Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
marcaoz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:35

Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por marcaoz »

Olá Pessoal! Boa tarde.
Estou com uma dificuldade no meu 76csx e não encontrei nada que me ajudasse nos vários tópicos que pesquisei.
Meu uso é basicamente para gravar pontos e trajetos em rios mas dias atrás não consegui gravar um trajeto que havia feito (não mostrava a função grave realçada).
Daí apaguei um trajeto sem importância e depois refiz o novo trajeto e pude gravar. Então concluí que era uma questão de espaço na memória. Porém novos trajetos não estou conseguindo gravar. Marquei a opçãp “registrar tracks na carta de dados” imaginando que isso iria transferir tudo para o cartão sd ou permitir-me gravar novos trajetos diretamente no sd. Mas nada mudou.
Minhas dúvidas são:
- os trajetos são gravados na memória interna ou sd?
- como faço para passar os trajetos e pontos para o sd?
- quando entro na configuração do trajeto surge uma barra indicando 10% cheio. Isso é o espaço utilizado do sd?
Grato. Abraços.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por Angelone »

Nao me lembro bem do menu do sistema operacional do seu gps nem seus limites, mas pelo que voce relata tudo indica que foi atingido o numero maximo de pontos suportados no conjunto de tracks.
No meu gps atual (Etrex 30 e Oregon) o aparelho grava o track sempre na memória interna no gps passando para o cartão somente no momento em que é salvo manualmente. Um dos modos de limpar a memoria interna e passar os tracks para o cartão é atraves do Basecamp. Crie uma "lista" (arquivo/novo/lista) na Biblioteca. Conecte o gps e assim q identificado copie tudo (tracks, waypoints..) para a lista criada, assim voce terá um backup no PC. Tenha certeza q tudo esta devidamente gravado no Basecamp (desconecte o gps, entre no programa e confira se esta tudo lá). Se estiver ok conecte novamente o gps, selecione os tracks, etc., e apague tudo que nao interessar.
Na sequencia copie os tracks com o Basecamp para o cartão de memória do gps (botão direito em cima dos tracks e "Enviar para.."). Qdo isso é feito o meu gps passa a ler os tracks do cartao (talvez aconteça com o seu tb). Com isso voce economiza a memória interna destinada a armazenamento de tracks. Entretanto, para trips muito importantes nao recomendo gravar no cartão, pois a probabilidade de erro de leitura (q já aconteceu comigo me deixando em apuros) ou problemas do tipo é muito maior no cartao externo do que na memória interna, que em geral também é mais rápida.. Talvez devido a grande variaçao de qualidade e confiabilidade dos cartoes externos a Garmin priorize a gravaçao de tracks na memória interna..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
marcaoz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:35

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por marcaoz »

Bom dia Angelone.
Posso usar o mapsource ou o basecamp é mais apropriado para isso?
Grato pela atenção.
Abraços.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por Angelone »

O seu modelo é compativel com o Mapsource, mas recomendo o Basecamp já q o Mapsource é um programa descontinuado há anos e o Base é atual e tem muito mais recursos…
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
marcaoz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:35

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por marcaoz »

Ótimo Angelone!
Vou seguir suas dicas pra resolver isso. Mais uma vez agradeço-lhe pela ajuda.
Abraços.
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por pvezu »

Olá Marcaoz!
Tenho um Garmin 60CSx, que possui o mesmo sistema do 76CSx, com exceção que o seu flutua e meu afunda !!!!
O sistema interno do aparelho possui um limite de pontos para ser gravado, que dependerá da frequencia que você escolheu para gravar, e quando estoura esse limite automaticamente ele vai anulando o início da marcação. Mas tem uma grande vantagem, uma vez configurado para salvar simultaneamente no cartão de memória, aí o limite de gravação será a capacidade do cartão SD. Esses registros no cartão serão salvos na extensão gpx e poderá ser visualizada no Mapsource ou no Basecamp.

Qualquer dúvida estamos por perto !!!
marcaoz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:35

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por marcaoz »

Boa noite Pvezu.
Meu cartão sd é de apenas 2 gb. Acho que vou trocar por um de 4 ou 8 e depois configurar para gravar no sd e transferir meus trajetos e pontos para ele.
Grato pela ajuda.
Abraços.
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por pvezu »

Marcaoz !!
Só como curiosidade:
Fiz uma caminhada de 48 Km., com o tempo corrido de 09:40hs, gravando a cada 2 segundos e isso tudo consumiu somente 2,3 Mb da memória do cartão. Portanto dependendo da quantidade de mapas que estão no cartão SD os 2 Gb que você possui são mais que suficientes.
Até mais...
Pvezu
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por Angelone »

marcaoz escreveu:Boa noite Pvezu.
Meu cartão sd é de apenas 2 gb. Acho que vou trocar por um de 4 ou 8 e depois configurar para gravar no sd e transferir meus trajetos e pontos para ele.
Grato pela ajuda.
Abraços.
Como disseram acima, 2gb é mais do que suficiente para gravar tracklogs, já que esses ocupam muito pouco espaço em disco. Analisei alguns tracks meus e constatei que mesmo o gps configurado para gravar track points com frequência e intervalo em auto (deu 18 pontos de trajeto por segundo) ele atingiria no máximo 1,6 megas (mesmo com waypoints), bem abaixo da casa dos mil ou 2 mil megabytes (2GB) do micro SD. Um cartão de maior capacidade pode ser útil para armazenar maior quantidade de mapas, se for o caso. Os tracklogs são arquivos pequenos para a memória do cartão, mas mesmo assim se pode estimar o tamanho dos arquivos pelo tipo de trajeto escolhido nas opções de gravação. Um exemplo, como o do post anterior de 50km em 10 hs (arredondando) q significa aproximadamente 5 km/h, i.e, andar rápido em trilha fácil, pode-se escolher intervalo de tempo normal ou menos frequente para economizar espaço de memória. Em trilhas difíceis (subida de montanhas com cargueira, vara-matos..) onde a velocidade é baixa (2 km/h ou na casa dos 200 metros por hora em vara-mato) melhor escolher o método de gravação por distancia e maior frequência, para ter precisao no tracklog e nao gastar muito espaço da memória.

Por curiosidade e para esclarecer usuários que tenham a mesma dúvida, conferi pelo manual do Etrex Vista HCx, q usa praticamente o mesmo sistema operacional do 76/60 CSx, que realmente é possível gravar os tracklogs no cartão de memória habilitando em Menu/Trajetos/Definições/Conf. Carta de Dados, mas com um detalhe importante: o trajeto será gravado no cartão microSD e na Memória Interna simultaneamente, segundo o manual. Só não é dito o que ocorre quando a memória interna encher. Para evitar problemas, creio que ser importante deixar desmarcada a opção "Envolver quando Cheio" pois se o sistema repetir o processo que faz na memória interna, q é bem limitada nesses modelos, poderá complicar. Resta saber se deixando habilitada a função ele sobrescreverá somente na memória interna e nao na externa, mas é algo para se testar ou pesquisar.

Por fim, confirmo que o Etrex 30, e provavelmente todos que usam esse sistema operacional, nao grava os tracklogs no cartão SD. Entretanto isso nao é preocupante porque, diferente dos 60 CSx e Vista HCx, ele tem uma relativamente farta memória interna (quase 2 Gigas eqto os mencionados tem somente rom flash memory reduzida q nem é reconhecida pelo Sistema Operacional dos computadores - somente Mapsource e Basecamp), considerando o tamanho relativamente pequeno dos tracklogs, como mencionado anteriormente. A própria opção automática de gravação já dá segurança: eu utilizo a Auto-arquivamento quando cheio, assim atingido o limite de 10.000 pontos o track é salvo automaticamente. Tem também as opções de auto -arquivamento Diário e Semanal, além da manual que pode ser feita a qualquer momento. Esses modelos novos não tem os problemas de perda de pontos quando salvos, conforme explico abaixo.

p.s: o 60 CSx, Vista HCx e família, por só terem uma limitada memória flash rom interna onde gravam tracklogs e waypoints, no momento em que se escolhe a opção Gravar o trajeto (qdo definimos um nome) o sistema comprime o arquivo e normalmente elimina muitos pontos do trajeto*, podendo gerar um tracklog simplificado e com muito menos detalhes do que o original (caso de tracks com muitos pontos). Para evitar isso recomenda-se, antes de utilizar a opção "Gravar" passar o tracklog para o computador, assim todos os pontos serão preservados, muito melhor para quem quer manter um grau maior de precisão dos tracklogs (registro do trajeto).

*nas especificaçoes do manual do 60Csx consta "10K point automatic track log; 20 saved tracks 500 points each.." que confirma o que eu disse acima. Interessante que 500 pontos salvos em 20 tracks totalizam 10 mil pontos, portanto, o limite é a soma nos tracks salvos e nao por track, ou seja, 10 mil pontos somente no track nao salvo. Nos modelos mais recentes o limite é 10 mil pontos por track unitariamente e o limite total de tracks salvos é 200, uma diferença gigantesca para os antigos, ou seja, ele salva um total de 2.000.000 (dois milhões de pontos) no gps = 200 tracks X 10.000 pontos.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
marcaoz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:35

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por marcaoz »

Bom dia Pessoal! Fico muito contente quando recebo orientações daqueles que conhecem bem o assunto!
Como minha necessidade é um pouco simples não conheço muito além das funçoes básicas do gps.
Então vou manter meu sd de 2 e gostaria de mais algumas dicas.
O que significa exatamente a opção "envolver quando cheio"?
Notei que meu 76 está configurado para gravar 3000 pontos por trajeto. É uma quantidade normal ou é muito?
Outra dúvida; dos modelos mais novos e portáteis (que possuam maior memória e possam receber uma imagem do earth como plano de fundo, por exemplo), algum deles "flutua" como o 76?
Grato. Abraços.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por Angelone »

marcaoz escreveu:Bom dia Pessoal! Fico muito contente quando recebo orientações daqueles que conhecem bem o assunto!
Como minha necessidade é um pouco simples não conheço muito além das funçoes básicas do gps.
Então vou manter meu sd de 2 e gostaria de mais algumas dicas.
O que significa exatamente a opção "envolver quando cheio"?
Notei que meu 76 está configurado para gravar 3000 pontos por trajeto. É uma quantidade normal ou é muito?
Outra dúvida; dos modelos mais novos e portáteis (que possuam maior memória e possam receber uma imagem do earth como plano de fundo, por exemplo), algum deles "flutua" como o 76?
Grato. Abraços.
"Envolver quando cheio" significa sobrescrever o tracklog assim que ele atinge o limite da memória interna, utilizada somente para gravar tracklogs (10.000 pontos) e pontos de parada, localizaçao e favoritos (1.000).
Particularmente preferiria configurar o gps para 10.000 pontos por trajeto, pois apesar de todos serem reduzidos a 500 pontos qdo salvos, se voce transferir para o computador antes de salvar o track voce terá os 10K, ou seja, um trajeto muito mais detalhado.
O modelo equivalente ao seu, náutico portátil e q flutua, mais moderno e com os recursos que mencionei anteriormente (entre muitos outros) sao os da série 78: o 78s vem sem mapa, o 78 sc vem com bluechart, carta náutica, e o 78 puro nao tem bussola (magnetômetro), barômetro nem vem com mapa..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
marcaoz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:35

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por marcaoz »

Boa tarde Angelone!
E eu achando que 3000 era muito.
E o 78 não tem o modelo csx como o 76? Ele suporta isso que mencionei, de selecionar uma área do earth e jogar no gps para usar como plano de fundo para usar como plano de fundo (creio que seja mais ou menos isso que li)?
Na prática "imagino" que todos os trajetos ou pontos que eu usar e que estejam dentro dessa área pré selecionada aparecerão na tela como se estivesse vendo a imagem do earth (bem melhor que o mapinha feio e impreciso que aparece na tela do meu 76).
E dentre esses Oregon, Dakota e outros "bichos", nenhum flutua?
Se bem que essa função "floating" do meu não me convenceu muito. Optei por esse modelo por usar o aparelho quase sempre num barco. Mas pelo teste que fiz, creio que se acontecer do aparelho cair da mão de uma altura maior que um metro da linha dágua, não sei se ele retorna à superfície (ou se retornar talvez eu já não consiga saber o ponto exato onde caiu caso esteja com o barco em movimento, entendeu?). Se juntar uma correnteza, mesmo que fraca, a tudo isso, acho que já era um gps. Hoje em dia considero mais seguro deixar sempre preso com um mosquetão ao aparelho um bóia de isopor branca ou amarela, que não irá interferir no uso dentro dum barco e caso use em terra é só tirar.
Abraços.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por Angelone »

marcaoz escreveu:Boa tarde Angelone!
E eu achando que 3000 era muito.
E o 78 não tem o modelo csx como o 76? Ele suporta isso que mencionei, de selecionar uma área do earth e jogar no gps para usar como plano de fundo para usar como plano de fundo (creio que seja mais ou menos isso que li)?
Na prática "imagino" que todos os trajetos ou pontos que eu usar e que estejam dentro dessa área pré selecionada aparecerão na tela como se estivesse vendo a imagem do earth (bem melhor que o mapinha feio e impreciso que aparece na tela do meu 76).
E dentre esses Oregon, Dakota e outros "bichos", nenhum flutua?
Se bem que essa função "floating" do meu não me convenceu muito. Optei por esse modelo por usar o aparelho quase sempre num barco. Mas pelo teste que fiz, creio que se acontecer do aparelho cair da mão de uma altura maior que um metro da linha dágua, não sei se ele retorna à superfície (ou se retornar talvez eu já não consiga saber o ponto exato onde caiu caso esteja com o barco em movimento, entendeu?). Se juntar uma correnteza, mesmo que fraca, a tudo isso, acho que já era um gps. Hoje em dia considero mais seguro deixar sempre preso com um mosquetão ao aparelho um bóia de isopor branca ou amarela, que não irá interferir no uso dentro dum barco e caso use em terra é só tirar.
Abraços.
A série tem o 78, 78s e 78Cs, sendo a diferença entre os ultimos apenas a bluechart (provavelmente da América do Norte). O 78 nao tem bussola nem barometro, como dito anteriormente.
Sim, essa série suporta imagens raster georefenciadas para navegaçao, q inclui cartas escaneadas e imagens de satélites. Teoricamente só daria para usar imagens de satélite da Garmin, serviço conhecido como Birdseye (pago), mas tem como usar imagens do google earth através de programas e utilizaçao de firmware hackeado. Entretanto é necessário algum trabalho e pesquisas para entender e implementar os procedimentos, mas nada do outro mundo.
Os outros modelos portáteis da Garmin, como os citados, nao flutuam. O unico portátil dedicado a uso náutico (mas q pode ser usado em trilhas normais) é o da série 78.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
marcaoz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Jul 2012, 11:35

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por marcaoz »

Bom dia Angelone! Perguntei sobre a existência do modelo 78 csx pois vi num site gringo. Mas como vc confirmou que não há essa versão e nem no site da Garmin ela aparece, concluo que seja alguma "malandragem" de marketing.
Mas por hora vou tentar otimizar o uso do meu aparelho e ficar com ele mesmo, pois a grana é muito curta. Caso seja necessário posso conciliar o gps com as imagens de satélite do celular. Mas se eles lançassem uma versão de mapa base que fosse mais fiel às imagens reais já seria um implemento e tanto pros modelos antigos como o 76!
Grato pela atenção. Abraços.
tetenic
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:28

Re: Garmin map 76csx não grava novos trajetos!

Mensagem por tetenic »

Amigo!
Se vc instalar no seu not o programa Home Port da Garmin, com o cabo de dados vc pode importar todo seus pontos de passagens, rotas e trajetos do seu gps para seu pc, nomeei e guarde, ai vc pode apagar tudo do gps e abrir espaço pra novos trajetos!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.