Operar um gps e mais importante que se pensa

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Operar um gps e mais importante que se pensa

Mensagem por wassuncao »

* Talvez os usuários não tenham a verdadeira noção de como é importante saber dominar o receptor GPS, de como é fundamental possuir um bom conhecimento sobre o assunto e do perigo que alguns usuários correm por não saber operar corretamente um GPS.

Gostaria apenas de lembrar aos usuários e leitores que o GPS Security surgiu com finalidade promover a segurança aos usuários através de palestras e treinamentos aplicados aos receptores GPS.

Como um exemplo sobre GPS e segurança, citaremos um fato já ocorrido algum tempo atrás com uma aeronave. Esse mesmo assunto foi abordado pela revista AEROMAGAZINE desse mês (março) e expande um pouco o assunto aqui resumido:



FATO: Uma aeronave numa aproximação por instrumentos para a cidade de Joinvile após iniciar a aproximação final do desvia e colide com um morro.



EVIDÊNCIAS: Como ilustrado, o nome do fixo para bloqueio próximo da cabeceira é PP Iririu (freq. 225 Khz). No GPS foi encontrado como próximo ponto a ser voado: PP.

Por que então o avião desviou para a direita colidindo com o morro?

Foram analisados várias hipóteses e o fato mais surpreendente é de que: o PP ao qual a aeronave estava aproando (voando na direção) coincidia exatamente para o PP (metro) de São Paulo, uma posição para aproximação na pista 35 de Congonhas.

A trajetória em preto é a correta, levaria a aeronave para a pista. A traj. em vermelho é a mesma direção de São Paulo.



COMENTÁRIOS: Todo o acidente comprovadamente ocorre por uma série de erros e fatores chamados de elos. Quando isso ocorre o acidente torna-se quase que inevitável. Todos somos responsáveis pela segurança e segurança se faz com conhecimentos.

No ocorrido acima percebemos que os usuários do GPS cometeram um simples erro: Inseriram uma posição errada para direcionar o avião, ou seja, uma posição errada para o avião sobrevoar. Quando o GPS "listou" as opções de designativos PP o piloto selecionou uma opção diferente da qual estava querendo voar, não confirmando (checando) as coordenadas. Desse modo o avião voou para o lugar errado.

Todos os GPS que listam as posições com duplicidade de nomes, o fazem de forma organizada, ou seja, listam na ordem de proximidade.

Pelo fato de eu trabalhar na aviação e lidar com isso todos os dias, não é muito raro eu ver pessoas que "pegam" o primeiro item da lista quando ocorre a duplicidade de nomes.

Um fator interessante é que provavelmente não havia o PP de Joinvile mas sim o de São Paulo e outros e o piloto teria selecionado o primeiro por proximidade.



CONCLUSÃO: Em todas as palestras e cursos, falo sempre a mesma coisa: "É fundamental saber usar corretamente o seu GPS e conhecer os perigos que ele oferece quando não é bem utilizado". Apesar da situação descrita ser um fator voltado a aviação, o mesmo pode ocorrer numa caminhada pela selva ou em outra aplicação.

Saliento o fato de o piloto ter deixado de usar os equipamentos básicos de navegação, era a medida a ser tomada, pois o GPS não deveria ser usado para navegação nessa situação. O GPS poderia ser usado como mais uma fonte para confirmação de dados.



RECOMENDAÇÃO: Não utilize o GPS como meio único de navegação; Domine os recursos do seu equipamento antes de utiliza-lo;Sempre desconfie e cheque as ações e informações que ele executando.

www.mapas-rs.com.br/gps/dicas.htm
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por smarca »

Caro wassuncao, post muito importante este, embora não pareça, à primeira vista.

Como deve ter notado, meu contato com o mundo GPS data de apenas 2 dias, desde sexta passada até agora, apenas.

Decidi, metódico como sou, dividir minha abordagem ao conhecimento em 2 etapas:

1 Instalação de aplicativos, mapas, POIs, extensões de arquivos, enfim o hardware e o software em geral.

Nesta etapa fui, por sorte de ter encontrado o Thundercel, muito ajudado pelo mesmo, em um longo papo ao telefone na sexta à noite. Provavelmente aprendi com ele em 1 h o que levaria 1 mês se tivesse como recurso apenas a Internet e mensagens escritas. Sou grato ao Thundercel pela paciência em me explicar tantas coisas em tão pouco tempo.

2 Operação do GPS

Ainda nem o testei no carro, apenas ontem solicitei ao meu Nuvi 780 que me mostrasse por onde estava indo, sentado como passageiro de minha mulher, quando fomos almoçar na casa de amigos que residem fora do perímetro urbano de Campinas em um condomínio horizontal, este, obviamente não mapeado. Pude observar se os detalhes da tela apresentados pelo Nuvi coincidiam com o mundo real à minha volta, pequenas diferenças de posicionamento que ocorrem às vezes e até mesmo a velocidade apresentada pelo GPS em relação àquela indicada pelo velocímetro do carro.

Fiz o download dos 2 manuais disponíveis aqui, vou imprimir (no papel mesmo, para anotações e resumo pessoal daquilo que me parecer mais complicado pois isto varia de pessoa para pessoa) e, a partir de agora me dedicar à operação do Nuvi em si.

Por exemplo, testei a transmissão de FM no meu carro, numa frequência livre em minha cidade ... aqui um parênteses: como é difícil encontrar uma frequência livre! Apenas nas frequências mais altas (não recomendadas) encontrei uma única possibilidade ... e verifiquei que embora no meu carro consiga ouvir o áudio do GPS (parado na garagem), no caminho teste no carro de minha mulher, mencionado acima, nem em sonho obtive o mesmo sucesso: simplesmente não consegui.

Bem, em resumo, imagino que a utilização do GPS deva ser algo que possa ser definido como "andar de bicicleta" para que o mesmo seja de grande valia e ofereça a segurança necessária.

Por isso minha menção à importância desta sua mensagem.

[ ]s.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Nesta etapa fui, por sorte de ter encontrado o Thundercel, muito ajudado pelo mesmo, em um longo papo ao telefone na sexta à noite. Provavelmente aprendi com ele em 1 h o que levaria 1 mês se tivesse como recurso apenas a Internet e mensagens escritas. Sou grato ao Thundercel pela paciência em me explicar tantas coisas em tão pouco tempo.
Amigo smarca,
existem "CIDADÃOS" e "cidadãos" e como lhe disse ao telefone me considero um CIDADÃO BRASILEIRO que não deixa de envidar esforços para ajudar seu semelhante, principalmente se esse for brasileiro.
Pude observar se os detalhes da tela apresentados pelo Nuvi coincidiam com o mundo real à minha volta, pequenas diferenças de posicionamento que ocorrem às vezes
à excessão do navegador iGO e seu mapa, não observei ainda nos demais navegadores uma certa preocupação na apresentação do cenário externo além da via propriamente dita. Novos mapas dos USA e da EUROPA já estão sendo disponibilizados com essa informação, mas devemos compreender que essas ainda não são completas.

No Brasil a iGO já acenou para esse desenvolvimento apresentando em seu mapa algumas construções, principalmente em SP capital.
velocidade apresentada pelo GPS em relação àquela indicada pelo velocímetro do carro.
Em regra geral, a velocidade apresentada no GPS sempre será menor que a apresentada no velocimetro do nosso veículo.
A real é a do GPS e a aproximada é a do velocimetro.
A do GPS é obtida pelo deslocamento visto pelos satelites e a do carro pela rodagem do pneu. Um carro com o pneu descalibrado, pneu em que o sensor do velocimetro estiver instalado, terá sua velocidade estimada no velocimetro modificada de seu padrão.
Por exemplo, testei a transmissão de FM no meu carro, numa frequência livre em minha cidade ... aqui um parênteses: como é difícil encontrar uma frequência livre! Apenas nas frequências mais altas (não recomendadas) encontrei uma única possibilidade ... e verifiquei que embora no meu carro consiga ouvir o áudio do GPS (parado na garagem), no caminho teste no carro de minha mulher, mencionado acima, nem em sonho obtive o mesmo sucesso: simplesmente não consegui.
Realmente em SP o espectro eletromagnétido está saturada na banda de frequencias reservadas para Radiodifusão FM. Dificilmente encontrará uma frequência livre nessa região, entretanto, pelo manual do GPS, é citado que pode-se configurar o seu transmissor FM para umna frequência cujo sinal externo seja fraco (Radio FM com sinal não puro e com muito ruído). Nesses casos o transmissor de FM do GPS, apesar de pequena potência de saída, superará o da Radio FM que é recebido em potência menor.
Avatar do usuário
GTA08
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Dez 2008, 23:00

Outros navegador no infoscape?

Mensagem por GTA08 »

Olá Thundercel, qual navegador posso instalar no meu infoscape além das 5 versões a seguir; igo, miomap, destinator, route66 e o navegator?

Obrigado!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

GTA,
até aonde eu saiba só esses listados por você, mas se tudo der certo, ainda antes do Natal, postarei aqui um tutorial para instalação do Garmin e também do TomTom em seu Infoscape.

Cruze os dedos que estamos testando.
Avatar do usuário
GTA08
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Dez 2008, 23:00

Obrigado!

Mensagem por GTA08 »

OK Thundercel, vou aguardar ancioso. Desde Já lhe agradeço por você ser uma pessoa que divide seus conhecimentos e descobertas com as demais. Isso é raro!

Valeu Amigo. :D
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

GTA é como eu havia citado anteriormente. Existem CIDADÃOS e cidadãos. Minha educação familiar e profissional sempre me apontaram para o lado CIDADÃO.

Este espaço aqui aberto é brasileiro e para brasileiros.

Só espero que esse meu exemplo aqui praticado seja seguido por todos aqueles que detém o "conhecimento", seja por consulta à NET ou por experiência particular. O nosso forum está aqui para isso. Dividir com o proximo, principalmente brasileiro, a informação e/ou o conhecimento.

Infelizmente existe um ato muito pouco exercido por alguns:

PATRIOTISMO
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.