Em busca do GPS ideal...

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Lonebird
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Fev 2013, 09:26

Em busca do GPS ideal...

Mensagem por Lonebird »

Desculpem-me o assunto; vocês usuários cascudos já devem estar esgotados de perguntas assim... Sou novo no forum e sou novo no assunto GPS!
Depois de muitas viagens - viajo muito a trabalho (e de vez em quando a passeio), resolvi comprar um GPS que evite com que eu tenha que alugar um a cada vez!
Depois de ler várias respostas, conclui que Garmin é quase unânime.
Deve ter as informações de trânsito e radar, 5" parece ser a tela ideal, resposta rápida, JCV, Lane Assist, etc, mas a questão central acaba sendo os mapas! Para minha utilização, seria fundamental que tivesse mapas atualizados de Brasil, Europa e USA, com o menor (ou mesmo nenhum) custo possível! Neste ponto, aprendi com vocês que os mapas brasileiros tem solução com o Tracksource. Existem caminhos similares para Europa e USA?
Em resumo: vamos de Garmin, desde que a disponibilidade / preço dos mapas seja viável. Qual a opinião/sugestão de vocês?
Obrigado desde já.
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por acleite »

Para os Garmin, se procurar na net vai encontrar mapas com muito mais facilidade do que se procurar para os gps de outras marcas. (os com o navegador iGo, por exemplo)
Existem vários projetos de mapas voluntários por aí (tipo o Traracksource), fora os "piratas" que o pessoal coloca em alguns sites.
Isso fora a qualidade do equipamento, que indiscutivelmente é o melhor.
Não é a toa que navegação aérea e marítma use tudo Garmin.
Pode ir sem medo que não irá se arrepender. :)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por seggia »

Lonebird
Saudações
Não há dúvida alguma, escolha Garmin e não vai se arrepender.
Quanto aos mapas será muito fácil de achar os piratas ou comprar com um preço que não é muito caro.
Estou postando aqui corroborando com o acleite para que você tenha mais uma opinião.
Eu tenho dois Garmin, mais antigos, e estou muito satisfeito com eles. No meu smartphone tenho 4 outros e posso falar com base o Garmin é o bicho.
seggia
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Lonebird
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Fev 2013, 09:26

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por Lonebird »

Obrigado pelos conselhos. Aparentmente, o Garmin é quase uma unanimidade. Obrigado.
Avin1973
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 91
Registrado em: 23 Fev 2013, 20:03

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por Avin1973 »

Minha sugestão? Teste.

O Tomtom tem alguns detalhes nele que prefiro aos Garmin.
O Garmin tem vantagens sensacionais, como vários mapas ao mesmo tempo e coisas que deixam o Tomtom para trás.
Há quem não goste de nenhum dos dois porque, por exemplo, não dão a informação de direção dos radares.
Há quem tenha se acostumado a um Ipiranga, carregue a base de pardais nele e seja mais do que suficiente.
Nenhum deles é perfeito.

O melhor é sempre testar, de preferência Garmin e Tomtom.
jgag
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Mar 2013, 13:48

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por jgag »

vocês comentaram que existem alguns mapas para Europa de projetos tipo o tracksource. Não gostaria de baixar um pirata, pois tenho receio do que pode vir junto. vocês sugerem algum específico?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por Angelone »

Uma excelente alternativa é utilizar mapas do projeto aberto Open Street Maps, que tem a grande vantagem de oferecer mapas roteáveis para gps Garmin. Selecione a região de interesse, o formato e ele será compilado.
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jgag
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Mar 2013, 13:48

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por jgag »

Angelone escreveu:Uma excelente alternativa é utilizar mapas do projeto aberto Open Street Maps, que tem a grande vantagem de oferecer mapas roteáveis para gps Garmin. Selecione a região de interesse, o formato e ele será compilado.
[Link externo oculto para visitantes]
Obrigado pela ajuda. Só para complementar: independente do mapa, ele deve ser baixado na pasta Map do nuv50, não é isso?
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por seggia »

De preferencia num cartão SD , em que vc. criou a pasta map e poi na raiz do cartão. colocar mapas na memória do gps é perigoso. Se colocar arquivo corrompido vc. vai ter um trabalho danado para consertar.
Finalizando coloque o mapa dentro da pasta map do cartão e os avisos de radares e afins dentro da pasta poi.
Isto vale para os garmin mais novos de Nuvi 1000 para cima.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por seggia »

Ângelo
Saudações
Vc já usou estes mapas openstreet? Qual sua opinião?
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
jgag
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Mar 2013, 13:48

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por jgag »

seggia escreveu:De preferencia num cartão SD , em que vc. criou a pasta map e poi na raiz do cartão. colocar mapas na memória do gps é perigoso. Se colocar arquivo corrompido vc. vai ter um trabalho danado para consertar.
Finalizando coloque o mapa dentro da pasta map do cartão e os avisos de radares e afins dentro da pasta poi.
Isto vale para os garmin mais novos de Nuvi 1000 para cima.
Olá seggia,

Há 2 anos instalei, conforme a recomendação acima, o openstreetmap no meu NuVi 50.
Na ocasião, selecionei as regiões da Alemanha e Bélgica. No entanto, tive problemas quando cheguei à Bélgica, já que em certas regiões o mapa mostrava onde estava, mas eu não conseguia determinar destinos/direções e em outras o mapa parecia não instalado. Em parte da Bélgica e na Alemanha funcionou sem problemas.
Acabei de baixar o mapa de Portugal do openstreet. Como saber se o que instalei vai funcionar no GPS lá, sem problemas? Tem como isso ser verificado antes de eu viajar?
jpgon

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por jpgon »

jgag,
Boa tarde.

Entre neste site e teste algumas rotas que pretenda fazer em Portugal.
[Link externo oculto para visitantes]

Localize Portugal no mapa global OSM, navegando pelo site do OSRM, e depois com um zoom maior, voce marca um ponto inicial e outro final.
Verifique se a rota foi traçada. Ele informa com detalhes no lado esquerdo da tela.
Abs
jgag
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Mar 2013, 13:48

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por jgag »

desculpe jpgon, mas acho que não me fiz entender.
Existe alguma possibilidade de eu poder testar o mapa de Portugal instalado em meu gps (Garmin Nuvi50) antes de chegar lá? O mapa instalado foi o openstreemap.
De qualquer forma, obrigado.
Abs
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por seggia »

Entre neste site e teste o que queira.
ë um site para ver como esta funcionando online o streetmap.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
jgag
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Mar 2013, 13:48

Re: Em busca do GPS ideal...

Mensagem por jgag »

Obrigado a todos pela ajuda. Embora não tenha resolvido. Testei, mas não consegui verificar tudo. O mapa vê as ruas por onde estou trafegando, mas não consegue determinar destinos...o que não ajuda muito. Na urgência (estou em viagem), comprei um mapa da Europa direto da Garmin (City Navigator® Europe NT), fiz o download pro cartão, consigo visualizar o mapa dentro do cartão, mas, ao colocar o cartão no GPS, ele não mostra o mapa como instalado. Não adianta nem dentro, nem fora da pasta MAP. baixaram 3 arquivos: D0323300A,img, D0323300A.gma e D0323300A.unl. Aguém pode me dar uma idéia do que está acontecendo ou o que devo fazer?
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.