Não são poucas às vezes que sou solicitado para ajudar os “Jipeiros” no momento da compra de um GPS, afinal, o vendedor sempre está pensando nele e na empresa que vende o GPS, e quem está pensando no comprador?
Depois de sete anos de experiência em treinamento para usuários de GPS, escrevi um livro que além de ensinar o que os navegadores precisam saber para explorar ao máximo os recursos de um receptor GPS, ensina também como comprar com dicas aos atuais e futuros navegadores por satélites.
Nos diversos cursos que ministro é muito comum uma cena de decepção após o curso, ainda bem que não é com relação a minha pessoa, mas sim, na maioria dos casos, com relação ao receptor adquirido (pior se ele foi recém comprado). Geralmente o pessoal adepto do off-road ou carros em geral opta por comprar os receptores da linha e-Trex, esses muito bonitinhos, porém sem eficiência alguma para quem quer usar “fora de estrada” ou em veículos.
O e-Trex é um ótimo receptor (ideal para caminhadas, bicicleta e moto), principalmente o modelo e-Trex Vista, pois possui bússola eletrônica e outros adicionais, porém sua antena é embutida e o mesmo não possui saída para antena externa, deixando assim o pessoal do off-road doido pois, sem antena e em lugar fechado ele adora “sair do ar”, ainda mais quando a mata é densa e a região é montanhosa. Uma saída paliativa para quem já tinha o aparelhinho foi colocar um amplificador de antena, o que implicou numa enorme quantidade de fios dentro do carro, ou seja, se der qualquer coisa errada alguém pode até se enforcar...
Mas afinal, qual é o melhor modelo de GPS para quem gosta de off-road ou veículos?
Inicialmente, para não falar de nomes, vamos direto aos quatro pontos chave. O receptor precisa, ou melhor, deve ter:
* Um bom display. Quanto mais qualidade na imagem e maior for o tamanho dela é melhor.
* Saída para antena externa. O GPS trabalha melhor com a antena externa, sendo assim sofre menos interferências e gera uma posição mais precisa (a lataria do carro deteriora a precisão e confiabilidade do receptor). A antena mais recomendada é a náutica, uma branquinha com um escrito “GARMIN”. Não conheço ninguém que tenha perdido sinal com essa antena, mesmo em mata muito fechada.
* Facilidade de operação. Não adianta comprar um GPS cheio de recursos e difícil de operar.
* Último e muito importante: A loja deve oferecer garantia e um bom atendimento, senão vai para outra!
Agora podemos falar de nomes...
Existe uma grande variedade de receptores GPS no mercado, a maioria dos indicados para off-road ou para quem os utiliza em carros são os mesmos adotados para quem emprega seu uso na náutica (embora a Garmin tenha elaborado alguns específicos para veículos), porém com essa “gama” de opções já é possível escolher um, o fator decisivo agora é o “din-din”.
Na maioria dos casos o fator determinante é o fator financeiro, que embora seja diferente para uns e outros.
Podemos dividir os aparelhos GPS em dois tipos básicos: Display (tela) monocromático e colorido.
Na categoria de receptores monocromáticos temos o GPS III Plus, o GPS V, o GPS 76, o GPS e-Map e assim por diante. Nos coloridos temos o Street Pilot e o 176C entre outros. Todos os citados são recomendados para uso veicular, alguns com muitos e outros com poucos recursos.
Quando falo de muitos recursos, digo que o GPS possui inúmeras opções, porém e infelizmente na maioria das vezes nem todas essas funções estão disponíveis para o Brasil, não adiantando assim comprar um super GPS para usa-lo aqui em nosso território.
Como dica final, não deixe de comprar uma marca GPS conhecida, pois na hora da “pane” é mais fácil encontrar quem conserte. Gostaria de dizer também que receptores usados passam a ser interessantes (se o preço for bom), pois geralmente essas maquininhas, se bem cuidadas, não dão problemas.
Autor
Sandro Fontana
Na hora de comprar seu GPS...
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- Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00
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