Na hora de comprar seu GPS...

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Na hora de comprar seu GPS...

Mensagem por wassuncao »

Não são poucas às vezes que sou solicitado para ajudar os “Jipeiros” no momento da compra de um GPS, afinal, o vendedor sempre está pensando nele e na empresa que vende o GPS, e quem está pensando no comprador?

Depois de sete anos de experiência em treinamento para usuários de GPS, escrevi um livro que além de ensinar o que os navegadores precisam saber para explorar ao máximo os recursos de um receptor GPS, ensina também como comprar com dicas aos atuais e futuros navegadores por satélites.

Nos diversos cursos que ministro é muito comum uma cena de decepção após o curso, ainda bem que não é com relação a minha pessoa, mas sim, na maioria dos casos, com relação ao receptor adquirido (pior se ele foi recém comprado). Geralmente o pessoal adepto do off-road ou carros em geral opta por comprar os receptores da linha e-Trex, esses muito bonitinhos, porém sem eficiência alguma para quem quer usar “fora de estrada” ou em veículos.

O e-Trex é um ótimo receptor (ideal para caminhadas, bicicleta e moto), principalmente o modelo e-Trex Vista, pois possui bússola eletrônica e outros adicionais, porém sua antena é embutida e o mesmo não possui saída para antena externa, deixando assim o pessoal do off-road doido pois, sem antena e em lugar fechado ele adora “sair do ar”, ainda mais quando a mata é densa e a região é montanhosa. Uma saída paliativa para quem já tinha o aparelhinho foi colocar um amplificador de antena, o que implicou numa enorme quantidade de fios dentro do carro, ou seja, se der qualquer coisa errada alguém pode até se enforcar...
Mas afinal, qual é o melhor modelo de GPS para quem gosta de off-road ou veículos?

Inicialmente, para não falar de nomes, vamos direto aos quatro pontos chave. O receptor precisa, ou melhor, deve ter:
* Um bom display. Quanto mais qualidade na imagem e maior for o tamanho dela é melhor.
* Saída para antena externa. O GPS trabalha melhor com a antena externa, sendo assim sofre menos interferências e gera uma posição mais precisa (a lataria do carro deteriora a precisão e confiabilidade do receptor). A antena mais recomendada é a náutica, uma branquinha com um escrito “GARMIN”. Não conheço ninguém que tenha perdido sinal com essa antena, mesmo em mata muito fechada.
* Facilidade de operação. Não adianta comprar um GPS cheio de recursos e difícil de operar.
* Último e muito importante: A loja deve oferecer garantia e um bom atendimento, senão vai para outra!

Agora podemos falar de nomes...

Existe uma grande variedade de receptores GPS no mercado, a maioria dos indicados para off-road ou para quem os utiliza em carros são os mesmos adotados para quem emprega seu uso na náutica (embora a Garmin tenha elaborado alguns específicos para veículos), porém com essa “gama” de opções já é possível escolher um, o fator decisivo agora é o “din-din”.

Na maioria dos casos o fator determinante é o fator financeiro, que embora seja diferente para uns e outros.
Podemos dividir os aparelhos GPS em dois tipos básicos: Display (tela) monocromático e colorido.

Na categoria de receptores monocromáticos temos o GPS III Plus, o GPS V, o GPS 76, o GPS e-Map e assim por diante. Nos coloridos temos o Street Pilot e o 176C entre outros. Todos os citados são recomendados para uso veicular, alguns com muitos e outros com poucos recursos.
Quando falo de muitos recursos, digo que o GPS possui inúmeras opções, porém e infelizmente na maioria das vezes nem todas essas funções estão disponíveis para o Brasil, não adiantando assim comprar um super GPS para usa-lo aqui em nosso território.

Como dica final, não deixe de comprar uma marca GPS conhecida, pois na hora da “pane” é mais fácil encontrar quem conserte. Gostaria de dizer também que receptores usados passam a ser interessantes (se o preço for bom), pois geralmente essas maquininhas, se bem cuidadas, não dão problemas.

Autor
Sandro Fontana
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Mensagem por MOSCA »

wassuncao,

Você recomenda algum para usar em motos? É para andar na região da grande são paulo mesmo. Estou lendo aos poucos os tópicos gerais e muitos já estão esclarecendo minhas dúvidas, mas com tantos modelos de GPS no mercado (diga-se de passagem aqui na santa ifigenia pois trabalho ao lado) fica dificil saber qual comprar, principalmente pelo fato dos vendedores só quererem te empurrar aquilo que eles estão vendendo, como se fosse o melhor.
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

MOSCA

Ja temos equipamentos que para motos seria o indicado pois e a prova de agua quer dizer podria usar ate no dia de chuva a garmin tem um modelo para isso

Abraços
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.