Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Assuntos não tratados nos outros fóruns

Qual o melhor software de navegação GPS?

Destinator
14
1%
Garmin
662
34%
iGO
1074
55%
MioMap
27
1%
N-Copiloto
3
0%
Navgon
4
0%
NDrive
41
2%
Polnav
5
0%
Rota 66
4
0%
Sygic
24
1%
Tom Tom
80
4%
 
Total de votos: 1938

Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Thundercel »

Boas a todos.

Gostava de saber opiniões acerca dos vários softwares existentes para Navegador GPS.

Pessoalmente já usei o iGO8 e o Garmin.

Desses 2 escolhi o Garmin por ter a opção de 3 mapas do Brasil e poder contar com o mapa Tracksource que é gratuito e sofre atualização mensal, apesar de gostar de algumas funções que tem o iGO e não o Garmin.

Conto com opiniões e experiências com versões desses e de outros softwares de navegação.

Obrigado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Dilsonpb
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 01 Fev 2010, 23:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Dilsonpb »

Garmin com mapa Tracksource.
Avatar do usuário
Coiotte
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Fev 2011, 23:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Coiotte »

Companheiros,

particularmente, sou adepto ao iGO8.3, pela sua modularidade e simplicidade operacional.

Coiotte
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por magnumsoft »

Gosto muito do iGO Primo que é muito bom e possui muitas funções interessantes com mapa da TeleAtlas que na minha região é o que apresenta menos erros...
Abraços.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
jasgrafica
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2011, 22:05

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por jasgrafica »

Coronel, boa noite.
Tenho visto essa enquete quando pesquiso o forum, mas me parece um pouco inconsistente. Vc pergunta pelo melhor software de navegação GPS: deduz-se que
quem votar, já experimentou vários. Mas será que é isso que acontece? Quem usa IGo8 já usou Garmin? Ou outros? Fica um resultado, a meu ver, tendencioso.
Observo que na maioria dos foruns que visitei, os maiores problemas e dificuldades partem dos que usam o IGo, numa proporção BEM menor para quem usa Garmin.
E o gráfico mostra justamente o contrário. Talvez induza para os mais recentes a aquisição de aparelhos que usem o IGo.
Como vc bem postou no preâmbulo do tópico, e tem conhecimento vasto para isso, optou pelo Garmin. No que concordo plenamente. Mas não vou votar porque
só uso Garmin. Então não tenho condições de comparar!
Sei que é difícil, a esta altura, modificar a pergunta - mas quem for um pouco mais esclarecido vai estranhar o resultado.
Essa é minha modesta opinião.

Parabéns pelo seu excelente trabalho neste forum. És incansável nas ajudas. Sorte nossa podermos contar com seu conhecimento.

Um grande abraço.
J.Alberto
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Thundercel »

jasgrafica,
sem duvida, dado a quantidade de usuários do navegador iGO, a maioria indicará essa opção na enquete.

Sabemos que a quantidade de usuários do navegador iGO é significativa em face à invasão do GPS Chinês em nosso mercado. Esse GPS de baixo custo utiliza plataforma Win e, consequentemente, o navegador mais utilizado nela que é o iGO.

Tenho experimentado todos os navegadores e como já citei prefiro o garmin por requerer menos toques na tela para determinada ação.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jasgrafica
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2011, 22:05

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por jasgrafica »

Pois é, Coronel [desculpe te chamar assim, mas pra mim é uma honra].
Daí vemos que a enquete é por quantidade de usuários que usa o navegador, e não de comparação. Diz um ditado que 'nem sempre quantidade é qualidade'. Não estou
absolutamente criticando o IGo - tem suas características próprias - mas sim a maneira do pessoal votar sem deixar texto algum.
Assim como vc, sou fã do Garmin. [Desde muito tempo, acredite. Já encontramos muitos naufrágios com a ajuda dele - em mergulhos exploratórios]. E em todas as
aeronaves [do Flight Simulator...] só existe o dito cujo. É uma marca Pioneira. Pena que asa delta e ultraleves da minha época não o utilizavam... agora no clube CEU
quase todos devem usar um garmin!

Mas é isso mesmo... Temos que usar o que dispomos.
Uso o Nuvi3760 e estou plenamente satisfeito. Contribuo com o tracksource como DM no RN.

Grande abraço.
J.Alberto
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Thundercel »

Contribua também conosco nos POIs de alerta.

temos uma base de dados propria para garmin.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jasgrafica
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2011, 22:05

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por jasgrafica »

Cel, com certeza.
Vou baixar sua base de dados, verificar no TrackMaker e enviar as diferenças que puder localizar. Mas, primeiramente, na região NE onde mais navego. Nas
demais regiões fica mais complicado, pois só baixo pelo MapSource o NE. Acho que, mesmo assim, deve ajudar um pouco. Particularmente tomo mais cuidado
com lombadas -[à noite são bem desagradáveis] - e verei tb radares, semáforos-radar, polícia, etc.
Acredito que o sul-sudeste esteja bem mais completo, é sua área!

[]s
Avatar do usuário
Abraão Guto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 23
Registrado em: 15 Jun 2011, 08:56

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Abraão Guto »

iGO sempre vai vencer!!!!! É LIDER MUNDIAL!!!!!!

iGo sem sombras de dúvidas! a Garmin fica q nem louca fazendo mapas a cada dia..,rs.. doidera né, melhor esperar 03 meses!, uma casa demora de 03 meses a 02 anos pra fazer, veja o mapa do Brasil por exemplo?, em pensar que são paulo ja quis ser um Pais! imagina o Brasil todo sendo atualizado dia a dia?, isto parece pastelaria!!!..rs..prefiro esperar os mapas T.A e NavtQ , SÃO MAIS SEGUROS, POIS ESTÃO NAS MÃOS DAS MAIORES GRANDES POTENCIAS DO MERCADO, A GARMIN SIM É LIDER EM NAVEGAÇÃO AÉREA!, navegação em gps pra carro, os caras trabalham em segundo plano!!!
jpgon

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por jpgon »

Prefiro o Garmin.
Tenho um Nuvi 1300, e pretendo comprar um Nuvi 3790T.
Já experimentei o TomTom e pude comparar.
Não tenho experiência com outros, como comentou J.Alberto (jasgrafica), mas estou contente com as informações e atualizações da Garmin.
Alem disso, temos o Projeto TrackSource que a cada dia vem se firmando como o mais preciso na navegação (roteamento) nas estradas, e em algumas cidades está bem atualizado.
jasgrafica
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Abr 2011, 22:05

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por jasgrafica »

Caro Guto,
Desculpe, mas parece que vc está confundindo as coisas. A Garmin não faz mapa diariamente, quem faz isso é o projeto tracksource no mapa do Brasil, para usar
no EQUIPAMENTO Garmin. E um mapa revisado diariamente é muito mais preciso que um outro a cada 3 meses, vc não acha? Pensa que é impossível ['pastelaria']
mas daí vê-se que vc não conhece o projeto. Meu amigo, são milhares de colaboradores atentos às mudanças, que são dinâmicas.
Os mapas TeleAtlas, Naviteq e CityNavigator são perfeitos... lá fora, na Europa, USA, Ásia...
Aqui no Brasil, brasileiros fazem o mapa do país. E neste mapa, vc navega na rodovia, na rua, sem estar deslocado dela. É a QUALIDADE dos mapas tracksource que
faz a diferença. E é mapa gratuito, meu amigo. Vc é brasileiro? Devia se orgulhar disso.
Saia da capital e passeie pelo interior. Veja a diferença. O mapa Brasil AINDA não está completo, mas caminhamos para isso.

O que se pergunta no post é 'qual o melhor software de navegação GPS'. Vc usa o iGO - perfeito! Mas não confunda software com fabricante do aparelho GPS.
A comparação que se pede postar é para quem já utilizou MAIS DE UM software de navegação. É esse seu caso?
Desafortunadamente para vc, acho que seu APARELHO GPS não comporta mapas do tracksource. É uma pena. Eles rodam no hardware Garmin.

Ah, só + 1 coisa. A Garmin publica seus mapas com intervalos mensais. E são pagos...
Um abraço.
J.Alberto
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Thundercel »

Uma coisa é o navegador (GPS), outra é o software de navegação (iGO, garmin, Mio, PolNav, TomTom, Destinator, Sygic, etc) e outra é a base de dados reconhecida pelo navegador (mapa).

Cada navegador tem suas peculiaridades e a resposta aqui é individual. Não costumo dizer que aquilo que tenho é o melhor da categoria sem antes ter experimentado os outros de mesma categoria, mas cada um deve ter seus argumentos para cada escolha pessoal.

Até onde eu saiba só existem dois navegadores que se utilizam de plataforma linux. São eles: Garmin e TomTom. Os demais se valem de plataforma Win CE.

Aqueles que estão acostumados com o software de navegação iGO podem tranquilamente experimentar o Garmin e TomTom em seus navegadores já que existe esses dois produzidos para plataforma Win CE. O TomTom tem o mesmo nome e o Garmin recebe o nome de garmin Mobile XT.

Para poder experimentar a todos os navegadores adquiri um GPS BAK 7007DTB com 128 RAM. Nele tenho todos os navegadores, que rodam em plataforma Win CE, instalados e com isso posso emitir meu parecer sobre qual dos navegadores mais me atrai.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por bearshare »

Olá a todos,

Eu já utilizei alguns navegadores GPS e alguns softwares de navegação e gostaria de relatar a minha experiência. Vou relatar por ordem cronológica as minhas experiências:

Antes de passar às minhas considerações, ressalto que falta um software de navegação importante hoje em dia: o Nokia (Ovi) Maps.

1) Garmin Nüvi 200 - foi o meu primeiro contato com o "mundo" GPS. Numa viagem de férias de 2 semanas ao Chile, aluguei um carro e pedi a instalação de um navegador GPS. Viajei cerca de 2.500 Km de Santiago em direção ao Sul do Chile (ida e volta) e o Garmin, ou " a Nuvi" como eu e a minha esposa o apelidamos, foi um ótimo companheiro de viagem. Exceto por algumas falhas de navegação em pequenas cidades do Chile, o Garmin se portou muito bem. A cartografia era a oficial da Garmin para o Chile. A única ressalva que faço é que a orientação de voz em Português é terrível, a voz fala num tom muito baixo como "voz de aeroporto". Eu preferi usar o Garmin em Inglês dos EUA, pois entendo e falo bem a língua. A língua Inglesa é muito concisa e precisa. Se bem falada, como é o caso da voz no Garmin, é uma ótima orientação por voz. Quanto à facilidade de uso, apesar de o Garmin ser um ótimo sistema para quem nunca teve contato anterior com GPS, à medida em que o usuário tenta fazer mais coisas com o navegador, percebe que a sua interface é um tanto quanto antiquada e que exige um nro. muito grande de ‘cliques’ para determinadas tarefas.

2) NDrive Touch Light - em Maio/Junho de 2010 eu e a minha esposa fizemos uma viagem de 22 dias por Portugal. Alugamos um carro no Porto e fizemos a volta pelo país, no sentido horário, de norte a sul e terminando em Lisboa. Foi uma viagem de 3.500 Km, onde o NDrive foi muito valioso, por ter a mais completa base de dados de POIs de Portugal. O NDrive tem milhares de POIs de restaurantes e hotéis em todo o país, com informações completas, que incluem até o tipo de comida servida e horário de atendimento (no caso de restaurantes) e descrições do tipo de acomdação (no caso de hotel). A interface do NDrive eu considero muito melhor que a do Garmin e facilita algumas tarefas que exigem um monte de cliques no Garmin. Porém, como nem tudo são flores, o maior defeito do NDrive é o seu algoritmo de navegação, que não é bom. Em diversas cidades de Portugal, o NDrive me fez entrar nas cidades “pela porta dos fundos” e não pelas avenidas principais. Posteriormente, eu confirmei este defeito na navegação em diversos testes em Porto Alegre, onde eu moro. Para exemplificar, quando existe um camiho em “L” do ponto A até o ponto B, o NDrive tem a tendência de conduzir o usuário por uma série de ruas em zigue-zague, em vez de fazer simplesmente o “L”.

Depois disto, eu fiz diversos testes com o Garmin Mobile XT e o NDrive num celular Nokia 5530, para o qual cheguei inclusive a comprar o mapa do Brasil por 25 Euros! Mais tarde me arrependi, pois apesar de eu gostar muito da facilidade da interface do NDrive, o problema relatado acima, do péssimo algoritmo de roteamento, permanece até hoje e parece que a empresa portuguesa que desenvolve o NDrive não consegue ou não tem a intenção de resolver o problema.

3) Nokia Maps:

No meu antigo celular Nokia 5530, fiz alguns testes em viagens curtas dentro do RS com o Nokia (Ovi) Maps 3.04, que tem a imensa vantagem de ter mapas gratuitos e de usar cartografia atualizada da NavTeq (que a Nokia comprou faz alguns anos). Gostei muito do algoritmo de roteamento da Nokia, pois é preciso como o da Garmin. Quanto à facilidade de uso, o navegador da Nokia não tem algumas características que outros tem, como por exemplo, simulação de rota.

Em Junho deste ano, fiz outra viagem a Portugal. Antes da viagem eu já tinha a intenção de comprar em Portugal um celular Nokia C6-01. Pra quem não conhece, este celular (que não é vendido no Brasil), tem o mesmo sistema Symbian^3 do Nokia N8 e C7, bem conhecidos por aqui. Por isto, eu preparei previamente todos os itinerários que eu queria fazer na viagem, no conforto do meu PC de casa, no site do Nokia Maps. Fiz isto pois tinha confiança em que no momento em que eu comprasse o meu novo celular em Portugal, bastaria um ‘clique’ de botão para sincronizar os meus locais favoritos e mapas (que eu havia salvo na minha casa, no site do Nokia Maps) para o novo celular. E foi o que aconteceu: comprei o C6-01 na Ilha da Madeira, fizemos uma viagem de 9 dias pela ilha, apenas usando os roteiros que eu tinha salvo no Nokia Maps. Depois disto, usei o Nokia Maps durante 6 dias em Lisboa e na região de Lisboa. O mapa da Nokia, que é NavTeq, tem cobertura de mais de 99% para Portugal (e também para os demais países europeus), que inveja! Os mapas que temos para o Brasil, de qualquer sistema de navegação, não chegam nem perto disto.

O algoritmo de navegação do Nokia Maps eu considero impecável, o melhor que eu já usei, consegue até ser um pouco melhor que o Garmin. Em Porto Alegre, onde moro, o Nokia Maps quase sempre faz rotas melhores que o Garmin Mobile XT, sendo que ambos estão com o mapa mais recente disponível, da Garmin e da Nokia.

Porém, eu tenho no meu celular Nokia C6-01 também o Garmin Mobile XT. Por um simples motivo: os mapas do Tracksource. Em algumas semanas, vou fazer uma viagem de turismo pelo interior do RS e neste caso, o Garmin Mobile XT com mapa Tracksource é imbatível. O mapa da Nokia (assim como o mapa oficial da Garmin), em diversas cidades importantes do interior do RS, mostra apenas as avenidas de entrada e saída das cidades!

E o NDrive Touch Light ficou fora de uso? Não, de modo algum... Aqui no RS (como em outros estados), as estradas estão “minadas” de radares. Como eu geralmente não preciso de navegador GPS aqui no Estado, pois já conheço as estradas, na próxima viagem ao interior, vou levar o NDrive Touch Light apenas para usá-lo como “detector de radares”. Basta copiar para o aparelho a versão mais recente da base de dados e radares, deixar o navegador ligado no banco do carro e pronto! O NDrive emite os avisos de radares mesmo que não esteja ‘seguindo’ ou ‘navegando’ por uma rota. Basta que ele esteja ligado e com recepção de satélite. Com isto, eu deixo o celular livre e não preciso ligá-lo na corrente do carro para carregar. A bateria do NDrive Touch Light dura de 2 a 3 horas sem carga, quando ele está apenas seguir o mapa, sem fazer cálculo de rota. Isto é suficiente para as minhas viagens aqui no RS.

---------------------

Demais navegadores que testei:

- iGo8: que me perdoem os que gostam, mas eu testei uma vez e não gostei. Eu sou analista de sistemas há 33 anos e mesmo assim acho o iGo complicado de usar. Um navegador tem de ter simplicidade de uso, como tem o Garmin, o NDrive e Nokia Maps. É muito chato ter de a cada vez ficar tentando adivinhar o que significa cada ícone. Tá, eu sei que tem um modo ‘simplificado’ no iGo, mas aí ele fica muito limitado na operação, o que não ocorre com os navegadores citados acima.

- Navitel: é um software de navegação russo, que tem uma interface que lembra o iGo, mas que é mais simples de usar. Instalei no meu celular uma versão Demo e gostei. Um dado importantíssimo sobre o Navitel: ele utiliza mapas compatíveis com Garmin, o que significa que dá pra usar o Navitel como alternativa ao Garmin, para os mapas Tracksource. Como não cheguei a fazer testes com o Navitel, não posso opinar sobre o mais importante: o algoritmo de roteamento. Mas achei a interface muito boa e moderna. O Garmin pode ser bom, mas “parou no tempo” faz mais de cinco anos!

-------------------------

P.S.: Thundercel, por acaso és Português? Me chamou a atenção o "boas a todos" como saudação e o "gostava" em vez de "eu gostaria" :wink:
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Na sua opinião, qual o melhor software de navegação GPS?

Mensagem por Thundercel »

bearshare,
em nome da comunidade agradeço os seus comentários e colaborações. Eles será de grande utilidade, em especial para aqueles que estão agora empregando essa tecnologia.

Aqui no GPSInfo empregamos uma tradução do PHPBB3 fornecida pelo site PHPBB PT. Por isso observa voce algumas discrepâncias. :wink:
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.