa recomendo manter na memoria interna. No cartão so os demais mapas do Brasil.
Sublinhado a excessão
2-A extensão .GMA está no 1º arquivo da lista acima, mas com extensão UNL não existe - sei que em outros modelos como meu 1490 tem essa extensão.
Não seria o arquivo " gmaptz.img " com 589 KB?
O arquivo do mapa é o gmapprom.img e como dentro da sua pasta .system não tem os arquivos gmpapprom.gma e gmapprom.unl, deduzo que o mapa carregado em seu aparelho é o mapa desbloqueado (pirata).
Não seria o arquivo " gmaptz.img " com 589 KB?
Esse arquivo é o time zone e não deve ser retirado da memoria interna.
3-Se só colocar no cartão microSD a pasta POI o cartão ficará com quase sua totalidade livre - é só esta pasta mesmo?
No cartão a pasta POI é criada para receber os arquivos de alerta.
Nele também, para os eu modelo de garmin, pode ser criada a pasta MAP para receber outros mapas alé do que está dentro da pasta .system, no arquivo gmapprom.img
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Ney BP
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:03

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Ney BP »

Sr. Marcio

Me desculpe.

O Sr. foi claríssimo - o erro e pressa na leitura foram meus.
Peço ao Sr. paciência com este que vos fala - não é lamento nem desculpas - estou com a vista muito cansada devido às tarefas para resolver assuntos familiares, tanto da minha, como da família de minha esposa, com falecimentos recente de meu pai e de meu sogro há alguns anos; e sou eu quem cuido de tudo.

Vamos aos fatos:
1- Na atualização pelo Garmin Express apareceram as tais extensões que o sr. mencionou - se não me engano, já tinha lido em algum lugar que o mapa deveria ser atualizado antes do uso.

2-Esse meu modelo DriveAssist 50 é o LM - está transcrito na caixa - não é importado (pelo que sei) e tem atualizações de mapas vitalícios da América do Sul incluindo o Brasil.
Antes e depois da atualização são 2 mapas : as duas versões após a atualização são a 2018.2 do CN South América NT Foursquare e outro All.
A dúvida é se este é ou não LM.
Como saber?

Grato e mais uma vez desculpas,
Ney
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Thundercel »

1- Na atualização pelo Garmin Express apareceram as tais extensões que o sr. mencionou - se não me engano, já tinha lido em algum lugar que o mapa deveria ser atualizado antes do uso.
Ao adquirir um aparelho garmin a primeira providencia que devemos tomar é criar (se não existe) um cadastro no site da garmin em https://rma.garminstore.com.br/Cliente . O aparelho deve ser registrado naquele site.

Empregando o programa Garmin Express identificará voce o que é oferecido de atualizações para os eu aparelho e recomendamos fazer todas as atualizações oferecidas.

As extensões por mim citadas não aparecem como tais e sim pela função do arquivo que ela se refere. Se for mapa sabemos que a extensão dele é IMG, porém no Garmin Express aparece atualização de mapa e não a extensão do arquivo do mapa.
2-Esse meu modelo DriveAssist 50 é o LM - está transcrito na caixa - não é importado (pelo que sei) e tem atualizações de mapas vitalícios da América do Sul incluindo o Brasil.
Antes e depois da atualização são 2 mapas : as duas versões após a atualização são a 2018.2 do CN South América NT Foursquare e outro All.
A dúvida é se este é ou não LM.
Como saber?
Se pelo garmin expressa lhe é oferecido a atualização 2018.20 do CN em 2 versões (mapa e foursquare) podemos deduzir que ele seja LM uma vez que essas versões sairam esta semana.

Pode e deve fazer essas atualizações.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Ney BP
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:03

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Ney BP »

Ok Sr. Marcio

Muito obrigado.

Vou insistir em uma pergunta.

Podemos retirar da memória interna do GPS e deixar esses 3 arquivos gmapprom.IMG e o mesmo arquivo com as extensões .GMA e. UNL e colocá-los somente no micro-mini SD Card dentro de uma pasta ou na sua raiz?
Ou seja na memória interna não existirão mais esses arquivos - eles estarão somente no Cartão MicroSD.

Grato e no aguardo de sua atenção
Ney
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Thundercel »

Podemos retirar da memória interna do GPS e deixar esses 3 arquivos gmapprom.IMG e o mesmo arquivo com as extensões .GMA e. UNL e colocá-los somente no micro-mini SD Card dentro de uma pasta ou na sua raiz?
Ou seja na memória interna não existirão mais esses arquivos - eles estarão somente no Cartão MicroSD.
Em meu aparelho eu deixo o arquivo gmapprom.img no sd card, dentro da pasta Map criada por mim na raiz.
Os arquivos gmapprom.unl e gmapprom.gma deixo dentro da pasta .system da memoria interna porque esses vinculam aquele ao ID do aparelho e não ao ID do sd card.
Nunca testei colocar os UNL e GMA no sd card junto ao IMG vinculado a eles.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Ney BP
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:03

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Ney BP »

OK Sr. Marcio

Vou seguir a voz da sabedoria de seus passos e fazer igualmente.
Vou testar e tenho absoluta certeza, como no meu GPS anterior que o senhor orientou, que não haverá problemas.
Volto aqui para lhe agradecer novamente e postar o resultado.
Gratidão
Paz e Luz e Saúde
Ney
Ney BP
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Jan 2013, 19:03

Re: DriveAssist 50LM 0 Mapas e POI's transferir para Cartão

Mensagem por Ney BP »

Ok Sr Marcio

Como prometido volto aqui para lhe agradecer, novamente, e dizer que testei conforme orientações e deu tudo certo.
O funcionamento está perfeito.

Mais uma vez muito Obrigado e
Paz e Luz e Saúde

Ney
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.